Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    A economia está desacelerando, e os juros estão muito altos há algum tempo. Mas correlação não significa causalidade. Há alguns setores como o siderúrgico por exemplo que estão patinando devido à concorrência chinesa, que fica ainda mais forte com o dólar caindo. E ele está caindo em vários países, não por causa de nossa política monetária.

    Responda
  2. Renato Scherer

    Um dos principais componentes da inflação (alimentos) vinha desde 2019 e respondia a causas distintas dos juros. Foi um erro claro estabelecer a meta 1,5% abaixo da média inflacionária dos ultimos 20 anos. O crescimento d indústria tbm respondeu ao aumento da demanda. A tal sintonia fina talvez não exija selic 10% acima da inflação. Quem ganha cm isso são apenas especuladores e o resultado nominal só aumenta seu déficit.

    Responda
  3. vitor da Silva

    S P parece feliz vendo que a política monetária de juros estratosféricos tá freando a economia. Mas se preocupa com a inflação, embora ela esteja controlada há 3 anos e agora tá de novo dentro da meta. SP teme que os juros fiquem altos por tempo demais mas receia reduzi-los rapidamente; E acha que o BC faz um bom trabalho. Pra quem? O juro alto transfere a riqueza do país pros credores, trava a economia real, desgasta o governo, explode a dívida pública e o déficit total, pune os endividados ...

    Responda
  4. Marcelo Magalhães

    Se ios juros baixos transferisse a quantidade de dinheiro para o cofre da agiotagem, com certeza que o missivista arrumaria desculpas para mantê-los baixos. Essa correlação que o autor cita com tanta segurança não é verificada na prática. Demian Fiocca produziu uma série que demonstra isso de maneira científica, mas os economistas de jornal, também conhecidos como economistas de banqueiros, não a consideram, por ordens de seus patrões.

    Responda
    1. Renato Scherer

      Perfeito. Podemos separar indicadores pra justificar ou não a politica monetária. A indústria cresceu também pelo aumento da demanda; e talvez fosse maior não fossem os juros. A inflação era puxada por alimentos e ela não respondia a juros altos. O articulista pode explicar juros acima da inflação, mas nunca justificou eles serem 10% acima.

  5. João Leite Leite

    O consumo vem sendo sufocado há muito tempo. Os economistas não deveriam trabalhar para frear uma economia que já vem andando em passo de lesma. Era para estarem pressionado o governo para reduzir a sua gastança exagerada para não precisar aumentar juros. Chegam a ser ridículo em condenar até um reajuste maior no minúsculo salario mínimo.

    Responda
  6. João Leite Leite

    Os economistas estão comemorando um um crescimento 0,1%. Num país que precisa crescer acima de 10% ao ano para criar oportunidade de trabalho para os jovens que entram na idade de trabalhar e colaborar com a modernização do país era para estarem preocupados e planejando como sair desta pasmaceira e voltar a crescer acelerado.

    Responda
  7. andre lunardelli

    Aqui nos comentários nós vemos que a militância petista eh tão ruim com relação a economia quanto a bolsonarista relativamente a urnas e as intenções do líder deles.

    Responda
  8. fabiana santos

    Juros altos 0pr1mem a população para mais lu c ros p rentistas.

    Responda
  9. Daniel Choma

    Essa meta de inflação é irreal e por ela o Banco Central aumenta juros e enforca o país, freia o crescimento, dispara a dívida pública e o endividamento das famílias. É o tal remédio que mata os bichos e o paciente junto.

    Responda
  10. Plácido Andrade

    A alegria salta aos olhos!

    Responda
  11. Armando MOURA

    Enquanto isto o fed, sem dados da inflação ou do desemprego, devido ao shutdown, continuou a baixar os juros. Economista brasileiro, parecem vira-latas, fazem o óbvio de dentro da caixinha, será que eles, técnicos de futebol brasileiros, cronistas e colunistas brasileiros , vêm todos do mesmo vaso sanitário?

    Responda
  12. Jair Pereira

    Lula , tentou recriar a teoria keynesiana e adotar a teoria de Laffer ao mesmo tempo, nada mal, mas a intenção não era crescimento e sim melhoria nas pesquisas eleitorais. Porque a teoria keynesiana prega investimento público e redução de impostos, Lula não promoveu o crescimento, aumentou os impostos e não reduziu as despesas. Qualquer Contabilista recém formado sabe que esta conta não fecha, mas para o petista que mal sabe ler escrever o nome , vota iludido com promessa de Picanha.

    Responda
    1. Renato Scherer

      O crescimento acumulado desde 2023 foi de mais de 7%. A expansão das despesas do governo não deixa de ser investimento, já que o retorno não vem apenas pela receita. Estamos vendo crescimento da indústria (oferta) como resultado disso. Bom era a austeridade: não gerava crescimento, nao reduzia a relação Divida/PIB e aumentava o desemprego. Mas os juros eram baixos, maravilha...

  13. delane José de souza

    Porque não incluiu um 'hu-huuu!' no título da matéria? Ficou constrangido?

    Responda