Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Beatriz R Alvares

    O STF nao.pode ser refém do Congresso Nacional. Especialmente porque há muitos congressistas com.processos em andamento que precisam ser julgados doa a quem doer.

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      O Brega é confuso e aturdido pelo buraco do ciso.

    2. Joao Braga

      Mudando um pouco de assunto, uma pergunta: :é possível o vice presidente ds um sindicato que tungou milhões de reais dos aposentados do INSS não ter conhecimento do que estava acontecendo? Não precisa responder! Mas fiquem tranquilos, eles tem "a quem telefonar"...

    3. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Ok. Concordo. Aí o Congresso Nacional pode ser refém do STF.? A harmonia e independência entre os Poderes foi revogada.?

  2. Beatriz R Alvares

    Desta,forma esta decisão do STF tira a bandeira,dos futuros senadores de querer votar o impeachment de ministros do STF.

    Responda
  3. Beatriz R Alvares

    É absurda a bandeira dos partidos da extrema,direita de dizer que querem aumentar seus senadores na próxima eleicao para poder colocar em votação o.impeachment de ministros do Supremo.

    Responda
  4. Beatriz R Alvares

    É absurda a bandeira dos partidos da extrema,direita de dizer que querem aumentar seus senadores na próxima eleicao para poder colocar em votação o.impeachment de ministros do Supremo.

    Responda
  5. Beatriz R Alvares

    O atual Congresso Nacional, o.pior da história da República os últimos anos vem pressionando os ministros do STF porque eles tomam decisões baseadas na lei.

    Responda
  6. Beatriz R Alvares

    Quero dizer que apoio totalmente a decisão de,Gilmar Mendes que aliás será levada ao plenário do STF na próxima semana.

    Responda
  7. marco josé cornacchia landucci

    Esse Congresso de zerda deveria, antes de bradar por autonomia, ter a decência de cassar os mandatos de Carla Zambelli, Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem.

    Responda
  8. marco josé cornacchia landucci

    A discussão sobre o impeachment de ministros do STF virou patifaria no Congresso Nacional. O que se tem visto, principalmente entre bolsonaristas e agora o centrão das emendas, é que esse instrumento legítimo está sendo utilizado como meio de chantagem e intimidação.

    Responda
  9. Igor Cornelsen

    Gilmar não está tentando mudar as regras do jogo e tirar poderes do Senado? Isso é golpe! Porque o Senado não discute o seu impeachment?

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Caro Igor, muitos senadores estão encrencados em irregularidades e ficam chantageando os ministros do STF com ameaça de impeachment.

  10. Daniel Pimentel

    Com a ascensão da extrema direita e o sequestro do Congresso Nacional, em seu pior momento da história, com graves violações, abusos e o cometimento de crimes sob o pálio de uma legalidade auto criada, no caso das emendas secretas e seus milhões e milhões de farra e desvio, nada mais acertado que o ministro Gilmar criar mecanismo para barrar essa distorção fascistóide que ganha corpo. Se o Brasil tivesse cultura política colocaríamos esse congresso para fora do jogo lotando as ruas.

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      A produção de efeitos normativos pelo judiciário faz parte da Constituição e do arcabouço jurídico tupiniquim e de todos os países com regulamentação de freios e contrapesos, vide ADO, mandado de injunção, etc…no caso do ministro Gilmar foi feita uma interpretação conforme a Constituição, de maneira muito hábil e necessária.

    2. Beatriz R Alvares

      Concordo totalmente com você.

    3. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Legal. *... o ministro Gilmar criar mecanismo ...*. Não é mais o legislativo que cria mecanismo e, sim o judiciário, e ainda por meio de uma decisãozinha monocrática. Depois ainda dizem que não temos uma ditadura da toga. Eu não sabia que a CF havia sido alterada dando competência ao judiciário para criar regras (leis) para regular alguma coisa.

  11. Acacio J K Caldeira

    O STF encarna o poder moderador de D. Pedro I, contudo renega-o. Ruy Barbosa inspirou-se em D. Pedro II para desenhar o perfil político do STF como mediador dos poderes da república. Por isso que o ministro Gilmar Mendes diz ser interlocutor político. É o inconsciente do STF vindo à tona. Há uma cumulação de poderes jurisdicional e moderador.

    Responda
  12. ROBERTO JOSE BITTENCOURT

    Diante da complexidade de ritos por trás de uma decisão como essa, monocrática por óbvio, contudo, de imediato submetida ao pleno, a meu ver, merece um mínimo de consideração. Não sei se por incompetência, má-fé ou por outro motivo que me escapa, esta matéria expõe tudo de forma tão rasa que, ao invés de informar, aponta o dedo ao ministro Gilmar e à própria Suprema Corte. Penso que mesmo com viés antidemocrático, há que se informar.

    Responda
  13. Adriana Gomes da Silva

    Para estarem se arriscando tanto, esses legisladores da direita usurpadora estão com muita saudade do dinheiro sujo que Bolsonaro distribuía.

    Responda
  14. Raymundo de Lima Lima

    Existe impeachment de ministrod d Suprema Corte nos países civilizados? Gilmar conhece bem como funciona este dispositivo na Alemanha, nos países nórdicos, Reino Unido, França, Portugal. Os adversários do STF Brasil são aqueles políticos sem-vergonha q ficaram na retaguarda do 8/jan, mas agora querem anular o único poder do Brasil q tem coragem de enfrentar suas roubalheiras via emendas e leis.

    Responda
  15. josenice nascimento

    Entendo a preocupação de Gilmar Mendes. O legislativo brasileiro está correndo sério risco de transformar em um crime organizado. Que o povo brasileiro seja mais informado na próxima eleição.

    Responda
  16. SAITI HIRATA

    Os deuses são intocáveis, apesar da constituição.

    Responda
    1. Adriana Gomes da Silva

      Viúva do Bolsonaro identificada.

  17. RUTH RUTMAN

    Legislando em causa propria

    Responda
  18. Marcelo Batista

    Nossa suprema corte constrói o caminho para ser uma espécie de monarquia absolutista. O país inteiro assiste isso inerte. E o país afunda neste imbróglio de onze pessoas

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Estou com você,Adriana. Bendito STF! Salvador da democracia brasileira!

    2. Adriana Gomes da Silva

      É o perfeito contrário. O STF está enfrentando a turma da extrema direita usurpadora que se formou no Legislativo brasileiro. Os sedentos por emendas que sentem falta do dinheiro sujo que Bolsonaro distribuía. Viva o ministro Flávio Dino e o STF, que está enfrentando esse grupo, que forma o Parlamento mais desonesto que nosso país já teve.

  19. Joao Braga

    Vivemos sob uma ditadura do judiciário sob olhar complacente do Senado, imprensa, etc. Triste.

    Responda
    1. Joao Braga

      Beatriz, é mais uma das esquerdistas que perambulam diariamente por aqui contestando assinantes que não comungam com o que estão a fazer com o país. Gente que por ignorância ou supostos interesses apoiam o fórum de SP, a vanguarda do atraso. Mandar Catar coquinhos não é desrespeito é aliás sinal de tolerância com vcs.

    2. Beatriz R Alvares

      João Braga, nao seja mal educado. Já basta a sua desinformação. A nao ser que você tenha estima por tentativas golpistas que o STF vem sistematicamente abortando.

    3. Joao Braga

      Silva, petista falando em corrupção? Tenha dó. Em plena cena do crime.... Após o que se chamou período de cleptocrscia. Vá Catar coquinhos.... E não amole.

    4. Adriana Gomes da Silva

      Ah, sim. Honestos são os parlamentares da direita bolsonarista que querem tirar o poder do Supremo para nadarem de braçada na corrupção. Ahan!