Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GERALDO DE CARVALHO JR

    Cada um defendendo seu la drão de estimação. Estamos nesse impasse e não saímos da mesma. O Congresso não se renova, os parlamentares só legislam em benefício próprio e o judiciário não é exemplo para quem espera justiça. A reforma tem que começar pelo legislativo, temos que varrer essa bancada perdulária nas próximas eleições.

    Responda
  2. Mozart Cabral

    O autor deste artigo ficou apenas nas superestruturas dos Três Poderes, sem descer nas causas estruturais decorrentes das falências dos ensino público Básico e Fundamental, na falta de pensamento crítico, na manipulação da opinião pública pelas oligarquias através das mídias sociais, com seus pastores neopentecostais obscurantistas, na crise de valores fundamentados nos Direitos Humanos, Civis e da Justiça Ocidental, que a grande maioria do eleitorado sequer imagina o que seja.

    Responda
  3. Fernanda Pereira

    Excelente síntese. Na próxima eleição, a escolha do legislativo talvez seja mais importante do que o executivo

    Responda
  4. Gustavo Luiz

    Congresso inimigo do povo.

    Responda
  5. DALTON JESUS DE OLIVEIRA

    Essa análise seria brilhante não fosse por um omissão gritante. Se o autor fez o arco temporal de FHC a Bolsonaro, passando inclusive pela Lava Jato, não falou do maior elefante no meio da sala que foram Mensalão e Petrolão, os maiores escândalos de corrupção, que deixaram qualquer caso nos anos FHC como pequenas causas. Houve Lava Jato em razão de qual evento? E apesar dos excessos da Lava Jato, vamos fingir que não houve corrupção? Foi aí que Congresso se acostumou a se apropriar do orçamento.

    Responda
  6. Renato Vieira

    BBB, essa é a bancade de tiriricas que estão passando a mão na grana.

    Responda
  7. josenice nascimento

    Viviam em harmonia, até Bolsonaro chegar ao Palácio do Planalto.

    Responda
  8. Rodrigo Flexa

    É uma falácia falar em polarização quando temos democracia de um lado e ditadura do outro.

    Responda
  9. Rodrigo Flexa

    Lugar de golpista é na cadeia.

    Responda
  10. Raymundo Itareru

    quem está disputando com quem? só para a folha golpista!

    Responda
  11. Raymundo Itareru

    quem está disputando com quem? só para a folha golpista!

    Responda
  12. Dilson piccin

    Enfim, uma análise bem profunda e necessária para entender o imbróghio, a confusão, o abacaxi que virou a política atual, principalmente depois do fortalecimento da direita ultraconservadora, despida de nenhum compromisso com nada, nada, absolutamente nada.

    Responda
  13. Luiz Martins

    Não existe "disputa entre poderes". O judiciário está julgando o que aparece para julgar, sendo ameaçado de represálias...pelo legislativo; o executivo está tentando entregar alguma coisa do que prometeu, sendo diuturnamente boicotado... pelo legislativo. Não é difícil perceber que a maioria desse poder optou pelo confronto, pela provocação, por decisões sabidamente inconstitucionais. Povo!!! Aprenda a escolher deputados e senadores, eles mandam mais que o Presidente e podem tumultuar o país.

    Responda
  14. Zelis Pereira Furlan

    O PT conseguiu essa bagunça.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Perdeu, robozinho, chora.

    2. Raymundo Itareru

      é sério Zélia? o pt quis dá o golpe tem certeza?

  15. Vladimir Delgado

    O articulista foi muito gentil com Luiz Inácio. Tudo desmoronou com o Mensalão, quando o governo do então presidente começou a ageadar congressistas com generosas benesses em troca de votos. Ato contínuo, tivemos o Petrolão, em mais um gigantesco escândalo de corrupção que deu origem à Lava-jato. A partir daí se iniciou todo um embate entre os Poderes da República, que só piora a cada ano. Uma crise institucional sem data pra acabar.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Perdeu, golpista.

  16. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo.

    Responda
  17. Maderfranio Gurgel Praxedes

    até um cego vê que o que esta ocorrendo no mundo é um avanço do nazismo

    Responda
  18. Samuel Fagundes

    Vive baderna institucional única e exclusivamente por conta do poder legislativo. Um antro de ladrões, corruptos e golpistas. Causam baderna com o único intuito de se protegerem por seus crimes, que são muitos.

    Responda
  19. Dilmar Oliveira

    Me lembra um tanto (cruzes) a situação do Peru, onde os poderes se revezam em dar rasteiras sucessivas um no outro, sem perspectiva de solução, só de novas crises de governabilidade... Espero que não cheguemos a esse ponto, mas se depender do "nível" dos atores envolvidos, estamos lascados!

    Responda
  20. MARIA BILCK

    Discordo , o Brasil é o país que mais combate o fascismo no mundo. Se assim não fosse, este congresso ban dido, já teria levado o país a uma guerra civil.

    Responda
  21. Alexandre Pereira

    PS: que sejam todos substituídos por IA!! Pelo fim dos convescotes e negociatas!

    Responda
  22. Jair Pereira

    Cara colunista, isso é verdade e concordo. Mas quando e porque começou? Começou quando um ladrão confesso foi investigado, julgado, condenado e preso, tramitado em todas as instâncias e vem o STF e anula o julgamento, torna-o inocente, retira as restrições eleitorais e este retorna ao Poder. depois disso chamar de zona seria menosprezar esta casa noturna , que aliás em SP conheço algumas que o STF e Lula nem teriam permissão para entrar, tamanha as regras que tem no ambiente.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      O golpe fracassou e botamos o seu líder, o frouxo, na cadeia, bem feito.

    2. Samuel Fagundes

      Se informe do processo contra o presidente Lula na lava-jato. Assim não passa vergonha e não dissemina mentiras. Se bem, que, o pessoal da extrema-direita só vive disso mesmo, disseminar mentiras.

  23. Alexandre Pereira

    “Aventuras antidemocráticas”? Quer dizer eleições? A questão não é surgir um candidato ruim (como o ex e o atual presidiário), é não ter o que preste no que aí estão, tanto faz legislativo como executivo (não elegemos diretamente para o STF, pois obra do executivo eleitoral amiguinho). O centrão é ruim? Sim, mas o que o leva a ser reeleito? A excrescência do fundo eleitoral? Entre 25/25% do bolsolulismo extremo e os contorcionismos abusivos do STF, o que sobra? Não uma república. Segue o circo.

    Responda
  24. Paulo Roberto Taveira

    A república não deu certo!

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Rep o quê? Rsrs

    2. André Silva de Oliveira

      Com a classe política predatória que temos, incluindo Lula e Bolsonaro, parece difícil mudarmos de trajetória, mas ainda acredito que é possível.

  25. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Um dos melhores artigos que já li na Folha. A tal “polarização” de que tanto se fala resulta na rejeição, por cada um dos polos, de iniciativas vindas do polo oposto. Então o que fazer? Buscar uma saída num centro, que, “com o Supremo, com tudo”, é cada vez mais Centrão.

    Responda
    1. Samuel Fagundes

      O centrão é o câncer do Brasil. Quer mais centrão? Mais câncer?

    2. Jonatan Soux

      Muito justo o comentário. Eu concordo, um dos melhores artigos que já li na Folha.

  26. MARCELO Guimarães

    Nessa disputa entre os Poderes, não li uma referência aos cidadãos. Nós estamos fora dos cálculos políticos?

    Responda
  27. André Silveira

    De uma clareza solar a retrospectiva e reconstituição histórica da conjuntura atual, professor Lynch. Sinto falta apenas do papel quarto-poderístico da imprensa nessa análise. Porta-voz renitente do banquete centristra neste parlamentarismo sem consequências que se instalou de lá pra cá, a imprensa paulista, sobretudo esta Folha de S. Paulo, mira seus canhões ora para o Executivo ora para o Judiciário, mas seu rabo preso não parece ser com o leitor.

    Responda
  28. PAULO PETRASKI

    Só não há disputa entre os poderes numa ditadura, porque o poder é concentrado. Numa democracia isso é normal. Mas podemos falar dos excessos. No caso de nosso país vejo um descalabro enorme no Legislativo, que afronta o tempo todo o Judiciário e o Executivo. O STF responde e o Executivo buscar também formas de dar contorno aos abusos. Também vejo a mídia, em especial esse jornal, como um poder que defende seus interesses particulares ao criticar o STF e o Executivo.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Creio que a afronta seja mútua. Os três fazendo besteiras o tempo todo. Dois, mudamos a cada quadro anos, um, vive imune as besteiras que produz, povoado por apadrinhados, incapaz de manter a estabilidade jurídica do país. Não somos uma ditadura, pois falta organização até para isso.

    2. MARIA F LUPORINI

      Exato.

  29. MARIA F LUPORINI

    Os Poderes estão bem. O Legislativo é que está com abuso de poder, com o Congresso inimigo do povo. Fim. Dólar cai hoje e Bolsa dispara, chora Folha!!

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Sim, mas quer passar uma imagem de bagunça que não existe. Só no Legislativo.

    2. José Valter Cipolla Aristides

      Maria, a FSP não chora com a notícia da bolsa subir. Ela dá pulos de alegria.

  30. Mônica Casarin Fernandes Elsen

    Apesar de a FSP não ter falado nem uma linha sobre.. houve uma imensa manifestação, no Brasil inteiro, contra as ações do Congresso Nacional. Talvez a FSP não tenha visto, porque os Faria Lima só trabalham de segunda a sexta, em horário comercial, não é mesmo? E no ar condicionado!

    Responda
  31. Ricardo bento terres

    O patrono desse esculacho atual chama-se Michel Temer adjuvado pela grande imprensa.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Sua santidade e a seita têm uma boa parcela, diria a maior parte. Temer mal governou e nem se pode dizer que tenha feito algo ruim de fato.

  32. Alison Sales

    Desde o golpe contra Dilma, o Brasil vem sendo empurrado, de forma sistemática, para as mãos sujas do Legislativo. Mais do que a segurança, econômica, infraestrutura, educação, saúde, desemprego, precarização do trabalho ou o aprofundamento das desigualdades, o maior problema do país hoje é o Congresso Nacional — este sim, um câncer institucional de efeitos letais eleito por uma massa de estólidos.

    Responda
  33. José Eduardo de Oliveira

    sim, eles podem ser, independentes e harmônicos entre si, no entanto eles agem apenas para si mesmos, e independentes e nocivos contra o Brasil e os brasileiros. Chego a pensar que sem eles os brasileiros não seriam tão prejudicados. Parece, o que é pior ainda, é que nunca leram a tal de Constituição, e se leram, leram morrendo de rir.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Bom, economizaríamos metade dos três trilhões e meio dos impostos arrecadados. Uma IA faria mais, bem melhor, sem se sujeitar a negociatas. Em dois anos, seríamos um país de primeiro mundo.

  34. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro prof. Lynch seu texto diagnóstico beira a perfeição,mas bom apetite será difícil,caminhamos sim para um indigestão coletiva, onde a pobre da mesa(democracia)tende a ficar bem avariada.

    Responda
  35. Sylvino Gomes

    Caminhamos para um república oligárquica e para uma ruptura. Mas não pensem que a ruptura virá da extrema direita aloprada. O centrão fará a "revolução" antes que o povo a faça.

    Responda
  36. jose prado

    *citado!

    Responda
  37. jose prado

    Curioso que o povo só é curado no final e com cara de panaca!

    Responda
  38. Valter Luiz Peluque

    Embora o título embole tudo, a análise é perfeita e responde com maturidade à matéria que a antecede na chamada do jornal. Uma exata observação do que ocorrreu/ocorre no Brasil neste ano que se finda. Só faltou colocar a quarta pata do bicho: a imprensa medíocre e resvalada a seus próprios interesses, que não consegue enquadrar os fatos desta análise.

    Responda
  39. Arnaldo Facciotti

    Chamo a ito de um país perdido

    Responda
  40. Marcelo Mesquita

    Excelente coluna. Finalmente uma análise "adulto na sala". Mas há uma curiosidade que poderá ser avaliada em alguma próxima oportunidade. Os entes subnacionais experimentam uma situação oposta à observada no artigo. Governadores em alguns entes atuam como um suserano com vassalos e senhores feudais, prontos a oferecer qualquer "sim", desde que suas vantagens e incentivos aumentem, custeados por aumento da fatia no orçamento. É uma contradição notória, digna de apreciação de Sérgio Abranches.

    Responda
  41. Marcela Ferreira

    Uma análise para ser bebida a conta-gotas! Hábil articulação de ideias e interpretação de conjuntura. A folha precisa tornar frequente esse grau de qualidade de material! Eu nao concordo com tudo, mas aprecio quem tem bom embasamento.

    Responda
  42. Daniel Nunes

    Texto muito bom. Deve ser lido várias vezes. Mas comete erros crassos. Deixa, por exemplo, de fora a "aliança entre o lulismo e a militância política descarada do STF, muito a causa-prima dessa desarmonia institucional; a corrupção sempre latente, moral e internamente corrosiva (vez ou outra eruptiva), como pilar da república sindical no Executivo; e o governo petista não é vítima, mas ator e promotor dos vendilhões e dos mercadores do Congresso.

    Responda
  43. Anete Araujo Guedes

    Taí a historia que quase ninguém conta. É o que deveria constar nos livros escolares. Toda vez que se rompe com a constitucionalidade, torna-se quase impossível retornar à normalidade. Foi assim com o golpe militar, com o afastamento de Dilma, e a abertura de um caminho tenebroso e ilícito para a Lava jato passar. Tornaram os protagonistas do país, símbolos da moralidade. Levaram a população a delírios punitivistas. Entrou em cena um desqualificado, que empoderou ainda mais o congresso.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Com a eleição de sua santidade? Quer moralidade? Com a seita no poder? Hahahaha! Sério? A lava-jato foi um problema? Quem estancou a sangria e deu alforria para o chefe da seita? Todos os partidos! Na lambança, não há grupo ou poder que não tenha o dedo sujo!! Mas só os lambaris com batom são enjaulados. Por que será? Amiguinhos são a fonte de todos os males.

  44. AILTON SOUZA

    Sempre assim a PF só não se pode investigar parlamentares do congressove amigos do rei. Incumbiram Derrite de tirar poder de investigar da PF mas não deu certo e agora estão todos nervosinhos, especialmente, aqueles que desviam verbas públicas através das emendas parlamentares. PF neles e sem mi-mi-mi!

    Responda
    1. Caio Monteiro

      Onde é que ele está vendo baderna? O que se vê é democracia e liberdade. Como consequência, as tensões naturais.

  45. Mario Donizete Pelissaro

    Não há "disputa entre poderes", coisa nenhuma! o que há, são Congressistas que querem liberdade total para fazerem as mais vergonhosas falcatruas sem admoestações. Passam por cima das leis e tentam implacar suas proprias interpretação da constituição. Ameaçam o executivo e principalmente o judiciario que ainda se mantêm firme o compromisso com a justiça. Então, "o governo não é fraco" e nem tampouco o judiciario é fraco. Estão na verdade lutando bravamente para proteger o país.

    Responda
  46. André Silva de Oliveira

    Análise totalmente enviesada que tenta eximir o atual Executivo pelo mau desempenho econômico e dificuldades de interação com o Congresso. Quem governa o Brasil há mais de 20 anos é Lula, não a direita. Como dizem os militares (e se há baderna institucional), o quartel é um espelho do seu comandante.

    Responda
    1. Carlos Alberto Komora Vieira

      Pretensioso recalcado

    2. André Silva de Oliveira

      A análise correta é a que fez hoje Marcus André Melo em coluna que vale mais do que essa narrativa tortuosa do professor-militante Lynch. O governo é fraco porque Lula se tornou um mau gerente da coalizao e da economia, não por causa do sistema. Aprendam, companheiros, aprendam!

    3. Ademar Adams

      Ulisses, você acredita que um bolsonarista consegue ler um texto desse tamanho. Interpretar então…jamé!

    4. ULISSES SILVA

      Mude seu nome para André Viés de Oliveira, ou, aprenda a ler e interpretar um (longo e profícuo) texto. É difícil, eu sei! Mas, se você se esforçar, consegue. Confia. Você consegue fazer melhor que "isso".

    5. Anete Araujo Guedes

      Leia o texto várias vezes

  47. Ronaldo Martins Espindola

    Governo fraco NÃO, Congresso da esculhambação do orçamento secreto pra desviar recursos públicos, por isso querem a PEC da blindagem, congresso que quer anistia para golpista, congresso que quer dosimetria pra libertar quem comete ilícitos. #congressoinimigodopovo

    Responda
    1. ULISSES SILVA

      José, José, que comentário infantil...com um Congresso assim, o Governo deveria agir como? Curioso aqui para saber sua opinião, sua sugestão de como atuar dadas as circunstâncias. Manda aí...

    2. jose ferreira

      Governo fraquíssimo! Não consegue nada sem apoio da mamãe STF. Deus queira que a situação não piore mais e fique igual a da outra petista , a fraquíssima Dilma .

  48. Samuel Fagundes

    Discordo completamente do que foi dito. Se há uma disputa entre os poderes é porque, desta vez, o executivo é forte. Essa situação atual é porque o executivo anterior era fraco, se sujeitava às chantagens para não sofrer impedimento. E esse congresso é um congresso é um antro de ladrões, e tentam se blindar, enfrentando os outros poderes.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      Exato. Lembremos que o governo de bolsonaro abriu a porteira e entregou as chaves do cofre àquele congresso. Agora a situação é diferente e o executivo e também o judiciario lutam bravamente para manter a justiça e o respeito à constituiçao.

  49. Jair R Maria Maria

    Enfim, supremo e executivo não suportarão tanta pressão sem a participação do povo nas ruas contra a anistia e políticos corruptos. Hoje, duas horas da tarde na paulista.Não seja cúmplice.

    Responda
  50. Ricardo Ferreira

    Radiografia perfeita do momento político-institucional do país.

    Responda