Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Miguel Loureiro

    Matéria bem fraquinha de alguém que não sabe do que está falando. Acredito que não seja má fé. Ele omite que quem assinou o acordo com a CBF foi o Tou rico Miranda, à revelia dos outros clubes e que o flamengo, teve o apoio dos demais 15 clubes para não jogar contra o Sport. Hoje em dia seria a mesma coisa que o flamengo decidisse com o Curitiba quem é campeão brasileiro. Ridículo

    Responda
  2. MARCIO CARNEIRO DE ALBUQUERQUE

    O Sport, é o campeão brasileiro da 2ª Divisão de 1987.

    Responda
  3. Marcos Veloso

    Tinha 17 anos. Sou tricolor do Arruda e meu desejo na época era que o Flamengo jogasse e acabasse com a pretensão do meu rival. Porém o Flamengo se negou a jogar... parecia que tava com medo... medo de enfrentar o Sport, que, reconheço tinha um time aguerrido e entrosado.

    Responda
    1. Richard Thompson

      Isso, o Flamengo de Zico e Júnior tinha medo do Sport.

  4. Celso Neri Junior

    Difícil defender qualquer dos lados já que, sem dúvida alguma, acompanhávamos a competição organizada pelo Clube dos 13 como o legítimo Campeonato Brasileiro, mas como pode haver uma disputa pelo título nacional excluindo o vice-campeão do ano anterior, que foi o Guarani? Isso sem contar a ausência do América/RJ, semifinalista de 86. Por outro lado, de fato, soa bizarro primeira e segunda divisão se cruzarem para definir o título. Sou Fluminense, mas estive no Maraca e assinei à final.

    Responda
  5. Marcelo Ribeiro

    O Sport é o legítimo campeão da Segunda Divisão de 1987, isso é incontestável. Ignorar que o Flamengo foi campeão da Primeira Divisão não vai alterar a realidade dos fatos, independentemente da decisão no Tapetão. Parte da imprensa paulistana insiste em ignorar o óbvio, então continuem se iludindo.

    Responda
    1. oswaldo Biato Junior

      Ruy esta certo!

  6. PAULA FARIA

    Primeiro que não foi combinado, foi imposto. Segundo que a própria Fifa já reconheceu a existência de dois campeonatos brasileiros naquele ano, um do Flamengo e outro do Sport.

    Responda
    1. Richard Thompson

      Mas a mídia paulistana tem memória seletiva e esquece que naquela época não tinha fax.

  7. Kleber Santana

    O Senhor Naief Haddad precisa urgentemente ler "1987: A História Definitiva" , brilhante obra sobre o tema da lavra do Embaixador Pablo Duarte Cardoso. Contribuiria em muito para não passar uma vergonha como essa.

    Responda
  8. Bruno vasconcelos

    O Flamengo foi ajudado pela Globo desde sempre, chega uma hora que ele acerta e começa a ser Campeão em série, apito amigo, roubos em série. O Flamengo quis impôs seus vícios estaduais, típicos de um Estado que prendeu todos os governadores nos últimos anos…Ainda existem Leis aqui e nem sempre roubar dá certo. Eis que tem um STF no meio do caminho. Sem esquecer do golpismo que paira sempre sobre estado desgraçado.

    Responda
    1. Bruno vasconcelos

      Infelizmente o amigo chamou de recalque algo que seria motivo de revolta em qq cidadão, no caso nele próprio, caso não fosse normalizado um time ter que roubar para ser campeão, isso não é normal, mas num estado em que se normaliza absurdos, onde existem pensamentos dominantes alinhados com narcoterroristas, milicianos e gângsteres é impossível se obter algo de bom senso. Veja aqui se fala de fatos, então deveria haver uma reflexão, porque vale a pena ser campeão sob suspeitas e escândalos?

    2. Richard Thompson

      Misturou vários assuntos em momentos diferentes da história. A única coisa clara na sua mensagem é o recalque.

  9. Francisco Franca

    O Flamengo ganhou o campeonato de 87 no campo. O resto é o resto.

    Responda
  10. Kleber Santana

    Isso é ridículo.

    Responda
  11. JOSE RAUL MARQUES SILVA

    No dia seguinte à final do Brasileirão, quando o Flamengo venceu o Internacional com gol do Bebeto, esta Folha publicou na manchete de sua edição: "Flamengo Tetracampeão Brasileiro". Nada mais precisa ser dito.

    Responda
    1. Richard Thompson

      É porque matéria falando do Flamengo gera engajamento. Dos outros clubes, não.

  12. JORGE CESAR BRUNO

    Um pouco de bom senso e vergonha na já vasta para tornar inquestionável o título de campeão de 1987 ao Clube de Regatas Flamengo! Querelas judiciais não apagarão a fabulosa decisão entre Internacional e Flamengo, e aplausos ao futebol! Desculpe, os deuses do futebol jamais negarao esse título rubro-negro!

    Responda
  13. Marcospaulo Viana-Milagres

    O excesso de “outroladismo” da Folha de São Paulo é irritante, exagerado e inoportuno em algumas situações. O texto do jornalista “outroladista” é um exemplo Non Sequitur no contexto descrito.

    Responda
  14. Marcospaulo Viana-Milagres

    Quais foram as equipes brasileiras que disputaram a Libertadores em 1988? À época, somente o campeão e o vice-campeão de cada país participavam da Libertadores. Nas enciclopédias ludopédicas não constam Sport e Guarani como representantes do Brasil na Libertadores de 1988.

    Responda
  15. Ivanildo Figueiredo

    O Flamengo foi campeão no gramado, disputando com os melhores times do Brasil. A CBF mudou o regulamento no meio do campeonato, obrigando o campeão da primeira divisão a cruzar com os dois primeiros colocados da segunda divisão. O Flamengo não aceitou, claro. E o Sport ganhou o campeonato no tapetão. Ruy Castro está certíssimo.

    Responda
  16. Marcelo Ribeiro

    Parabéns ao Sport, legítimo campeão brasileiro da 2ª Divisão de 1987. O resto é conversa fiada de indolentes clubistas. Rumo ao deca!!!

    Responda
  17. Carlos Alberto Peixoto de Figueiredo Junior

    Com certeza papo de cartola , que inventou uma escrotidão de disputa não entre módulos coloridos, mas de série A e B! Quer ser campeão brasileiro, primeiro vai para série A, depois ganha a série A!

    Responda
  18. Paulo Emmerich

    Cruzar campeão da "1ª divisão" com o da "2ª", foi uma ideia ridícula e arbitrária da CBF na época. Os clubes da 1ª não oncordaram. Deu nessa ilusão do Sport que não tinha culpa de nada. Só ilusão!

    Responda
  19. Fernando Araújo

    E assim o SPFC é se tornou o primeiro pentacampeão brasileiro e, por consequência, o detentor perpétuo da taça das bolinhas.

    Responda
    1. Alysson Santos de Castro

      Exatamente

  20. Lucas Oliveira

    Apenas um clubista em agonia ou um estúpido confortável com o palco escreveria uma opinião destas... querer, desportivamente, atribuir este título ao Sport é coisa de gente burra, clubista ou cartoleira. Não de gente que aprecia a competição. Não sou nem flamenguista e reconheço que o campeonato de verdade- isto é, o com os times importantes, o competitivo- foi vencido pelo rubro-negro carioca (um baita time, aliás). Formalismos da Justiça à parte, eu fico com o futebol!

    Responda
  21. Roberto Silva

    Mengo é o campeão de 1987, e não o Sport.

    Responda
    1. RODRIGO VELOSO

      Não entendeu o artigo

  22. Sergio Dias

    OOOO

    Responda
  23. Marcos Costa

    Hahaha! O regulamento dizia que o campeão da série A (série verde) deveria jogar com o campeão da série B (série amarela) para decidir quem seria o campeão brasileiro. A mais ridícula das cartolagens, que foi repudiada por todos os times da série A, como não poderia ser diferente. E até hoje tem alguns que defendem os cartolas da época e rejeitam o futebol jogado em campo. Me erra por favor!

    Responda
    1. Richard Thompson

      Flexibilizam a lógica quando interessa.