Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Igor Cornelsen

    Agora ficou claro! Ele quer tirar o direito político dos eleitores que poderiam vir a votar a favor da cassação do seu mandato! Está já interferindo nas eleições de 2026 a favor de seus pares. E deve achar que isso é próprio de uma república democrática!

    Responda
  2. Ezequiel Oliveira

    Penso que o cidadão não pode ser parte legítima para propor o impeachment de juiz, porque eles não possuem mandato. Porém, o senado deveria ter a prerrogativa de propor a abertura, bem como o presidente da república, afinal, este último pode propor o afastamento do PGR.

    Responda
  3. jose ferreira

    A questão é obedecer a constituição, não se pode mudá-la com uma canetada por não gostar disto ou daquilo. E a constituição é clara : leis quem cria ou muda é o congresso. O que ele está fazendo é golpe . Coisa feia ! Logo o STF !

    Responda
  4. Maria Lúcia Bergami

    Congresso deveria observar a independência dos 03 poderes, porém, ao que parece se dirige para se tornar poder único para se ver livre da justiça. Quer não gosta da justiça é o ladrão, o delinguente, o FORA DA LEI.

    Responda
  5. Maria Lúcia Bergami

    Congresso vai implodir. Tudo na vida que excede, amplia acima, tende a esvaziar-se. Congresso vai implodir. Lei da Vida.

    Responda
  6. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Esse congresso que vem a ser o pior de td a era republicana,não passa de um balcão de negócios e se acham os donos da ética e adjacências.

    Responda
  7. Antonio Costa

    Infelizmente, as vezes temos que trilhar por vias tortas para se alcançar a justiça. Esse ´w o caso em questão

    Responda
  8. Carlos Norberto Varaldo

    Se o STF para procesar um deputado ou senador precisa de dois tercos dos minitros, o congresso de ter a mesma regra proporcional.

    Responda
  9. Jorge PAULISTANO

    jamais aconteceu, em qualquer lugar do mundo, decisões monocráticas em um tribunal colegiado, mudar entendimento em pouco tempo apenas para favorecer um projeto de poder, ter familiares atuando em casos da corte, julgar casos que a propria esposa/filho é advogada da parte, ser sócio do PGR em empresa, participar de encontros com viés politicos, aceitarem patrocinios de pessoas/empresas com casos na corte...só para citar o básico. A mulher de Cesar alem de ser, tem de parecer honesta

    Responda
  10. Ana Lucia Sabadell

    desculpem pelos erros de digitação, mas queria apenas mudar o paradigma de discussão. Há problemas graves que, na minha modesta opinião, não podem mais permanecer no baú da invisibilidade. E é lógico que existe uma correlação sim entre extremo machismo num país e a forma como trata (e como mata!) as suas mulheres. E... só se pensa em mulher pra retratar as mortes, cadê a responsabilidade social deste jornal????

    Responda
  11. Luis M

    Numa democracia, todo o poder emana do povo e para o povo. Isso está escrito no parágrafo primeiro da Constituição Federal e tem que ser respeitado por todos os brasileiros.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Vai sonhando, antes da posse do Lula (que o povo colocou lá) tinham políticos defendendo guerra civil, acampamentos, gente com cartazes de "Bolsonaro, eu autorizo", pedidos de intervenção militar, outros com alvos de tiro com a cara do Lula. Esses agora vêm mansinho contra o Gilmar dizendo que todo o poder emana do povo.

  12. Ana Lucia Sabadell

    Observo que a mídia pouco discutiu o fato de o presidente Lula ter indicado, até o momento, apenas homens para o STF. Critérios de merecimento, conhecimento científico, inexistem. Na minha opinião, nem mesmo possíveis acordos políticos, por exemplo, um hipotética situação de aumento de mulheres em outros tribunais de 3a. instância, não é capaz de reverter o grave dano causado aos direitos fundamentais das mulheres brasileiras.

    Responda
  13. ISAIAS DA SILVA

    Estou do lado do ministro, rasgando minha vertente legalista. E rasgo minha trajetória porque a realidade se impõe. Estão desenhando uma razia no Supremo em 27. E, graças ao STF, fomos a única democracia no mundo que resistiu ao ataque golpista de direita.

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Srs, quero que minha filha viva num mundo livre, e ela não o terá com a extrema direita destruindo o judiciário.

  14. MAURO SANTOS SALGADO

    Interessante essa preocupação dos supremos com as decisões que os eleitos pelo povo possam vir a tomar no futuro por votação, tal como o impedimento de algum ministro. É esse que é o tal estado democrático de direito que eles defendem?

    Responda
  15. Maria Lopes

    Bolsonaristas golpistas, deputados enrolados até as orelhas em emendas desviadas, outros a siglas criminosas (a çensura me impede de ser mais clara mas aposto que todos entendem), todos querendo se blindar. Os tempos continuam excepcionais, e a democracia é o combate ao crime são prioridades. Esse congresso é um dos piores que já tivemos e precisamos combater os que se apropriaram do orçamento se aliaram ao crime.

    Responda
  16. edson araujo

    todos podem ser julgados pelo sistema democratico, menos os senhores ministros do supremo.

    Responda
  17. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    Blindorum MInistrorum Supremorum?

    Responda
  18. LEANDRO SCHMAEDEKE

    Dizem que todo mundo sabe que se liberar as emendas, acaba os problemas. Daí os para lamentares poderão se locupletar no dinheiro do povo brasileiro.

    Responda
  19. Morgana Brígida

    Certíssimo, estamos acompanhando de perto as manobras dos golpistas ainda em curso. Não passarão!

    Responda
  20. Wilson Luiz Antonio

    Golpistas, políticos condenados e senadores enrolados com a justiça, pretendem criar, no ano que vem, a bancada do impeachment contra o STF. Almejam criar um STF à sua imagem e semelhança, onde os maiores corruptos do país, e políticos metidos com as emendas secretas, não sejam mais incomodados por esse “chato” do STF. É óbvio que o Tribunal precisa se defender. Uma das maneiras é reinterpretar a constitucionalidade de uma lei que já dura 75 anos, e que não combina muito com a CF.

    Responda
  21. Rodrigo Scorsolini

    Não bastasse políticos de estimação agora ministros do STF prefiro não comentar

    Responda
  22. Rodrigo Jacobauskas

    O STF não cria leis ,se a lei existe e é valida desde 1950 é para ser cumprida! O Senado precisa reagir agora!

    Responda
    1. Maria Lopes

      Melhor atualizar o calendário.

  23. José Roberto Pereira

    Mensalão, petrolão, tweet do Villas Bôas, lawfare do Marreco, golpe na Dilma, prisão do Lula. Muita coisa aconteceu na última década, vários Ministros do STF votaram contra a esquerda e contra o PT. Alguns até reconhecem publicamente que erraram e se arrependem. Em algum momento na última década vocês viram a esquerda ameaçando de Impeachment algum Ministro? Nem o Joaquim Barbosa? Curioso né. A Direita chantagista e terrorista não entende como a democracia é obrigada a proteger-se do Golpismo.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Como disse abaixo: É o ideal? Claro que não. O correto seria o STF não precisar se proteger dessa maneira e a Casa do Povo continuar com seus poderes. Mas vocês elegeram a pior escória da milícia nacional, cujo plano nunca fizeram questão de esconder: dominar ou fechar o Supremo. A última barreira que nos protege da Ultra-Direita fascista.

  24. Nelson Souza Junior

    Gilmar, você é deplorável!!!

    Responda
    1. Antonio Costa

      Com certeza deve ser bem menos que vc Nelson

  25. Antonio Costa

    Gilmar Mendes vc não vale nada mas eu gosto de vc

    Responda
    1. ISAIAS DA SILVA

      Antônio, Genial!

  26. MARIA MILHOME

    O fato é que o Congresso não pode ser contrariado. Quer fazer o que bem entende sem respeitar lei alguma, criadas por seus integrantes. Aí quando o Supremo considera a medida ilegal , ficam se mordendo de raiva. Daí tantos pedidos de impeachment contra os Ministros. É o pior Congresso de todos os tempos.

    Responda
  27. Milton L H Araujo

    O ministro está certo. O senado federal tem a prerrogativa de aprovação ou não. E cabe a ele a mesma prerrogativa. Mas quem indica é um poder e quem pede o impedimento deve ser um outro poder. E pela CF de 88 a procuradoria geral ,me parece o que tem esse poder. Não pode um cidadão comum pedir um impedimento de um ministro. Vamos na base, seria viável um cidadão pedir um impedimento de um juiz que está julgando alguém simpático a mim?

    Responda
  28. Sebastião Carvalho

    A liminar deve ser confirmada. Todo e qualquer pedido tem que passar pelas mãos do PGR que se entender pertinente encaminhará pedido de abertura ao Senado que, por sua vez, poderá instalar ou arquivar o processo. Simples.

    Responda
  29. Gilberto Silva

    Aos poucos os brasileiros vão percebendo que a transformação do supremo em um anexo político do executivo transformou a harmonia dos poderes em uma panaceia que mergulhou o Brasil em sucessivas crises. A instituição antes garantidora dos direitos fundamental, hoje é guarda chuva de corruptos e órgão de censura e perseguição de opositores políticos do regime. Tudo sem um único voto popular.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      E quem cria as crises? Quem deu golpe na Dilma, prendeu Lula, elegeu um genocida? Quem armou golpe publicamente, e invadiu o STF no 8 de Jan? Quem inventou o Orçamento Secreto, quer PEC da Blindagem, privatizar praias, prender menores grávidas e anistiar criminosos? O Supremo está se defendendo como pode. É o ideal? Claro que não! O ideal seria não precisar de defesa, se os golpistas estivessem todos enjaulados.

  30. DANIEL PESTANA MOTA

    Neste caso dou todo meu apoio à decisão de Gilmar Mendes.

    Responda
  31. Hercilio Silva

    Ele podia ser mais direto. Defender a democracia dos ataques da extrema direita. Os ditos de centro estão fechados com a extrema direita.

    Responda
  32. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Podemos impichimar o presidente da camara ?

    Responda
  33. Luciano Prado

    As investidas do Legislativo sobre as Instituições do Estado brasileiro, por meio de gente sem qualificação e com propósitos inconfessáveis, com consequências que trazem turbulência Institucional justificam as defesas prévias dos demaus Poderes do Estado brasileiro. O nível em que se acha o Congresso Nacional é o pior da história. E vai piorar!

    Responda
  34. Elcio Simielli

    A pergunta sem resposta. Porque o Gilmar confia tanto na PGR?

    Responda
    1. MATEUS VAZ DE S Sá

      Outra pergunta: Porque o Ministro Alexandre é o Ministro que mais incomoda o Senado? Será que o Senado quer na verdade a impunidade dos golpistas?

  35. FABIO FIORAVANTI

    Eu Autorizo, Gilmar Mendes

    Responda
  36. André Silveira

    O ministro está correto em acolher os argumentos das duas arguições e rejeitar outros tantos. A decisão liminar ainda será referendada pelo Pleno. As ações da AMB e do SDD ganharam contornos urgentes depois de campanha apócrifa (de Malafaias e Bolsonaros) para um projeto de poder totalitário, que se calca simplesmente em emparedar a Corte e nada mais. Com a decisão provoca-se no mínimo a discussão no Congresso, que terá de rever instrumento tão arcaico como a lei ordinária.

    Responda
  37. Carlos Mesquita Neiva de Melo

    Ministro não pode simplesmente decidir. E as leis? São criadas ao Deus dará?

    Responda
    1. José Ferreira Lima

      mosquitinho, dando uma de bobinho, a turba de#criminosos querem acabar comostf

  38. Zelis Pereira Furlan

    Nossa!

    Responda
  39. Fabio Almeida

    Nossa como eles são vítimas

    Responda
  40. SERGIO NEVES

    Só sofre perseguição, quem persegue. Para toda ação, existe uma reação. Simples!

    Responda
    1. José Ferreira Lima

      pagando de Bóco

    2. José Ferreira Lima

      Ho nevinho inocente, você sabe que Gilmar Mendes está corretíssimo. Você tá pagando de boca, ou é má fé mesmo

  41. Andre Pedrosa

    Se o senado pode caçar um ministro da suprema corte de maneira tão simples e quem decide se vai a plenário ou não é o presidente do senado, então, não há independência dos poderes, Gilmar está certo em acabar com esse abuso.

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Já caçaram presidentes e ninguém reclamou por isso.

  42. José Freitas

    O numero de pedidos de impeachment contra ministros do STF que estão engavetados por decisão do presidente do senado é uma aberração que expõe aos brasileiros o nivel imoral de conluio ou troca de favores entre "autoridades" dos tres poderes. A Lei do impeachment precisa ser atualizada no sentido de tornar automática a abertura e decisão de processos bastando a assinatura da maioria simples dos senadores - 41 votos - e de deputados federais - 257. O direito à ampla defesa seria sempre assegurado

    Responda
    1. José Ferreira Lima

      O Gado bozo, é tão ruim que ninguém consegue comer sua carne, seve pra nada

    2. José Ferreira Lima

      Tem gado zebu, gado nelore, mas tem milhões de gado vira latas, que chamamos Gado Bozo

    3. José Ferreira Lima

      raciocínio de um verdadeiro gado bozo