Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Aparecida dos Santos

    qual a pena pra violência fora do âmbito doméstico ruas transporte trabalho vizinhos academia escolas hospitais?a lei deveria ser pra todas seria mais fortalecida.

    Responda
  2. Nerisvaldo José Santos

    Esse é o caso em que pena de morte parece justa.

    Responda
    1. Flavia Sá

      As penas são previstas em lei e usadas para "todos". A Justiça brasileira é justa?

  3. neli faria

    Condena um assassino a uns trinta anos, cumpre um terço e sai a viver a vida.O Congresso Nacional só pensa apenas em se beneficiar, o Executivo em eleição, o Judiciário abranda mais ainda a lei que já é branda e a população está ao deus-dará. Recordo que a Constituição Nacional protege mais a liberdade do assassino do que a vida humana. Por mim, homem que agride mulher tinha que ter a masculinidade reduzida.

    Responda
  4. Marcus Acquaviva

    Dá rosa pra bandido, dá bombom pra bandido.

    Responda
  5. Ricardo Batista

    O pulha, maldito ateou fogo nos próprios filhos. É inacreditável demais tamanha maldade. Só de imaginar o horror dos últimos momentos daquelas crianças e da mãe, desejo-lhe o contrário do que disseram abaixo : tomara que tenha uma vida longa e cheia de dor e sofrimento na prisão. E sobre a tocante última coluna, eu ia comentar que pais bons não são excessão, são maioria. Mas também tem muito traste por aí.

    Responda
  6. Valter Luiz Peluque

    Compartilho da sua raiva, porque não vejo sentido na crueldade desses K nalhas que desforram sua impotência de afetos em violência contra as mulheres. Nao serão realmente penas maiores que acabarão com isso, mas sim mudança radical da mentalidade moral pequeno burguesa, machista, homofóbica e profundamente misógina.

    Responda
  7. joao claiton edy negrao negrao

    Ninguém nasce estupidamente machista , desde muito cedo , ainda criança , educa-se o menino para ser "macho" , e quem faz isso é a própria mãe, acredito que a maioria das sogras das mulheres assassinadas defenderam o filho , talvez a solução a longo prazo seja investir na educação escolar para se contrapor ao ensino machista tradicional dos lares brasileiros .

    Responda
    1. neli faria

      Tem razão. A mãe deveria criar melhor seus filhos.Se os políticos quisessem um País melhor, todas as propagandas seriam no sentido de ensinar a população a respeitar o próximo.

  8. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    A pena tem de ser a mesma que for aplicada a quem espanca, queima, mutila homem.

    Responda
    1. mary luci costa

      FEMINICÍDIO: O que define o feminicídio não é apenas o gênero da vítima, mas sim a motivação do crime, que está intrinsecamente ligada à desigualdade de gênero e ao menosprezo pela condição feminina a matéria é sobre isto!

  9. Miguel Gossn

    Um breve comentário no momento (estou sem tempo agora): prisão perpétua (regime fechado sem nenhum direito à redução de pena, qualquer tipo de indulto etc para o resto da vida).

    Responda
  10. CARLOS TARDIVO

    As leis são antiquadas e brandas, a tal medida protetiva é uma balela, gente pobre a maioria das vítimas,nada conhece de seus direitos e por aí va i A solução seria prisão perpétua para feminicistas e tornozeleira nos ameaçadores, mas nosso Congresso está preocupado com anistia a floristas sabático do Messias e negócios, muitos negócios!

    Responda
    1. neli faria

      O Congresso pensa em se beneficiar, e lula com a sua eleição.

    2. CARLOS TARDIVO

      anistia a golpistas e sabatina do Messias

  11. Marcos Bullo

    Se eu fosse o pai dela e o Estado me desse o direito de escolher a punição, escolheria prisão perpétua com trabalho não remunerado e pago à vítima, mais arresto de todos os bens para compensar os custos(financeiros e psicológicos) que ela teria ao longo da vida. E como eu sou humano e imperfeito, um belo $oco na cara dele e um chute no $aco ajudaria!

    Responda
  12. Fatima Marinho

    Precisa fazer cumprir a lei. A maioria dos assassinos de mulheres não está presa, escapam e matam outra vez. Medida protetiva só existe para mulher que tem acesso à justiça. A maioria das assasinadas são negras, a maioria delas não teve medida protetiva.

    Responda
  13. Geraldo Yamassaka

    Ser ouvido, liberado e, manter distancia ?

    Responda
    1. JOSE TAVARES DE ALMEIDA

      Coisa ridícula que só serve aos agressor. Mora onde quer, foge e volta a cometer o mesmo crime.

  14. Geraldo Yamassaka

    Ser ouvido, liberado e, manter distancia talvez ?

    Responda
    1. Luana Santos

      Lendo comentários como este chego à incontornável conclusão de que a ironia - fina, elaborada, contundente, engenhosa - é um talento acessível a poucos. Quando se nasce tacanho, o silêncio é o mais eloquente dos discursos.

  15. Marcos Benassi

    [o que será que aconteceu com meu comentário, que não lembro de ter sido barrado pela sençura? Terá sido espancado, queimado e mutilado? Não seria uma surpresa]

    Responda
  16. Josue Oliveira

    Tem gente nas mídias que diz "encarceramento não resolve". Ué, não é para resolver, é para isolar o soci opata da sociedade". Houve um que matou a primeira mulher, passou sete anos preso e casou de novo. Matou a outra também. Bcho solto é para ficar isolado da sociedade.

    Responda
  17. Eliana Atihe

    Para quem espanque, queime e mutile qualquer outro ser, humano ou não, a pena justa seria espancamento, fogueira e mutilação. Olho por olho, dente por dente. Sem direitos humanos para entes desumanos.

    Responda
    1. Flavia Sá

      Medidas desumanas dão margem à muita desumanidade fútil, ou seja, não é por aí. A civilização já evoluiu.

  18. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    É u.a lástima e tudo.fixou pior quando aquele que está preso liberou armas, pois isso direta ou indiretamente empodera aquele que acredita que pode tudo. E quantos desses bandidos realmente cumprem pena?

    Responda
  19. Márcia Shimae Tokashima Nishiye

    Nós, mulheres e homens, conscientes que somos, temos que lutar com todas as forças e solidariedade aos que sofrem, exigindo punição severa e de verdade aos criminosos. Basta de conduta machista da parte de quem aplica a lei liberando o criminoso por variados e inexplicáveis motivos.

    Responda
  20. José Cardoso

    A resposta é óbvia mas inconstitucional: a pena de morte.

    Responda
    1. Wagner Passos Garcia

      Continuando, pois não pode haver falha nessa lei da pena de morte proposta. Deve cercar tudo, para ser plenamente justa e aplicável aos crimes brutos e também aos sofisticados. Assim: o indivíduo que falhar no fornecimento de condições seguras e salutares de trabalho, gerando os horrores do adoecimento, acidente e morte; o que produzir, comercializar ou propagandear cigarro, lucrando com o sofrimento e a morte de outro.

    2. Wagner Passos Garcia

      Sim, devendo abranger todo assassino, caracterizado como o indivíduo que causa a morte do outro. Assim: o que induzir outro a não vacinar ou não fazer exame preventivo, como mamografia, próstata e demais, resultando em sofrimento e morte; o que causar rompimento de barragem e seus horrores com morte; o que desviar recurso de saúde e previdência, causando morte; o que cortar programa de assistência ao indígena, causando o horror da inanição e morte; o que dirigir alcoolizado e causar a morte.

  21. Ricardo Ferreira

    O problema não é a pena ou o tamanho dela, o problema é a progressão de pena e seus critérios.

    Responda
  22. jose camargo

    A causa disso tudo é muito mais profunda e envolve variáveis sistematicamente descartadas nos debates que se travam sobre essa triste realidade. Enquanto não se enfrentar as causas verdadeiras qualquer aumento na punição será inócuo.

    Responda
  23. Alexandre Pereira

    Escolhemos com qual brutalidade nos indignar? Somente aquelas que servem à narrativa? A natureza humana comporta tudo, da mais nobre gentileza à pior selvageria. Meninos arrastados por “não tão menores”, homens esquartejados postos em malas, mulheres mortas das formas mais cruéis por homens e nem tão menores, índios queimados pela elite brasiliana, Araceli. Impunidade, condescendência e ativismo são o fermento da maldade. Mas não se preocupem, todos os batons estão presos.

    Responda
  24. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Uma senhora com saúde mental debilitada foi espancada e o agressor passou com a moto por cima dela inclusive aqui em SC. Mesmo com exame de corpo delito o processo foi arquivado. Defendemos a vítima. Não obstante, o desgraçado passa todos os dias na frente da nossa casa. O mpsc anteriormente já disse que é imposição de vida em sociedade. Agora, justiça com as próprias mãos ou "exercício arbitrário das próprias razões" é uma questão de tempo.

    Responda
    1. Flavia Sá

      Minha solidariedade a você frente a "donos da lei" nada éticos.

    2. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      O problema Marcos é quando ameaças, envenenamento dos meus bichos foram a mando de agentes do Estado. Ameaça com facão na nossa porta, assédio moral e o desgaste da saúde em virtude de se manifestar contrários às violências, incluo crimes ambientais tudo "de ordem" dos doutores .

    3. Marcos Benassi

      É o que defendia o Bozo, meu caro Carlos, inclusive fornecendo os meios para que tal "justiça" fosse executada. Deu no que deu, inclusive com explosão de um apartamento aqui em Campinas, de um "cac". Não caçou nada além de encrenca, felizmente.

  25. Rodrigo Monteiro

    Qualquer literatura mostra que aumentar a pena não inibe o crime e sim "acalma" a população após crimes hediondos. O que temos hoje é uma enxurrada de conteúdo misógeno e RedPill na internet, seja em podcast, vídeo ou até "coach" ensinando que o homem é superior, que a mulher não pode fazer basicamente nada. Ou seja, forja uma sociedade de homens que odeiam mulheres que dizem NÃO. Precisamos começar a criminalizar esse tipo de conteúdo

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Sim, tão ruim quanto o influencer de esquerda denunciado por abusar de menores?

  26. Fernando Soares D Almeida

    Devia ter outro plesbicito sobre a PENA DE MORTE, esse aí pega 26 anos e sai com 6

    Responda
  27. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Quando o homem melhorou ela disse: "amor: quem faz sua comidinha sou eu. Da próxima não será lachante." Quando anos depois ela arranjou outros, ele ficou em paz. É minha heroina.

    Responda
  28. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Uma amiga muito querida foi agredida pelo marido. Voltou prá casa, mas a mãe, mui conservadora, disse que ela voltasse para o agressor. Seu coração não estava em paz e ela deu cafezinho com lachante para o sujeito. Continua.

    Responda
  29. Luis Otavio Zaneti

    O texto é só isso mesmo ou houve algum erro na publicação que deixou metade dele de fora?

    Responda
    1. Marco Antônio M de Oliveira

      Também tive esta impressão, talvez por que o texto proponha mais discussão do que soluções, geralmente fáceis - e equivocadas, como o olho por olho.

  30. bagdassar minassian

    Há, em definitivo, o histórico Código de Hamurábi. Garantido por gravado em pedra.

    Responda
  31. antonio brito

    Retire o adjetivo "mulher". Um monstro desse deveria ser condenado à prisão perpétua, é um torturador, idepende se a vítima é homem ou mulher, o Tarciso está certo. Qual a pena de uma jovem que mata os pais dormindo? Vira seriado de TV, e deve ter ganho por isso, além de usufruir a herança. Como se chama os pais de uma tal Suzane?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      o Tarciso está errado não há pena de morte aqui é a lei, se é justo ou não é outra história tem de ser seguida, se o cara é doente mental tem de ser preso e tratado

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Que eu saiba ela não recebeu herança. tentou, mas não levou.

    3. JOSE LINS

      Antonio, otimo seu comentário.

  32. Alexandre Pontes

    Caso rompesse a pulseira as 3 luzes da vítima se acenderia automaticamente e a vítima comunicava a polícia do rompimento da pulseira e o centro de monitoramento também receberia a informação do lacre da pulseira Ah! Além das luzes seria acompanhado de um aviso sonoro também na pulseira da vítima, em todas as circunstâncias citadas anteriormente

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Eu já sugeri semelhantemente para o caso do Bozo, prezado Alexandre. Como ele não saía de casa, podia andar com a bateria necessária ao choque em um carrinho de mão. Bem se vê que, nem eu fui ouvido, nem o método é prático fora deste contexto único - agora dispensável, já que ele foi para cana mêmo.

  33. Alexandre Pontes

    Para concluir: caso o agressor rompesse a pulseira as 3 luzes da pulseira da vítima se acenderia automaticamente para a vítima poder informar a polícia e também seria enviado para o centro de monitoramento o rompimento do lacre da pulseira

    Responda
  34. Alexandre Pontes

    ...continuando: Na pulseira da vítima poderia ter 3 luzes informando a distância do agressor: por exemplo Luz amarela acenderia quando Oagressor estivesse a 200mts de distância a luz laranja o agressor estaria a 100 MTS de distância e uma vermelha a 50 MTS de distância, isso daria tempo da vítima procurar ajuda ou se evadir da proximidade do agressor.

    Responda
  35. Alexandre Pontes

    Em vez de colocar uma tornozeleira eletrônica, colocaríamos uma "pulseira" eletrônica nos dois pulsos do agressor ou do que ameaça, e a vítima também teria uma pulseira eletrônica para quando esse agressor chegasse a uma determinada distância 200mts por exemplo ele já começasse a receber choques em sua pulseira , conforme ele se aproximasse essa "descarga" elétrica aumentaria a intensidade quanto mais próximo ele chegasse a ponto da dor ser insuportável e aí ele teria que se afastar.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Chocante, no melhor sentido da palavra, tua sugestão.

  36. NELSON XISTO DAMASCENO FILHO

    Não há pena bastante, menos ainda para previnir a repetição diária desta tragedia/ epidemia. Educação, educação, educação… desde a primeira infância l

    Responda
  37. Luciano Napoleão de Souza

    A mesma pena para quem queima, espanca e mutila qualquer ser humano.

    Responda
  38. Gustavo Adelio Lara Ferreira

    Esses bárbaros crimes perpetrados contra mulheres e crianças mostram a personalidade lombrosiana desses sacripantas que agem com covardia, frieza e muita maldade . Penas severas a esses monstros.

    Responda
  39. Gustavo Michelin

    Alguém conta ou eu conto?

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Um tema como este tem espaço para gracinha?

  40. Alexandre Marcos Pereira

    Diante de certas imagens, toda a liturgia da civilização parece um verniz muito fino sobre um barril de pólvora. A toga, o Código, a Constituição, o devido processo legal, tudo isso vacila por um segundo quando o noticiário exibe o rosto de uma mulher desfigurada, a pele marcada por queimaduras, os ossos quebrados metodicamente, como se o agressor fosse um escultor ao contrário: em vez de esculpir beleza, lapida a dor. Nessas horas, até o democrata que cita Montesquieu quer vingança feroz.

    Responda
  41. Leandro Ramos de Souza

    Infelizmente o Código Penal não é capaz de inibir a conduta de quem já decidiu ignora-lo muito antes! A punição é um remendo de justiça, um band-aid em uma ferida enorme, aberta na carne da sociedade que ignora a raiz do problema sem qualquer arremedo de mudança! Triste demais !

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      As famílias estão vendo tudo isso, será que estão aconselhando os meninos a serem educados? Serão insistentes em exigir comportamento digno com as meninas? Ou será que os pais acham frescura, que o tempo vai ensinar, a faculdade, o mundo machista etc? Os pais respeitam as mães em casa? Mostram que o trabalho delas é importante ou minimizam, tiram sarro? Se há violência é o mundo masculino que leva a isso, não as mães, irmãs, tias, avós. Os pais que estão em casa têm de aprender e ensinar.

  42. Antonio Rosatti

    Alguém tem duvida que uma sociedade patriarcal, machista, misógina é ruim para as mulheres??? É preciso urgente um programa de política pública para reverter essa mentalidade perversa masculinista... Não há um dia que não tenha um ou mais casos de mulheres sendo atacadas, estupradas, violentadas, decepadas, assassinadas por homens. É uma epidemia, é uma crise moral. Precisamos que nesse problema nacional entre numa agenda publica de luta contra violencia doméstica.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      A base é a educação, mas tem muita gente, da classe baixa, média e alta, que não ensina nada de útil aos meninos, só a diminuir a mulher, a ultrajar o corpo feminino, a fazer brincadeiras machistas, a ser agressivo com elas, tudo de pior. Depois muitos ficam ultrajados com a violência, não pensam que o meio masculino leva a isso, o pai que faz piada com mulheres, o tio que maltrata a tia, o avô que é misógino. O entorno conta e leva a muita da violência que acontece agora.

  43. José Roberto Pereira

    Sei que é geracional, secular. Está ai o caso de Ângela Diniz em podcast e vídeo para provar que não é de hoje. Luto muito para minimizar o machista em mim, muitas vezes até alimentado sem intenção por avó, tia, mãe e irmã. Mas o que está acontecendo hoje em dia não tem explicação racional ou estatística. Eu que sou homem e não corro risco, estou horrorizado com o que estou vendo, imaginando o pavor de todas as mulheres. Algo tem que ser feito além de punir os doentes, temos que frear a doença.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Olá Leonilda, não defendi nenhum deles nos meus 2 comentários. Ao contrário, todos somos culpados como sociedade pela forma que perpetramos os mesmos erros. A forma como meninos e meninas são criados e educados. As brincadeiras com o "corno" e o "rejeitado". Deixar que o homem acredite na sensação de "posse da mulher". Essa ideia absurda de "defesa da honra". Treiná-lo para suprimir seus sentimentos: "homem não chora", mas tudo bem mostrá-los de outra forma (violenta) como "prova de amor".

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Poxa, você fala em feminicídio e cita mulheres que alimentam seu machismo, sério? Os seus amigos, colegas de trabalho, tios, todos inocentes, mas a avó, a tia, mãe e irmã têm culpa? Outro aspecto do machismo aí, notou? O amigo do bar que chama as mulheres de todos os nomes é inocente? A doença pode ser freada pela conscientização, pelo respeito à mulher, qualquer uma, por não culpar mulheres por serem violentadas e por ter humanidade. E ensinar seriamente os meninos a respeitarem as meninas.

  44. José Roberto Pereira

    Parte dos feminicidas se mata em seguida, ao que parece eles não estão muito preocupados se sua pena será de 5 anos, perpétua ou capital. Temos que focar nas razões disso estar disseminando-se como uma epidemia viral. Talvez a explicação seja exatamente essa, viralização online, os feminicidas de hoje são os incels e redpills de ontem. Essa "cultura" podre e tóxica dos Calvos Campari do submundo das redes perdeu a vergonha e saiu do armário, está nesse momento na tela do seu filho, germinando.

    Responda
  45. João Porto

    Não se pode confundir justiça com punitivismo. Punitivismo pressupõe punição desmedida e injustificada. Nesses casos é claramente justificada severa punição, muito para além do que prevê o atual código penal. O foco desmedido em "soluções de longo" tem como consequência, como a realidade evidencia, numa complacência que só intensifica a violência contra aqueles que podem menos.

    Responda
  46. Geraldo Ismael Bays

    Estou fazendo uma lista de cada forma diferente que eles matam. Envio quando diminuir, mas ainda segue sempre uma novidade dos malucos.

    Responda
  47. Paulo Fernandes Fernandes

    Depende do olhar. Por exemplo, seu adorado "mito", acha que estes homens merecem um prêmio.

    Responda
    1. neli faria

      E o Oportunista disse que curintiano pode bater em mulher?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Bolsonaro, de fato, talvez pense assim. Afinal, o que é uma mulher senão uma fraquejada?

  48. MAURICIO GUIMARAES

    Pena de morte.

    Responda