Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GEIL LUIS OLIANO OLIANO

    Demorou pra essa porcaria sair de São Paulo.

    Responda
  2. Raymundo Itareru

    a responsabilidade é de quem privatou, quando a Sabesp começar a dá zica aí vocês chamam Lula para resolver a palha assada

    Responda
  3. Carlos Nogueira

    A pergunta mais importante: quem indicou o atual presidente da ANEEL? Hummmm, mito?

    Responda
  4. Carlos Nogueira

    A informação mais importante e que foi omitida para vocês leitores: a presidência da ANEEL foi indicada pelo mito dos gados. Repito: quem podia decretar a caducidade não o faz porque é alinhado ao marido da Micheque.

    Responda
  5. Valter Junior

    Aterrar fio, nada, né?

    Responda
    1. Gisele Araujo

      Não tem dinheiro para isso, só para benefícios sociais que dão votos.

  6. Fernando Alves

    Se fosse um governo de esquerda, a matéria teria só a opinião da Enel, a opinião de um vereador ou deputado do PL e de um banqueiro. Como é tudo de direita, a matéria tem a defesa completa do prefeito e do governador, e nenhuma opinião de alguém da oposição ou, principalmente, especialista em gestão pública. A Folha doutrina o gado com o mesmo fervor de um pastor corrupto.

    Responda
  7. Rodrigo Flexa

    A folha, como sempre, defendendo o desastre da privatização, vocês querem que o povo se lasque.

    Responda
  8. bagdassar minassian

    Só está faltando uma CPI para analisar a dificuldade para identificar árvores caducas e as necessárias de poda.

    Responda
  9. Carlos Eduardo Cunha

    Privatização melhora tudo pois há mais controle e menos maracutaia internas. Viva os celulares em vez de Telesp e Mercado Livre invés de Correios . Cabe a Aneel federal avaliar a qualidade dos serviços pois só assim a privatização funciona , se possível com concorrência . Não sei se há interesses junto a Itália mas devemos acelerar o serviço técnico de manutenção pois para aterrar tudo o valor é muito alto e o prazo longo. Não vejo está agilidade e só Tarcísio tem experiência e poderia julgar.

    Responda
    1. Washington Santos

      Tem mesmo? E leva a esse desastre? Se o serviço ainda fosse do governo, vc poderia convocar o pessoal de outros turnos para atuar numa emergência, coisa que a privada não pode fazer. Só melhorou para terceirizar responsabilidade. Lembrando que na última crise de energia teve político falando prá pessoa se virar e comprar seu gerador.

    2. Fernando Alves

      A questão é simples. Custa mais de cem bilhões de reais para aterrar a fiação. Quem vai pagar? Você? Ou o Tarcísio? Talvez o partido dele já tenha roubado cem bilhões dos cofres públicos e possa resolver mesmo esse problema. Por isso que a democracia está nas últimas. Uma pessoa que não sabe nada, não consegue raciocinar por três segundos sobre um problema, invariavelmente vota na direita e condena o país ao eterno atraso.

  10. Maximo Endo

    Como a Enel e os governos municipal e estadual responde à questão do reiterado não cumprimento de metas de enterramento da instalação elétrica, presentes em contrato há décadas e nunca cumpridos? Se o contrato fosse cumprido, boa parte da cidade já contaria com uma instalação imune à estes ciclones.

    Responda
    1. Maximo Endo

      Senhor Fernando, não há mágica. Estas empresas, décadas atrás assinaram contratos tendo como cláusula o enterramento de instalação segundo metas pre estabelecidas e não cumpriram. Se o senhor acha normal que se assine e não cumpra, não há mais nada a ser discutido aqui.

    2. Fernando Alves

      Todo mundo sabe, só você que não, aparentemente. Não vivemos no mundo do Harry Potter, onde o mago da Enel agita uma varinha e o fio aparece aterrado. A Enel precisa que a prefeitura cumpra a parte dela, e como ela não cumpre, não pode cobrar. Se dependesse só da Enel, ela ia na sua rua e decidia "preciso demolir amanhã a residência do Sr Endo para cumprir minha meta. Ele que reclame depois com a prefeitura." Topa?

  11. Denys Yamamoto

    Não dá para dizer que eventos extremos são imprevisíveis quando eles acontecem todo ano na mesma época. Precisamos exigir o enterramento dos fios, como o Haddad propôs há mais de década e foi impedido!

    Responda
  12. Alexandre de Oliveira Andrade Moraes Sampaio

    Viva a privatização e a negação de mudanças climáticas. Olha aí a mão invisível podando as árvores e religando os cabos.

    Responda
  13. Ary Dantas oliveira Junior

    ......e' so' construir mais ciclovias que resolve o problema......

    Responda
  14. Alex Sgobin

    "Privatiza, que melhora". Toma, agora.

    Responda
  15. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Que jogo de cena. O "maravilhoso" tecnocrata Tarcísio, a Biruta, que está nonhoverno do estado nada faz de concreto. Acabei de ouvir um depoimento de um.morador do estado de Goiás, informando que lá também era a ENEL e o.governador rompeu o contrato. O serviço melhorou muito. Porém, a Biruta, prefere ficar fazendo jogo de empurra empurra.

    Responda
  16. Alexandre Assis

    Tudo isso pra fugir da discussão principal, que é a da obrigatoriedade de enterrar as fiações, onde ambas Enel e Prefeitura têm responsabilidade.

    Responda
  17. Vanderlei Nogueira

    A esquerda não aceita multinacional em São Paulo

    Responda
    1. josé SOARES

      Esta aí a seus olhos a "multinacional eficiente ".

    2. Vanderlei Nogueira

      O governo de São Paulo tem as mesmas raízes de Lula

  18. Gilberto Nascimento

    Poda de árvores não resolve a queda delas sobre os fios. A não ser parem os ventos. A outra forma seria fazer o que existe nas grandes metrópoles do mundo inteiro: fiação subterrânea. Em Brasília, onde moro, toda a fiação é subterrânea.

    Responda
  19. Hercilio Silva

    Privatização no Brasil é algo fantástico. Coloca as metas de serviço lá embaixo, e os compradores não são do setor, ou são mas o dinheiro é de bancos e financeiras. Com metas de serviço baixas, a prioridade é pagar gordos dividendos. No setor elétrico ainda tiveram bônus. As estatais eram obrigadas ao corte de árvores, na Privatização isso ficou para as prefeituras.

    Responda
  20. Marcelo Monteiro de Oliveira

    Privatizar, privatizar e privatizar! Essa é a cartilha da direita, o estado gasta bilhões com o dinheiro do povo para construir as empresas em benefício da população, dai vem esses políticos da diteita, vende por uma mixaria e olha o resultado ai! Continue votando na direita paulistanos. E agora não podem ficar de mi,mi, mi! Assumam seus erros.

    Responda
  21. Théo Bastos

    É verdade que a Enel é uma por ca ria de empresa. Mas também é verdade que se não se resolver a questão na raiz, qualquer empresa vai enxugar gelo com os eventos adversos das mudanças climáticas. OS FIOS DA CIDADE DE SÃO PAULO DEVEM SER ATERRADOS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL. É caro, demorado, mas se não encararmos o problema, daqui 10 anos estaremos aqui noticiando e reclamando da incompetência da concessionária, da prefeitura, do governo do Estado, etc.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Quem vai pagar os mais de cem bilhões de reais para aterrar a fiação da cidade? Você?

  22. Paolo Valerio Caporuscio

    Enviem as contas nos gabinrtes das autoridades de SP por incompetencia, descaso e por abandonarem a cidade as traças.

    Responda
  23. Renato Guimarães

    O Ministério das Minas e Energia e a ANEEl não são os mesmos órgãos que estão sugerindo a renovação da concessão da ENEL?

    Responda
    1. josé SOARES

      Não, estás enganado.

  24. Valter Luiz Peluque

    Privatização é isso. Empresas privadas pensam em lucro antes de tudo e reduzem quadro de funcionários técnicos, reduzem o uso de equipamentos e investem pouco em renovação. Luz apagada no poste frente à minha casa , assim ficou mais de semana mesmo que vários vizinhos tenhamos reclamado. A venda da Eletrobrás na bacia das almas foi a grande obra do Bolsonaro, que em troca levou penduricalhos de diamantes e relógios patek. A direita é isso: privatizar, desmontar e dizer que isso é governo.

    Responda
  25. Jair R Maria Maria

    Grupo italiano Enel entrou no jogo em 2018, conseguiu a preço de banana, políticos de direita encheram os bolsos e agora a enel manda todo lucro pra seu país deixando de investir aqui.Privatizaçoes dos neo liberais

    Responda
  26. Ricardo Candido de Araujo

    As prefeituras da Região Metropolitana são, via de regra, incompetentes no manejo das árvores que representam risco para a rede elétrica. Já a concessionária, mesmo sabido com muita antecedência da ocorrência de ventos fortes, nada faz para se preparar para as muito prováveis consequências. É um show de incompetência e descaso, e nós, cidadãos, pagamos, e caro, por isso.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Sr. Valter, devo discordar. Um manejo eficiente da cobertura arbórea diminuirá sensivelmente a quantidade de problemas, pois o enterramento de todo o sistema de distribuição eletrico, assim como seus associados, é caro e, principalmente, muito demorado, trazendo outros problemas diferentes do atual. Se a concessionária já demora em resolver problemas num sistema que está a mostra, imagino como seria num enterrado. Acredite, não é tão fácil como pensa.

    2. Valter Luiz Peluque

      Não há manejo que dará conta do problema se os ventos fortes continuarem soprando, a não ser que se arranquem todas as árvores. Não alívio para o prefeito que não criou equipes para essas emergências. Mas, só com o enterramento da fiação evitaremos o pior. É para ontem.

  27. Ettore Fellini

    Onde estão os defensores das privatizaçoes ? jornalistas , politicos , empresarios Cadê vcs ?Agora todos ficam apontnado o dedo Mas muitos lucraram e lucram com a privataria q ocorreu neste país Esta propria Folha com inumeros artigos defendendo privatizar Pq não republicam nos 105 artigos doa 105 anos da Folha?

    Responda
  28. Dani Lindenbaun

    Empresa de fundo de quintal! Vergonha!

    Responda
    1. Miguel Gossn

      Sim, mas a responsabilidade por todo esse caos não é exclusivamente da empresa. A prefeitura também tem grande parte da responsabilidade. E o governo estadual idem.

  29. ALOISIO T MIRANDA

    E ainda se ouve a velha cantilena. Privatiza que melhora. Deu no que deu. Tarcísio e Nunes lavam as mãos.

    Responda
  30. José Davi

    Tarcísio tá mais interessado em ajudar facções com seu deputado Derrite, Nunes vai bater na mulher, a câmara encher o saco de funkeiro, assim é a vida da incompetente direita.

    Responda
  31. Manoel Raimundo Alves

    Isso se chama privatização. Privatizar tudo, depois vão reclamar para o Tacinico!

    Responda
  32. Pierre Laville

    Nunes Tarcísio. Hoje, seus futuros políticos são tão sombrios que os bairros de São Paulo...

    Responda
  33. ANIBAL CARRION

    O jogo de empurra, também nos hospitais, transporte sobre trilhos, Sabesp, parques privatizados, cemitérios, etc. Privatiza e entrega aos mercadores da morte, e daí não são coveiros né? Podres. Eu não votei nessa raça maldita que além de tudo agora defendem o cri-me organizado. Lula ajuda a gente aqui em SP!

    Responda
  34. Hamilton Pozzi

    " Privataria " do Tarcísio e do Ricardo Nunes. Resultado : Dois milhões de cidadãos Paulistas sem energia tendo que amargar com falta de energia e prejuízos incalculáveis.

    Responda
  35. Felipe Araújo Braga

    Não podem renovar o contrato: mais trinta anos da Enel? Não podemos assistir a isso calados!

    Responda
  36. Sandro Merida

    Sem investimentos na conservação e manejo da arbóreo da Cidade fica impossível se preparar para os eventos climáticos . Na hora de privatizar e beneficiar os empresários que ajudam os grupos políticos a se perpetuarem no poder eles agem rapidamente. O povo que se vire....Lamentável!

    Responda
  37. Antonio Silva

    Privatiza serviços essenciais e espera que a fatura chega para o usuário e quando chega os privatistas somem , é assim em todo o mundo. A Sabesp será a próxima ... Aguarde SP

    Responda
    1. Ronis Bariviera

      Quem vota em privatista merece isso mesmo! Concorda?

  38. Antônio Carlos de Paula

    A direita privatiza tudo e o povo que paga a conta. Isso é vergonhoso.

    Responda
    1. Valter Luiz Peluque

      Para o senhor Lorenzo parece não haver solução.

    2. Lorenzo Frigerio

      Aí vem a esquerda, reestatiza e loteia entre políticos da base, com grave prejuízo ao erário. Para dali a uns 30 anos a direita leiloar sumariamente pelo mínimo lance.

  39. IRINEU LIBRENZA

    Mas aí em São Paulo não tem um governador que é o rei da cocada em administrar? Por todos admirado e louvado pelas suas excepcionais qualidades? Por muitos aventado para governar o Brasil? O que ele tem feito nessa crise, que é de fato a hora de mostrar serviço?

    Responda
    1. Lorenzo Frigerio

      Se extirpar a Enel do solo paulista, terá meu voto.

  40. Eduardo Pansano Rodrigues

    A questão é bastante complexa, conjunto de fatores: 1o. A ENEL, imaginou uma região estável, sem cataclismas, onde teria muito lucro e poderia entregar um serviço de 5a. ao paísinho da America Latrina. Desmontou o quadro de serviço e manutenção, que funciona, muito bem, obrigado. Só não contava, que mais cedo do que se esperava, a instabilidade climática deu as caras, por aqui. Soma se a isso, a inércia para aterramento do fios, a politica zero, às árvores da cidade.

    Responda
  41. Diego Almeida Brianezi

    Privatizando e melhorando, desde 1998!

    Responda
  42. fernando l m rosa

    O que estão reclamando? A iniciativa privada não é tão mais eficiente? Os Faria Limer queriam, o gado aprovou e agora está aí o resultado

    Responda
    1. Ronis Bariviera

      Essa culpa deve ser carregada pelo governador Tarcísio! Ele é responsável por este caos! O povo precisa aprender a votar em políticos mais responsáveis que ele! Ele é incompetente!

    2. Lorenzo Frigerio

      A iniciativa privada só é eficiente quando há competição. Como isso não é possível nessa área, certas coisas vão melhor nas mãos do Estado, com ajuda do contribuinte.

  43. Moara Semeghini

    Caos na luz da capital e Nunes culpa o gov federal , patético

    Responda
  44. Joao Pinheiro

    Anote ai: Nicola Cotugno, é o presidente da Enel no Brasil; Sandoval de Araujo Feitosa Neto é o Diretor Geral da Aneel; finamente, tem ele, o prefeitinho Ricardo Nunes. Pronto, já dá começar a tirar essa gente pra dançar porque nós já estamos dançado!

    Responda