Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Igor Cornelsen

    Não vai ser sai Maduro e a Venezuela se democratiza. Como os americanos não devem invadir a Venezuela e impor a sua vontade, os generais estarão na direção pois são eles que mandam no país e que tem o poder.

    Responda
  2. jose lins

    Ainda tem idiota que se diz de esquerda que apoia esse ditador , não estáo nem aí com o povo , só com o discurso de mesa de bar do Leblon e aí de acham politicamente corretos , não tenho pena desses idiotas frustrados , mas é triste . É o gado que se fantasia de vermelho

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Direita, esquerda, volver.

    2. José Duarte

      Falou o especialista.

    3. Adalto Fonseca Júnior

      Posso falar por mim. Me considero alinhado com o pensamento de esquerda e não me identifico com posicionamentos dos partidos de esquerda do país e nem com com suas lideranças. Ainda assim continuo construindo conhecimento e buscando ter discernimento. Não faço parte de um rebanho mas não estou alinhando com a direita e com o centro. Quero Maduro preso. Não passo pano pra ditador.

  3. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Cuidado você que apoia esses sio nis t as

    Responda
  4. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    A extrema direita cheira mortes

    Responda
  5. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Assassinos da humanidade

    Responda
  6. Luiz Antônio de Lima Ferreira

    Povo Palestinoque o diga

    Responda
  7. FLAVIO CALICHMAN

    A Venezuela está no fundo do poço, um país devastado e em ruína política, econômica e social. Serão décadas a fio para se recuperar, virou um lixo de lugar. Nao há razão para otimismo algum, quem ainda tem um mínimo de condições precisa sair correndo. UMA tristeza, esta escória populista e demagógica só provoca tristeza e destruição onde se enraiza e tanto faz ser de esquerda ou de direita, é uma praga. E Lula e seu Rasputin Amorim, decrépitos, aplaudem essess estrupícios "bolivarianos".

    Responda
    1. José Duarte

      Aqui o "mito" quase nos transforma em uma Venezuela.

  8. DIRCE BUZATO

    Só aqui no Brasil que ninguem derruba o Lula...Venezuela melhor que nós... quem diria?

    Responda
    1. José Duarte

      Continue votando na familícia, ou seus aceclas.

  9. Guilherme Menezes

    O mais incrível é este jornal republicar matérria do NYT especulando quem substituiria Maduro. O que realmente interessa é que um governo estrangeiro, de olho no petróleo venezuelano, quer derrubar o cara para tomar o petróleo do país. É só isso. Os EUA não estão interessados em democracia coisa nenhuma. Querem colocar um cara deles lá. E a Vanezuela que se exploda. Há um monte de ditadores pelo mundo, aliados dos EUA. E a imprensa brasileira fazendo esse joguinho sujo.

    Responda
    1. Murilo Belezia

      Será que essa matéria do NYT foi escrita no salão oval? Em nenhum momento o povo do país bolivariano é levado em conta, o foco é na intriga política que serve ao jogo político de uncle Donald. O vírus sTrumpicius é avassalador....até o venerando jornal foi contaminado.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Certíssimo! Desde quando um autocrata golpista como Trump tem legitimidade para tratar de democracia? Obviamente não é esse o seu objetivo. O precedente desse tipo de ação é particularmente perigoso para a América do Sul, subcontinente que não tem tradição de conflitos internacionais. O que Trump pretende é tutelar-nos ressuscitando a doutrina Monroe de olho no avanço do softpower chinês, para o qual ele não tem resposta.

  10. Jose Soares de Aquino

    Só condeno Maduro ou qualquer outro governante que sofre sanções econômicas ou bloqueios de qualquer natureza, quando essas punições sessarem por longo prazo.

    Responda
  11. Joao Almeida

    Maduro fraudou a eleição; Trump tentou fraudar e dar um golpe. Este último lembra os imperadores romanos do fim do imperio: caricatos, sanguinários, de glória curta

    Responda
  12. Joao Almeida

    Maduro fraudou a eleição; Trump tentou fraudar e dar um golpe. Este último lembra os imperadores romanos do fim do imperio: caricatos, sanguinários, de glória curta

    Responda
  13. Armando Moura

    Nenhum dos barcos destruidos com pessoas executadas tinha autonomia para alcancar o territorio norte americano. Se havia drogas nos barcos, seria facil a aprensao com uso de helicopteros e barcos rapidos americanos. Este processo de execucao de suspeitos eh um crime hediondo dos militares americanos. Deixam a farda suja com sangue de execucoes sumarias e com a covardia dos na zis tas que nao queriam prisioneiros.

    Responda
  14. Sam Duart

    Apesar se Maduro ser um ditador miserável, não acho correto a imprensa ficar incentivando intervenção estrangeira em países soberanos só porque o governo não é alinhado com os americanos. Visto também que os EUA apoiam muita ditadura pelo mundo apenas porque satisfazem os interesses de Washington. Logo toda essa boa vontade de acabar com a ditadura Venezuelana é pura hipocrisia.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Além disso é um precedente perigoso que ameaça toda a América Latina, significando a ressurreição da doutrina Monroe. Trump pretende se opor ao avanço chinês no subcontinente, que é fundado no softpower, para o que a única resposta que ele é capaz de dar é a agressão e a guerra. E tem uns imbhecis da extrema direita que defendem essa barbaridade, inclusive a imprensa e a direita que tem normalizado essa situação esdrúxula, perigosa e inaceitável.

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      ..aproveite e se aliste no exército bolivariano e faça a sua parte como socialista...

  15. jose ferreira

    Livre ? Mas lá não é uma democracia. Como o povo pode escolher seus governantes ?

    Responda
  16. ROSANGELA SILVESTRIN

    Sou terminantemente contra a intervenção externa em qualquer país que seja. As intervenções sao ditatoriais, impositivo, a revelia. A democracia sem0re é o melhor caminho. Cada povo tem que ser livre para eleger seus governantes de forma democrática e livre. Fora Trump e qualquer outro. Deixem a Venezuela livre.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Os assuntos internos de um país tem que ser resolvidos pelo próprio povo e o Trump não tem compromisso nenhum com a democracia, ele próprio é um autocrata que tentou um inédito golpe de estado em seu país e depois é tem relações com inúmeras ditaduras. O que ele pretende é se opor ao avanço chinês na AL utilizando-se da força bruta ao contrário do softpower chinês que faz investimentos no subconsciente.

    2. jose ferreira

      Livre ? Mas lá não é uma democracia. Como o povo pode escolher seus governantes

  17. Marcelo Cardoso

    O jornal que gosta do Bibi, não se corrige. Fazendo bolsa de aposta contra a Venezuela e seu petróleo. O que ganha com isto ?

    Responda
  18. Raymundo Itareru

    aí se o partido de Maduro vencer outra vez o que acontece? aí vão tirar o vencedor e entregar para a garrote golpista María Corise? golpista entreguista sem vergonha

    Responda
  19. Dalto Varela

    Triste Venezuela, longe de uma verdadeira democracia, ou engole o ditador ou o laranjão.

    Responda
  20. Ary Dantas oliveira Junior

    ..a petezada ta preocupada com a incasao americana, poderiam fazer um favor para o brasil e irem lá ajudar o maduro, chegou a oportunidade de vocês...

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      Quando tu melhorar o português, juro que eu vou ... rsrsrs

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      Marcelo, aproveite e se alistr no exército bolivariano, demonstre a sua empatia por aquele regime...

    3. Marcelo Cardoso

      E o cara pálida, muda o disco riscado. Está ficando chato.

    4. Raymundo Itareru

      ditador bom é aquele que dá presentes de kits joias de diamantes e relógios Rolex e Patek Philipe kkk pat ético

  21. Darci de Oliveira

    Onde tem muito petróleo, das duas uma : Ou os Estados Unidos dominam completamente, como as monarquias absolutistas dos árabes ( Arábia Saudita, Omã, Catar, etc. ) ou sentam a bota, como já fizeram no Iraque e agora estão fazendo na Venezuela. O resto é conversa pra boi dormir ...

    Responda
    1. Darci de Oliveira

      O que é que tem a ver uma coisa com a outra Ary ? Estás misturando alhos com bugalhos. Pela tua postagem, até parece que os teus amiguinhos americano os estão acolhendo os imigrantes venezuelanos, , ao invés de expulsá-los a torto e a direito .

    2. Ary Dantas oliveira Junior

      ..e os mais de cinco milhoes de emigrantes venezuelanos fugidos daquela ditadura e perseguidis politicos tambem e' coversa pa boi durmir ??

  22. José Augusto Seixas Júnior

    Espero que Maduro seja derrubado por Trump.

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      Pode explicar porque que ?

  23. Júlio Cezar B Silva

    Pobre Venezuela; a única opção de oposição ao status quo é uma espécie de Janaína Paschoal piorada.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      ...ganhadora de prêmio nobel, coisa que brasil nunca vai comhecer ......

  24. JOSE CAMPOS

    A Venezuela está lascada! Ou continua com o ditador ou entrega o poder para um subordinado sanguinário dele; outra alternativa é entregar o poder à quem incentiva ataques de outro país ao seu povo, ou ainda a uma pessoa que claramente não teria condições de governar. Deixa o Maduro lá até que façam uma eleição sem a participação da turma dele que é melhor.

    Responda
  25. José Fernando Marques

    Trump promoveu o caos para golpear a democracia americana. Não vale o que o gato enterra.

    Responda
  26. marco peres

    Materia mal intensionada, se maduro ser defenestrado, quem assume o poder imediato é quem ganhou a eleição, Edmundo Gonzale e Maria Corina Machado

    Responda
    1. Francisco Jose Longo

      Corina não ganhou nada. Quem ganhou foi Edmundo Gonzalez.

  27. Paulo Luizona Castagnao

    Força Trump! Assim os venezuelanos voltam logo para sua terra, param de onerar os cofres públicos do nosso país.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Exato. Mas o problema e' a petezada entender isso...

  28. Marcelo Sampaio

    Quem venceu a última eleição foi Edmundo Gonzalez, ou seja não há o que discutir. Consertem a fraude.

    Responda
  29. Paulo Roberto

    Porque todos estes presidentécos se vestem de militar?

    Responda
  30. Luiz Martins

    Está tudo normalizado? Um país invadir outro sob alegações de tr4fico quando os próprios órgãos oficiais anti Dr Hogas do país invasor diz que 90% das Dr Hogas chegam pelo lado do Pacífico. Quase 100 pessoas serem mortas sem julgamento, sem provas em águas internacionais, sob alegação de portarem Dr Hogas. Ainda que fosse, onde está o processo? Onde está a condenação? Isso se chama T horror istmo de Estado. O que querem é botar a mão no ouro negro. Porque o amarelo já pegaram.

    Responda
  31. Newton Rafael Zuppo

    Torço para que o Trump consiga libertar o oprimido povo venezuelano e que isso sirva de alerta para aqueles que pretendem tornar seus países em nova Venezuela.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      Eduardo, a Coreia do Sul e Japão são exemplo de que???

    2. Luiz Martins

      EDUARDO ROCHA. Faltou complementar, depois de destruir e levar as riquezas.

    3. Eduardo Rocha

      Torço para que o povo Venezuelano consiga se livrar do Maduro. Quanto a pedir intervenção externa, deveria se envergonhar disso. Além de absurdo por princípio, todo lugar que sofreu intervenção americana deu m*. Os americanos são completamente incompetentes - só conseguem atuar até a etapa de destruição.

  32. Elisabeth Schmidt

    É impressão minha, ou foi normalizada a invasão de um país por outro?

    Responda
    1. Elisabeth Schmidt

      Milton, me referi à maneira como o texto está redigido pelo autor e ao veículo de imprensa para o qual ele trabalha.

    2. Elisabeth Schmidt

      Marcelo usa a palavra mágica "mas".

    3. Marcelo Sampaio

      Mas a eleição foi fraudada, descaradamente...

    4. Milton Nauata

      Quem tem a força normaliza o q bem entender, vide Rússia de Putin, as intervenções econômicas com os tarifaços e intervenções militares dos EUA em toda a sua história. Em toda história humana desde sempre, vide Império Romano, a Inglaterra, a França e a Alemanha, quem tem a força impera e não pede licença.

  33. NACIB HETTI

    Vai continuar a milicada corrupta. Pode anotar.

    Responda
    1. Marcelo Cardoso

      No Brasil também tem.

  34. Armando MOURA

    Não vai haver conflito eh uma invasão e massacre, como os EUA no Iraque, Israel em Gaza. E diferente da Russia na Ucrânia porque houve ajudas external. O que sobra disto são Estados como Libia Siria e a destruição da organizacao do estado. EUA estarao criando narco estados por toda a America Latina.

    Responda
  35. Adalto Fonseca Júnior

    Nada se falou nesta matéria sobre a sociedade civil venezuelana. O que sabemos sobre o cidadão venezuelano? Sobre o trabalhador venezuelano? Sobre o estudante venezuelano? Sobre o jovem venezuelano? Sobre a família venezuelana. Só se fala sobre quem exerce o poder e ocupa os lugares de poder institucionalizados. A massa não tem voz, não tem corpo, não tem rosto, não tem lugar de fala, não tem direitos civis, não tem existência. Muito estranho o conteúdo, muito estranha a abordagem.

    Responda