Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Fleury cecchi

    Gilmar esta certo enquanto existir essa corrente de deputado e senadores cujo objetivo é explodir o Brasil para se tornar uma ditadura cleptocrata cujo objetivo declarado é de preferência acabar com o STF

    Responda
  2. mario rey

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. Orasil coelho pina

    Enquanto os tribunais de contas e do judiciário tiver seus ministros indicados por políticos, não devemos esperar outras respostas que não o compromisso com seus indicadores! OrasilRioSorocaba!

    Responda
  4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Um que deveria ter pedido de impedimento é Dias Toffoli, mas como Ciro Nogueira, Ruedas, Cláudio Castro, Ibaneis et caterva estão envolvidos com as falcatruas de Vorcaro, nesse caso não há interesse e Alcolumbre não se manifestou, até pq fundos de pensão do Amapá investiram no Master. Só sujeira!

    Responda
  5. Ivo Ferreira

    O Congresso deveria agir. O primeiro passo seria limitar o prazo de permanência dos juízes do Supremo. Quem quiser ser imortal vá pra A. B. L.

    Responda
  6. LUTHERO MAYNARD

    A cronista, se estudasse um assunto que não entende, deixaria (em todos os seus textos) de espalhar platitudes a torto e a direito.

    Responda
  7. Marcelo Costa Batista

    Texto perfeiro e inrretocável! STF não legisla! Nem aqui, e, em nenhum lugar do mundo democrático, civilizado ou que tenha a minima noção de civilidade. Tal aberração não encontra amparo na Constituição Federal e não encontramos algo parecido nem mesmo em Republicas de Bananas e não importa se os motivos são "Nobres, virtuosos ou indignos" um erro não pode justificar outro nunca. Quer modificar a legislação é só concorrer as duas casas legislativas na próxima eleição o resto é golpe e tapetão.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Simples assim.

  8. Laudgilson Fernandes

    Lygia Maria para completar o quadro só falta retirar esta foto e por uma com uma tiara de florzinha. Representaria melhor os seus textos e sua assinatura ficaria mais rizível e visível.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Quando falta argumentos, sempre chega a apelação.

  9. José Cardoso

    O STF deve se limitar a interpretar a constituição, e não há nada nela sobre esse monopólio da PGR quanto à iniciativa de impeachment. Nesse caso, tudo se passa como se o Gilmar fosse um parlamentar que propusesse um projeto de lei e o submetesse ao plenário. O pequeno detalhe é que, pela constituição, o plenário competente é o do congresso eleito, e não dos ministros nomeados do STF.

    Responda
  10. PEDRO V A A P

    Essa colunista papagaia “opiniões” com base no que podemos chamar de burrice/bolsonarista. É trágico que um jornal desse porte não tenha vergonha na cara de publicar uma idiotice dessas.

    Responda
    1. JOSIAS AVILA

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  11. marco martins

    Essa semana o Ministro Fachin deu a sugestão da criação de um código de conduta para o STF. Principalmente sobre a participação em eventos privados. Foi imediatamente rechaçado por outros ministros. Principalmente os garantistas, sim aqueles que vivem de viajar o mundo às custas de dinheiro público, vc debatendo suas convicções, que nada tem a ver com a função que lhes foi destinada. Esses caras tomaram o País, vai ser difícil frear!!!

    Responda
  12. RICARDO TEIXEIRA MARINHO COSTA

    Ainda não e é duro , por ora , concordar com o Gilmar . Mas vá lá ! Ainda há ovos daquela serpente no congresso.

    Responda
  13. Paulo César de Oliveira

    A esmagadora maioria das postagens contém apenas insultos e nenhum argumento, como já eh de costume. Eh muito claro para qualquer pessoa minimamente dotada de bom senso que Gilmar Mendes não pode retirar as prerrogativas do Senado com uma decisão monocrática e que isso só poderia ser feito por meio de medida legislativa. Juízes não podem criar leis e há que se respeitar a separação de poderes.

    Responda
    1. JOSIAS AVILA

      Concordo, Gilmar não apenas interpretou a lei, ele a alterou mudando de maioria simples para maioria de dois terços. Nenhum juiz em qualquer país decente do mundo tem esse direito.

  14. Nelson de Paula

    A Lei coloca uma espada de Dâmocles nas mãos dos senadores. Ainda assim, é bem menos poder que a decisão do m. Gilmar confere ao PGR. As leis são feitas para esta e outras situações, valendo para quando o ministro é de direita e o senador de esquerda, e vice-versa - só não se pode ser bolsonarista, aí é jogo sujo.

    Responda
  15. Leandro Schelgshorn dos Santos de Sansão

    A colunista, em que pese ter perfil autoritário e golpista, também não tem a menor preocupação em estudar atentamente as questões sobre as quais tenta tratar em seus escritos. Inclusive à luz do Direito Moderno. Lamentavelmente ela tem espaço em jornal de grande circulação, o que potencializa os efeitos danosos de suas opiniões enviesadas. Presta desserviço constante. Por falta de conhecimento, merece ficar sem emprego. Jornalista que não gosta de aprender e entender atende por preguiçoso.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Toda semana é a mesma coisa a fsp insiste em publicar textos quase pueris de tão fracos dessa estudante de jornalismo,porta voz de santa Catareich de onde ela vem

    2. JOSIAS AVILA

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Paulo César de Oliveira

      Leandro, que tal menos pedantismo e algum argumento?

  16. Fausto Arroio

    Como é gostoso ver a colunista se rasgando de raiva, como todos os bolsonaristas. É isso aí ministro Gilmar, proteja os bastiões da democracia que são diariamente atacados pela direita cega, surda, mas, infelizmente, não muda.

    Responda
    1. Caio Monteiro

      Ainda não percebeu que precisa se reciclar. Já se sabe o que vai escrever. Nenhuma ideia nova nem muito menos uma luz no fim do túnel .

  17. Marcos Benassi

    Ôôô, delícia, com tanto comentário de colegas, posso abster-me até de ler o texto reaça. Agradecos a tod@s pela crítica que, tô certo disso, compõe cerca de 1OO das 121mensagens ora nesta Ágora. Obrigado, que alívio!

    Responda
  18. Dalton Matzenbacher Chicon

    Inexiste soberania popular em ambientes de cegueira ideológica nutrida por invencionices.

    Responda
  19. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Lembremo-nos sempre do papel do ministro GM na desregulamentação da profissão de jornalista.

    Responda
  20. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    "Hipertrofia autoritária": boa definição. E não nos esqueçamos nunca de que GM relatou o processo que resultou no rebaixamento da profissão de jornalista, em 2009.

    Responda
  21. Nerisvaldo José Santos

    Uma ideia bacana para o jornal usar o Datafolha: pegar as 99 solicitações de impeachment para o grande Alexandre de Moraes e fazer algo estatístico sobre essas pessoas.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Investigar os hereges? Os que discordam de suas majestades e de sua santidade? Hahahaha!! Onde já se viu isso? Ah, sim!! Na URSS, Alemanha nazista, China, Cuba, Rússia, Venezuela…. Diga lá, sua sugestão é campo de concentração ou reeducação? Hahahahaha!!

  22. Anete Araujo Guedes

    É através das Fakes News que a ultradireita vence as eleições. Não se deve pensar em impeachment de ministros, como quem decide ir a um passeio no parque, ou por divergir de suas decisões. Gilmar se antecipou aos que recebem bilionárias verbas partidárias e impositivas, pela via do pagamento nossos impostos. São os que agora pretendem avançar sobre o STF. Já que foi ele que impediu que sofrêssemos um golpe de Estado, como vem acontecendo mundo a fora, com o avanço da extrema direita.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Correto, Paulo. Grata pela correção!

    2. PAULO TAUFI MALUF JUNIOR

      Dona Anete, mundo afora

    3. Alexandre Pereira

      Sofrer um golpe por outros meios resolve, Anete? Sério?

  23. Alexandre Pereira

    Está nu há duas décadas, mas agora fazem pole dance.

    Responda
  24. Marconi Rezende

    A ditadura já está de volta e seus elementos estão cada dia mais expostos. Com uma corte mais cara que a coroa inglesa, talvez fosse melhor coroa-los e admitir a Venezuelização de nossa republiqueta..

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Maduro fez na Venezuela o que Jair pretendia fazer aqui.

  25. Fabio Queiroz

    O gado red angus só falta mugir. Estão aplaudindo decisão autoritária, monocrática e também estão com um pé pra defender banqueiro bandido, só que tem vergonha de admitirem. Parabéns ao artigo Lygia, e quanto aos haters da colunista cuidado, na hora que mudar o chicote o lombo de vcs estarão ardendo, e aí não adianta ir pra rua protestar.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Apologia ?! Cuidado com essa sinceridade.

  26. Cesar Costa

    Excelente e necessário artigo dna Lygia. Seus haters aqui na folha vão babar de ódio. Não vão respeitá-la como mulher (são feministas de ocasião), depende da orientação política da mulher para receber afagos ou ataques. A hipocrisia humana não tem limites.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Tem frequentado o reduto, Anete? Ou é resposta automática?

    2. Anete Araujo Guedes

      O ódio é um reduto da extrema direita fascistóide

  27. Jesus Silvestre

    Sobre os ataques q o supremo sofreu do golpista bolsonero durante 4 anos vc não fala nada . Este congresso de maioria bolsonazista quer se blindar impichando ministros q cumprem a lei. Fora golpistas filhotes da ditadura.

    Responda
    1. Eric Dias

      Jesus Silvestre, seu comentário parte da suposição de que os ministros são pessoas sérias e isentas, não são. A composição atual da casa é uma vergonha sem tamanho.

  28. Fernando Piechnik Leite Ferreira

    O que a ilustre colunista não está levando em consideração, é o movimento que estava se articulando no congresso para derrubar , atraves do impechemant , os ministros do STF que se posicionassem contra os seus interesses. Desta forma, no meu ponto de vista, o posicionamento do STF funciona como uma verdadeira legítima defesa frente a essa manobra em curso.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Devem estar com medinho, não? O suficiente para mandar às favas a constituição, né?

    2. Eric Dias

      Sim, Fernando, é uma legítima defesa, é o que lhes resta pois não estão dispostos a trabalhar pelo que são pagos que é zelar pela CF. Estão lá a cuidar dos próprios interesses e de seus escritórios de advocacia $$$. (Ministro não tem escritório mas tem esposa e filhos que tem escritório) STF, vergonha do direito.

  29. jair Bittencourt de Oliveira Bittencourt de oliveira

    A nossa constituição elaborada após a ditadura foi muito abrangente, visando sanar várias imperfeições, por isto envolveu muitos princípios, deixando dezenas de artigos para serem regulamentados, posteriormente, através de leis complementares. e muitas dessas regulamentações ainda não foram feitas pelo congresso. Assim, surgindo uma necessidade, é preciso a atuação do STF, para decidir. Daí a necessidade de atos jurídicos, tais como as ADPF. E ,provocado., deu a resposta! Apenas isto!

    Responda
    1. Mauricio Soares

      Como é b o bo esse Alexandre! Impressionante...

    2. Alexandre Pereira

      Em causa própria, né? Hahahahaha!! Provocadinhos, eles!

  30. elcio matos

    Vivemos um momento único em nossa história quando a maioria dos membros do STF são conhecidos pela população, assuntos em rodas de bar e em conflitos familiares na atual polarização política do país. Eu vejo isso como um ótimo sinal, pois em nossa história o STF sempre foi um coadjuvante minúsculo, homologador de golpes (durante a ditadura militar o povo nem sabia que existia STF). Se hoje se discute o papel do STF no cenário nacional é porque a Constituição está sendo ouvida.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Cê quer dizer calada, né?

  31. jair Bittencourt de Oliveira Bittencourt de oliveira

    A nossa constituição elaborada após a ditadura foi muito abrangente, visando sanar várias imperfeições, por isto envolveu muitos princípios, deixando dezenas de artigos para serem regulamentados, posteriormente, através de leis complementares. e muitas dessas regulamentações ainda não foram feitas pelo congresso. Assim, surgindo uma necessidade, é preciso a atuação do STF, para decidir casos específicos. Daí a necessidade de atos jurídicos, tais como as ADPF. E ,provocado., deu a resposta!

    Responda
  32. Luiz Henrique Frosini

    Artigo reacionário, bem ao estilo da extrema-direita fascista que a FSP e seus pretensos colunistas apoiam e defendem. Sugiro à autora que investigue porque o presidente de senado defende de forma tão enfática a indicação do Pacheco, justamente na esteira da prisão do presidente da Alerj. Uma investigação desta, com certeza, demanda muito trabalho. Mas de vez em quando seria bom para os colunistas da FSP trabalharem um pouco e não simplesmente publicarem artigos soprados pelo andar de cima.

    Responda
  33. Nelson Vidal Gomes

    O STF vem perdendo legitimidade junto à sociedade desde o fim da Lava Jato, acerca do que o brasileiro médio sem interesses políticos ou partidários ouviu, leu mas nunca se convenceu de seus "abusos" senão o da ousadia de combater a corrupção, prova-nos a fixação do neologismo "descondenado". Em seu beneficio deve querer que o Congresso a renove nos 4 pilares: composição, prazo de mandatos, critérios de nomeação e competência exclusiva para a interpretação do Direito Constitucional. Namastê!

    Responda
  34. Giovanni Bruno

    Parabéns, Lígia. Alguém precisava dizer (escrever) isso.

    Responda
  35. Helene Medeiros

    Muito bom artigo Lygia Maria.

    Responda
  36. Felipe Araújo Braga

    A colunista Lygia Maria causa repulsa porque defende uma visão excludente que naturaliza desigualdades e nega direitos a grupos vulneráveis, como pessoas trans, palestinos e jovens pobres. Seu espaço na Folha de S. Paulo mostra que essas ideias não são marginais: elas atendem a interesses de setores da elite que querem preservar hierarquias sociais e tratá-las como “racionais”.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Cesar Costa

      Felipe, o que essas críticas que o sr elencou têm a ver com a atitude tresloucada do ministro Gilmar, em uma canetada, jogar no lixo uma lei que está em vigor desde os anos cinquenta? Não lhe traz nenhum temor juízes do STF tomarem atitudes tão inconsequentes? O sr aprova o ministro Tofolli ter colocado sigilo total de justiça no caso Master? Não podemos saber nem os nomes dos advogados dos acusados. O sr está confortável?

  37. Felipe Araújo Braga

    O jornal também se beneficia do choque que ela provoca, usando a polêmica para gerar debate e audiência. Assim, o problema não é apenas o que ela pensa, mas o fato de que seu discurso é legitimado como opinião respeitável na mídia.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Advogando censura, camarada? Hahahahaha!

  38. Florentino Fernandes Junior

    O redbanho deve esta aplaudindo de pé a viagem do toffoli no jatinho da alegria

    Responda
  39. Florentino Fernandes Junior

    O redbanho sabe q nao tem votos , entao tenta ganhar no tapetao supremo

    Responda
  40. Florentino Fernandes Junior

    Texto perfeito lygia e os comentarios fo redbanho mostra q eles adoram mesmo ser tutelados

    Responda
  41. Emerson Alves

    se nao fosse o stf, kkk imaginem aonde estaríamos, geridos por malucos bandidos.

    Responda
    1. Florentino Fernandes Junior

      Antigamente se dizia q se nao fosse o imperador, agora se cantam loas aos supremos,

  42. Amarildo Caetano

    Não fosse o Supremo estaríamos em uma ditadura ,com prisões e mortes .Parabéns a ele ,que conteve a direita golpista .despertou ó di o ,masfaz parte .

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Cansativo é ver os fascistas chorando

    2. Florentino Fernandes Junior

      Essa cantilena amarildo ja cansou

  43. Luiz Sergio

    A cada semana um texto horrível e tendencioso dessa colunista.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Nojinho, Luiz? Um 64 de esquerda é lindo, não?

    2. Florentino Fernandes Junior

      Pois eu adorro

  44. Claudia Dias

    Como a Folha de São Paulo permite tamanha "excrecência"? Que vergonha esse tipo de artigo que se presta à desinformação! Talvez por isso o incômodo com o inquérito da fake news.

    Responda
    1. Fabio Queiroz

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Florentino Fernandes Junior

      Vai ler a monica bergamo ou melhor carta capital claudia, ja q vc nao suporta o debate

  45. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Parafraseando Caetano: o STF está nu, mas o STF é mais bonito nu. Se passam a ameaçar o emprego deles sistematicamente o que a colunista faria se estivesse no lugar deles e tivesse os meios que eles tem? Esperaria a maioria que a ultradireita quer fazer no senado? Quem pode mais chora menos.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      A briga não é comigo. Eu voto sempre na esquerda. Mas se houvesse um congresso majoritário de esquerda vocês defenderiam o seu fechamento, como já se fez tantas vezes aqui e em outros países. Portanto não é só no voto que se resolve embora fosse este o meu desejo. Vocês mesmos tentaram rasgar sessenta milhões de votos inclusive o meu.

    2. Alexandre Pereira

      Bom, Vanderlei, já não é um país livre, mas até você ainda tem direito a alguma opinião, mesmo lamentável, né? Gosto não se discute!!Hahahahaha!! Mereceu seu biscoito hoje!! Aproveite o Gilmar peladão!!

    3. Fabio Queiroz

      STF não legisla caro gado red angus. Forme a sua maioria no congresso de esquerda e no senado. É no voto que se resolve.

    4. Eric Dias

      Vanderlei, seu comentário foi perfeito.

  46. Francisco Jose Longo

    Os colunistas deveriam ter conhecimento pleno da constituição e das leis antes de escreverem seus artigos. Nesse caso específico não sei se é ignorância ou má fé. Aos poucos a Folha está se transformando em rede de tias do zap.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Já que você acha isso, camarada, diga aí onde ela errou e por que blindar suas majestades está correto. Chilique não é argumento.

    2. Ednéia Fernandes

      Verdade, e a colunista é porta-voz das tias e tios do ZAP.

    3. Florentino Fernandes Junior

      Chicso sabichao aponte o texto constitucional q vc esta citando

    4. josé SOARES

      Creio que ambas: ignorância e má fé, com predomínio desta última.

    5. André Silveira

      A única serventia desta coluna semanal é essa mesma. Ser repassada pela tubulação subterrânea das redes antissociais deles.

  47. Dartagnan Santos

    Rs... os órfãos do golpe estão tristes porque não será possível um novo golpe, agora diretamente contra o STF.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Hahahahahaha!! Disse o cara que tem dono!

  48. Marcelo Negros

    A Menina Sem Lábios quer um Senado Bolsonazista que tire o Xandão como vingança contra o Comando Nazista Golpista. Procurem no Facebook por "It is always the people with no lips" para entender.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Cê não cansa, né tovarish? Hahahahaha!! Procurar no facebook? Sério? Tias do zap também? Hahahahaha!!

  49. Adão Vieira de Faria

    Lygia, sua semiótica é parcial na compreensão e na análise dos sinais, pois STF significa máximo do poder judiciário, portanto vc quer esperar o que do único poder capaz de barrar um golpe?

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      O único capaz de dar um golpe impunimente, cê quer dizer? O único que pode ser conivente com qualquer falcatrua impunemente? Que decide sobre o que deve ou não prestar contas? Oráculos de Delfos que interpretam o que quer que seja a seu bel prazer? Bom, camarada, já não é um país livre, mas tem direito de gostar de um dono. Nem por isso os demais devem concordar, ainda que discordar seja proibido.

    2. Luiz Sergio

      Rodrigues está escrevendo olhando no espelho?

    3. Pedro Luis S C Rodrigues

      É lindo assitir a um mon goloide escrevendo

  50. André Silveira

    Suspeito que há bem mais pelados que nas transparências supremas. O colunismo organizado, por exemplo, enquanto ataca a Justiça sistematicamente, deixa antever suas carnes desnudas da proteção ao crime de lesa-pátria, golpismo continuado e irresignação com a coisa julgada.

    Responda