Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maderfranio Gurgel Praxedes

    Semana passada o congresso queria aprovar que b...com mandato só podia ser preso com autorização do congresso .

    Responda
  2. paulo cesar cruz

    Nem quando o presi diário estava no poder ,vi uma reação tão forte e desproporcional como essa. Nem mesmo durante os anos loucos da pandemia, quando sabotaram os dados do Ministério da Saúde. Fico me perguntando onde estava a coragem da Folha de São Paulo,por exemplo.

    Responda
  3. Maderfranio Gurgel Praxedes

    No dos outros é refresco né congresso golpista

    Responda
  4. paulo cesar cruz

    A verdade é que o bom senso e decência deram lugar ao cinismo . O achincalhe e a avacalhação perderam a vergonha, hoje são a norma culta. O cri me organizado se infiltrando na política,a direita fazendo planos para diminuir o alcance da PF e o Supremo sendo atacado como nunca antes se viu .

    Responda
  5. paulo cesar cruz

    A velha e boa hipocrisia brasileira. Enquanto se fala abertamente em se conseguir maioria no Senado para emparedar o STF, o mesmo ao reagir ,segundo nossa imprensa quase sempre imparcial , amplia a crise. Falta de vergonha é pouco.

    Responda
  6. Vilarino Escobar da Costa

    Coragem para proteger o Legislativo ! Do quê ? De quem ? Me poupem , vão trabalhar ao invés de ficarem de chororô!

    Responda
  7. paulo cesar cruz

    Alcolumbre " Não faltará coragem para defender o legislativo " . No lugar de coragem leia-se, por favor ,din heiro... é só nisso que eles pensam.

    Responda
  8. Ormuz Rivaldo

    Pronto! Sem entrar no mérito da decisão do ministro Gilmar, apagar incêndio com gasolina é sempre péssima iniciativa. A não ser q seja a intenção seja exatamente ver o 'circo arder'. Resta saber quem tem, se é q tem, algo a ganhar com isto...

    Responda
  9. André Silveira

    Desisto, Folha! Reveja sua filtragem aí e daqui a uma hora e meia, quando a moderação acordar, eu apago as quatro ou cinco tentativas de comentários. Cada um julgará se tinha alguma palavra que pudesser ser considerada ofensiva pra não passar na malha do filtro.

    Responda
    1. André Silveira

      Em resumo: o filtro não deixa dizer que os argumentos acolhidos são das peças originais de arguição de descumprimento de preceitos fundamentais. Entre tantos rejeitados há alguns acolhidos. O ministro julga os argumentos das ações, não coloca novos, acolhe, rejeita e repassa para apreciação do plenário.

  10. André Silveira

    É incrível como o pessoal desconhece os ritos do Judiciário e a imprensa faz questão de não informar. A recepção é dos argumentos apresentados nas arguições de descumprimento de preceito fundamental (adpf) 1259 e 1260, respectivamente do partido SDD e da AMB, Assoc. dos Magistrados Brasileiros. O ministro não acrescentou nem inovou em nada. Ele simplesmente acolheu os argumentos, se manifestou e repassou ao Pleno.

    Responda
  11. André Silveira

    É incrível como o pessoal desconhece os ritos do Judiciário e a imprensa faz questão de não informar. Fica esse negócio de "não legisla" pra cá e pra lá e ninguém pra esclarecer. A recepção é dos argumentos apresentados nas arguições de descumprimento de preceito fundamental (adpf) 1259 e 1260, respectivamente do partido Solidariedade e da AMB, Assoc. dos Magistrados Brasileiros. O ministro não acresceu nem inventou nada. Ele acolheu os argumentos, se manifestou e repassou ao Pleno.

    Responda
  12. jose ferreira

    Até que enfim os parlamentares acordaram e estão deixando a covardia de lado. Palmas pra eles! Antes tarde do que nunca .

    Responda
    1. paulo cesar cruz

      Eu acho que era vc que estava dormindo.

  13. jose batista

    STF, completou seu AI-5!

    Responda
  14. Armando MOURA

    Querem supre mo nas mãos do cri me organiza do e de interesses de grupos? Já náo basta o legis lativo? Os caras querem até indicar os ministros ? Agora o presi de nte da Al erj, envolvido com o co man do ver me lhe vai ser liberado por seus colegas? Quando a lenha descer no ban co mas ter o que vai ser?

    Responda
  15. Jorge PAULISTANO

    como acreditar no Judiciario se são os primeiros a rasgar a lei? piada pronta

    Responda
  16. Zelis Pereira Furlan

    Foi histórico uniu todos os partidos. Ninguém ficou de fora.

    Responda
  17. jose ferreira

    Gilmar conseguiu o impensável com este estranho feito : unir o congresso contra ele e o STF .

    Responda
  18. Genivaldo Bazílio dos Santos

    A decisão do ministro Gilmar fortalece a democracia, que passou e passa por abalos institucionais. Há uma forte tendência de que a extrema direita ganhe mais assentos no parlamento brasileiro e isso deve causar ameaças cada vez maiores aos ministros do STF. Nesse sentido, é primordial garantir decisões na suprema corte com viés predominante jurídico.

    Responda
    1. Leonidas Scholz

      Epa, a lei em pauta tem 75 anos. E jamais qualquer ministro do stf foi banido do cargo por força de representação formulada com base nela. Trata-se de argumento raso, poroso, para tentar ocultar o verdadeiro motivo da investida legiferante do stf: receio de reação popular contra os abusos e desmandos da maioria dos juízes do tribunal. E, vejam, NÃO sou bolsonarista. Votei no Lula. E, se for o caso, votarei novamente.

  19. Jose Soares de Aquino

    O ministro Gilmar está certo, o STF não pode ficar a mercê de um congresso irresponsável que aproveita a maioria eventual para mudar a constituição ao sabor de uma extrema direita golpista. Se depender dos legisladores atuais eles dão golpe até em si mesmo. São tão absurdamente irresponsáveis, que defendem ditadura sem perceberem que nela não existirá congresso, nem eleições.

    Responda
  20. EDILSON DOS SANTOS

    A decisão do Ministro pode e deve ser questionada, mas não acho que o presidente do senado tenha que fazer disso uma "guerrinha pessoal", como está fazendo no caso da indicação de messias! Gilmar disse que tentou conversar com alcolumbre antes da decisão e que este não o atendeu, numa clara posição infantil. Alcolumbre gosta muito de dizer da independência dos poderes, mas só qdo o senado pode deixar de fazer alguma coisa. Precisa e deve se comportar como Presidente do Congresso!!!

    Responda
  21. Leonidas Scholz

    Essa asquerosa 'fogueira das vaidades' tem tudo a ver com os verdadeiros interesses, anseios e necessidades da nação, né!!! Nada mais natural do que querer que Gilmar, Alcolumbre, Motta, Alexandre e cia ltda sejam pomposamente conduzidos para a Ponte Que Partiu ...

    Responda
  22. Felipe Macedo

    Ou seja, a extrema direita segue conspirando contra a democracia, agora via senado, e ninguém pode fazer nada para impedi-los. Todo apoio ao STF!

    Responda
  23. José Duarte

    Com esse congresso, "inimigo do povo", temos uma extrema direita fascista e negacionista onde os níveis de educação, ética e civilidade são baixíssimos. O nível de ignorância dessa turma representa uma parte da população que não deve ter acesso a informações, não devem saber como se comporta o candidato que recebeu seu voto. Vamos torcer pra que essa turma não volte nunca mais ao congresso com políticos ou políticas.

    Responda
  24. André Silveira

    O relator do projeto de anistia para os golpistas, Paulinho da Força, entrou com a ação direta através de seu partido Solidariedade e Gilmar Mendes julgou a ação. Isto é função típica do Judiciário, a função jurisdicional. Pra quem fala em usurpação de funções, vale lembrar que foi o mesmo Paulinho da Força que transformou o projeto de anistia em revisão de dosimetria de penas de julgamento, não de previsão legal nem alteração de artigo no CPP: claramente uma função que não cabe ao Legislativo.

    Responda
    1. André Silveira

      O que não passa pela cabeça das pessoas que estão vociferando as mesmas cantilenas repetidas por todas as redes sociais desde ontem sem pausa para os ouvidos é que possa estar em trânsito alguma espécie de permuta nessas manobras. A Corte se compromete a revisar a dosimetria das penas dos bagrinhos do 8/1 e o Congresso blindará a Corte do projeto de poder totalitário do Malafaia/Bolsonaro de tomar de assalto o Senado no ano que vem pra utilizar a solução húngara.

  25. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Quando leio o nome do ministro Gilmar Mendes, vem à minha mente o relatório por ele produzido no processo que resultou no fim da exigência de diploma para o exercício da profissão de jornalista.

    Responda
  26. Paulo César de Oliveira

    Dessa vez Gilmar foi longe demais e vai enfrentar resistências. Ministro do STF, em decisão monocrática, retirar prerrogativas do Senado já eh abuso. Basta o Congresso aprovar uma PEC restabelecendo as prerrogativas do Senado que o Gilmar vai entender que ministro do STF não eh Assembleia Constituinte.

    Responda
  27. Celso Cotichini

    E evidente que juízes tenham independência, pois o atual congresso quer plenos poderes para fazer o que quiser sem controle, inclusive vingança para juiz que não submeta.

    Responda
  28. DANIEL BRANDAO

    A nomeação de alguém ao STF envolve critérios quase meramente políticos, e é totalmente legítimo, legal e constitucional que a remoção deles também ocorra por critérios quase meramente políticos. Portanto, restringir ao AGU a prerrogativa de pedir impeachment é cuspir na cara da população e truncar toda a lógica de ocupação de cargos no STF.

    Responda
    1. DANIEL BRANDAO

      Restringir ao PGR (corrigindo)

  29. DANIEL BRANDAO

    Os ministros do STF NÃO são concursados com os demais juízes - são nomeados segundo "interesses político-partidários". Logo é justo que também sejam 'impichados' segundo "interesses político-partidários".

    Responda
  30. Francisco Neto

    Na Venezuela o judiciário foi cooptado pelo executivo e aqui no Brasil quem está querendo cooptar é o legislativo, que está querendo proteger seu golpismo, suas emendas, suas corrupções, através de ameaças de impeachment aos ministros. Todo apoio ao STF, o judiciário deve ser um poder livre do jogo político, ministros não podem ser ameaçados porque julgaram contra os parlamentares.

    Responda
  31. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Lá na Venezuela o STF fez isto. E pra completar a farra, nas últimas eleições. declararam vencedor o Maduro na maior fraude do planeta. E passaram a chamar a Maria Corina de fascista na caduca cantilena da extrema esquerda. Tarcísio vem aí para passar este País a limpo. Executivo não alienado e Congresso unidos para que cada um cumpra estritamente o papel que está rigorosamente prescrito na Constituição. Judiciário não legisla. Ponto

    Responda
    1. André Silveira

      Quem retirou ministros da Suprema Corte em massa foram os senadores do Orbán na Hungria. O que o projeto de poder do Malafaia/Bolsonaro quer é isto. Emparedar a Corte. Não tem papo de legislar. Isso aí é o milho que deram pras turbas virtuais distribuírem ontem. Pode até não gostar da canetada do Gilmar, que ainda vai ao pleno, mas a ação direta de inconstitucionalidade foi impetrada pelo partido direitista SOLIDARIEDADE, do relator da anistia Paulinho da Força. A Corte se posiciona provocada.

  32. Marcelo Mendes

    Se o Judiciário não tiver a independência necessária para julgar os membros do legislativo - ja que nos últimos tempos - são sempre ameaçados de impeachment, n teremos o equilíbrio necessário para coibir crimes perpetrados pelos congressistas. A impunidade pela chantagem tem que acabar no Brasil. O Judiciário é o ultimo bastião de defesa do sociedade. Querem inverter a lógica.

    Responda
  33. André Silveira

    Não é de hoje que o Congresso vem metendo ferro quente de solda pra tentar escapar de decisões judiciais. Abriga a vagabundagem foragida e condenada na folha de pagamentos sem comparecer a uma sessão em semestres, tenta passar PEC da bandidagem pra não ver congressistas processados, só se ocupa em discutir anistia pra criminosos e ainda quer rever dosimetria de penas. Tudo consagrado pelo voto como querem os mais astutinhos aí abaixo. Justiça nada tem que ver com voto e pressão popular.

    Responda
    1. André Silveira

      O caso do banco Master subiu para o Supremo como estratégia da defesa porque apareceu o nome do deputado João Carlos Bacelar do PL baiano na falcatrua, sêo José. O sigilo é escrotice mesmo e eu concordo que transparência e luz do sol não faria mal nenhum, pelo contrário. Todos já sabemos disto, tem mão do Ciro Nogueira, do Ibaneis e mais um monte de gente graúda nessa ratoeira. A percepção que esta composição congressual atual nos dá é que não há nem conluio mais, são o próprio crime organizado

    2. MARIA F LUPORINI

      Tofolli levou ao Supremo porque a polícia federal pegou parlamentares graúdos envolvidos no esquema com o banco. Governadores também. Todos de Direita. E é o Supremo que julga parlamentares. E o sigilo é para que esses peixes grandes não atrapalhem as investigações. Não é a falsa narrativa de alguém ser advogado de alguém, pois todo réu tem direito a ser representado por um advogado. Respondi?

    3. jose ferreira

      Cada um no seu quadrado , sem usurpar poderes dos outros . E também não pode ser blindado . Veja o caso do banco master ! Por que o sigilo de Toffoli ? O que está querendo esconder? Não saberemos nunca, dado à intocabilidade dele .

  34. jose ferreira

    Tô com o congresso e não abro ! São eleitos e se não corresponderem , são retirados . O povo coloca, o povo tira . Agora, imagine alguém que desce de paraquedas, apadrinhado , intocável, à margem do povo, invadindo competências e o povo ter de tolera-lo por décadas ?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Tô contra o Congresso inimigo do povo e não abro. Vai, Gilmar.

    2. jose ferreira

      To aqui pensando : por que Toffoli decidiu puxar o caso banco master para ele no STF? Alguém aí pode me iluminar ?

  35. Luiz Henrique Moreira

    A decisão do Ministro Blindar Mendes, em proteger ministros do STF contra impeachment afronta a Constituição e desequilibra a separação dos Poderes. Nenhuma autoridade pode estar acima da lei. Quando um Poder invade a competência do outro, quem perde é a democracia.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      E quando o Congresso blinda a si mesmo e chantageia os outros poderes? Força, Gilmar.

  36. ALEXANDRE BARRETO

    Mais um golpe .

    Responda
  37. Joaquim Orilio Do Carmo

    Os três poderes, bem ou mal, até então, com seus conflitos sempre conviveram dentro dos princípios democráticos. Com o atual congresso os conflitos, causados por ele, extrapolaram os limites democráticos. Causa disso: a extrema direita.

    Responda
  38. Claudio Luiz da Cunha

    O que tanto teme esse Alcolumbre

    Responda
  39. Andre Pedrosa

    Parabéns ao stf, melhor escolha, mudar as regras da lei, depois que a extrema direita tomou conta do senado e do congresso, todo cuidado é pouco com essa praga, exemplo está aí, veja o que acontece nos EUA principalmente.

    Responda
  40. Luiz Reichmann

    além da blindagem após o diluvio vem a cremação e a foto nos livros de história... Pessoas importantes para o Brazil!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Um já está encarcerado, é presidiário e vai estampar livros de história. Nas páginas da saúde pública também.

    2. Luiz Reichmann

      o problema é que são todos imortais!

  41. Marcos Loureiro

    Um quer proteger o Legislativo, o outro o Judiciário, o Executivo quer proteger o direito de escolha para ministro do STF do Presidente. Eu pergunto quem me protege por ser o pagador dos impostos, que sustenta todos eles?????

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O presidente eleito pelo povo indica ministro do Supremo, está na nossa Constituição e nunca foi questionado antes. O resto é o povo votar em um Congresso que o proteja, pode ser?

  42. Armando MOURA

    Como defender a democracia usando ferramentas tais que são dúbias? A verdade eh que o poder legislativo eh de longe o mais podre. Com o crime organizado e interesses de grupos infiltrados no legislativo, torna se prioritário controlar o judiciário. A resiliência e a resistência do judiciário eh o suporte da democracia. Votar apenas não eh democracia. Assegurar igualdade de direitos para o cidadão é democracia.

    Responda
  43. Luiz Reichmann

    Congresso inimigo do Povo? Mas quem os coloca la? O Povo através do Presidente?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O presidente nada tem a ver com o Congresso, são eleições separadas. O povo escolheu um Congresso inimigo dele mesmo. Você quer meter Lula na escolha do pior Congesso da história? Narrativa fraquinha, hein?

    2. Luiz Reichmann

      o Povo mesmo...

  44. Fabio Sampaio Marques

    Esse Congresso não pode, de forma alguma, ter poderes para dominar o STF. O atual grupo de deputados e senadores já deu mostras de sobra sobre sua deplorável índole. O STF, em última análise, somente atua quando solicitado. No momento em que o executivo e o legislativo pararem de afrontar a Constituição, os ministros sossegarão.

    Responda
  45. Luiz Reichmann

    Vergonha mesmo. E o problema são as facções?

    Responda
  46. Joaquim Orilio Do Carmo

    Congresso chantagista. Já subjugou o executivo e apoderou do orçamento do país. Se o STF, nosso bastião da democracia, não se cuidar a tempo o CN vai impor seu autoritarismo e, então, a ditadura do congresso estará implantada por completo e será o fim da democracia no país. O STF tem sim que se blindar da ganância de poder do CN.

    Responda
  47. Patrick Andreas De Assis Pereira

    Congresso Inimigo do Povo!

    Responda
  48. José Marco Barbizan

    A composição atualmente da nossa Corte é sem dúvida uma das piores da história, ministros tomam decisões sozinhos e quando levam para o plenário as decisões são endossadas por unanimidade, como nós temos visto ultimamente um verdadeiro corporativismo. Decisões que provocam indignação por diversos juristas renomados, mas que, os senhores ministros simplesmente concordam como verdadeiros cordeirinhos. Rara exceção, e exemplo disso foi o ministro Luiz Fux, com um voto muito bem fundamentado, na seq

    Responda
    1. Fabio Sampaio Marques

      Engano seu, Sr. José Marco. A atuação do STF vem seguindo os ritos ordinários. Se isso não vem lhe agradando, ou agradando ao seu político de estimação, paciência.

  49. MARIA F LUPORINI

    E quem blinda o povo e o Stf do pior Congresso da história da República? Quase setenta e cinco por cento de reprovação popular, que mantém o mandato de parlamentares condenados e foragidos ao custo de quatrocentos mil reais/mês por gabinete? Apoio o ministro Gilmar Mendes e vai se chegar a um meio termo, de modo que gol pis tas não chantageiem mais o Executivo e o Judiciário, pois o Congresso é inimigo do povo.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      José, democraticamente, o povo escolheu o presidente, que indica ministros do Stf. O presidente recebeu sessenta milhões de votos, muito mais votos do que os congressistas. Então, a sua representatividade não se aplica neste caso. O Legislativo não pode chantagear o Executivo e o Judiciário com esses pouco-voto. Entendeu?

    2. jose ferreira

      Maria, democraticamente , o povo escolhe, vota e elege os congressistas de sua confiança . Na eleição seguinte, este mesmo povo tem a prerrogativa de tirar aquele que não atende os seus anseios. Agora, imagina ter que tolerar um incompetentemente , apadrinhado , descendo de paraquedas e por ali permanecer décadas ? Intocável ? Ainda querem se blindar ? Legislar ? Isto não existe em nenhum país democrático no planeta terra, quiçá no universo .

  50. Marcos Correia

    O congresso já encurralou o executivo com as emendas impositivas, agora quer dominar o STF com a ameaça constante de impeachment. Quando conseguirem nenhum deles nunca mais vai ser processado por corrupção. Depois de dominar o STF é só escolher quem vai ser o novo presidente.

    Responda