-
Roberto Gomes Pereira
Queria ver chegar o dia em que uma reportagem falando de feminicídio termina com o repórter olhando bem fixamente para a câmera perguntando: Você mulher que me ouve, com que tipo de homem anda se metendo? Você mãe/pai, com que tipo de homem sua filha anda se metendo? Para "azamiga": - Com que tipo de homem vocês duas andam se metendo? É preciso lembrar as pessoas a terem agência sobre suas vidas, em lugar de esperar que o Estado e a polícia resolvam o que elas têm preguiça de prevenir.
-
Osmário Mendonça
É assustador o quanto tantas mulheres se metem com qualquer tipo de homem. Mais assustador é constatarmos tantas mulheres que conhecem um cara qualquer e já vai direto pra cama. A maioria dessas matérias de programas policiais de TV, mostram os casos de violência contra mulheres, inclusive com mortes em relacionamentos onde elas dizem que conheceu o cara e está junto a 3 meses, 6 meses no máximo. A maioria dos feminicídios, os assassinos já praticaram violência ou mataram outras mulheres.
-
-
Roberto Gomes Pereira
"Alguma coisa está fora da ordem"... Ai, Caetano, obrigado. Não sei bem exatamente o que nós homens deveríamos fazer. Mas se eu fosse me juntar a apoiar o que vi as mulheres fazendo, eu estaria marchando numa manifestação agora. ... Sempre via com tristeza as pessoas em Copacabana de branco se manifestando contra alguma coisa. Elas deveriam dormir tranquilas. Mas, se as convocassem para fazer o que realmente deveria ser feito... ah... daí dava uma preguiça...
-
Carla Oliveira
Muito bem, Mariliz. Todos temos que construir uma sociedade sem violência.
-
Tersio Gorrasi
Tudo indica que a lei Maria da Penha não serviu para nada. Os homens que devem ser cobrados são aqueles que estão nos 3 poderes em Brasília, os pais desses abusadores e os professores nas escolas. De que adianta sair por aí junto com as feministas com faixas, camisas e protestos de toda espécie? Isso não funciona, é tapar o sol com a peneira
-
André Jalles Monteiro
Obrigada por ligar o desperta a dor!
-
RICARDO RODRIGUES SILVA
Sou contra violência contra QUALQUER ser humano não apenas contra mulheres!! 97,12% das mortes violetas no Brasil são de homens mas o que importa,o que indigna,o que vai pras manchetes é VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES isso graças ao ativismo feminista nas mídias tradicionais hoje totalmente dominado pelas ativistas e feministos construiu se um hegemonismo de narrativas onde os interesses dos homens são simplesmente calados ou ignorados
-
Alberto Henrique
Hahahahaha
-
-
Leandro Piva
Pessoalmente não vejo nada de especial em nos calarmos sobre feminicídio, tendo em vista q nos calamos sobre milhares de jovens mortos antes dos 25, crianças mortas por balas perdidas, centenas de latrocínios... é triste, mas estamos anestesiados pelas atrocidades dessa pseudo-civilização.
-
Jorge Franklin Zakimi
Estava bastante acomodado em relação a evolução da espécie humana. Achava que diante de tantas lutas .... mais...nos anos 60...que de alguma forma respingou informações... sobre... nas midias em que interagia. Todo mundo entendeu a necessidade de mudança....esse meu pensar estava equivocado. E piadas eram apenas para diversão em funções de sala de aula, torcidas de futebol, padarias e botecos de bairros. Eram piadas...que muitos usavam para demonstrar preconceitos. Em 2.018....explodiu......
-
Paloma Fonseca
Estou de acordo com o movimento de mudança das mentalidades para um mundo de igualdade de gênero e de não violência, envolvendo mulheres e homens. Em desacordo com a utilização de termos como populismo penal, encarceramento em massa e desencarceramento, essas palavras são vazias para mim. Os termos que fazem sentido para mim, pois vivo no presente factível e cheio de experiências e evidências: sentimento de justiça (buscar), sentimento de impunidade (evitar).
-
Mozart Cabral
Um texto cheio de obviedades sobre a falta de educação e de tolerância fundamentada nos direitos humanos e civis de muitos homens que são mal educados principalmente pelas suas próprias mães machistas, vítimas de uma cultura que ainda segue preceitos judaicos cristãos como modelos de família e de sociedade.
-
Marcelo Innecco
Pai
-
RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA
Eu sempre achei que a Psicanálise ( Freud ) deveria ser matéria obrigatória desde o ensino básico . Talvez ajudasse um pouco essa barbárie .
-
RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA
Ajudasse a combater esta barbárie
-
-
Anete Araujo Guedes
Michelle pregando submissão das mulheres aos homens. Mulher tem que ficar em casa, cuidar do marido e filhos. Milhares de mulheres a aplaudem. Os homens agradecem. Enquanto isso, ela passou a viver no meio político, um reduto da ultradireita, de homens machistas e valentes.
-
Washington S Silva
As mulheres estão gritando, mas os homens não têm medo.E quem não teme consequências não muda comportamento. Se os homens não se manifestam, é porque a morte das mulheres não é intolerável para eles ao ponto de provocar ação. E isso é vergonhoso! Não dá mais para deixar que as mulheres gritem enquanto a gente faz cara de paisagem.
-
José Ricardo Braga
Não sei quanto aos outros, mas eu estou na da Rosalía. Ou, nas palavras de Chico Buarque "Chego a mudar de calçada quando aparece uma flor e dou risada do grande amor"
-
Odair Oliveira Alves
Apenas os fracassados emocionalmente cognitivamente moralmente e psicologicamente, podem afirmar uma supremacia que lhes dá o direito, de imaginar se proprietários de suas parceiras em qualquer nível, quer brincar de dono de algo e não de alguém? Compre um carro uma moto um barco uma propiedade, afinal aquilo que não lhe iria contestar, não irá lhe incomodar, Macho Alpha não mata ele luta lado a lado pela preservação da Matilha, Ela não te Ama Mais? Saia da relação com dignidade !
-
adenor Dias
Eu sou homem e me manifestei contra o feminiicidiio. E olha que.eu já agredir mulher, porém .não me orgulho disso. Foi um ato.momentaneo, onde eu também estava sendo agredido. Hoje eu tenho três filhas e três netas, não ficarei feliz sabendo que alguma delas foi agredida. Não serei mais homem, agredindo uma mulher.
-
Fátima Pontes
Confesso que estou tendo muita dificuldade em entender a relação entre "mamãe me dava chineladas" com a epidemia do feminicídio.
-
DANIEL BRANDAO
Eu sou homem, vejo essas notícias e abomino quem comete esses crimes, sinto pena das vítimas, mas também sinto que isso é um problema estritamente pessoal dos envolvidos. Não é uma"questão de classe" nem de grupo social. Por isso não sinto a menor obrigação de me posicionar publicamente cada vez que um macho fracassado comete feminicidio.
-
Denise Souza
E é por isso que não conseguimos mudar a cultura que transforma homens em assassinos. O assassinato é apenas a ponta do iceberg de algo que começa com pequenas brincadeiras, ciúmes, grupos de WhatsApp cheios de piadinhas e comentários misógino. É isso que precisa de combate e indignação.
-
Fátima Pontes
Não, Daniel. Vocês precisam se posicionar. Não é um "problema estritamente pessoal dos envolvidos", e também não é "questão de classe" e nem de "grupo social". O machismo violento não tem cor, não tem raça e não tem classe social, mas tambem não é só o macho fracassado que comete feminicídio. Se vc se posicionar publicamente contra essa barbárie, já nos ajuda muito.
-
-
jose camargo
É sempre assim. Quando o bicho pega, elas lembram que os homens existem. Os homens não são ensinados a lidarem com as decepções amorosas. É preciso ensiná-los desde pequenos. E isso cabe às mulheres.
-
márcia corrêa
hahahaha nem para ser pai responsável os homens servem, né Seu José?!
-
Helena Hawad
Sr. José, um dia um aluno meu do Ensino Médio me disse, sem corar, que sua turma colava nas provas porque nenhum professor jamais havia explicado a eles que não se pode colar. Eu respondi, sem me alterar, que o nome daquilo era cinismo.
-
Denise Souza
Sempre tudo nossa responsabilidade. Como deve ser bom ser homem e nunca ter que me responsabilizar por nada. Só pegar a mulher mais próxima e colocar a culpa e a responsabilidade nela!
-
Odair Oliveira Alves
Não meu caro, cabe ao pai a mãe a sociedade e aos medíocres machos alphas aprenderem por si mesmos que a Maior Qualidade de um Homem é ser Homem sem medos receios e mínimos de raiva frustrações pq ela não te quer mais! Amei fui amado casei me fiquei viúvo casei me de novo, respeitei cada uma delas da namorada as Edposas! Isso se chama Hombridadr e civilidade! Nada justifica a Barbarie nada mesmo!
-
Fátima Pontes
"Quando o bicho pega" significa mulheres queimadas com 4 filhos dentro de casa, atropeladas e arrastadas por um carro, estupradas e mortas, assassinadas a tiros dentro de uma escola? Homens cometem esses crimes por não "serem ensinados a lidar com decepções amorosas"? E isso cabe às mulheres, por quê? Esses homens criminosos tiveram pais? O que esses pais fizeram pra ensinar a esses filhos a lidarem com as "decepções amorosas"? Vcs são doentes.
-
-
Renato Romero
Simplesmente grotesco e aterrador todas as notícias sobre feminicios tentados ou consumados. Tive o privilégio de ser criado por mulheres e presenciar, ainda em tenra idade agressões contra uma delas. Não sei onde estamos errando como sociedade, pois em minhas concepção a violência como um todo apenas revela barbárie, contra a mulher é mais que isso, é asqueroso, nojento, hediondo e covarde. Minha solidariedade às vítimas.
-
MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO
Apenas o óbvio.... em vez de jogar todos os homens no caldeirão " es tu prador, violento ", vamos valorizar os bons, que sim, são a imensa maioria.... e tê-los como aliados
-
neli faria
Penso o seguinte: jogar filho no mundo é fácil. Criar poucos criam. O Dinheiro que os Oportunistas gastam em propagandas autopromocionais, para iludir os lorpas e incautos, fosse carreado para Educar o povo, via propagandas, até o feminicídio diminuiria. O Brasileiro a cada dia se torna mais bronco, incivilizado. Culpa dos pais? Sim, mas principalmente dos Políticos que não constroem uma sociedade mais digna, que respeita o próximo. E as leis devem ser mais rigorosas.
-
neli faria
Mais ainda, Marcelo: se os Oportunistas quisessem que a população melhorasse, respeito ao próximo, não gastariam bilhões em propagandas diuturnas na televisão. Só o lula gasta, neste ano,3.5Bilhões em propagandas, nenhuma Educativa. E os partidos políticos? Educar o povo via propagandas. Mas, nenhum Político quer construir um Brasil melhor. Onde o respeito ao próximo impera. A população elege esses Oportunistas porque não tem capacidade para pensar!
-
neli faria
Adalto: minha foi super rigorosa conosco.Faltam dois dentes porque ela me jogou da porta da cozinha, uns dois metros, para o quintal,em Brazópolis, e os quebrei,tinha uns 7 anos. Foi meu trauma até os 20 anos, quando coloquei ponte fixa, depois implante.Não a critico! Fez tanto sacrifício por nós. Era a jeito da época. Foi tão boa a mãe, que criou uniu todos os irmãos. Pena que morreu jovem, com 71 anos,a Santa Missa de sétimo dia , foi no seu aniversário de 72 em 6 de janeiro de 1992!
-
neli faria
Marcelo: a lei mais rigorosa não seria a pena de morte. Talvez o senhor não saiba que o homicídio doloso a pena vai até doze a trinta anos. Só que , normalmente, o Juiz presidente do Júri faz a dosimetria por volta de dezoito anos . O homicida cumpre um terço e sai a viver a vida. Se o senhor pegar um caso famoso,foi condenado a vinte e dois anos, cumpriu uns sete e saiu. A Constituição Nacional preserva mais a liberdade do assassino do que a Vida Humana.
-
Adalto Fonseca Júnior
O que me incomoda Prezada Neli é o reducionismo envolvido. Jamais aceitarei o feminicídio e estou impactado com a escalada da violência praticada contra mulheres dentro de relacionamentos heteronormativos. Acredito sinceramente que precisamos compreender a natureza desta escalada e fazer parar urgentemente esta prática insidiosa. O que defendo e vou sempre defender é que praticar violência não se reduz ao gênero masculino. Sou vítima de violência traumática praticada por uma mãe abusiva.
-
MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO
Neli, políticos são reflexo da sociedade que os elege... Então não são " eles" ....somos " nós " .... A lei mais rigorosa seria pena de morte....adiantaria?
-
-
sidney costa
Sempre que leio você me pego a pensar, dessa vez está no modo da pergunta como manchete e, confesso , Mariliz , pra mim , assim ensimesmado busco me atender e me entender como hétero, cis, binário mas mas rodas de conversas admito que posso experimentar a homossexualidade e aí, "Onde Estão as Mulheres" ?
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Excelente manifestação seu texto, Mariliz. Por mais unidades de delegacias especializadas e união entre ministérios público, sociedade civil e educação. Uma campanha nacional em defesa das mulheres com mais punição aos autores de violências, pois temos informações de descumprimento de medidas protetivas que acabam por efetivar o feminicídio. Basta!
-
Adalto Fonseca Júnior
Acabei de comentar na coluna da Tati Bernardi que tive uma mãe violenta e abusiva. Batia com tomada de ferro, com vara de goiaba, com tapas na cara e socos, e praticava outras formas de abuso moral e ameaças constantes. O sentimento de insegurança e medo em toda a infância e adolescência e todo um trauma pro resto da vida. Eu sou homem e estou aqui. Não pra dizer que aceito o feminicídio. Jamais aceitarei. Pra dizer que violência não se resume ao gênero masculino.
-
Adalto Fonseca Júnior
Pessoas abusivas, são pessoas e podem ser de qualquer gênero. Não aceito o feminicídio pois não aceito a violência e sofri enquanto criança e adolescente uma experiência traumática de abuso e violência praticada por uma mulher, minha mãe, deixando traumas profundos em mim e em minhas irmãs e no meu irmão. Não existe gênero bonzinho e gênero malvado. Parem com este maniqueísmo. E não sou estatística. Sou uma pessoa. Minha mãe violenta e abusiva não foi uma estatística foi uma pessoa.
-
Denise Souza
Sua dor tem lugar, mas não é estatística esmagadora. É preciso diferenciar a experiência pessoal de algo socialmente estrutural. Violência tem gênero sim, tanto em estatística quanto em cultura. Se tem algo que a sociedade impõe às mulheres é a docilidade. A nossa socialização praticamente gira em torno de ser boazinha. Brincar de boneca enquanto meninos brincam de lutinha. É igual?
-
JANAINA DE MORAES SANTOS
Adalto, compreendo sua dor, sei que são feridas incuráveis, espero que vc tenha encontrado um meio de lidar com elas. Falando em termos de sociedade, houve sim uma época em que a violência contra crianças era normalizada. Atualmente, no entanto, a mentalidade mudou e isso não é mais tolerado. Infelizmente, o mesmo não se pode dizer sobre a violência contra as mulheres, que é abertamente incentivada por certo estrato masculino, sob o silêncio dos outros homens.
-
Adalto Fonseca Júnior
Não sei qual o seu conceito de "bater". A minha experiência foi de quem sofreu violência e abuso e nunca fui protegido enquanto criança e adolescente, não existia legislação e nem políticas públicas para que fossemos protegidos. Estávamos expostos à violência extrema praticadas por uma mulher e não tivemos qualquer recurso que nos desse proteção e apoio. Não podemos normalizar esta forma de violência. É desumano normalizar a violência seja ela praticada por qual gênero for.
-
neli faria
Minha mãe batia em nós, seus anjinhos, com o que tivesse na mão. Mas, soube criar os meus dois irmãos. São dignos, respeitam as mulheres. Um deles a mulher teria traído, digo no condicional, porque nunca quis saber de nada, e ele ficou com a guarda do menino. Teve uma dignidade ímpar. O outro está com a mesma mulher há uns quarenta e cinco anos.Ela manda nele,mas, tão inteligente que ele acha que manda nela.
-
-
Adalto Fonseca Júnior
Acabei de comentar na coluna da Tati Bernardi que tive uma mãe violenta e abusiva. Batia com tomada de ferro, com vara de goiaba, com tapas na cara e socos, e praticava outras formas de abuso moral e ameaças constantes. O sentimento de insegurança e medo em toda a infância e adolescência e todo um trauma pro resto da vida. Eu sou home e estou aqui. Não pra dizer que aceito o feminicídio. Jamais aceitarei. Pra dizer que violência não se resume ao gênero masculino.
-
Vito Algirdas Sukys
Conversando com um colega sobre o conceito de "lugar de fala", ele me disse: " Algumas proponentes desse conceito querem que eu apenas fique ouvindo em silêncio, sem poder questionar". Ele é a favor do princípio da perfeita igualdade entre homens e mulheres de Harriet Taylor. Disse que na USP têm pesquisadoras que fazem diálogo com a IA, e que quanto mais perguntas melhor as respostas. Homens e mulheres podem dialogar também a respeito da educação recebida e a formação de novos consensos.
-
Larissa Alves da Silva
Canetou.
-
orlando gomes de freitas
Se depender dos homens as mulheres não conseguirão nunca alçar voo em nossa sociedade, ficar a mercê do macho patriarcal é entregar o ouro para o bandido, ele deve participar da luta sim, mas como coadjuvante, o protagonismo deve ser sempre das mulheres, fico indignado como a maioria composta por mulheres se deixa dominar por absurdos implantados para dominação do macho, vale a pena ser respeitada, a luta apenas começou!
-
orlando gomes de freitas
Se depender dos homens as mulheres não conseguirão nunca alçar voo em nossa sociedade, ficar a mercê do macho patriarcal é entregar o ouro para o bandido, ele deve participar da luta sim, mas como coadjuvante, o protagonismo deve ser sempre das mulheres, fico indignado como a maioria composta por mulheres se deixa dominar por absurdos implantados para dominação do macho, vale a pena ser respeitada, a luta apenas começou!
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Cara Mariliz seu texto está recheado de verdades, enquanto o feminicidio não for tratado como uma questão de saúde ,onde o m inimo necessário seria penas muito mais rigorosas a barbárie continuará no cotidiano deste país.
-
SILVIO TREVISAN
não acho que é questão de saúde e sim de educação
-
-
Felipe Vasconcelos
Tratar a agressividade entre homens como normal, e a agressividade de homens contra mulheres como inaceitável não funciona. É preciso desarmar todo o mecanismo de controle e subjugação, a violência como meio de conquistar e manter o poder.
-
Felipe Vasconcelos
Ao longo de milênios, as sociedades humanas tiveram culturais marciais (Marte, deus romano da guerra). Ou seja, a agressividade era estimulado nos homens e canalizada para as guerras.
-
Felipe Vasconcelos
A violência é sistêmica, portanto, é preciso que também haja abordagens que visem atacar o problema em suas múltiplas e correlacionadas dimensões. A violência doméstica de gênero. A violência nas escolas com o bullying, e os maus-tratos contra animais de estimação.
-
Fátima Pontes
Excelente artigo! Vc elencou alguns motivos pelos quais homens não se engajam na luta, e eu entendo, mas diante da verdadeira barbárie em que estamos vivendo, nenhum desses motivos é justificável, na minha opinião. E, definitivamente, não conseguiremos sozinhas. Valeu muito!
-
jose luiz de castro
Penas mais duras são medidas imediatas e necessárias, mas os canhoteiros são contra. Querem esperar mudanças por outros meios, como a educação, o que também é necessário, mas com efeitos para daqui a 200 anos.
-
Jesus Silvestre
Nós homens devemos nos unir às mulheres em todas as lutas . . Vamos pra passeata protestar contra feminícidios. É uma causa da humanidade
-
Dante Fernandes
Parabéns, Mariliz, belo texto! Acrescento que os homens costumam ver essas cenas com uma raiva reprimida do agressor, com um desejo de responder com a mesma violência, e a sensação de impotência só é aliviada com palavras de ordem sobre pena de morte e castração química. É difícil racionalizar ou debater soluções para um caso como o da professora de inglês em Florianópolis, por exemplo. O que vem é instinto, e silêncio.
-
Anete Araujo Guedes
Essa causa é nossa, é feminina
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
O feminismo é demonizado por muita gente, desde a questão do aborto a emancipação das mulheres em geral é sempre alvo de ataques, sobretudo na ciência. Batalhas morais com viés econômico que julgam o lugar que as pessoas devem permanecer, nas mãos de algozes da extrema direita, outrora, utilizam crianças como escudo como foi o caso da parlamentar catarinense ou o agente público que fez menção a violência contra as mulheres na pandemia, não vou citar nomes por razões de segurança.
-
Anete Araujo Guedes
Carlos, batalhamos por direitos iguais, mas que essa diferença permaneça. Não queremos ser iguais aos homens. Observe os discursos de michelle, pregando submissão ao homem. Mulher tem que ficar e cuidar da casa, marido e filhos. É aplaudida por milhares de mulheres. E os homens agradecem!
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Concordo em termos, prezada Anete. A causa é nobre da emancipação das mulheres, mas a visão heteronormativa ainda opera na dicotomia entre m e h, e acaba por sancionar as violências. É raro ver um h fazer serviços domésticos, esse trabalho entre outros como a educação dos filhos sobrecarrega as mulheres, além do fator da desigualdade salarial gerando dependência no relacionamento abusivo, enfim nada de novo e parece que estamos de mãos atadas com índice diário alarmante.
-
Anete Araujo Guedes
Uma sinuca de bico. Alguns homens são sensíveis a essa causa. Mas é uma causa nossa, assim como deixar de ser dona de casa, de arcar com todo serviço doméstico, mesmo trabalhando fora; batalhar para que a liberalização do aborto aconteça.
-
MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO
Ótimo....posso ir jogar sinuca....boa sorte
-
-
Joao Cellos
E quando a escriba irá defender as vidas (inclusive femininas) em Gaza? Quando irá parar de defender os assas sinos de palestinos?
-
mariliz pereira jorge
Quando o senhor vai parar de me assediar?
-
-
Celso Augusto Coccaro Filho
Eu não considero homem quem pratica estas agressões absurdas contra mulheres. E às vezes me pergunto se a divulgação crítica de alguns crimes ajuda a melhorar o quadro. Parece que não, pelo contrário. Ao que tudo indica, tem gerado o efeito copycat, atiçado os loucos e gerado movimento nas redes. A educação social e familiar continua na mesma.
-
Maria Lopes
Boa pergunta, e boa coluna. Leio com alívio os comentários masculinos de rejeição á violência nas noticiais de feminicídio. A barbárie que estamos vendo é absurda. E o apoio ativo de homens com consciência é fundamental.
-
Lucas Eugênio
Muito lúcido e justo o seu artigo. Eu diria que captou o sentimento de muitos homens
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.