-
GERALDO DE CARVALHO JR
Cada um defendendo seu la drão de estimação. Estamos nesse impasse e não saímos da mesma. O Congresso não se renova, os parlamentares só legislam em benefício próprio e o judiciário não é exemplo para quem espera justiça. A reforma tem que começar pelo legislativo, temos que varrer essa bancada perdulária nas próximas eleições.
-
Mozart Cabral
O autor deste artigo ficou apenas nas superestruturas dos Três Poderes, sem descer nas causas estruturais decorrentes das falências dos ensino público Básico e Fundamental, na falta de pensamento crítico, na manipulação da opinião pública pelas oligarquias através das mídias sociais, com seus pastores neopentecostais obscurantistas, na crise de valores fundamentados nos Direitos Humanos, Civis e da Justiça Ocidental, que a grande maioria do eleitorado sequer imagina o que seja.
-
Fernanda Pereira
Excelente síntese. Na próxima eleição, a escolha do legislativo talvez seja mais importante do que o executivo
-
Gustavo Luiz
Congresso inimigo do povo.
-
DALTON JESUS DE OLIVEIRA
Essa análise seria brilhante não fosse por um omissão gritante. Se o autor fez o arco temporal de FHC a Bolsonaro, passando inclusive pela Lava Jato, não falou do maior elefante no meio da sala que foram Mensalão e Petrolão, os maiores escândalos de corrupção, que deixaram qualquer caso nos anos FHC como pequenas causas. Houve Lava Jato em razão de qual evento? E apesar dos excessos da Lava Jato, vamos fingir que não houve corrupção? Foi aí que Congresso se acostumou a se apropriar do orçamento.
-
Renato Vieira
BBB, essa é a bancade de tiriricas que estão passando a mão na grana.
-
josenice nascimento
Viviam em harmonia, até Bolsonaro chegar ao Palácio do Planalto.
-
Rodrigo Flexa
É uma falácia falar em polarização quando temos democracia de um lado e ditadura do outro.
-
Rodrigo Flexa
Lugar de golpista é na cadeia.
-
Raymundo Itareru
quem está disputando com quem? só para a folha golpista!
-
Raymundo Itareru
quem está disputando com quem? só para a folha golpista!
-
Dilson piccin
Enfim, uma análise bem profunda e necessária para entender o imbróghio, a confusão, o abacaxi que virou a política atual, principalmente depois do fortalecimento da direita ultraconservadora, despida de nenhum compromisso com nada, nada, absolutamente nada.
-
Luiz Martins
Não existe "disputa entre poderes". O judiciário está julgando o que aparece para julgar, sendo ameaçado de represálias...pelo legislativo; o executivo está tentando entregar alguma coisa do que prometeu, sendo diuturnamente boicotado... pelo legislativo. Não é difícil perceber que a maioria desse poder optou pelo confronto, pela provocação, por decisões sabidamente inconstitucionais. Povo!!! Aprenda a escolher deputados e senadores, eles mandam mais que o Presidente e podem tumultuar o país.
-
Zelis Pereira Furlan
O PT conseguiu essa bagunça.
-
Vladimir Delgado
O articulista foi muito gentil com Luiz Inácio. Tudo desmoronou com o Mensalão, quando o governo do então presidente começou a ageadar congressistas com generosas benesses em troca de votos. Ato contínuo, tivemos o Petrolão, em mais um gigantesco escândalo de corrupção que deu origem à Lava-jato. A partir daí se iniciou todo um embate entre os Poderes da República, que só piora a cada ano. Uma crise institucional sem data pra acabar.
-
Rodrigo Flexa
Perdeu, golpista.
-
-
Acacio J K Caldeira
Ótimo artigo.
-
Maderfranio Gurgel Praxedes
até um cego vê que o que esta ocorrendo no mundo é um avanço do nazismo
-
Samuel Fagundes
Vive baderna institucional única e exclusivamente por conta do poder legislativo. Um antro de ladrões, corruptos e golpistas. Causam baderna com o único intuito de se protegerem por seus crimes, que são muitos.
-
Dilmar Oliveira
Me lembra um tanto (cruzes) a situação do Peru, onde os poderes se revezam em dar rasteiras sucessivas um no outro, sem perspectiva de solução, só de novas crises de governabilidade... Espero que não cheguemos a esse ponto, mas se depender do "nível" dos atores envolvidos, estamos lascados!
-
MARIA BILCK
Discordo , o Brasil é o país que mais combate o fascismo no mundo. Se assim não fosse, este congresso ban dido, já teria levado o país a uma guerra civil.
-
Alexandre Pereira
PS: que sejam todos substituídos por IA!! Pelo fim dos convescotes e negociatas!
-
Jair Pereira
Cara colunista, isso é verdade e concordo. Mas quando e porque começou? Começou quando um ladrão confesso foi investigado, julgado, condenado e preso, tramitado em todas as instâncias e vem o STF e anula o julgamento, torna-o inocente, retira as restrições eleitorais e este retorna ao Poder. depois disso chamar de zona seria menosprezar esta casa noturna , que aliás em SP conheço algumas que o STF e Lula nem teriam permissão para entrar, tamanha as regras que tem no ambiente.
-
Rodrigo Flexa
O golpe fracassou e botamos o seu líder, o frouxo, na cadeia, bem feito.
-
Samuel Fagundes
Se informe do processo contra o presidente Lula na lava-jato. Assim não passa vergonha e não dissemina mentiras. Se bem, que, o pessoal da extrema-direita só vive disso mesmo, disseminar mentiras.
-
-
Alexandre Pereira
Aventuras antidemocráticas? Quer dizer eleições? A questão não é surgir um candidato ruim (como o ex e o atual presidiário), é não ter o que preste no que aí estão, tanto faz legislativo como executivo (não elegemos diretamente para o STF, pois obra do executivo eleitoral amiguinho). O centrão é ruim? Sim, mas o que o leva a ser reeleito? A excrescência do fundo eleitoral? Entre 25/25% do bolsolulismo extremo e os contorcionismos abusivos do STF, o que sobra? Não uma república. Segue o circo.
-
Paulo Roberto Taveira
A república não deu certo!
-
Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira
Um dos melhores artigos que já li na Folha. A tal polarização de que tanto se fala resulta na rejeição, por cada um dos polos, de iniciativas vindas do polo oposto. Então o que fazer? Buscar uma saída num centro, que, com o Supremo, com tudo, é cada vez mais Centrão.
-
MARCELO Guimarães
Nessa disputa entre os Poderes, não li uma referência aos cidadãos. Nós estamos fora dos cálculos políticos?
-
André Silveira
De uma clareza solar a retrospectiva e reconstituição histórica da conjuntura atual, professor Lynch. Sinto falta apenas do papel quarto-poderístico da imprensa nessa análise. Porta-voz renitente do banquete centristra neste parlamentarismo sem consequências que se instalou de lá pra cá, a imprensa paulista, sobretudo esta Folha de S. Paulo, mira seus canhões ora para o Executivo ora para o Judiciário, mas seu rabo preso não parece ser com o leitor.
-
PAULO PETRASKI
Só não há disputa entre os poderes numa ditadura, porque o poder é concentrado. Numa democracia isso é normal. Mas podemos falar dos excessos. No caso de nosso país vejo um descalabro enorme no Legislativo, que afronta o tempo todo o Judiciário e o Executivo. O STF responde e o Executivo buscar também formas de dar contorno aos abusos. Também vejo a mídia, em especial esse jornal, como um poder que defende seus interesses particulares ao criticar o STF e o Executivo.
-
Alexandre Pereira
Creio que a afronta seja mútua. Os três fazendo besteiras o tempo todo. Dois, mudamos a cada quadro anos, um, vive imune as besteiras que produz, povoado por apadrinhados, incapaz de manter a estabilidade jurídica do país. Não somos uma ditadura, pois falta organização até para isso.
-
MARIA F LUPORINI
Exato.
-
-
MARIA F LUPORINI
Os Poderes estão bem. O Legislativo é que está com abuso de poder, com o Congresso inimigo do povo. Fim. Dólar cai hoje e Bolsa dispara, chora Folha!!
-
Mônica Casarin Fernandes Elsen
Apesar de a FSP não ter falado nem uma linha sobre.. houve uma imensa manifestação, no Brasil inteiro, contra as ações do Congresso Nacional. Talvez a FSP não tenha visto, porque os Faria Lima só trabalham de segunda a sexta, em horário comercial, não é mesmo? E no ar condicionado!
-
Ricardo bento terres
O patrono desse esculacho atual chama-se Michel Temer adjuvado pela grande imprensa.
-
Alexandre Pereira
Sua santidade e a seita têm uma boa parcela, diria a maior parte. Temer mal governou e nem se pode dizer que tenha feito algo ruim de fato.
-
-
Alison Sales
Desde o golpe contra Dilma, o Brasil vem sendo empurrado, de forma sistemática, para as mãos sujas do Legislativo. Mais do que a segurança, econômica, infraestrutura, educação, saúde, desemprego, precarização do trabalho ou o aprofundamento das desigualdades, o maior problema do país hoje é o Congresso Nacional este sim, um câncer institucional de efeitos letais eleito por uma massa de estólidos.
-
José Eduardo de Oliveira
sim, eles podem ser, independentes e harmônicos entre si, no entanto eles agem apenas para si mesmos, e independentes e nocivos contra o Brasil e os brasileiros. Chego a pensar que sem eles os brasileiros não seriam tão prejudicados. Parece, o que é pior ainda, é que nunca leram a tal de Constituição, e se leram, leram morrendo de rir.
-
Alexandre Pereira
Bom, economizaríamos metade dos três trilhões e meio dos impostos arrecadados. Uma IA faria mais, bem melhor, sem se sujeitar a negociatas. Em dois anos, seríamos um país de primeiro mundo.
-
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Caro prof. Lynch seu texto diagnóstico beira a perfeição,mas bom apetite será difícil,caminhamos sim para um indigestão coletiva, onde a pobre da mesa(democracia)tende a ficar bem avariada.
-
Sylvino Gomes
Caminhamos para um república oligárquica e para uma ruptura. Mas não pensem que a ruptura virá da extrema direita aloprada. O centrão fará a "revolução" antes que o povo a faça.
-
jose prado
*citado!
-
jose prado
Curioso que o povo só é curado no final e com cara de panaca!
-
Valter Luiz Peluque
Embora o título embole tudo, a análise é perfeita e responde com maturidade à matéria que a antecede na chamada do jornal. Uma exata observação do que ocorrreu/ocorre no Brasil neste ano que se finda. Só faltou colocar a quarta pata do bicho: a imprensa medíocre e resvalada a seus próprios interesses, que não consegue enquadrar os fatos desta análise.
-
Arnaldo Facciotti
Chamo a ito de um país perdido
-
Marcelo Mesquita
Excelente coluna. Finalmente uma análise "adulto na sala". Mas há uma curiosidade que poderá ser avaliada em alguma próxima oportunidade. Os entes subnacionais experimentam uma situação oposta à observada no artigo. Governadores em alguns entes atuam como um suserano com vassalos e senhores feudais, prontos a oferecer qualquer "sim", desde que suas vantagens e incentivos aumentem, custeados por aumento da fatia no orçamento. É uma contradição notória, digna de apreciação de Sérgio Abranches.
-
Marcela Ferreira
Uma análise para ser bebida a conta-gotas! Hábil articulação de ideias e interpretação de conjuntura. A folha precisa tornar frequente esse grau de qualidade de material! Eu nao concordo com tudo, mas aprecio quem tem bom embasamento.
-
Daniel Nunes
Texto muito bom. Deve ser lido várias vezes. Mas comete erros crassos. Deixa, por exemplo, de fora a "aliança entre o lulismo e a militância política descarada do STF, muito a causa-prima dessa desarmonia institucional; a corrupção sempre latente, moral e internamente corrosiva (vez ou outra eruptiva), como pilar da república sindical no Executivo; e o governo petista não é vítima, mas ator e promotor dos vendilhões e dos mercadores do Congresso.
-
Anete Araujo Guedes
Taí a historia que quase ninguém conta. É o que deveria constar nos livros escolares. Toda vez que se rompe com a constitucionalidade, torna-se quase impossível retornar à normalidade. Foi assim com o golpe militar, com o afastamento de Dilma, e a abertura de um caminho tenebroso e ilícito para a Lava jato passar. Tornaram os protagonistas do país, símbolos da moralidade. Levaram a população a delírios punitivistas. Entrou em cena um desqualificado, que empoderou ainda mais o congresso.
-
Alexandre Pereira
Com a eleição de sua santidade? Quer moralidade? Com a seita no poder? Hahahaha! Sério? A lava-jato foi um problema? Quem estancou a sangria e deu alforria para o chefe da seita? Todos os partidos! Na lambança, não há grupo ou poder que não tenha o dedo sujo!! Mas só os lambaris com batom são enjaulados. Por que será? Amiguinhos são a fonte de todos os males.
-
-
AILTON SOUZA
Sempre assim a PF só não se pode investigar parlamentares do congressove amigos do rei. Incumbiram Derrite de tirar poder de investigar da PF mas não deu certo e agora estão todos nervosinhos, especialmente, aqueles que desviam verbas públicas através das emendas parlamentares. PF neles e sem mi-mi-mi!
-
Caio Monteiro
Onde é que ele está vendo baderna? O que se vê é democracia e liberdade. Como consequência, as tensões naturais.
-
-
Mario Donizete Pelissaro
Não há "disputa entre poderes", coisa nenhuma! o que há, são Congressistas que querem liberdade total para fazerem as mais vergonhosas falcatruas sem admoestações. Passam por cima das leis e tentam implacar suas proprias interpretação da constituição. Ameaçam o executivo e principalmente o judiciario que ainda se mantêm firme o compromisso com a justiça. Então, "o governo não é fraco" e nem tampouco o judiciario é fraco. Estão na verdade lutando bravamente para proteger o país.
-
André Silva de Oliveira
Análise totalmente enviesada que tenta eximir o atual Executivo pelo mau desempenho econômico e dificuldades de interação com o Congresso. Quem governa o Brasil há mais de 20 anos é Lula, não a direita. Como dizem os militares (e se há baderna institucional), o quartel é um espelho do seu comandante.
-
Carlos Alberto Komora Vieira
Pretensioso recalcado
-
André Silva de Oliveira
A análise correta é a que fez hoje Marcus André Melo em coluna que vale mais do que essa narrativa tortuosa do professor-militante Lynch. O governo é fraco porque Lula se tornou um mau gerente da coalizao e da economia, não por causa do sistema. Aprendam, companheiros, aprendam!
-
Ademar Adams
Ulisses, você acredita que um bolsonarista consegue ler um texto desse tamanho. Interpretar então jamé!
-
ULISSES SILVA
Mude seu nome para André Viés de Oliveira, ou, aprenda a ler e interpretar um (longo e profícuo) texto. É difícil, eu sei! Mas, se você se esforçar, consegue. Confia. Você consegue fazer melhor que "isso".
-
Anete Araujo Guedes
Leia o texto várias vezes
-
-
Ronaldo Martins Espindola
Governo fraco NÃO, Congresso da esculhambação do orçamento secreto pra desviar recursos públicos, por isso querem a PEC da blindagem, congresso que quer anistia para golpista, congresso que quer dosimetria pra libertar quem comete ilícitos. #congressoinimigodopovo
-
ULISSES SILVA
José, José, que comentário infantil...com um Congresso assim, o Governo deveria agir como? Curioso aqui para saber sua opinião, sua sugestão de como atuar dadas as circunstâncias. Manda aí...
-
jose ferreira
Governo fraquíssimo! Não consegue nada sem apoio da mamãe STF. Deus queira que a situação não piore mais e fique igual a da outra petista , a fraquíssima Dilma .
-
-
Samuel Fagundes
Discordo completamente do que foi dito. Se há uma disputa entre os poderes é porque, desta vez, o executivo é forte. Essa situação atual é porque o executivo anterior era fraco, se sujeitava às chantagens para não sofrer impedimento. E esse congresso é um congresso é um antro de ladrões, e tentam se blindar, enfrentando os outros poderes.
-
Mario Donizete Pelissaro
Exato. Lembremos que o governo de bolsonaro abriu a porteira e entregou as chaves do cofre àquele congresso. Agora a situação é diferente e o executivo e também o judiciario lutam bravamente para manter a justiça e o respeito à constituiçao.
-
-
Jair R Maria Maria
Enfim, supremo e executivo não suportarão tanta pressão sem a participação do povo nas ruas contra a anistia e políticos corruptos. Hoje, duas horas da tarde na paulista.Não seja cúmplice.
-
Ricardo Ferreira
Radiografia perfeita do momento político-institucional do país.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.