Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcelo Silva

    Mas será que só veio alemão e europeu nazista para Sanra Catareich? Na verdade uns branquelo tosco metidos a à nobreza! Patético!

    Responda
  2. Marcos Martins

    Sou catarinense e posso dizer que existe muitas organizações sociais que repudia estas medidas tomadas pela assembleia legislativa, e esse governador é nojento, desprezível como são todos os outros.

    Responda
  3. Nerisvaldo José Santos

    Evitem ir a estado escrotto.

    Responda
    1. Mario Garcia

      Nerisvaldo? Que original!

    2. Mario Garcia

      Seria bom. Só Florianópolis receberá 3 milhões de turistas neste fim de ano. Um caos no paraíso.

  4. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Santa Catarina honrando o pior da imigração germânica. Vergonha! O carma do estado será pesado.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Tão aí os dados, minha cara, com suas fontes: não vieram do além, nem do além-mar, nem do além-túmulo. Não seria mau contrastar as informações administrativas e fiscais do Estado com as mortes femininas: sua colega Lygia, hoje, explicou que estas questões devem resolver a morte feminina violenta, quem sabe não são responsáveis pela morte de pretos? Ela jura que resolve.

    Responda
    1. Helio Cardoso

      Sabe aquela deputada que só tira fotos segurando armas? Só porque chamei ela de 'a garota do fuzil' a foi zenzurou!

  6. Helio Cardoso

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  7. Otavio Ernesto

    Na virada do século XIX, abriu-se a imigração européia oferecendo terras gratuitas aos imigrantes em SC e RS, principalmente. Mas, para os escravos libertos, não se ofereceu nada, sem um programa de inserção social. E até hoje, dá-se valor aos "herói imigrante" alemão, italiano, austríaco, etc., e nega-se direitos àqueles que foram trazidoa à força e sob tortura para trabalhar aqui sob escravidão. Em SC há festas alemãs, italianas, etc., mas nega-se cotas de trabalho e estudo aos negros.

    Responda
  8. André Ramos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  9. Mario Garcia

    Os cães ladram, a caravana passa.

    Responda
  10. Mario Garcia

    Está criada pelo ativismo barato a xenofobia nacional. Quem pratica, curiosamente, são os tolos de sempre, que a Folha cultiva para manter a sua receita de assinaturas.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Se Santa Catareich quiser se separa do Brasil, eu apoio. Se o diabo quiser levar, eu também apoio.

  11. elcio matos

    Duas perguntas. Primeiro: Por que a maioria dos sizan (escrito ao contrário pra enganar a censura da FSP) que fugiram da Alemanha após a derrota na segunda guerra se refugiaram em SC? Segunda pergunta: Por que o bozo está enviando seus filhos para pleitos eleitorais em SC? Alguma associação entre essas duas perguntas?

    Responda
  12. Hipolito Lima do Carmo

    Esse pessoal a maioria descentes de alemão deviam voltar todos pra Alemanha não. Iam fazer nem uma falta por a

    Responda
  13. marcelo pucciarelli

    Infelizmente em todos os estados do Brasil o racismo existe ( 350 anos de escravidão deixa marcas ) mas em Santa Catarina estas marcas são muito mais fortes ...por que será?

    Responda
  14. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Santa Catarina não para de confirmar seu supremacismo "branco". Esses nórdicos de araque deveriam perguntar aos nórdicos de verdade o que pensam de seu racismo. Tornam-se os mais MISERÁVEIS dos brasileiros, com esse identidade racial bastarda?

    Responda
  15. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Chega de cota de racista. Escola de qualidade é antídoto para o identitarismo clientelista.

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  16. joão moreira

    Nada de ruim que vem deste Estado soa-me como surpresa. Vocês verão quem serão os senadores que eles escolherão.

    Responda
  17. NACIB HETTI

    A hipocrisia esconde a realidade; o brasileiro é racista.

    Responda
  18. Fernando Borges Campinas SP

    Apoiada!

    Responda
  19. Ary Dantas oliveira Junior

    Bahia teve aumento de seiscentos % por injuria racial em dois mil vinte quatro. E ainda temos a questao das subnotificacoes..

    Responda
  20. Ary Dantas oliveira Junior

    Violência e racismo tem ate na Bahia. A escriba poderia ser menos precipitada e verificar, p exemplo, o indice de ocorrências por injuria racial na Bahia e em outros estados do país. Vai ter uma surpresa...

    Responda
  21. Ary Dantas oliveira Junior

    .violência r

    Responda
  22. Jesus Silvestre

    Santa Catarina um Estado maravilhoso não pode pagar por ter uma turma bolsonazista , racista, xenofoba,homofobica e ditatorial.

    Responda
  23. Valdir Teixeira da Silva

    Penso que o povo de Santa Catarina, os que não se consideram brasileiros, deveriam voltar de onde vieram, o Brasil acolheu seus ancestrais, em seus respectivos países passavam fome. O Brasil deu terras para essa gente e dignidade. Desse modo, os que estão insatisfeitos e se consideram superiores por serem brancos, deveriam voltar e nunca mais retornar. Não farão falta nenhuma. O Brasil é um pais plural, miscigenado e pardo, não temos espaço para essa gente racista.

    Responda
  24. Ary Dantas oliveira Junior

    . Se considera inconstitucional, e" só acionar o s.t f..

    Responda
  25. Mario Garcia

    Santa Catarina é o Estado mais desenvolvido e covilizado do Brasil, parâmetro de IDH para o resto do País. É um privilégio viver aqui. O ativismo digital de esquerda que denuncia racismo no Estado não nos conhece e desconhece que somos o maior receptor da imigração latino americana. Isso porque não discriminamos. Quem nos discrimina nos desconhece. Vem ver.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Covilizado, com certeza, um covil de racistas bolsonaristas, infelizmente. Mas depois o carma volta como catástrofe ambiental para o estado e não adianta reclamar.

    2. Eduardo Rocha

      Racista e zina não é civilização. É outra coisa, longe de um estado civilizado.

    3. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Receptor? Prefeito de Florianópolis estava de plantão na rodoviária 'devolvendo' pessoas de diversas origens até a intervenção do MPF, senhor.

  26. Sergio Guimaraes

    Quando eu ainda era criança, há 50 anos atrás, fui pela primeira vez a Santa Catarina. Me lembro, quando uma prima, sugeriu ao meu pai que fossemos a praia no sábado ou domingo, pois durante a semana os pretos que a frequentavam. O racismo, e a consequente segregação, já está enraizado a séculos nesse estado, agora só foi institularizado.

    Responda
  27. LUCILIO BERNARDES JUNIOR

    Cada vez mais se afirmando como a escória do Brasil. Tadinha.

    Responda
  28. Rodrigo Buzzatti

    Santa Catarina é o suco do pior do brasileiro branco, elitista, ra cis ta.

    Responda
  29. Murilo Belezia

    O que mais esperar do estado nazi-fascista que ainda elege políticos formados na ditadura de 1964? O estado onde a quadrilha familar do Golpista-em-Cárcere vai buscar abrigo e votos certos? Em má hora seguraram o movimento separatista...

    Responda
  30. Daniel Barbosa

    A questão das cotas, a reparação histórica recusada mesmo sendo meia boca, mostra maldade mesmo, não tem outra palavra. A imigração branca foi incentivada para alijar negros da terra e do trabalho e os migrantes consolidaram uma visão racista de superioridade. Seus representantes expressam essa mentalidade tão tão cristã!

    Responda
  31. Daval Pina Pinheiro

    Repugnante. Santa Catarina não entrou no século XXI. Santa Catarina é a resistência conservadora do que temos de pior. Parte da população sulista entende a branquitude da sua ascendência europeia como distintivo da pretensa superioridade que os torna intragáveis. Gente estúpida.

    Responda
  32. IRINEU LIBRENZA

    Não sou nem moro em Santa Catarina. Nos últimos anos o noticiário mostra o estado como o ápice do pior que pode nascer da extrema direita. E mostrando fatos. Então incontestável a situação por lá. O meu problema é que eu tenho muitos amigos e conhecidos daquele estado e são todos gente finíssima, educados, inteligentes, de alto nível cultural, só elogios para os caras. Então eu tinha um nó na minha cabeça. Estado ruim com gente tão boa?

    Responda
    1. GEAN Ferreira

      Certamente porque você deve ser branco e educado Irineu! Tente enchergar qual é o tratamento que eles dão aos desiguais ?

    2. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Caro Irineu, um leão por dia é pouco diante da selvageria política da extrema direita no estado. Antes da vivência no meio ambiente com belezas naturais, há o fator cultural que se estrutura na subjetividade de certos grupos fazendo com que as relações sociais entre pessoas, ou entre o bioma, resistam a essa austeridade que alguns chamam de civilização.

    3. Mauro Jorge

      Parabéns Irneu! porém sempre me preocupo com alquem que tem "muitos amigos" e todos são muito educados e muito certinhos. Costumo não acreditar em conversa de pescador, mas acredito nas exceções.

    4. Daniel Barbosa

      O seu enigma se desvenda com a seguinte pergunta: vc é branco de classe média? Se a Resposta é sim, vc desfruta da simpatia entre iguais, só isso. Observe como eles tratam o diferente e reavalie a simpatia ou empatia dos amigos.

    5. IRINEU LIBRENZA

      Pois hoje tive uma epifania: os caras bons vão embora do estado. Os que podem. Alguns tem que ficar poi que não tem condições de ir embora. E há uma boa parcela da população que não é ultradireitista mas tem medo de se manifestar. Acho que é por aí.

  33. Carlos Stegemann

    Vergonhoso, absurdo e inconcebível. Mas não creio que represente o pensamento da maioria do povo catarinense.

    Responda
  34. Giorgio Pietro

    Ironia...kkkkk

    Responda
  35. Edgar Candido Ferreira Candido

    De humano uma grande parte das pessoas tem só o desenho do corpo, ser racista e não reconhecer os 300 anos da terrível escravidão, que tratou os negros com a maior falta de respeito e de oportunidade igual e a ignorância de não saber que não existe raça, pois somos todos iguais e que faz com que exista gente contra a cota a racial.

    Responda
  36. CARLOS SANTOS

    Responda em que partido vota e quem o representa que direi quem és. Elegeram um Renan vereador, importado das baladas cariocas, acharam pouco, agora querem importar carlucha para o senado. Que maioria esclarecida tem SC, admirável. Depois dizem que nordestino não sabe votar!!!

    Responda
  37. Carlos Santos

    Fogo precisa ser apagado com fogo! O resto do país (que não cultua racismo) deveria segregar, em protesto, qualquer profissional que vem do sul, principalmente para o sudeste. Mas, Ah!!! Eles vão dizer que é racismo reverso, né!?

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Segregação é sintoma de eugenia, Carlos. Dizer que o resto do país na cultua racismo estás só fortalecendo o racismo estrutural profundamente enraizado.

    2. Saul ribeiro

      Antes de afirmar que aqui no sul só tem direitista e racista, procure se informar sobre a Guerra do Contestado, sobre a origem do MST, sobre o Trabalhismo, sobre o predomínio da Agricultura Familiar, sobre Antonieta de Barros, e tantos outros movimentos e personalidades de resistência que nasceram aqui no sul. Também procure saber qual o estado que mais recebeu migrantes de todo o país na última década, principalmente do norte e nordeste.

    3. Saul ribeiro

      Chega a ser cômico vcs do sudeste falarem uma coisa dessas, eleitores de Zemas, Nikolas, Witzels, Castros, Zambellis, Kataguiris, Bilynskyjs, Bolsonaros, MBL, e toda a escória da política nacional de extrema direita.

  38. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    A autora escreve que "a disparidade entre o tamanho da população e a quantidade de grupos neonazistas faz de SC o estado que, proporcionalmente, abriga a maioria dos coletivos dessa natureza no território nacional." Seria esta a preocupação: o estado ter a "maioria dos coletivos dessa natureza"? Um único "coletivo dessa natureza" é uma afronta à população e à memória dos brasileiros que perderam a vida na Segunda Guerra Mundial.

    Responda
  39. marcelo pucciarelli

    E aqui tem muitos comentários naziracistas.

    Responda
  40. marcelo pucciarelli

    A escravidão no Brasil durou mais de 350 anos. O grande Brizola que é do sul do país dizia "a elite nao aceita nada contra o seu racismo pois um país que ficou tanto tempo na escravidão não se liberta disto tão cedo"

    Responda
  41. Giorgio Pietro

    Parabéns governador. Viva o país Santa Catarina Só falta a nova carta!!!

    Responda
    1. Giorgio Pietro

      Luthero, da próxima eu desenho pra tu. Viva o social. Viva o NE.

    2. LUTHERO MAYNARD

      Palhacço! Volte para a caverna de onde não deveria ter saído.

    3. Samuel Fagundes

      É ironia?

  42. MARIA MILHOME

    Supremo em cima dessa corja. Estão Pensando que são o quê.

    Responda
  43. Mario Garcia

    As cotas raciais são a maior expressão de racismo. A equidade social só virá com a civilidade, ainda muito distante em toda parte.

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      Ah! Entao o senhor acredita na meritocracis. Parabens

  44. marcelo pucciarelli

    Sr. Cabral, para sabermos por que o ódio, o senhor mora neste estado.

    Responda
  45. Jussara Jacintho

    Excelente artigo. Dificil ,mesmo, falar de amor.

    Responda
  46. jose prado

    Hoje em dia, difícil não é falar, é fazer amor! Tá bravo!

    Responda
  47. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Acabaram com as políticas afirmativas de inclusão racial, mas implementaram o programa universidade gratuita que foi alvo de investigação do tcu que apontou irregularidades e possíveis fraudes com estudantes milionários beneficiados pelo governo estadual. É o fim mesmo é racismo!

    Responda
  48. Silvio Cabral

    Parabéns a SC por acabar com as cotas racistas.

    Responda
    1. LUTHERO MAYNARD

      Cabral, você representa o típico racista de classe média, ignorante, mal informado e ressentido.

    2. Samuel Fagundes

      B o s t a