Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Renato MIneiro Drummond

    Uma vergonha o que esses ministros estão inventando para se blindarem também. O STF nunca teve coesão alguma, exceto no processo contra Bolsonaro, pelo que foi. As votações antes sempre foram apertadas, era comum o resultado ser um desempate por um voto. A outra desculpa é pior ainda, alegar essa disposição em votar com o decano. Que lorota é essa?

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Em que mundo você vive?

  2. Francisco Ferreira

    Messias tem todas as qualificações para ser Ministro do STF. Só existe essa picuinha na sua indicação porque o Congresso Nacional além das emendas parlamentares abusivas agora quer usurpar a prerrogativa para indicar os Ministros do STF com o objetivo de se proteger quanto às investigações, inclusive a de parlamentares em diversos gastos de emendas com transparências duvidosas!

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Estou convencida, a terra é mesmo plana.

  3. José Augusto Seixas Júnior

    Judiciário falido e corrompido. Que ninguém precise se socorrer desse poder nefasto.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      A primeira coisa que faz um ditador é constranger ou desmantelar o poder judiciário, ou seja, rasgar a Constituição. Basta um jipe e um soldado.

  4. Anete Araujo Guedes

    Foi o STF que assegurou a governabilidade no desgoverno bozo. Tiveram que agir em diversos momentos. Na aberrante inoperância de um congresso, eleito pela ultradireita bolsonarista, que tem um único projeto, ter maioria no senado, para realizar o impeachment de alguns ministros. Na medida em que já usurparam poderes do executivo, pretendem agora ter o Supremo no seu bolso. Querem apenas decisões que lhes favoreçam. Gilmar se antecipou. Ao ser picado por cobra, tem-se medo até de uma linguiça.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Com erros e acertos, foi o STF que nos livrou do bozo.

    2. Renato MIneiro Drummond

      Está enganada Anete, o primeiro ato da Ditadura iniciada em 1964 foi fechar o Congresso, como o STF está fazendo, só que mais lentamente, usurpando uma a uma suas funções.

    3. Anete Araujo Guedes

      Mesmo sendo condenado sem provas, cujo o intuito de afastá-lo de um pleito em que era favorito, L resistiu com altivez e dignidade, sem tentar uma fuga. Nem admitiu sua liberdade com o uso de uma tornozeleira eletrônica. Afirmou que só sairia da prisão após provar sua inocência. Acabou tendo os processos anulados,

    4. Anete Araujo Guedes

      Sim, ele comprou 51 imóveis com dinheiro vivo, pede para seus seguidores enviarem pix, surrupiou joias valiosas, abriu uma loja de chocolate para lavar roupa suja, praticou, durante muitos anos, rachadinhas ou crimes de peculato, tentou dar golpe de estado, causou milhares de mortes na pandemia etc

    5. MARCIO Gionco

      O PT não sabe conviver com oposição. Os parlamentares de direita foram eleitos dentro da regra. O Gilmar está indo contra o que diz a Constituição. Quando o Lula foi pego com roubo de milhões na Petrobras e recebendo imóveis como propina, além da família riquíssima, vocês não gostavam do supremo.

    6. Anete Araujo Guedes

      Fidelis, o primeiro ato de um autocrata/autoritário/ditador é fechar ou intimidar o judiciário. Suas leis passam a vigorar. São leis que os beneficiam ( ele e seus comparsas). Já para os opositores, o emprego da Lei! Execuções, torturas, assassinatos, banimentos, invasões de resistências, retirada do direito de defesa etc.

    7. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      É. Quando a água chegar ao seu pescoço irá entender a bobagem dita. Essas barbeiragens judiciais (para não dizer decisões absurdas em última instância), hoje estão atingindo teoricamente os adversários políticos. Ótimo. Mas, um dia os ventos mudam e aí, minha cara já era. O mal (aberrações judiciais em última instância) se corta pela raiz. Caso contrário, já era. Quem viver verá.

  5. Alexandre Pereira

    Sugiro estender a Magnitsky para a esposa.

    Responda
  6. Angelo Moriondo Alves

    Meus palpites são: Contra: Kássio, Mendonça, Fux e Tofolli. Dúvidosos: Zanin e Fachin Favorável: Carmem, Dino e Moraes

    Responda
  7. Ivan Zacharauskas

    Muito desconforto relatado pelos ilustres... Recomendo a troca da marca do papel higiênico.

    Responda
  8. Vinicius Chaves

    Eu não li a matéria, só o Titulo e é a mais pura verdade. Posso fazer um palpiteco aqui: Mendonça, Nunes, Fux e Tofolli. Acertei?

    Responda
  9. Jose Pessoa da Silva

    Já sabemos quais estão divididos ganha um passeio de barco ao mar do caribe proximo a Venezuela caso adivinhe .

    Responda
  10. Alexandre Pereira

    Viva o império!! Segue o circo.

    Responda
  11. DOUGLAS TOBIAS

    Não tive acesso a decisão, mas se a lei de 1950 é inválida em relação aos ministros Também se estende ao presidente. Assim, o impedimento da Dilma foi ilegal! É isso?

    Responda
  12. Marcelo José de Souza

    Deixa eu adivinhar que são os quatro ministros que se sentiram incomodados, Andre Mendonça, Kassio Nunes, Luis Fux e Toffoli. Faz-me rir.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Seus donos deixar você fazer isso? Que democratas!!

  13. Daniel Choma

    Os congressistas das emendas secretas querem derrubar ministros do STF que os investigam.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Camarada, tem um sem número de pedidos de impeachment, nenhum verá a luz do dia. Suas majestades podem tranquilas, mas não deveriam atentar contra a ordem legal ou legislar.

  14. João Batista de Junior

    Uma Lei que já deveria ter mudado e o congresso, o pior da história, nada fez até agora.

    Responda
    1. Lucas Lima Lima

      Essa Lei está com validade há 75 anos. Nunca nenhum Congresso ou outros Ministros do STF viram problema. Estão vendo agora, pois esse STF se tornou uma corte política que usa a caneta para perseguir.

  15. MARCOS DA SILVA NEVES

    Quanto ministro frouxo meu Deus! Eita espírito de corpo, que predomina ao invés do interesse público! Isso deixou de ser um órgão do Judiciário e passou a ser um órgão meramente político. A República acabou!

    Responda
    1. Jair Amaral

      Mesmo vendo com restrição a medida de GM, o STF do Brasil não pode ser refém de ameaças e ações de extremistas que se acham acima da lei e, abertamente, estão selecionando candidatos ao Senado afinados com o propósito de impichar os ministros mais atuantes contra seus malfeitos em todo o país. Em tempo; Colocar o Messias para substituir o Barroso é colocar o Richarlison para substituir o Mbape.

  16. Zelis Pereira Furlan

    Deveria passar na televisão com votação aberta.

    Responda
  17. Absalão Bezerra Neto

    Stf com ausência de decência

    Responda
  18. Thiago Ferreira

    Já está claro, pelo menos desde o impeachment sem crime de responsabilidade de Dilma Roussef, que a atual Lei do Impeachment não está aderente aos precritos democráticos de nossa Constituição, podendo ser utilizado o mecanismo, que deveria ser raro, como instrumento de chantagem, seja do presidente, seja de juízes do STF. A decisão de Gilmar Mendes está certa e será seguida pela maioria da Corte.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Pergunte se seu dono concorda, antes de fazer tal afirmação.

  19. Pedro Piedade

    Democraticamente

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Hahahahaha!! Boa!

  20. Ernesto Pichler

    O equilíbrio de freios e contrapesos entre os três poderes é necessário. Se os deputados e senadores podem impedir um Ministro do Supremo, então os Ministros também devem poder impedir um deputado ou senador. No caso de empate, o terceiro poder desempata, para isso são três.

    Responda
  21. José Marco Barbizan

    Espero que os demais ministros apresentem votos bem fundamentados, tenham personalidade e não apenas sejam corporativistas, como temos visto, um ministro apesenta seu voto e os demais dizem amém.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ʌ sonhar não custa nada.

  22. Arnaldo Facciotti

    Vergonhoso se assim for os deputados, vereadores, prefeitos e todos nós do povo tbm queremos ser blindados

    Responda
  23. Absalão Bezerra Neto

    Esperar o que desses integrantes que se organizaram para impor sua "democracia"....

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Você elegeu alguém para o STF, Ernesto? Sensacional!! Explique aí a fórmula!

    2. Ernesto Pichler

      Pode ter certeza de que esse congresso é menos democrático que o STF. As eleições corrompem a democracia quando são dominadas por um poder econômico que usa o poder das redes, de internet ou pente costais, para iludir os eleitores.

  24. Absalão Bezerra Neto

    Essa atrocidade do Gilmar põe as RAPOSAS tomando conta do galinheiro.

    Responda
    1. Renato MIneiro Drummond

      O pessoal sabe que Gilmar Mendes e o PGR Paulo Janot são sócios fundadores de um negócio lucrativíssimo, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento (IDP)? Escolheu o amigão porque sabe que, se conseguir essa imoralidade, estará tudo dominado. E o Congresso aproveita para fechar as portas, o que estão fazendo lá, se quem legisla é o STF? A atribuição do Judiciário não é julgar?

  25. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Toda vez que leio o nome desse decano recordo o desempenho dele no julgamento do Recurso Extraordinário que resultou no rebaixamento da profissão de jornalista.

    Responda
  26. Joao Braga

    Enquanto ainda podemos exercer o direito constitucional à liberdade de expressão ( ainda podemos?) a minha é : sinto vergonha disso tudo. República das bananas e de bananas. Triste.

    Responda
  27. Renato MIneiro Drummond

    Sabem qual foi a medida tomada pelos militares que hoje é chamada de Golpe de 64? Foi exatamente isso que o STF vem fazendo, só que devagar, e não de uma vez. É o fechamento do Congresso, a perda de sua finalidade. Não falta mais nada, tiraram do Congresso a função de legislar, tomaram na mão grande.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ernesto, congresso = leis.

    2. Ernesto Pichler

      Isso é bobagem. O Congresso só não pode interferir nos outros poderes. Se houver interferência, tem que ser mútua, com o STF também podendo impedir senadores. Isso foi inventado por Montesquieu e se chama equilíbrio de freios e contrapesos, base da república. Havendo empate, há um terceiro poder para desempatar.

  28. Moara Semeghini

    Gilmar está cero. Força!!

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      É. Quando a água chegar ao seu pescoço irá entender a bobagem dita. Essas barbeiragens judiciais (para não dizer decisões absurdas em última instância), hoje estão atingindo teoricamente os adversários políticos. Ótimo. Mas, um dia os ventos mudam e aí, minha cara já era. O mal (aberrações judiciais em última instância) se corta pela raiz. Caso contrário, já era.

  29. REGINA HELENA BOLZE CAMBERO

    Gilmar está certíssimo em sua decisão e os demais ministros devem seguí-lo ou querem ser impichados? A gente até adivinha quem pode estar contra isso. O senado não tem capacidade, competência e imparcialidade pra impichar ninguém, um bando de gente que se preocupa só com o seu umbigo e o país e e povo que se danem

    Responda
  30. Jair Pereira

    Paulo Gonet é empregado e praticamente um criado de Lula que é seu fiel servidor e serviçal. Deixar que apenas a PGR possa pedir impeachment de Ministros do STF é sinal de que tem algo a esconder, nunca na história houve esta necesidade de pedir afastamento de Ministros. Porque só agora esta preocupação? Tem algo que não sabemos? Porque estão querendo este " habeas Corpus" jurídico?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Ernesto, o democrata!!

    2. Ernesto Pichler

      O Instituto tem o propósito de defender a democracia. Quem mais a ataca é um Congresso eleito na onda do bozofachismo.

    3. Renato MIneiro Drummond

      Regina, Gonet pode não ser empregado de Lula, mas quem está falando bobagem é você, se informe. Paulo Gonet e Gilmar Mendes são sócios num empreendimento altamente lucrativo que os dois fundaram juntos, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento. O Diretor-Presidente é o filho de Gilmar, Francisco Schertel Mendes. Quer mais alguma evidência de que a PGR e o STF estão juntos nessa violência contra a democracia?

    4. Moara Semeghini

      Todo país que a direita tem tomado o poder derruba o judiciário para agir como quer. Até Hitler fez isso.

    5. REGINA HELENA BOLZE CAMBERO

      Desde quando Gonet é empregado do Lula? Como bolsonarista fala bobagem e sempre está mal informado

  31. Moara Semeghini

    Gilmar está certo porque sabe que bolsosonarisno leva o Senado em 2026 e derruba quem for oposição no STF. FSP é cúmplice como sempre

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Existe vida fora do bolsolulismo, camarada.

  32. Reuben Asuo

    Em Rio que tem piranha, jacaré nada de costas.

    Responda
  33. Marcelo Arias

    Tá certo, o Decano. Um membro do STF é instalado pela concordância do executivo ( indicação )com o legislativo (aprovação). Para ser desinstalado TB precisa dessa concordância.

    Responda
  34. Renato MIneiro Drummond

    O STF perdeu a noção do que é uma democracia. Como pode passar pela cabeça de alguém que tenha o mínimo respeito pela vontade popular, passar a única chance que o povo tem de dizer se aprova ou não determinado ministro para outro órgão de nomeados? Todos sabemos que o PGR, Paulo Gonet, é unha e carne com Gilmar Mendes. São sócios em um empreendimento que fundaram juntos, o Instituto Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD), que tem como principais clientes o Governo Federal e o STF.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Como se diz, a esquerda só condena 64 por que não foi ela que estabeleceu o regime de exceção. Belo exemplo nesses comentários.

    2. REGINA HELENA BOLZE CAMBERO

      Com certeza você deve ser bolsonarista e como sempre mal informado. Se não fosse o STF, principalmente o ministro Alexandre, estaríamos vivendo em uma ditadura e você não poderia se pronunciar.

    3. Moara Semeghini

      Sim claro. Bom mesmo é o Senado e a Camara, que querem derrubar o STF

  35. I M

    O golpe sendo dado pela Suprema trapaça federal.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      É um contra-golpe.

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Gilmar errou na mão quanto apenas quem pode denunciar Ministro do Supremo mas sobre denúncias por discordar das decisões do STF isso é absurdo. Não é crime de responsabilidade.

  36. Igor Cornelsen

    Foi golpe do Ministro do STF, e nem todos os Ministros da corte são golpistas.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Quem nunca esteve e nem pode ser ameaçado não se preocupa com golpes. Deve ser a preocupação com 2026.

    2. Ernesto Pichler

      Não foi golpe. Foi um contra-golpe prevendo o uso de uma eventual maioria no Senado para golpear a democracia. O STF, hoje, defende mais a democracia que esse Congresso eleito na onda do bozofachismo. Felizmente, ainda há juízes em Berlim.

    3. REGINA HELENA BOLZE CAMBERO

      Golpe? Que ridículo! O senado impichar ministro do STF por não agradá-lo não é golpe? Alexandre de Moraes tem 41 pedidos de impeachment no senado, será que isso não é golpe porque o ministro não compactua de absurdos que os senadores votam?

  37. Renato MIneiro Drummond

    Esses caras só votaram juntos no processo contra Bolsonaro, Em outros processos, era comum que as votações ficassem bem apertadas, sendo decididas por apenas um voto. Estão dando essa desculpa porque estão loucos para se blindarem também. Mas isso é uma chacota, uma ofensa contra o povo brasileiro.

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Ser contra o bozofachismo é dever de todo democrata, por unanimidade.

  38. FLAVIA MARIA GONTIJO DA ROCHA

    Faltou a folha dar nome aos bois. Reportagem fraca. Quais são os ministros desconfortáveis? Quais são os que apoiam o Gilmar?

    Responda
    1. Fernando Jose dos Santos

      Isso mesmo, fraca. Eram 4 ministros que viraram dois (os bolsonaristas) junto agora com 3 auxiliares.

  39. Teresinha Marisa Bertol

    Os parlamentares estão reclamando de que? Eles que olhem para seus próprios pares primeiro: dois deputados condenados pela justiça e foragidos no exterior e mais um traindo a pátria sem querer voltar ao Brasil para responder pelos seus crimes dê lesa-pátria. Todos eles já deveriam ter sido cassados há muito tempo, mas estão com seus mandatos protegidos por seus pares.

    Responda
    1. Renato MIneiro Drummond

      Bem, pela sua lógica, fecha-se o Congresso, como fez o golpe de 64, e o STF assume a nova ditadura.

  40. José Roberto Ferreira

    Agora, o golpe está sendo tramado pelo congresso (em minúsculo, mesmo, pra ficar compatível com a sua relevância) golpista fascista! É muita fuleiragem contra a democracia!

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Esse "mineiro drummond" corrompe e usa covardemente o nome do grande poeta comunista mineiro.

    2. José Roberto Ferreira

      Renato, se você discorda da forma e dos critérios aplicáveis aos Ministros "togados", proponha alterações constitucionais por meio de seus parlamentares de estimação. No entanto, isso não tem qualquer relação com o comportamento de_lin_quen_te e retrógrado de grande parte do pior e mais fraco congresso da história do País, que pretende aplicar novo golpe de Estado, por meio de ameaças ao Poder Judiciário e do sequestro do orçamento público! Entendeu ou precisa desenhar?

    3. Ernesto Pichler

      O STF defende, hoje, a democracia, mais que esse Congresso eleito na onda do bozofachismo. É importante que haja o sistema de freios e contrapesos, de forma que senadores possam demitir Ministros do Supremo só, e somente só, se os Ministros puderem demitir senadores. Não há democracia quando as eleições são dominadas pelo poder econômico de uma classe. O "notável saber jurídico" dá estabilidade técnica evitando decisões políticas partidárias.

    4. Jose Roberto X de Oliveira

      O Renato Drumond defendendo parlamentares fascistas é risível. A Democracia não é apenas voto. É um conjunto de valores e princípios tendo como corolário à Dignidade da Pessoa Human tais como liberdade, solidariedade que vcs nem sabem o que é, bem comum, respeito a diversidade. Tem gente na Direita que acha que todo brasileiro é oco como eles.

    5. Renato MIneiro Drummond

      O que você entende por democracia? A maior expressão da democracia, queira você ou não, é o Congresso Nacional, cujos representantes da sociedade brasileira, eleitos por votos, têm a função de redigir e alterar nossas leis. Ou você acha que 11 togados nomeados pelos presidentes da vez, sendo que só 2 deles (Fux e Flávio Dino) passaram no concurso de Direito, podem passar por cima das leis? Isso sim é golpe fascista. Pare com essa "fuleiragem", se gosta de ditaduras vá para a Coreia do Norte.

  41. José Cardoso

    Há alguns anos, o mesmo Gilmar queria porque queria que o Rodrigo Maia disputasse mais um mandato como presidente da câmara. Apesar de ser flagrantemente inconstitucional. Não levou. Dessa vez, apesar do artigo 52 da constituição prever o impeachment tanto dos ministros do STF como do procurador geral pelo Senado, o Gilmar tira da cartola que só este último pode iniciar o processo. O que simplesmente não está na constituição! Ele é reincidente.

    Responda
  42. Maurício Pitta

    Coitado desse país!

    Responda
  43. Daniel Francisco

    Se fosse fácil impeachar ministros do STF já teria sido feito vários desde 1950...

    Responda
  44. neli faria

    Direito não é ciência exata como a Matemática . Direito é interpretar a Norma ao concreto. O meu professor , na pós,o grande José Cretella Jr, que dizia, em Direito Administrativo existem duas opiniões a minha e a errada. Como sou humilde, surrupiei a frase e disse: em Direito existem duas opiniões a minha e a errada. Matéria polêmica, por óbvio que a opinião não é unânime. Entendo que a Lei deve ser amoldada a Constituição Nacional.

    Responda
    1. neli faria

      Marcos:não querem vencer as eleições para construir um país melhor. Querem ganhar para vingar de quem está cumprindo a Constituição Nacional. Uma instabilidade institucional. A pessoa não gosta da decisão do STF, certa ou errada ,ingressa com impeachment. Será que o povo não percebe que essa gente quer a desgraça do Brasil? O que esperar dessa gente que bateu na Porta do trump para modificar a decisão do STF? Vou à Santa Missa Rezar para que Deus livre o Brasil dessa gente. Amém!

    2. Marcos valerio André da silva

      Neli, o que eu diria, Gilmar retirou o tatu do buraco e jogou no colo do congresso, se soltar mostra que Gilmar está certo, uma regra que permite que 21 de 84 abram um processo de impeachment contra um ministro do Supremo e um erro. Alguns dizer que Gilmar não conversou antes, será?

  45. Raymundo Itareru

    a divisão é entre o que sabem que nunca terão pedido de impeachment, gentinha sem vergonha e golpista, todo mundo sabe quem são

    Responda
  46. Luiz Henrique Frosini

    Dos quatro ministros mencionados pela FSP, com certeza três deles são André Mendonça, Nunes Marques e Fux, que anseiam por ver o STF lotado de ministros fascistas de extrema-direita direita para apoiar uma ditadura aqui no Brasil. E isso nem precisa ter fonte no STF para saber. Quanto ao quarto ministro, acredito que seja exagero da suposta fonte da FSP. E mesmo com quatro contra Gilmar, no plenário ainda seria 7 x 4 a favor de Gilmar Mendes, que está corretíssimo em sua liminar.

    Responda
    1. Marcos valerio André da silva

      Luiz bom dia, também acho que o Gilmar fez o certo, e inaceitável que 21 de 84 senadores possam abrir um processo de impeachment de ministro do STF, além de o presidente do Senado poder usar isto como moeda de troca.

  47. JOSE FRANCISCO DE PAULA FILHO

    Sobre Gilmar, Joaquim Barbosa disse que "Vossa Excelência está destruindo a Justiça deste país" e "Vossa Excelência está na mídia, destruindo a credibilidade do Judiciário brasileiro.". Já Luiz Roberto Barroso disse que ele é "pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia. Não tem ideias, propostas ou patriotismo, e estar "sempre atrás de algum interesse que não é o da Justiça".

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      José Francisco, periculosidade é o bozofachismo controlando o Congresso.

    2. Marcos valerio André da silva

      Francisco, eu vejo que Gilmar fez um favor ao país, mostrou um ponto fraco em nossa constituição, e que dependendo da constituição do congresso, medidas autoritárias poderiam ser tomadas. Temos uma regra para escolha de juízes do STF, boas ou ruins, elas vem sendo usadas faz, quer melhorar,ok, mas piorar jamais.

    3. JOSE FRANCISCO DE PAULA FILHO

      Ou seja, pessoas que conviveram com GM NÃO têm opiniões favoráveis sobre ele. Existem muitos outros depoimentos e relatos de quem é e qual é a verdadeira periculosidade dessa pessoa para esse país.