Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maurício Guimarães

    Onde estavam vocês (que time citado! Assustador.) quando aqueles dois oportunistas e desonestos de Curitiba estavam agindo. Na verdade eu sei onde estavam e de que lado estavam.

    Responda
  2. aecio castro

    Quem irá conter o Supremo? - ora, o Chapolin Colorado! No seu texto tem um advérbio de modo " supostamente" - não está no lugar errado, ou nem deveria ser esse? OU você acha ( verbo chato) que Bolsonaro quis um golpe feito por outros para colocar outros e não ele próprio? (ele seria o estulto que é mesmo ?) Vamos rever o texto?

    Responda
  3. MARCOS ANTONIO DE HOLANDA TAVARES

    O Diabo nos detalhes: a certa altura do texto, para ocorrer a tal contenção do STF pelo Congresso, ele cogita impeachment "dos membros da Corte"! Não de membros! Quer dizer, seria a estratégia de Órban perpetrada, não pelo Executivo, mas pelo Legislativo. Aí, o colunista está preconizando a inovação da Ditadura do Legislativo. Eta, criatividade.

    Responda
  4. Eduardo Loesch

    O STF usou dos meios jurídicos disponíveis e necessários para enfrentar uma tentativa de golpe de Estado liderada pelo Presidente da República, respeitando o devido processo legal, ampla defesa e contraditório.

    Responda
  5. Luiz Henrique Frosini

    Quem precisa de autocontenção é a grande mídia, incluindo a FSP, na sua cruzada insana pela defesa da extrema-direita e dos seus filhotes fascistas. Este artigo revela, no mínimo, ignorância ou má-fé do seu autor. Desafio o colunista a fundamentar, do ponto de vista legal, suas alegações. Artigo lamentável, até para os baixos padrões éticos e morais do pretenso jornalismo da FSP.

    Responda
  6. João Orlando Santos

    O Supremo conteve um golpe de estado e colocou golpistas na cadeia. Quem deve ser contido é o Congresso Nacional que atenta contra a democracia, contra o meio ambiente e descaradamente com suas emendas parlamentares de bilhões de reais fomenta a corrupção e o superfaturamento. No judiciário o que deve ser contido são os vergonhosos supersalários, e na imprensa livre o que deve ser contido são os comentaristas ideológicos que se atem aos seus intereses que passam longe dos interesses do povo.

    Responda
    1. Wander Panfili

      João concordo plenamente com o senhor e incluo, o colunista quer a impugnação de ministros do supremo indicados pelo presidente ELEITO e em exercício e aprovados pelo senado? O colunista acha que o estupro da democracia por arruaceiros é um crime menor, o colunista é expressão do fascismo dentro do jornalismo!!! Só há uma coisa a dizer: para tudo que eu quero descer agora!!!!

  7. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Não tenho tempo nem paciência para verificar isto, mas imagino quantos textos o colunista escreveu criticando a falta de cumprimento do dever do procurador geral, Augusto Aras, enquanto o coiso fazia as suas barbaridades. Supremo tem excessos, mas se o congresso tivesse feito o seu trabalho (corretamente) enquanto o coiso morava na casa de vidro, não teríamos este problema hoje.

    Responda
  8. MARCELINO CAVALCANTE PEQUENO

    Esqueceu que o sucesso da democracia brasileira , dando exemplo ao mundo, inclusive à democracia estadunidense, agora em desmonte, se deve à atuação firme e intransigente do STF e da PGR. Qto ao Congresso, ele legisla para fugir da lei: PEC da blindagem, clamor por anistia, deputados foragidos que não perdem o mandato, projeto antifacção que acoberta os chefões, que manieta a PF. Peça mais Congresso e menos STF que o Brasil afunda de vez, até a liberdade de imprensa se esvai.

    Responda
  9. Carmem Banho

    Se o STF não houvesse agido em defesa da democracia hoje o articulista nem teria jornal para escrever.

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Já tentou se olhar no espelho Carmem? O Joel tambem não escreveria em nenhum jornal se depedense de pessoas como você que aceita ser contrariada. Igualzinha a qualquer golpista. Pense nisto!

  10. Wendel Weslen

    Ok, vamos fazer um raciocínio reverso, o supremo não fosse rígido com os golpistas, deixasse eles pintarem e bordarem como quisesem, estaria o dito articulista dizendo neste jornal quem conteria os golpistas ? Claro que não, pois não haveria liberdade para opiniões contraditórias. Creio ser bem mais urgente que escreva sobre os desmandos do legislativo que trabalha contra o país e o executivo que só pensa no próprio umbigo, busca da reeleição.

    Responda
  11. DOMINGOS S VIO MAIA DE SOUSA

    Joelzito , Joelzinho, Joelminimo. Rasga essa fantasia bolsonarista e assume de vez o teu libelo fascistoide. Na Globo uma tchutchuca aqui um tigrao da Faria Lima .

    Responda
    1. Gregorio Amarante

      Que vergonha. Quem não pensa exatamente igual a vocês recebe logo o carimbo de fascista, bolsonarista e por aí vai. O pluralismo de ideias não existe, ou estão com vocês ou estão com o diabo. Que sociedade doente em que é proibido pensar, muito semelhante a qualquer regime ditatorial.

  12. Joaquim Rosa

    Conceitualmente não esta errado. Mas com o congresso que temos que, alias, não deve nada aos anteriores, no que diz respeito à canalhice, que também não é pior do que a média da população, estamos phudidos.

    Responda
  13. Dante Fernandes

    O próximo ditador conterá o Supremo

    Responda
  14. ADONAY ANTHONY EVANS

    Curioso que a Extrema Direita que Baba, da Dona Lygia Maria no artigo de ontem e Extrema Direita Fofa do Joel de hoje, batem na mesma tecla. É preciso conter o Supremo. Onde estavam vocês quando Congresso Fechado, os gritos dos torturados à frente de seus filhos, enchiam os porões da Ditadura, derramavam nas ruas, mas não penetravam em seus cérebros desumanos?

    Responda
  15. Sergio Caldas

    Sou a favor de autocontencão para articulistas de ideais retrógrados.

    Responda
  16. José Roberto Martins Filho

    Este Joel tem um forte viés de reacionário direitista, uma forte tendência fascista. Pois o Brasil deve muito à atuação de homens com Alexandre Moraes, Flávio Dino. Já observei o Joel. Ele tem uma vontade desgraçada de desbundar para a direita, mas faz a média. Pois que assuma seu fascismo enrustido!

    Responda
  17. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    "Abusos que foram necessários". Só essa opinião já é um abuso.

    Responda
  18. Andre Rypl

    Curioso como o próprio Joel entrega o conluio da grande imprensa. Não há coincidência, mas método. E como no creo en brujas, pero... estão aí as ondas do Banco Master quebrando na praia da elite.

    Responda
  19. Fabio Sampaio Marques

    Artigo completamente absurdo. Quase imoral.

    Responda
  20. yozeffi Souza

    Dos mais absurdos que podemos ler, acho que ele deseja recolocar o crachá de defensor de fascista. Enquanto mira a artilharia para o Supremo, esquece das atrocidades do Congresso.

    Responda
  21. Joaquim Rocha

    Inverteu a frase, joelzinho. Está na hora do STF impedir o golpismo e a roubalheira do legislativo. Isso sim seria uma chamada de uma pessoa com caráter. Joelzinho declarou de vez o que já sabeíamos. Apoia total e irrestritamente a extrema direita golpista. Folha, tenha vergonha na cara e de o bilhete azul pra esse cara. Até parece que ele faz parte atuante da quadr ilha.

    Responda
  22. SUELI Iossi

    Sr. Joel. Lhe devolvo a pergunta da manchete, quem pode conter este congresso fisiológico, sucursal do crime , com emendas criminosas, especialista@ em pautas bombas?

    Responda
  23. Rafael Gallina Delatorre

    E segue falando do argumento baixo de impedimento do ministro. Como se isso fosse abuso. Quando se envolve a frase "abuso do stf" já sabemos de que lado da linha se encontra. Resume o "debate público" ao círculo de rezadores de pneu. Que tristeza.

    Responda
  24. Carlos Vieira Portela Filho

    Que abuso? Podemos contextar as regras atuais, isso faz parte da democracia. Mas todos os ritos foram seguidos e referendados. Não houve abuso. Os condenados atuaram levando todos os seus pleitos ao STF que era um dos seus pontos de ataque. Agora dizer que o congresso julgar é melhor, com seus politicos de ocasião, fechando acordos para salvar os amigos sem respeitar os preceitos legais. Isso sim é que é abuso. E todo abuso acaba indo parar no STF, como a inconstitucional anistia dos golpistas.

    Responda
  25. Otto Nelson

    Joel é fascinado por Nárnia, lá o legislativo é perfeito. Diferente do Brasil que numa manchete sim e noutra também há acusações de envolvimento em alguma falcatrua de seus membros. No jogo do poder são convocados o sistema econômico, o executivo, o legislativo e o próprio judiciário. Tudo é negociado , até a escolha de um Ministro do STF que em um dado momento possam contar. Congresso, a casa do povo que não sabe escolher seus convidados.

    Responda
  26. Daniel Losbatti

    Eu ia dar uma chance e ler. Mas daí começa com um elogio ao artigo da Lygia Maria. Sem condições.

    Responda
  27. Jose Roberto X de Oliveira

    Sai pra lá fraco intelectual golpista! Vai procurar sua turma! Vai me dizer que o Legislativo controlar o orçamento público e Deputado ou Senado enriquecer é constitucional? Eles sequestraram o Poder Executivo e nem somos parlamentaristas.

    Responda
  28. ADONAY ANTHONY EVANS

    Não leio Pondé, nem Lygia Maria, nem Joel. Bastam-me o título nauseabundo de seus artigos para me estragar a semana. Mas nem mesmo Joel ignora que Ciro Nogueira se especializou em encerrar artigos na Constituição do Doutor Ulysses, beneficiando a máfia dos combustíveis, do PCC, o Jogo do Tigrinho e o Master, elevando a garantia devida pelo Fundo Garantidor pela Pirâmide Financeira do Master em 4 vezes.. Cujo custo será pago por todos nós, clientes de bancos. O artigo ou é estúpido ou desonesto.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Em lugar de encerrar, leia enxertar.

  29. Humberto Giovine

    Joel apela para o poder legislativo. Eu perguntaria: com este congresso que temos atualmente, e provavelmente continuará na próxima legislatura, não é preferível alguns "abusos" do STF? Ou o articulista ignora que aquele poder é muitíssimo pior do que o Supremo? E, por fim, acredita que com a intervenção do legislativo, a democracia estaria em segurança?

    Responda
  30. Daniel Vitorazzi

    Abusos que foram necessários para conter Bolsonaro....meu Deus! Quais? Estes infelizes estão todo o tempo esticando a corda, fizeram absurdos inimagináveis, queriam uma guerra civil e intervenção estrangeira e os caras escrevem artigos sobre supostos abusos de quem os combateu e derrotou. Tá difícil.

    Responda
  31. Cesar Bonine

    Conter o Supremo por que? Eles são provocados por alguém, não agem por impulso, e julgam segundo nossas leis. Quem precisa ser contido é essa extrema-direita (e acho que você tem um viés para fazer parte, mas tenta se controlar…), que faz um absurdo atrás do outro.

    Responda
  32. Marcus Bauer

    Kkkk sem palavras.

    Responda
  33. Marcus Bauer

    ãD

    Responda
  34. Edson Muniz de Araujo

    ô tadinhos dos ota rianos , o gado irado, só queriam matar o Lula o Alckmin e o Xandão, tadinhos, só queriam explodir aeroporto lotado de gente, tadinhos, só queriam derrubar o governo fechar o congresso e o STF, tadinhos, tudo gente boa trabalhadora por isso ficaram meses vagabun deando na porta dos quartéis, tadinhos, morro de dó!!!

    Responda
  35. ADONAY ANTHONY EVANS

    Depois de Pondé e Lygia Maria, a Folha reforça o início da semana com Joel formando o trio reacionário, nova face da Folha, aquela mesma que um dia defendeu as Diretas Já, que punha fim ao regime torturador e assassino com quem já havia colaborado. Joel prefere a omissão do Legislativo omisso e parceiro de lobbies, o Legislativo da Blindagem e do golpismo, das emendas fraudulentas e das inconstitucionalidades.. Não Joel, quem precisa ser contido não é o Supremo.

    Responda
    1. Andre Rypl

      A lista que ele elenca é o quem-é-quem da Casa Grande, principalmente agora que o Master deixou fios desencapados que devem chegar aos escritórios da Farya Lyma e seus porta-vozes na imprensa. Não creio em coincidências, mas na permanente união de propósitos.

  36. MARIA FERNANDES

    Ô Joel,vá plantar batatas,bobão!

    Responda
  37. Carlos Amorim

    De vez em quando eu dou um goog le no nome das torcedores deste jornal. É experiência que elucida muito. Recomendo.

    Responda
  38. Ivan Bastos

    Acho que é hora de a FSP autoconter os artigos do joel. Ele não superou os limites da sua dissertação de mestrado e ocupa um espaço na FSP sem o discernimento necessário para chegar a milhares de assinantes que querem ser bem informados. Espero que em 26 a FSP o troque por outro mais esclarecido.

    Responda
  39. Zelis Pereira Furlan

    Ze Dirceu,Palocci, Cabral e Cervero. Kkkkkkkk

    Responda
    1. Humberto Giovine

      Apareceu a margarida, olê olê olá! Comentário completamente fora do artigo. Titia do zap ou do google, não perca sono escrevendo tantas asisneiras. Volta para cama!

  40. Zelis Pereira Furlan

    Kkkkkkkkkk

    Responda
  41. Claudio Luiz da Cunha

    Joelzinho aqui um tigrao na TV vira uma Lassie.

    Responda
  42. Anete Araujo Guedes

    Quem irá conter os aliados da ultradireita fascistóide golpista bolsonarista?

    Responda
  43. mario costa carezzato

    Pode alguém de boa fé considerar que esse congresso que está aí faria algum bem limitando o STF? Que agiria a favor da moral e da legalidade? Só posso pensar que o Sr. Joel padece da mágoa Bozo-afetiva pelo bom serviço que o STF fez ao país.

    Responda
  44. Roberto Reis

    Joel citando Lygia para atiçar a gadaiada. Nada de novo na FSP.

    Responda
  45. Gilmar Maghenzani

    Existe um campeonato pra ver quem fala mais as na i rás contra o STF e o governo na mídia, só pode ser

    Responda
  46. Joao Benedito de Almeida

    Colunista Joel,pau man da do da fsp. Cada dia mais vc não me representa!

    Responda
  47. Marcelo Negros

    Interessante o Nepobaby Bolsonazista falar disso justamente quando PF, PGR e STF vão virar baterias contra os crimes do Centrão em sociedade com a Farinha Lima PCC. Libertarianismo é a única coisa mais à Extrema-Direita que o Nazifascismo!

    Responda
  48. Gilmar Maghenzani

    Quando eu li contenção dos abusos do stf parei de ler

    Responda
  49. Kiko Mazziotti

    Joel, pára de inventar desculpas e seja franco! Não há mais STF, o que há é um puxadinho do governo Lula, a banca de advocacia mais cara do planeta pra defender peripécias do Executivo mais corru-pto do país amaldiçoado exatamente por ter um governo desses, somado ao legislativo completamente venal.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Se fosse assim o Lula teria obtido o habeas corpus em 18 e sido eleito presidente tbm, não acha? Que hipocrisia

  50. Adelino Ricardo Jacintho Esparta

    Na ausencia de autocontencao do legislativo e do executivo, o STF deve agir…

    Responda