Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Interessante!! Governo Lula barrará privatizações e assusta mercado. Porque não comprou o correio? Entendi, querem os Bancos Públicos e a Petrobrás. Porque será?!

    Responda
  2. Valdir Teixeira da Silva

    Leviandade pura, esse artigo.

    Responda
  3. Luiz Marcelo Zerbini Pereira

    O mercado lucrou horrores com a escravidão de seres humanos. Lucrou na pandemia, quando se morria aos milhares. Lucrou com pessoas nas filas disputando ossos. O mercado não se importa com gente. Enquanto isso, a China prospera como nunca se viu, tirando quase um bilhão de pessoas da pobreza e eliminando a miséria, com o estado induzindo o crescimento

    Responda
  4. adriano luiz pepplow

    grande realidade ,faria lima precisar m bobo bolsonarista pra trocar os delegados que tão acabando com os esquemas construídos no tempo do fakkeado , INSS banco master pcc no governo ,esconderam o ICMS do esquemao do Tarcisio , o negocio é' deixar passar o tempo e eleger um dos ""nossos " que pare a pf

    Responda
  5. Marcos Serra

    Corrigindo o Bernardo (abaixo): "Lula nunca foi um estadista, sempre foi e sempre será um corrupto". Para ele e kumpanheirus, as estatais são fonte interminável de assalto ao dinheiro público. No atacado, Mensalão, Petrolão, (quase Arrozão) e Pensalão. No varejo. sítios, apartamentos, palestras fantasmas, filhotes milionários instantâneos, empréstimos do BNDES com direito a cashback, mano freizinho surrupiando no sindicato, Lulinha com mesada de trezentos mil do Careca do INSS e aí vai. Fazuéli.

    Responda
    1. Ademar Adams

      O serrote é só fake news. Quem diz que o Lula é estadista, são líderes mundiais e os títulos que Universidades mundo afora deram pra ele.

  6. Ademar Adams

    Ao falar da queda do lucro líquido das estatais, o articulista inclui o ano de 2022, do governo Bolsonaro. Por que? E quando fala do pior resultado, esquece de dizer o ano ou no governo de quem.

    Responda
  7. Marco Pereira

    Me parece uma avaliação condizente com o mundo pós-neoliberal que está surgindo. Se ater aos dogmas do mercado é reforçar os privilégios de uma ínfima minoria.

    Responda
  8. Luiz Reichmann

    Essa História e com H ou sem? Vai assustar lagarto no Brazil. Dinheiro Publico induzindo os elefantes brancos de novo? Temos dinheiro ainda? Chinazil! Chernobil kkkk

    Responda
  9. ANIBAL CARRION

    Ainda bem que o mercado corre com o crime e o pior de todos e os que defendem o condenado mor da família VTNC e sua aniquilação dos pobres.

    Responda
  10. Pedro Piedade

    Democraticamente

    Responda
  11. Valdir Machado

    O mercado com medo do PT? Rsrsrsrsrs

    Responda
  12. José Marco Barbizan

    Nenhuma novidade, não sei quem acredita em coisa diferente.

    Responda
  13. Eduardo Rocha

    O Brasil está em crescimento, junto com programas que melhoram a vida do trabalhador (algo que o autor desse texto não tem ideia do que significa). Agora, seria importante falar dos péssimos exemplos de privatização.. .

    Responda
  14. Marcos Serra

    PT dobra burri ce que assusta mercado e quer Estado dando continuidade à corrupção, aparelhamento e incompetência nas empresas públicas. Prejuízos de bilhões? O contribuinte que pague, afinal deles só queremos extorquir. Salve o Taxxad!

    Responda
    1. Ademar Adams

      Saudades do Bozo, né Serra!

  15. Gilberto Rosa

    Mercado está assustado é com a Pf na Faria Lima e no Master, já com o Lula, temos o record da bolsa. A velhaca Folha é pura manipulação de tolos.

    Responda
  16. Marcelo Almeida

    A bomba está armada para 2027, quem ganhar, mesmo que seja papai Lula, estará com um mega problema a ser resolvido. Presumo que se ganhar, logo em seguida, Lula fará o tarifaço, arrochará a economia e os benefícios sociais, fará o oposto do prometido na campanha, para melhorar um pouco a situação. Ou se estiver completamente fora de si, seguirá na toada e colherá os resultados da irresponsabilidade fiscal, agora sem Bozo ou Campos Neto para chamar de culpado.

    Responda
  17. LUIZ ANTONIO DE ANDRADE

    Liberalismo nos olhos dos outros é refresco, e só.

    Responda
  18. JOSE GUILHERME SOARES SILVA

    Esse pessoal que fala de "gasto" sabe nada de orçamento público. Não sabe que apenas duas estatais é que dão prejuízos, como a Engeprom e os correios, por diversas razões, inclusive devido a investimentos contratados em outra gestão, como no caso do projeto das fragatas tamandaré. Mais de oitenta e cinco porcento do orçamento é compulsório. O corte de gastos que o tal mercado quer são reformas cruéis, além de desvalorização do salário mínimo e das assistências sociais.

    Responda
  19. Hudson Neves

    O articulista ainda não entendeu que partido é partido, governo é governo

    Responda
  20. mario costa carezzato

    Não podemos negar que o setor privado é muito mais eficiente do que o estado em gerar riquezas para si próprio. E depois vão surfar no rio Pinheiros.

    Responda
  21. Marcos Lima

    Interessante, se o mercado reage a uma candidatura de Lula ele está precificando-a, mas se reage a uma candidatura de outrem, no caso a bela adormecida do debate , também está precificando a candidatura do lula. Ou seja, nem todos os caminhos levam a Roma, mas certamente todos levam a lula. Nem Freud explica tal patológia comunicacional. Vergonha alheia.

    Responda
  22. Antonio Silva

    Em pleno século XXI, discutir se cabe ou não ao Estado o papel de indutor de crescimento, é surreal!!

    Responda
  23. Bruno Mattioli

    Folha como sempre preocupada com a classe burguesa e odiando ver o desemprego em baixa e a melhoria de vida que o Lula trouxe, uma vergonha esse texto folha!

    Responda
    1. Marcelo Ramos

      Essa questão do desemprego. Quem estipula o critério para mensurar a taxa é o próprio governo. Aí quem trabalhou por um mês sequer no ano passado é considerado ocupado. Como assim ??? Taxa inflação. Fake.

  24. alberto bridi

    Vai perder de novo, mané! Não amola!

    Responda
  25. Claudio Evaristo

    Ah, sim. É muito melhor voltar pro mapa da fome, não proporcionar saúde para os vulneráveis e entregar os setores estratégicos na mão de gente q só quer saber de lucrar sobre a pobreza alheia e concentrar mais renda. Assim o mercado fica feliz. Çei…

    Responda
  26. Elismar Bezerra Arruda Bezerra

    Assusta apenas a ve lha clas se proprietária es cra vo crata, que sempre teve o Estado como, mais que indutor, o garantidor dos seus pri vi légios!

    Responda
  27. Felipe Macedo

    PT está certo. Fazendo o mesmo que o intervencionista Trump e tantos outros fazem mundo a fora e ninguém critica. Mas quando Lula faz, vendem a mentira que o apocalipse se aproxima. Já estamos vacinados contra o liberais de ocasião

    Responda
  28. Tiago Barbosa

    Pela lógica da entidade abstrata denominada "mercado", a Europa continental pós guerra (mais recentimente a UE) errou em tudo sobre o papel do Estado na economia, e a China tem errado nos últimos 40 anos sobre o papel do Estado na economia. Estado como indutor de crescimento econômico é há muito o "padrão" nas grandes economias da UE (indubitavelmente democráticas aos padrões ocidentais), e tem sido abala de prata no Capitalismo de Estado da China. Mas quem deve estar certo é o "mercado".

    Responda
  29. Marcio Freire

    Deixa ver se eu entendi, até quinta passada a bolsa estava batendo recordes atrás de recordes porque achava que o Lula ia perder 2026?? mas com o anúncio da candidatura do Flávio a ficha do mercado caiu??? Que texto tendencioso e mequetrefe!!!

    Responda
  30. Dalmo de Souza Amorim Junior

    2026 O problema desse programa econômico é que não gera um real de ICMS. São programas populistas de serviços prestados como shows, sem a produção de bens finais ou produtos de exportação. Não sendo economicamente viáveis, tiram dinheiro bom e injetam no desperdício.

    Responda
  31. João Batista Tibiriçá

    Viva! F!

    Responda
  32. Marcelo Magalhães

    Repeteco do trabalho lobista da Faria Lima. Mais mentiras e descalabros, sem nenhuma consistência, visando desgastar o vitorioso governo do presidente Lula. Todos os países que crrsceram, assim o fizeram com o dinheiro público. Nunca houve choque de consumo interno que justificasse a inflação dos alimentos após a pandemia, o problema foi o excesso de demanda externa, que o BC resolveu tratar com a elevação das taxas de juros. O BC independente, que foi capturado pelo Mercado. Puro lobby.

    Responda
  33. Bernardo Rocha

    Vamos aceitar de uma vez por todas um fato que no fundo muita gente sabe, mas não admite ou odeia admitir. Lula nunca foi um estadista, sempre foi e sempre será um populista. E sabemos que populistas não fazem o que é certo, mas o que é necessário para chegar e se manter no poder.

    Responda
    1. Marcos Serra

      Bernardo, permita-me corrigir: "Lula nunca foi um estadista, sempre foi e sempre será um corrupto". Para ele e kumpanheirus, as estatais são fonte interminável de assalto ao dinheiro público. No atacado, Mensalão, Petrolão, (quase Arrozão) e Pensalão. No varejo. sítios, apartamentos, palestras fantasmas, filhotes milionários instantâneos, empréstimos do BNDES com direito a cashback, mano freizinho surrupiando no sindicato, Lulinha com mesada de trezentos mil do Careca do INSS e aí vai. Fazuéli.

    2. Ademar Adams

      Não é um Rochinha que vai dizer se o Lula é estadista ou não. Quem diz é o mundo inteiro e os títulos universitários que ele já recebeu.

    3. Felipe Macedo

      Me divirto com a capacidade dos antipetistas de acreditarem nas mentiras que eles mesmo inventam e reproduzem entre seus pares. Dito isso, Lula 26

    4. Marcelo Magalhães

      Vamos aceitar que os sujeitos que seguiram a cartilha do autor, Temer, Bolsonar e Milei Levarram os países à bancarrota. No Brasil, cento e vinte cinco milhões de pessoas foram colocadas em insegurança alimentar e trinta e três milhões com fome. Ao contrário do que o presidente Lula promove atualmente. A Argentina, que segue à risca a cartilha do missivista, sobrevive com os trocados que o Trump doa. A dívida do Brasil, graças ao presidente Lula é toda em real, portanto não ameaça a soberania.

  34. Sergio Moraes

    Que medo, não? Folha liderando, com um grama de vergonha, o movimento Volta Guedes.

    Responda
  35. Raymundo Itareru

    legal de tudo isso é que o mercado não tem votos, tem a imprensa k na lha golpista para tentar enganar o povo, esses especuladores bandi dos estão lá preocupados com o Brasil, querem é juros abusivos para continuar roubando os contribuintes essa elite fede

    Responda
  36. Zelis Pereira Furlan

    Logo vai dobrar aposta com o povo nas ruas.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Que povo Zelis? Os que vão rezar pra pneus?

  37. Marcelo Negros

    Andrezinho PCC da Farinha Lima mandou a Folha PagBank martelar sem parar a Lavagem Cerebral dis Donos de Dívida de SUV. Libertarianismo é a única coisa mais à Extrema-Direita que o Nazifascismo!

    Responda
  38. Gilmar Maghenzani

    Basta ser PT para o mercado assustar até se uma pombinha sobrevoar

    Responda
  39. Dilson Marques

    Desde quando deve-se instituir políticas públicas pelas "orientações do Mercado"? O Mercado errou todas as previsões, ano após ano no Lula 3. A China teve o último PIB menor do que o Brasil em 1996. E como tem hoje? Seguiu as orientações neoliberais do Mercado, como as que sempre são propostas aqui no Brasil e defendidas pela Folha? Se tivesse seguido o caminho sugerido pela Folha, de Estado Mínimo, como preconiza o "deus" Mercado, ela seria uma Tailândia gigante...

    Responda
  40. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Muito preocupada com o "susto" do mercado que até então errou todas as previsões catástroficas sobre o governo Lula que está dando certo para o povo. Quanto as estatais, uma pequena correção de rota e vamos em frente pois elas são o sustentáculo do estado social, pois é para isto que servem e não para dar lucro

    Responda
  41. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    O Estado induz crescimento: o de supersalários ilegais, da super corrupção e do superendividamento. Se Lula fosse contra o rentismo, não faria crescimento fictício com gasto público insustentável e depredação de estatais. Quanta demagogia. É preciso muita desfaçatez e uma política guinada pela miopia eleitoral. O mentirismo é dingle de populista.

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Você está errado. Você e o autor desse texto mequetrefe. Os super salários estão exclusivamente no judiciário e o governo não tem nenhuma responsabilidade sobre isso. A Polícia Federal tem preso o setor privado e não o governo, o que mistra que a corrupção Náo é do governo, mas do mercado. Não existe super endividamento. O crescimento do Brasil é sustentável e só não é melhor pelos roubos da Faria Lima. Demagogia é esconder o Milei, que segue a cartilha neoliberal e faliu a Argentina.

    2. Gilmar Maghenzani

      Em nenhum momento foi dito que para baixar os juros e compensar os investimentos em benefícios do povo

  42. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    A China e os USA só chegaram na posição que ocupam hoje através de investimentos do estado

    Responda
    1. Antonio Rubio

      Nos USA a lei é forte com mal trato com o dinheiro do contribuinte. Na China chega à pena de morte. Em ambos os gastos são voltados para o crescimento, não para desvios.

    2. Gilmar Maghenzani

      Usa com déficit 35 vezes maior e lá ninguém reclama e os juros a 6 porcento

    3. Gilmar Maghenzani

      Marcelo defina investimentos, o seu pq o nosso é para o povo o seu deve ser mais juros

    4. Marcelo Batista

      Investimento Humberto. Investimento, não gasto desenfreado com políticas populistas que não induzem nenhum desenvolvimento

  43. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    O mercado não está preocupado com o país, sim com seus lucros

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Sempre claro

  44. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Lula está certíssimo ! O setor privado olha o seu umbigo, não um todo

    Responda
  45. Elton Jesus

    Falou o dono da verdade..

    Responda