Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo de Cardoso

    A existência de ações Congressuais secretas, já denuncia que há algo irregular na atividade que se quer democrática. Não precisa ser um 'Sherlock Holmes" dos contos de ficção, para chegar a esse diagnóstico.

    Responda
  2. Jair Pereira

    Caro Colunista, esqueceu dos "esquerdões" , dos ' mensalões" dos, " Petrolões" dos "7 anões", ......e a lista é interminável.

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      Entretanto deve-se entender que defeitos possuem povo e políticos de todos países, na mesma proporção. Entretanto, o povo com poder originado de seu trabalho e competência influencia melhor a estabilidade social. Dá formação a seus descendentes para formularem também sua opinião e influênciar sua posição social. Povo rico pode se representar melhor. A riqueza existente é melhor distribuída na sociedade, pelo trabalho e talento. Desprovidos são facilmente manipulados...

  3. Pedro Luis S C Rodrigues

    Três colunas esta semana atacando o centrão como se o executivo não fosse a principal parte do problema. O colunista está apavorado com a força de Tarcísio

    Responda
    1. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      kkkkkkkkk o capacho está mais forte que nunca com a candidatura do 01 da loja de chocolate

  4. Marcos Benassi

    Juta síntese do Baralho, Vêtêfê!

    Responda
  5. Alexandre Marcos Pereira

    O azar costuma se apresentar por presságios, em Brasília. Quando o copeiro derruba café na gravata do ministro, ele diz, “vixi, isso é sinal”. Mas Brasília é um lugar tão moderno que consegue transformar o sinal em pauta, e a pauta em machete, e a manchete em comissão, e a comissão em crise. E aí o azar deixa de ser um folclore doméstico e vira categoria política: a República é uma senhora de humor instável. Às vezes, acorda com vontade de tropeçar em si mesma e escolhe alguém para cair junto.

    Responda
  6. Alexandre Marcos Pereira

    O colunista tem razão. Lira e Nogueira são azarados. Não porque lhes falte talento para a coreografia do poder, ao contrário: conhecem o passo, o compasso, o olhar de soslaio, o sorriso que não diz nada e, ainda, promete tudo. São azarados porque, em Brasília, a sorte é um animal de estimação que morde o dono quando percebe que foi chamado para fazer figuração. A palavra azar tem um gosto curioso: parece coisa de mesa de bar e de superstição de vó. O fato é que os dois estão em todos os boatos.

    Responda
  7. Dionisio DeBarros

    Eh por isso que digo: Quem vota no centrao e na direita, quer o crimme no comando do Brasil. Desde os tempos de Sarney o centrao esta no comando do desvio de verbas publicas. Quando bosonaro assumiu a presidencia, a direita se uniu aos patiffes e passou a favorecer o crimme organizado, que agora controla grandes estados, entre eles o RJ. Populacao desse pais tem que saber que ao votar nesses escroqques, esta pondo crimminosos no poder. Ou isso acaba, ou o Brasil acaba.

    Responda
  8. Jorge Larangeira

    O que mais espanta é silêncio ensurdecedor sobre o acobertamento do escândalo do Banco Master, ora em curso. Esquerda, Centrão e STF fazendo cara de paisagem. E, tirando a Malu Gaspar no Globo, a imprensa também tá bem omissa.

    Responda
  9. Arnaldo Facciotti

    Só esqueceu dos esquerdos ou será

    Responda
  10. Bruno Andreoni

    Em quê será que isso vai dar? Lembro que em 1991, o país estava falido, sob hiperinflação e comandado por um drogado. Os problemas maiores acabaram sendo resolvidos, apesar de o lulopetismo ter feito o possível para atrapalhar. Agora, temos três poderes corruptos. O que vai acontecer? Não esquecer que houve países que desandaram, como a Venezuela, a Etiópia, a Líbia, o Haiti.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Espetaculo de ignorancia explicida, desfilada pelo comentarista acima. Nao deve saber que a Libia esta no caos que se encontra, porque foi destruida pela Otan e EUA. Nao deve saber tambem que Etiopia investe pesado em infraestrutura, com ajuda da China, e hoje eh o pais que mais cresce na Africa. Ignora tambem que o Haiti foi vitima de boicote raccista tanto da Franca como dos EUA, por ser uma pais em que Negros decretaram sua independencia. Eh por isso que nao se pode dar ouvidos aa direita.

    2. Samuel Fagundes

      Esses papo da extrema-direita direita em sempre mencionar Venezuela, Haiti, etc..., ja deu..Quem quase torna o Brasil em Venezuela ou Haiti tem nome e sobrenome: famiglia bolsonar e todos ligados à extrema-direita

  11. Carlos Eduardo Cunha

    A chance do Brasil era a Lava Jato. Agora a conclusão do artigo é correta . Os 3 poderes estão preocupados apenas em se manter nos cargos e não há qualquer planejamento institucional para desenvolvimento do Brasil, aumento de produtividade e respeito as melhores virtudes .

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      Chance de que cara? lavajato queria colocar a extrema direita no poder e transformar o Brasil numa Hungria, ou pior ainda, numa Russia , submissa aos EUA e sem armamento nuclear.

  12. Silvio Mendonca

    Você esta correto, so esqueceu de colocar a esquerda nesse panelao.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Pera aí! Alto lá! A esquerda não era o roubo do celular para tomar uma cervejinha? A partir da receptação do celular até o assalto ao orçamento público são obras dos centrão, direitão e extema-direita! Dos quais os expoentes maiores, que o VTF nunca nomina, são o PL, o União Brasil, o PSD, o Novo, o PP, o Republicanos.

  13. Walter Espiga

    E a P G R não aceitou a dela ção do bandi do envolvido com o Mas ter e com a Ref it. A quem pedir socorro???

    Responda
  14. Tadêu Santos

    Acertadíssima conclusão do Freire: {O Congresso se torna corporação dinheirista e de proteção contra a polícia}. O Congresso, principalmente a Câmara perdeu o encanto do parlamentarismo, como solução p a governança democrática seja de direita seja de esquerda, porém o desgaste é maior c a ultradireita vestida c as bandeiras amarelas do bolso*NAZI*fasci, criando atos excêntricos e insensatos, p mostrar-se atuantes perante o eleitorado, mesmo sendo terrivelmente críticas!!!

    Responda
  15. Marco Aguiar

    Esse país e boa parte dos seus governantes me dão nojo, ânsia de vômito. É isso, não tem jeito!

    Responda
  16. marco martins

    Só tem um detalhe Sr Freire... Eles são eleitos pelo voto direto, não foram colocados lá na marra... Só tem um remédio pra isso, que seria o sonho de todo regime de esquerda, partido único, eleições manipuladas, e nenhum adversário político, como é feito na Venezuela.... Assim não tem perigo do povo"errar".

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      Há apenas um pormenor: os USA querem apenas fazer o que já fazem com as Guianas e queriam fazer com Cuba e Venezuela, explorar livremente as riquezas de subsolo terrestre e marítmo da região. O governo do EUA não pedem licença para explorar riquezas alheias, ou convertem o território em colônia, como fizeram com Alaska, Haiti e tentaram no Vietnam.

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Marco, concordo em parte com você, pois na Câmara Federal, os maiores favorecidos pela dinheirama estão entre o centro e a extrema direita. Se não me engano, quem foi o precursor de entregar as chaves do cofre para o congresso para não ser "implicado" foi o Sarney. A esquerda quase sempre foi minoria no parlamento.

  17. Fabio Sampaio Marques

    Vamos sentir os efeitos do desgoverno do capitãozinho ainda por muitos anos. Governar, para o executivo, ficou praticamente impossível com o sequestro do orçamento pelo congresso. Não há mais possibilidade de coalizão. Ainda assim, o atual governo faz milagre. Vamos chorar por muito tempo a péssima escolha de 2018. Direita não sabe governar. Não com a boa política.

    Responda
    1. Melchisedc Felix

      Mendoncinha, o "toma lá dá cá" realmente é péssima política. Mas o congresso é o poder legislativo e usa o assalto ao orçamento como política. E sem negociação! Quem é titular do orçamento é o poder Executivo!!!

    2. Silvio Mendonca

      Pra você a boa política é o velho toma lá e da cá né? Tipico da esquerda, governar em cima da corrupção.

  18. CARLOS SANTOS

    No fundo a culpa é dos eleitores. Podem escrever: estes larápios serão reeleitos e continuarão perpetuando as dinastias familiares (rochas, coronéis, magalhães etc etc). Tomem vergonha ou não reclamem.

    Responda
    1. vitor da Silva

      Foram eleitos os políticos que tiveram mais dinheiro pra gastar na campanha. O dinheiro ajuda a enganar os eleitores.

    2. SONIA LUCIA LUCENA SOUSA DE ANDRADE

      Realmente esses políticos desonestos só estão no poder porque o povo escolheu. Mas, grande parte dos eleitores não sabem em quem votou para deputados seja estadual ou federal e senador, muito menos o que eles representam. Sabendo disso eles se aproveitam e tentam proibir no parlamento qualquer ação no sistema educacional que conscientize o cidadão sobre a importância do voto. Chamam isso de doutrinação.

  19. ANDRE BARRETO

    Centrão + bolsonarismo = corrupção e ataque à democracia. A solução está em suas mãos nas próximas eleições.

    Responda
  20. Angelo Batista Goulart

    A Republica apodrecida, o congresso nacional é o grande covil de ladroes , os piores estão lá , com Michel Temer , Capitão Jair Bolsonaro, as porteiras da corrupção institucionalizadas foram abertas , Orçamento secreto ,General Luis Eduardo Ramos , Ministro da secretaria de governo. General Walter Braga neto .ministro da defesa , liberou 1 bilhão de recursos orçamento secreto (calha norte) . aI , começou ! Ninguem quer perder o dinheiro !e o PCC entra como um grande aliado!

    Responda
  21. SERGIO NEVES

    Quem tem filho e irmão suspeito deveria ter uma menção honrosa na matéria.

    Responda
  22. Zelis Pereira Furlan

    Nossa cadê os petistas? Randolfe?

    Responda
    1. SERGIO NEVES

      Lembrei da farra do inss. Todos da esquerda viraram santos.

  23. Vital Romaneli Penha

    A solução é simples,basta os políticos contratarem as bancas de advogados cujos membros são esposas e filhos dos ministros que irão julgar.

    Responda
  24. Anete Araujo Guedes

    Há que se pôr ordem no galinheiro, onde lira/alcolumbre cantam de galo, manipulando nos bastidores. Será um escândalo/desmoralização se o STF recuar, e seguir na manutenção desses bilhões de verbas públicas desviadas, colaborando na manutenção e sucessão desses parlamentares no poder - governando, ameaçando, chantageando, mostrando força e dentes cada vez mais afiados. Trata-se de impostos/taxas pagos pela classe média e menos favorecidos, que escorrem para os bolsos desses chefões.

    Responda
  25. Zelis Pereira Furlan

    PT supera todos

    Responda
  26. Alexandre Pereira

    Interessante a memória do missivista estar tão limitada. Que não-acólitos estão até o pescoço na lama não é novidade, mas esquecer de sua santidade e da seita? Sério?ser caixa de eco não traduz credibilidade. Pena o desperdício da oportunidade.

    Responda
  27. Selmo Norte

    Parabéns! Texto corajoso, lúcido e importante para quem ainda se preocupa com o destino de um país que teima em avançar sem um projeto de nação entre trancos e barrancos, tornando difícil aos observadores diferenciar política de prática criminosa.

    Responda
  28. Alexandre Marcos Pereira

    Gostaria que a hegemonia de Lira-Nogueira fosse apenas um recorte de jornal prestes a amarelar, mas Brasília respira seu oxigênio particular. Em salas movidas a ar condicionado, cafezinho morno, a dupla domina a solenidade de quem aprendeu a falar sem dizer, a sorrir sem prometer e a prometer sem se comprometer. Quem já esteve ali, nesse ambiente, sabe que ali não se comparece como quem chega, mas como desembarca num cenário já montado. Brasília é assim: a cidade não te recebe; ela te posiciona.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Belo texto, Alexandre.

  29. REINALDO ZATONI

    Os criminosos do colarinho branco estão em todo País , se gritar pega ladrao não sobra nenhum , esta semana dois no stf , descarados , pegando jatinho com advogados do banco falido acobertando outro pra família advogar , isso cheira a podridão .

    Responda
  30. Rodrigo Jofré de Camargo

    Essa turma assumiu o poder durante o governo da Dilma. Tiraram a Presidente para estancar as investigações , sob comando do Temer. Mas foi no governo Bolsonaro que escancararam a roubalheira generalizada com aval do mito apodrecido. Fica evidente a má vontade do Congresso e do Senado com o governo: parem as investigações ou lidem com derrotas sucessivas. Puro achaque.

    Responda
  31. jose camargo

    Quem institucionalizou a corrupção foi o PT. Começou em Santo André como plano piloto até chegar no coração do poder. Durante o governo Bolsonaro, o sistema entrou em crise de abstinência e começou a espumar pela boca. No auge do delirium tremens veio a solução: precisamos tirar aquela raposa velha da cadeia. O resto da história todo mundo já sabe.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Rodrigo Flexa

      Falou o eleitor do bozonazismo que clamava por um golpe de estado e a volta da ditadura e da tortura, o seu ídolo é um condenado que meteu o ferro quente na bagaça.

  32. Zelis Pereira Furlan

    Vinícius compre o livro do Obama e veja o que ele fala do seu ídolo

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      robozinho golpista.

  33. Florentino Fernandes Junior

    É muita cara de pau e memoria seletiva

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Rodrigo, chilique não é argumento.

    2. Rodrigo Flexa

      Falou o eleitor do bozonazismo que implorava pelo golpe de estado e a volta da ditadura.

  34. Florentino Fernandes Junior

    Vtf me desculpe mas onde vc enfiou os esquerdoes do petrolao e do mensalao?

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Que linguajar digno do me liante que meteu o ferro quente na bagaça porque ouvia vozes.

  35. Carlos Mello

    Imagine então se o Boso ganhasse mais quatro anos de governo onde essa corrupção estaria hoje.

    Responda
  36. Wilson Oliveira

    Verdade, é um sistema de apodrecimento institucional que vai da corrupção à esculhambação do Orçamento. O dinheiro alimenta currais eleitorais e forma maiorias na Câmara. O Congresso se torna corporação dinheirista e de proteção. Há tantos envolvidos que há interesse amplo de escamoteamento do rolo. Os funcionários públicos concursados que integravam a operação Lava Jato desnudaram esse sistema, pegaram atores do Centro, Direita e Esquerda, e ficaram órfãos na última instância da justiça.

    Responda
    1. Paulo de Cardoso

      Difícil, ou impossível, mas essa situação descrita no comentário mostra, infelizmente, que o povo não sabe selecionar seus dirigentes. A incompetência popular é a mesma em qualquer país, entretanto é eleita gente melhor nos civilizados.. A riqueza do território leva seu cidadão a escolher melhor. A AL tem subsolo rico, porém lhe faltam recursos para explorar. Os países dotados do maquinário adequado conseguem explorar suas riquezas e a dos demais, dotados de subsolo rico apenas.

    2. Wilson Oliveira

      Alegar corrupção e politicagem num contingente de milhares de servidores concursados é fantasioso e infantil. Tratar a operação Lava Jato como entidade é um erro comum. A operação foi designada pelo PGR Rodrigo Janot, nomeado por Dilma. As equipes dessas forças-tarefas de servidores do MPF, da PF e da RFB atuou em vários estados, com investigações autorizadas no STF. Até 2018, foram mais 900 mandados de busca e apreensão, 120 mandados de prisão e mais de 400 pedidos de cooperação internacional.

    3. ANDRE BARRETO

      A própria lava jato se corrompeu e acabou envolvida em corrupção e bandidagem política.

  37. Vilarino Escobar da Costa

    O colunista deveria ser mais específico quando diz que as investigações levam a cúpula do poder ! Levam a cúpula do Poder Legislativo ! Poder esse que tentou impor a pec da bandidagem , que tentou aprovar um projeto antifacção com enfraquecimento da Polícia Federal! Poder esse que tentou expulsar um deputado que havia feito denúncias sobre as emendas ! Enfim , todos os indícios levam a cúpula do Poder Legislativo , que se alimentada das gordas emendas parlamentares !

    Responda