Deirdre Nansen McCloskey > Três livros sobre liberalismo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A presença do estado em maior ou menor grau é um desejo expresso de uma criatura melhor, até pq uma criatura solo é só confusão e animalidade de toda sorte, logo com todos estes seus livros, somos todos bestas quadradas em especial na supressão do estado e à medida que o estado amadurece não tenha dúvida minha cara colunista, caminhamos todos para tornarmos nos um escandinavo.
Não é cruel , nem antipobres. É indiferente à injustiça social.
Análise enviesada. Os paÃses de melhor qualidade de vida são aqueles em q o Estado tem forte presença, inclusive na economia, como Noruega, Suécia, Dinamarca, Finlândia. Neoliberalismo aqui só trouxe bonança para os ricos.
Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia juÃzes prefeitos e polÃticos vão trabalhar a pé, de metrô, de bicicleta e não recebem um alto salario como os altos funcionários brasileiro. E não são corrupto. Corruptos recebem punição exemplar. No Brasil além de receber salario super recheado ainda avançam na corrupção.
A falácia de citar paÃses campeões da liberdade econômica como paÃses com pegada socialista... estive em todos eles. Em todos primeiro vem o senso de comunidade, antes de um estado do bem estar. Primeiro veio o crescimento econômico e só depois o estado do bem estar social. E em nenhum deles, as elites capturam o estado, com discurso de esquerda ou de direita, só com foco em enriquecer...
Acredito que o melhor regime é o capitalismo. Capitalismo como o do criador da Ford que aumentava o salario dos trabalhadores para que os trabalhadores pudessem comprar carro. Capitalismo tem que ter consumo forte. Não o capitalismo selvagem brasileiro que os empresários contratavam ativistas comunista para dirigir sindicato. No capitalismo tem que ter governo que tenha poder sobre os empresários para garantir salario mÃnimo para que nenhum trabalhador precise de auxÃlio para dar conforto a fam.
A velhi nha, nada doce, só não explica pq os únicos paÃses que conseguiram se desenvolver (com exceção da Inglaterra que tinha no Liberalismo seu imperialismo), não adotaram as receitas do liberalismo. Nem que os melhores paÃses para se viver (os nórdicos) vendem liberalismo para fora, mas têm um Estado forte e interventor, como todos os paÃses desenvolvidos. Liberalismo no olho dos outros é refresco, principalmente quando o liberalismo beneficia os mais fortes e vc é o mais forte.
Tá certÃssimo, Deirdre. Ainda mais se levarmos a conduta autoritária dos antiliberais anacrônicos, inclusive os que encarniçadamente atacam vc por pensar diferente e dizer o que pensa. Brava!!!
Erradissima. Os únicos paÃses que tem qualidade de vida e menos desigualdade social são aqueles q o Estado tem presença forte em.programas sociais, impostos altos para os ricos e empresas estrategicas estatais, como.Noruega, Suecia, Noruega, Dinamarca. A pobreza aumenta a cada dia nos EUA.
Sra. Deirdre, por se tratar de opinião vou deixar por isso mesmo, mas considero errada, ainda mais depois de escrever que as universidades estão cheia de esquerdistas, foi ai que a credibilidade de seu argumento pifou. além disso quando iria começar argumentar sobre a linha fina o espaço acabou.
Artiguinho raso e que termina defendendo que os liberais são anjos inocentes. Como se a miséria de bilhões de pessoas pelo mundo a fora não fosse culpa dos sanguessugas acumuladores.
Sou progressista, social-democrata e desenvolvimentista, mas agradeço pelas dicas de leitura, são importantes para sairmos da bolha e abrirmos a cabeça. Pergunto-me como conciliar essas ideias se John Locke, o pai do liberalismo, era um sócio da colonização, o que inclusive influenciou suas ideias genitoras sobre o direito de propriedade dos europeus sobre as terras ocupadas por nativos que nelas não "produziam".
Falou a dona escravocrata, é a cara da Folha golpista e do crime organizado.
Eu não sou contra o liberalismo. Sou contra o liberalismo no Brasil. Como haver liberdade se uns podem estudar, nascem com propriedades e estrutura enquanto outros saem para trabalhar aos 16 anos em emprego precário e terminam como uber? Um conhecido liberal aqui, Ivo Broeing, disse que eu, como pobre, errei ao querer entrar em universidade pública. Que eu deveria ter ido vender açaà na rua como é mais adequado à minha classe!
liberal no brasil é aquele empresário que herda empresa e recebe subsÃdio do governo .
Qualquer ideologia pode levar a ordem ou ao caos e a injustiça. O liberalismo tem sua força na natureza humana e no instinto de liberdade, não terceirizando para autoridades supremas a sua vida e suas ações. É o sistema ideal para o ser humano, mas para que funcione exige o respeito absoluto para com os demais indivÃduos. Sem isto , pode descambar para exploração, assim como governos autoritários o fazem.
Cunha, dizer que é o sistema ideal para você é uma afirmação honesta. Dizer que é o ideal para o ser humano, além de pretensioso, soa ridÃculo, porque o ser humano não é homogêneo e as pessoas não têm as mesmas aspirações ou necessidades. Esse sistema ideal universal simplesmente não existe.
Liberalismo é ideologia confusa e profusa, cada um defende o que quer, do jeito que quer. É uma invenção de termos, onde há uma pseudo e secreta potência divina para travestir a lei do mais forte e do mais bem adaptado
Nos últimos 100 anos não existiu um ano sequer em que a concentração de renda e desigualdade tenha diminuido no mundo. Mas, a culpa, claro, é da preguiça e da falta de esforço dos pobre (meritocracia). O liberalismo não tem culpa se 8 bilhões de pessoas são incompetentes e nunca ficam ricas, equanto 56 mil iluminadas são cada vez mais competentes e merecedoras... Quer dizer, umas 48 mil em 2030, 39 mil em 2040... Impressionante como os merecedores ficam mais ricos e em menor número a cada ano...
Estranho é que os paÃses escandinavos, que não tem nada de liberalismo, são os possuidores de maiores IDH's do mundo. Porque será ??
O liberalismo com sua estrutura ideológica e econômica, tornou mais fácil e racional a expansão global das potências europeias. Fato.
Muito bem, McCloskey. Agora leia livros que são contra e tire as suas conclusões.
É contra pobres, sim. Próxima
Muito barulho por nada. Tentar resumir três livros em poucos parágrafos resulta em não falar sobre nenhum deles. O que sobra é um discurso truncado de chavões empilhados uns sobre os outros, e assentados sobre um imenso vazio
Na teoria a prática se perde ou seria na prática a teoria ..?
Prefiro gastar meu dinheiro lendo Tecnofeudalismo, do Varoufakis.
O tÃtulo do artigo poderia ser: "Quando o leão quer parecer um gatinho".
Não seria, no mundo ideal. No mundo real, é.
Quando a acumulação se torna o signo do liberalismo e quando o neoliberalismo se move tão somente pela intensificação da acumulação, tais lógicas parecem confrontar a premissa defendida pela autora.
Haviam setores nos paÃses europeus que se beneficiavam com o sistema colonial, mas eram uma minoria. Desde a revolução industrial, a maior parte do comércio era de longe dentro da própria Europa. A ideia de que o imperialismo foi vital para o capitalismo é um equÃvoco. O caso de Portugal por exemplo é nÃtido. As colônias no século 20 foram muito mais um peso que um benefÃcio (exceto para uns poucos portugueses que lucravam com elas).
Os dados dizem outra coisa.
O liberalismo concentrador de renda só é vantagem pra quem já nasceu rico. Para o pobre que quer subir de degrau é como enfrentar o monte Everest sem equipamento.
Pedro II, libertador de escravos? sabe nada de História do Brasil hein...
Dalton, Pedro II acreditava que o sistema republicano levaria ao desgoverno e à separação das provÃncias, o que sacrificaria o Brasil à sua vaidade pessoal. Informe-se melhor.
Se vc acredita no que disse, necessita inteirar-se de muita coisa. Pedro II era liberal e republicano, creia. E, paradoxalmente, Deodoro da Fonseca era monarquista convicto.
O liberalismo atual ou o neo-liberalismo, não passa de uma forma disfarçada e dissimulada, de ter o lucro como objetivo principal e único, a qualquer custo e preço.
Cara...sinceramente, John Locke é chamado de “pai do liberalismo”, mas defendia e até lucrava com a escravidão. Essa contradição mostra como a liberdade liberal nasceu seletiva, servia para uns, enquanto negava direitos básicos a outros.
Em pleno 2025, ainda estamos presos a pautas dos anos 1990. O liberalismo, no longo prazo, apenas aprofunda a concentração de renda e a desigualdade social. Já passou da hora de enterrarmos essa corrente econômica: a sociedade deve ser guiada pelo interesse público, não pelo privado. O Chile é um exemplo, após a grande convulsão social da década passada, o paÃs ainda luta para encontrar um rumo.
Você deve sofrer com seu sobrenome...
O liberal é um fascista com preocupações estéticas. por oscar
Sei não, Tia Auntie, já lhe peço seu perdão, mas o "adulto liberado" o é também pra enrolar e fazer os raciocÃnios que lhe parecer melhor pra justificar aquilo que devia ser inaceitável. A senhora tá liberadÃssima pra isso, Zeus que a guie e guarde.
Obrigado pelas risadas boas que eu dei quando li seu comentário falando dos cangurus.
Alguém avisa pra ela que colonialismo, monarquia e mercantilismo deixaram marcas profundas nos colonizados que ainda são vÃtimas da desigualdade estrutural, de racismo e várias formas de exclusão. Coisas que o liberalismo que ela cultua não tem a menor intenção de superar pois a acumulação capitalista se beneficia com a situação.
Hahahahah, meu caro, pelo menos uma ou outra gargalhada. É muito opressivo o atual descontrole Mundial, e o paradoxal controle do mundo por uma dúzia de forças econômicas. Para piorar, a visão em miniatura disso acontecendo aqui, entre BrasÃlia, São Paulo e Rio. Se rimos, é o mÃnimo à sobrevivência...
Obrigado MARCOS BENASSI pela ótima piada. Primeiras risadas boas do dia/noite.
Muito bem lembrado Adalto. O que (com) prova que a acumulação de capital continua sendo o foco das polÃticas econômicas neo-liberais. Isto faz com que a base da teria crÃtica ao capitalismo de Karl Marx continue viva.
Não serei eu a fazê-lo, meu caro, que não frequento tais alturas OlÃmpicas. Talvez algum acadêmico australiano, já que a ex-colônia repleta de degredados teve a coragem da insurreição frente à exploração de sua criançada - resta ver se o TrAmp não move algum barquinho lá na região, falando que o tráfico de cangurus tá prejudicando demais os EUA.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > Três livros sobre liberalismo Voltar
Comente este texto