Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. vitor da Silva

    A política de juros altos e restritivos foi importante para estabilizar os preços no inicio do plano real mas depois condenou o país ao baixo crescimento e a transferir riqueza pública pro setor financeiro. Não fosse isso o Brasil estaria bem melhor nesse ranking.

    Responda
  2. Pedro Luis S C Rodrigues

    Um quarto de século com 70 porcento sob domínio petista cobra seu preço. Nenhum país é capaz de resistir a 17 anos de petismo

    Responda
    1. vitor da Silva

      Até agora, com dificuldades, o país está conseguindo sobreviver ao Setor Financeiro mais guloso, maldoso, folgado e cara de pau do planeta

  3. MARIA F LUPORINI

    Li hoje que a OCDE revisou o pib do Brasil para cima este ano, a dois vírgula quatro por cento. Cresceu foi é muito com a segunda maior taxa de juros reais do mundo. E tudo subiu, varejo, indústria e agro, leiam a reportagem. A manchete faz um recorte pequeno que não é anual. E ainda teremos o final de ano e o décimo-terceiro. Será que dá para confiar no que diz o Fmi?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Como a Rússia subiu muito (não está dando certo, Otan), todo o resto caiu uma posição: Canadá, que era o nono; Brasil, que era o décimo e o resto abaixo: México, Austrália, Coreia do Sul etc.

  4. Maria Lopes

    Discussão tola. Olhando o ranking e as explicações vê-se que é uma bobagem .

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Exato. Como a Rússia subiu e ultrapassou até o Canadá, que foi o nono no ano passado e o Brasil foi o décimo, todo o resto caiu uma posição com o avanço da Rússia: Canadá, Brasil, Austrália,Coreia do Sul, México etc.

  5. MARIA F LUPORINI

    A maldade da Folha está nos detalhes: a Rússia passou o Brasil, o Canadá e a Itália, jogando cada um para baixo. O rublo russo valorizou quase quarenta por cento frente ao dólar este ano. Mas, a Folha dá a entender que a Rússia passou só o Brasil. A Rússia pulou e deu um duplo twist carpado. E a Argentina, Folha, está em qual lugar? Queda livre e endividada.

    Responda
  6. MARIA F LUPORINI

    O Brasil fez a lição de casa, cresceu mais e se aproximou do Canadá e da Itália, mas a Rússia subiu para a oitava posição no PIB mundial, porque o rublo russo valorizou quase quarenta por cento só este ano. A Rússia subiu quatro posições e passou o Brasil, o Canadá e a Itália. E o Ocidente ainda diz que Putin está perdendo a guerra.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      E a Folha esqueceu de avisar que a Rússia pulou cinco ou seis posições. O Brasil ficou estável, assim como o Canadá, a Itália e todos os outros que a Rússia atropelou. Não está dando certo, Otan.

  7. REINALDO ZATONI

    Bem deixemos as querelas ideológicas pra trás , que são como aquelas formigas saúvas que destroem tudo pela frente , a questão da baixa produtividade nacional , a precária escolarização, a excessiva carga tributária , a infraestrutura obsoleta, a incerteza jurídica que muda as regras com o jogo em andamento ,e agora o neocolonialismo industrial chinês que acaba com os resquícios das indústrias nacionais o Brasil corre sério risco de ficar irrelevante no mercado mundial nos próximos anos .

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Adicione um Congresso que joga contra o Brasil.

    2. MARIA F LUPORINI

      Não, foi a valorização do rublo russo. A Rússia foi para a oitava posição. Vai ler.

  8. REINALDO ZATONI

    No Pais do Futuro eternamente em berço esplêndido com elevada carga tributária, cipoal de legislações que barra investimentos, com incertezas jurídicas e um ranço intervencionista do Estado Paternalista com instituições públicas , educacionais e midiáticas de cunho socializante estar em 11 lugar parece milagroso . Avohe Terra Brasilis .

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Foi a valorização do rublo russo. A Rússia foi para a oitava posição. Subiu 5 posições e passou o Brasil, o Canadá e a Itália. Vai estudar. O Brasil, apesar de um Congresso péssimo e da segunda maior taxa de juros do mundo foi muito bem. Já a Argentina, essa a Folha nem comenta.

  9. Juliano Guzlinki Pacheco

    O Brasil já ocupou a 6 posição deste ranking. O Brasil ficou mais Pobre ou foi os outros países cresceram mais? Todos deveriam ter esta resposta!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Foi a valorização do rublo russo. A Rússia foi para a oitava posição, passando o Brasil, o Canadá e a Itália. Mesmo assim o Brasil se aproximou do Canadá. O rublo russo valorizou quase quarenta por cento.

  10. lenise de souza ferreira

    Com painho no comando , queriam o quê?

    Responda
    1. Felipe Macedo

      Lenise, então se tivesse subido seria mérito do painho também né?

    2. Salvador Pereira Vicente

      Com o governo anterior foi a 12º, lembra?

  11. Marcelo Alves Borba

    Acho que há um erro nesta matéria Folha. Esse PIB em bilhões tá meio baixo até para quem não sabe o que é isso.

    Responda
    1. JOSE TAVARES DE ALMEIDA

      Como tem países com o PIB que não ultrapassar trilhões, a referência é em bilhão: EUA + de 30trilhoes e China + de 19trilhoes I

    2. Victor Souza

      Você precisa interpretar o gráfico e multiplicar o valor ali escrito por 1 bilhão, que terá o PIB desses países na casa do trilhão.

  12. Antonio Ivair Arrais

    Lembro que no governo passado o Brasil deixou o grupo dos dez mais ricos do mundo! Os esquerdistas aqui esqueceram que o mundo passava por uma terrível pandemia e caíram em cima do Bolsonaro! Pois bem, o Brasil voltou a sair do grupo dos dez agora! Qual é a pandemia que temos hoje? Eu digo; a pandemia de um governo fraco e incompetente onde a corrupção corre solta!!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Foi a valorização do rublo russo. A Rússia foi para a oitava posição. Subiu 5 posições e passou o Brasil, o Canadá e a Itália. Vai estudar.

    2. Daniel Vitorazzi

      Pandemia de Covid foi mundial. Desculpa da gripezinha não cola.

    3. Daniel Vitorazzi

      Rapaz, leia a matéria. Quanto ao Brasil ter caído no ranking durante a pandemia, lembre que ela foi global. Engraçado, querer botar a desgraceira bozojeguiana na gripezinha, como chamaram.

    4. CAIO JUNHO

      Se me lembro bem, a pandemia atingiu todos os países do mundo...

  13. Paulo Roberto Taveira

    Empobrecimento acelerado! Além da renda per capita o PIB também diminui. A renda per capita cai há 20 anos. Foi o pt q fez!

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Que gênio de estatística vc é ? Pois foi exatamente o oposto que ocorreu

  14. Antonio Rubio

    Com a palavra os ufanistas.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Foi a valorização do rublo russo. A Rússia foi para a oitava posição. Subiu 5 posições e passou o Brasil, o Canadá e a Itália. Vai estudar. Mas, a Folha dá a impressão que a Rússia só passou o Brasil. E a Argentina, você sabe o quanto caiu?

  15. CARLOS SANTOS

    Em que posição o zoloide deixou o Brasil? Acho que foi em 1º. kkkkk

    Responda
  16. Gilberto Silva

    Fazzuellen. A Rússia está em guerra contra o mundo e tem severas sanções comerciais. Mesmo assim o Brasil fica para trás. E tem gente deixando ser enganada por uma imprensa comprada programada só para dizer sim. Os petralhas vão acabar com o Brasil.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      A Rússia foi para a oitava posição, o rublo russo valorizou quase quarenta por cento este ano. Passou também o Canadá e a Itália, coisa que a Folha esqueceu de comentar. Já a Argentina afundou e ainda deve ao FMI

    2. MARIA F LUPORINI

      Foi a valorização do rublo russo. A Rússia foi para a oitava posição. Subiu 5 posições e passou o Brasil, o Canadá e a Itália. Vai estudar. A Folha maldosamente só cita o Brasil.

    3. Carlos Alberto Komora Vieira

      Realmente, com o menor desemprego histórico, com baixa inflação, , queda do valor do dólar, e juro alto, recomendo que todos invistam na pacífica e democrátika Rússia.

    4. Luiz Carlos D Oliveira

      Com certeza Não, pelo menos do meio para o fin

    5. Jair Amaral

      Melhor ler o texto novamente.

    6. Marli Moras Garcia

      Você não leu o texto da matéria?

  17. ANTONIO AD LIO BELMONTE FERREIRA DE CARVALHO

    O Brasil poderia estar bem melhor não fossem as doenças burocráticas que nos acometem e a falta de planejamento para o desenvolvimento regional. O câncer e maiores pragas do Brasil estão nas empresas estatais, como Correios e Eletronuclear que há muito tempo perderam as suas finalidades, sendo obsoletas e caras para o Tesouro Nacional.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Sai da manchete fake e leia o texto. Como a Rússia subiu e ultrapassou até o Canadá, que foi o nono no ano passado e o Brasil foi o décimo, todo o resto caiu uma posição com o avanço da Rússia: Canadá, Brasil, Austrália,Coreia do Sul, México etc.

  18. Hercilio Silva

    Ué, a Rússia não tá uma porcaria?

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Em toda guerra primeira vítima é a verdade...!

    2. César A C Sanchez

      Então quem tá agora atrás da Rússia seria uma "porcaria" ainda maior?

  19. César A C Sanchez

    Obrigado, cUmpanheiro Lula!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Foi a valorização do rublo russo. A Rússia foi para a oitava posição. Subiu 5 posições e passou o Brasil, o Canadá e a Itália. Vai estudar.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Não leu até o final por isso falando as neiras

    3. Marli Moras Garcia

      A desigualdade social reduziu e isso é importante