Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Xiiiiii, depois de ouvir que usar a grana russa é "ilegal" - e o que será a invasão russa na Ucrânia? Legal e bacana? - desconfio que o país sifú. A menos que a Europa faça algum milagre negociativo; capaz da Igreja Universal de Portugal poder fazer algo nesse ramo dos milagres.

    Responda
  2. Luiz Candido Borges

    Eu não deixo de me impressionar com a capacidade de tanta gente se deixar impressionar... A quantidade de gente que odeia mortalmente o Putin, que deseja ruína da Rússia é enorme! É claro, é tudo tão fácil, tão linear: a Ucrânia estava quieta, aí veio o Putin-Hitler e a invadiu como o primeiro passo para a conquista da Europa; todas as pessoas decentes do mundo devem dar apoio absoluto ao herói Zelensky. Pronto! Uma verdade facinha para se escorar nesse mundo complicado!...

    Responda
  3. Ana Evangelista Lambertucci

    Já está tudo arquitetando entre Trump, Putin e Xigiping. Eles pretendem fatiar o mundo em três. Trump dominaria as américas mas vai incluir a Groenlandia, Putin pretende dominar a europa e Xigiping dominar a Ásia. A África ninguém quer.

    Responda
  4. noel neves

    Putin abriu o "jogo"! Ele não se conforma com o fim da União soviética. E quer fazer a guerra! Sabemos que... Ele tem apóio da Coreia do Norte (China) e não vai parar de atacar a Ucrânia! Enquanto a União Europeia (OTAN) não decidir por suas defesas.

    Responda
  5. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Putin deve se deleitar com a missão de diplomatas picaretas enviados pelo picaretaço do Tramp. Sem profissionais no salão?

    Responda
  6. Cesar Costa

    Esse Putin é um bufão! Três anos de guerra sem conseguir vencer e faz ameaças para toda a Europa. Suas forças armadas são uma piada. Seu único trunfo são as mais de seis mil ogivas nucleares.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Seguidor do professor Hoc?

  7. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Trump Epstein não ia acabar com a guerra? Morre de medo de Putin. Então, para enganar os estadunidenses se volta para criar uma guerra sua nas Américas

    Responda
  8. MARCIO OLIVEIRA

    A Ucrânia foi "rifada" em troca pela Venezuela entre o Putin e o Trump. O mundo está melhorando bastante nestes últimos meses.

    Responda
  9. Vladimir Tzonev

    ...não sobrará ninguém nem para negociar a paz...

    Responda
  10. Severo Pacelli

    EUA o maior vencedor. Cria conflitos e guerras nos quintais dos outros e lucra com vendas massivas de armas. O mundo não aprende.

    Responda
  11. Severo Pacelli

    EUA usam Ucrânia e os trouxas da Europa. Seu intuito é semear discórdia para vender armas e apropriar de recursos. Hoje a economia da Ucrânia está submissa aos EUA. Perdendo ou ganhando, Ucrânia agora é colônia dos EUA.

    Responda
  12. Pierre Laville

    Visivelmente os Russos gostam de tiranos e psicopatas no poder.

    Responda
    1. Ricardo Botto

      Não só eles, os americanos também.

  13. Rodolfo Coelho

    Realmente o Putin está fora de si. Em breve a guerra da Ucrânia irá completar quatro anos, quando havia sido prevista 72 horas. Se não consegue conquistar a Ucrânia, imagine com toda a Europa. A não ser que deflagre uma guerra nuclear, daí a condição é outra.

    Responda
    1. MARCIO OLIVEIRA

      Rodolfo, no caso de uma guerra nuclear, ninguem vai conquistar nada por total falta do que conquistar.

  14. Jorge Luis Monzani

    Putin foi muito moderado e tolerante até agora com OTAN. A OTAN ( Europa principalmente) não quer o fim da guerra porque teria que admitir que perdeu a guerra para a Rússia. A única forma para encerrar a guerra é o plano de Trump que é realista. A Ucrânia tem que aceitar a perda de territórios do Donbass e da Criméia e não entrar jamais na OTAN. Não há outra alternativa senão a guerra direta contra a Rússia e que seria nuclear. A Ucrânia está errada, a Rússia está certa. Quem conhece sabe. Fim

    Responda
    1. Samuel Pacheco

      É essa sua opinião de especialista? Repetir a propaganda russa? Os russos não foram capazes de consquistar o Donbass em 3 semanas, nem em 3 anos, muito menos de derrotar a OTAN ou começar uma guerra nuclear por conta disso. A economia russa está em colpso, o povo russo começa a mostrar claro descontentamento com a "operação especial". Acho que você precisa dar uma olhada em fontes diferenciadas além da oficial russa.

    2. Sílvio Luís Guimarães de Mello

      Rússia está certa? Em invadir um país soberano? Em estuprar e matar(dá um Google aí)? Em soltar estupradores e assassinos pra irem pra invasão ( fazer o que fazem de pior, né)? Em condecorar mercenários russos nazistas do grupo Wagner ( que agora estão matando negros no Sudão)? Em prender lgbtqiap? Em ser misógino? Como dizia Robin :Santa ignorância, Batman!

  15. Lorenzo Frigerio

    Meia dúzia de F35 e alguns mísseis Tomahawk seriam suficientes para desabilitar a infraestrutura russa por cinco anos. Ao Ocidente só falta gente do calibre de Reagan, Thatcher e Churchill.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Equivocado.

    2. Jorge Luis Monzani

      Pare de falar bobagens. A Rússia está enfrentando 32 países da OTAN, fora os mais de 20 puxa-sacos dos EUA. Não tem como derrotar uma superpotência militar como a Rússia que tem 6.500 ogivad nucleares nem um homem como Putin que se precisar arrebenta o mundo para defender a Rússia. Você sabe oque a Rússia tem de armamentos?? Não sabe, aliás você não sabe nada.

    3. Jorge Luis Monzani

      Kkkkkk...tentem então e a Europa some do mapa em 20 minutos.

  16. Samuel Pacheco

    Já passaram mais de três semanas, e Kiev ainda está de pé. Muita soberba do Putler.

    Responda
    1. Samuel Pacheco

      Eu sou professor de história e pesquisador do assunto, me ensina o que me falta, especialista?

    2. Jorge Luis Monzani

      O objetivo da Rússia não é Kiev. Estude o assunto primeiro ( uns 15 anos no mínimo) para depois escrever publicamente.

  17. Murilo Belezia

    A quem interessa a continuação desta guerra que a Ucrânia já perdeu? Excelente análise do pesquisador O.Stuenkel mostra que a União Européia não tem condições de disputar ações dinâmicas com potências como China, Rússia e o país do Uncle Donald. Quem coloca um genro em vez de negociador qualificado é porque não confia nos políticos que o cercam...Espere sentado, que na Europa são 27 países decadentes e opostos em quase tudo para formar quorum

    Responda
  18. Hermes Yaly

    Vladimir Putin é o ser humano mais execrável do mundo na atualidade, embora tenha um duro competidor em Mohammed bin Salman e, por que não dizer, em Donald Trump e Benjamin Netanyahu. Não é por acaso que todos eles contam com a simpatia de Jair..., Jair..., 'pera aí, Jair quem mesmo?

    Responda
    1. Regina Tavares

      Corrigindo o corretor: Nítida impressão

    2. Regina Tavares

      Todos os autocratas são, Hermes. E quem os colocou no poder foram seus povos numa primeira eleição, as seguintes foram ganhas na marra (leia-se fraude). Enfim, aqui escapamos por pouco embora eu tenha a nítida pressão de que o golpe continua em curso.

  19. Fernando de Paula Souza Junior

    Essa duerra é um grande erro de cáulculo de todos os lados, europeus e americanos insuflaram os ucranianos a provocar os russos, acharam que a Rússia recuaria ao se ver cercada pela Otan por todos os lados, não funcionou, já os russos acharam que dominariam o país vizinho em dias , não deu certo, ucranianos espervam ajuda para vencer , na prática, só receberam para sobreviver, o melhor a fazer é minimizar as perdas e parar por aqui , cada lado com seus prejuízos

    Responda
    1. Reuben Asuo

      Desde quando os ucranianos provocaram a Rússia? Será que foi depois de a Rússia ter invadido a Crimeia, ou após também ter invadido, discreta­mente, a região de Donbas, deixando os ucranianos irritados? É cada uma que aparece por aqui.

  20. Sam Duart

    Putin quer guerra. É claro. Não é ele que vai morrer no campo de batalha. Me admira o povo russo se sacrificar para satisfazer os caprichos desse insano.

    Responda
    1. Jorge Luis Monzani

      Não comente sobre oque não conhece. É um absurdo norma básica do bom senso.

    2. Jorge Luis Monzani

      Pelo amor de Deus!! Não falem besteiras sobre assuntos que desconhecem.

  21. Gildasio Fernandes Dantas

    A Europa empobrecida e aumentando os gastos militares. Nau dos insensatos.

    Responda
    1. Lorenzo Frigerio

      Quem está empobrecido, aliás falido, é a Rússia.

  22. Celia Moura

    Mas Trump não disse que acabaria com essa guerra em 24 horas, assim que tomasse posse?

    Responda
  23. João Batista de Junior

    Esta guerra não acaba durante governo Trump.

    Responda
  24. Zelis Pereira Furlan

    Mandou o genro dono da Arábia Saudita.

    Responda
  25. Zelis Pereira Furlan

    Brinca agora Putin.

    Responda
  26. Zelis Pereira Furlan

    Putin vai colocar fraldas hoje.Ele pensou que ia enganar Trump. Esse não brinca não. Manda nos países Árabes.

    Responda
    1. Regina Tavares

      Quantas guerras os eua já venceram?

  27. MARIA HELENA FIRMBACH ANNES

    O homem laranja envia o genro, um corretor imobiliário, para negociar com Putin...tem tudo para dar certo, claro.

    Responda
  28. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Zelensky é uma mentira que ocidente implantou

    Responda
    1. Lorenzo Frigerio

      E Putin é um ditador que deu um autogolpe num sistema que, até Ieltsin, era democrático.

    2. Celia Moura

      É o que dá um comediante comandando um país!

  29. Zelis Pereira Furlan

    Putin vai fazer os EUA perder a paciência. O genro de Trump a família manda na Arábia Saudita. Tem apoio do Katar e Israel.

    Responda
    1. MILTON KAWATAKE

      . A Folha esquece que Putin prometeu que tomaria Kiev em TRÊS dias e entramos no QUARTO ano e os ucranianos resistem com menos soldados e armamentos e ajuda ocidental minguada...E os EUA de Trump pressiona ucranianos a cederem terras em troca americanos fazem negócios bilionários com Putin. . A Alemanha de Angela Merkel e os EUA de Obama em troca de gás barato russo também rifaram a Ucrânia em 2014 com o Tratado de Minsk congelando a guerra e Putin voltou a invadir em fev-2022.

  30. Maurício Siqueira

    Podem dizer o que quiser, mas Rússia é Rússia em se tratando de guerra. No fundo não se impôs no campo de batalha mesmo com ajuda massiva do ocidente, a Europa está histérica, dobrou os EUA e expôs a OTAN.

    Responda
    1. Lorenzo Frigerio

      Um país que só tem infantaria e drones, pois sua força aérea está sucateada. Seria muito fácil o Ocidente empurrá-los precipício abaixo, e é mais fácil ainda fazer isso através da Ucrânia do que atacando diretamente.