Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Molinari

    Notícia-crime, Fio, é ato de exigência democrática de qualquer brasileiro. Verdade que necessária uma justa razoabilidade. Problema, por outro lado, é querer destituir um Juiz apenas por estar cumprindo o seu papel. Mecanismo melhorado nesse ponto precisa ser elaborado e uma atitude emergencial dessas poderia até ser aceitável até que aperfeiçoamento jurídico sobreviesse. Mas proibir alguém de noticiar um crime cria precedente inaceitável ao sistema democrático.

    Responda
  2. ademir sampaio de campos

    Essa direita só aceita decisão que lhe seja favorável. Querem um STF que lhes obedeça e proteja. Se não é impeachment. Palhaçada!!!

    Responda
  3. ademir sampaio de campos

    Boa Gilmar, quebrou as asas e as pernas dos golpistas antes que pudessem fazer outra m r DH.a contra nossa democracia.

    Responda
  4. Francisco Neto

    Parabéns ao Gilmar, o judiciário deve ficar à parte das traquinagens políticas, como um ministro vai condenar um senador sabendo que sofrerá impeachment político. E isso são os próprios bozoloides que estão pregando.

    Responda
  5. Paulo Lopes

    Blindar = impedir um golpe parlamentar em curso.

    Responda
  6. Raul Deodato Moura

    Essa decisão de Gilmar Mendes é claramente teratológica. Já nasce mal formada na origem pois é inconstitucional. Onde está escrito que o STF tem o poder de "remendar" a Constituição.Tem que ser anulada pelo plenário do STF.

    Responda
  7. Adalto Fonseca Júnior

    Debate é uma coisa, decisão monocrática é outra e o nome da outra coisa é abuso de poder e autoritarismo. Quem sustenta os privilégios do STF e do judiciário é a sociedade civil com o dinheiro suado que vira imposto e sustenta a máquina pública. Ingenuidade e alienação de quem defende esta aberração praticada pelo togado arrogante, perdulário e com privilégios que quem sustenta ele nunca vai ter.

    Responda
  8. Zelis Pereira Furlan

    Ele está errado. Não pode mudar a constituição. Supremo não faz e nem pode alterar as leis.

    Responda
  9. Sergio Rodrigues

    Creio que a intenção de Gilmar, considerando a sanha da extrema direita em assumir o Senado para impichar os Ministros, pode ser um freio à morte da democracia em nosso país, como aconteceu com Venezuela, Nicarágua e Hungria.

    Responda
  10. Vinicius Branco

    Para os que defendem o posicionamento do Gilmar, se o povo não sabe votar (e não sabe mesmo) então melhor seria termos um ditador sábio e pai de todos, para nos proteger da ignorância.

    Responda
  11. Antonio Dias Macedo

    Em tempos de ideologias políticas extremadas, o Estado democrático de direito tem de instituir freio que visa defender ou resguardar as instituições permanentes e os poderes constituídos da República. E talvez baseado nisso, o eminente Ministro Gilmar Mendes concedeu liminar na ação proposta por um Partido Político e uma Associação, a qual será homologada ou não pelo Plenário da Suprema Corte Brasileira.

    Responda
    1. Raul Deodato Moura

      Espero que não seja homologada pois, é uma demonstração clara de inconstitucionalidade, que não podemos aceitar de forma alguma. O STF não tem o poder de "remendar" a Constituição.

  12. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Perfeito o Gilmar. Tidos que estão criticando deveriam ler e entender a proposta. É que ler cansa. Veja,a lei é de 1950 estamos em 2025.

    Responda
  13. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Perfeito o Gilmar. Tidos que estão criticando deveriam ler e entender a proposta. É que ler cansa. Veja,a lei é de 1950 estamos em 2025.

    Responda
  14. Carlos Aliaga

    Que coisa nossa Folha, pq "blindar" se está na constituição do nosso país e o judiciário tá certo de barrar essas tentativas toscas dos políticos de plantão de que qualquer coisa que não gostem, logo falam em impeachment de um ministro

    Responda
    1. JOSE DOS ANJOS LUIZ ALVES

      Tá certinho. Escolher quem pode denunciá-lo.

    2. jose ferreira

      Onde está escrito na constituição que o judiciário tem superpoderes ? Que está acima dos outros ? Que pode usurpar prerrogativas dos outros ? Se quer legislar , candidate a uma vaga no senado , no ano que vem.

  15. jose camargo

    Incabível é, numa canetada, usurpar prerrogativas de outro poder. Aliás, é vergonhoso.

    Responda
    1. José Ferreira Lima

      Zé amargo. deixa de fingir que és democrata, não foi "canetada", foi uma decisão de u. Ministro, totalmente fundamentada na constituição. na realidade Zé, tu é gado bozo, ruminantes sem noção

    2. jose ferreira

      Que coisa feia ! Isto mostra a bagunça que se tornou o nosso país.

    3. José Roberto Pereira

      Ou quando Al Columbre abriu berreiro querendo usurpar a prerrogativa do Presidente da República de indicar Ministros do Supremo? Estamos em tempos estranhos de golpismo, é triste que o STF tenha que fazer isso, concordo. Mas parece ser necessário antes que vocês, não satisfeitos com o estrago de 2 eleições, elejam ainda mais milicianos pro Senado.

    4. José Roberto Pereira

      Onde estava essa revolta com o Orçamento Secreto, que nada mais é do que usurpar a prerrogativa do Executivo de gerir o orçamento?

  16. jose ferreira

    A questão é obedecer a constituição, não se pode mudá-la com uma canetada. E a constituição é clara : leis quem cria ou muda é o congresso. O que ele está fazendo é golpe .

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Falou o jurista. Graduado com Honra na Universidade Terraplanar de Direito.. Decano do Supremo Tribunal da Lógica Invertida.

    2. jose ferreira

      Vindo logo de quem deveria dar o exemplo . Que coisa feia!

  17. CARLOS SANTOS

    Então, para o Alccoolumbre, mudar a Constituição é igual a trocar de camisa. Se não agrada aos seus instintos fisiológicos, vamos molda-la.

    Responda
  18. Felipe Macedo

    Gilmar está certo. A direita que tem que começar a ter projeto para o país que não seja o golpismo, agora planejado para o ano que vem via senado.

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Marcelo vc não deve estar sabendo do plano de eleger mais de 40 senadores só pra fazer o stf refém

    2. Marcelo Almeida

      Esse projeto de golpismo não vem de todos os senadores, o PL só tem 15 senadores. Os demais não pensam nisso, inclusive porque jamais irão procurar briga com ministro do STF. Entretanto, dizer que de uma hora para outra o ministro pode riscar trechos da constituição como se fosse um presidente vetando trechos de um projeto de lei, não faz sentido. Não esqueça que a arma usada hoje contra a direita também será usada contra a esquerda, como ele mesmo fez quando Dilma tentou nomear Lula ministro.

  19. lenise de souza ferreira

    Mas somos uma democracia , eles disseram .

    Responda
  20. jose batista

    Pertinho da Venezuela!

    Responda
  21. Anete Araujo Guedes

    Gilmar sabe o que acontece com os países quando o regime democrático, pelas de um líder autoritário, se transforma em uma ditadura. O primeiro ato é sufocar, afastar ou ameaçar os membros do Supremo. Rasgam a constituição, e criam uma outra versão da história, que os enobreça. Não se deve dar asas as cobras.

    Responda
  22. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Josias de Souza espinafrou brutalmente o ministro Gilmar pela decisão. Mas tenho que concordar que existem vieses puramente partidários e nada jurídicos nos alvos eleitos dentro da Corte. Não é para isso que serve impeachment, contaminar o tribunal com disputas entre partidos. Se um partido teve membros condenados por corrupção e golpismo, ele deveria ter medo de continuar nas mesmas condutas através de outros membros, e não tentar desesperadamente retaliar os julgadores.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Gilmar sempre foi um homem de direita.

  23. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Neste cipoal do pseudo ordenamento jurídico de Pindorama,uma lei de 1950 certamente já deveria ter caducado perante uma constituição mais recente a do Dr.Ulisses se não me engano de 1988,corremos risco de exumarem uma lei da época de D.Joao VI.

    Responda
  24. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Neste cipoal do pseudo ordenamento jurídico de Pindorama,uma lei de 1950 certamente já deveria ter caducado perante uma constituição mais recente a do Dr.Ulisses se não me engano de 1988,corremos risco de exumarem uma lei da época de D.Joao VI.

    Responda
  25. Zelis Pereira Furlan

    Que situação chegamos!

    Responda
  26. Olavo Cardoso Jr

    O ponto de ruptura democrática fica cada vez mais próximo, do ponto de vista formal. Sob o prisma material esse momento já foi ultrapassado muitas vezes. Especialmente nas eleições passadas, com a soltura do atual ocupante do Planalto e eleições pra inglês ver.

    Responda
  27. Eduardo Freitas

    Próxima atuação democrática dos STF será mandar prender todos os que forem contrários aos atos do STF.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      A ultradireita não aceita decisões que não lhe favorece