Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Amarildo Caetano

    André as fraudes vem desde o governo do Bozo , só agora Lula mandou investigar e punir

    Responda
  2. William Costa

    Bons tempos em que os ministros do STF eram grandes juristas e o seu papel era guardar a Constituição Federal.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Estão guardando,mandando para a jaula golpistas

    2. Francisco Neto

      Que tempos eram esses? Desconheço. Os três poderes no Brasil nunca funcionaram, o Supremo hoje está melhorzinho, condenando golpistas e criminosos das emendas, mas tem que melhorar muito ainda.

  3. André Silva de Oliveira

    Excelente análise. Clara, objetiva, direta, ao contrário daquele equivocado artigo do Christian Lynch publicado ontem na FSP que estava eivado de viés ideológico na interpretação dos fatos apresentando, como sempre, Lula como vítima do presidencialismo de coalizao.

    Responda
    1. josé SOARES

      Como demonstra a realidade, não é Lula que está sendo vítima do presidencialismo de coalizão, mas o país , a moralidade e a democracia. Só não vê quem não quer.

  4. Amarildo Caetano

    O colunista se ''esqueceu" de dizer que a maioria dos condenados no mensalão eram do centrão ,o atual ´presidente do PL foi condenado .

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      A maioria dos ban didos Bozista.

    2. Amarildo Caetano

      André, 21 deles são bolsonaristas ,seguidores do homem que além de ser contra vacinas ,zombou dos mortos

    3. André Silva de Oliveira

      A verdade dói, não é, Amarildo? Lestes as notícias de hoje sobre as prisões de dirigentes do INSS? De quem é o governo? De quem, de quem!?

    4. Amarildo Caetano

      Bolsominions são cegos de um olho ,o PP foi o partido que teve mais condenado ,Costa Neto ,hoje presidente do PL foi preso ....

    5. josé SOARES

      O colunista também não fala dos acordos nebulosos no Governo FHC; no mensalão , Roberto Jefferson, Waldemar e outros não do pt.

    6. André Silva de Oliveira

      Amarildo, leia o livro "A Organização" da jornalista Malu Gaspar para conhecer a extensão da corrupção sistêmica e institucionalizada promovida pelo PT, aliados políticos e empreiteiros. Não me consta que alguém tenha processado a Malu Gaspar pelo que está no livro. Leia, vc precisa.

    7. Amarildo Caetano

      André ,Pesquise antes de escrever berda bolsominion

    8. André Silva de Oliveira

      Não, não eram. Eram do PT, aliados e empresários corruptos associados formando um descarado esquema de capitalismo de compadrio.

  5. Alberto Melis Bianconi

    kkkkk, o STF não escolheu transitar do combate à corrupção para a defesa da democracia, ele não teve escolha, quando percebeu que que estava levando água para o moinho da UDN de terno e gravata mesmo, a original. Como Aécio, professores de ciência política etc... suas falsas narrativas jurídicas. Acabaria fechado por um cabo e um soldado dirigindo um Jeep.

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    O STF , principalmente a 1a Turma mais o Gilmar Mendes está totalmente corrompido e compromissado a defender somente os interesses comerciais dos seus Ministros principalmente depois da revelação que a Esposa de um dos seus membros recebe para "defender" um Cliente em Processo no Supremo a mísera quantia de três milhões de Reais por mês e manter o Lulinha e o irmão do Lula soltos depois das revelações das Fraudes no INSS, a "defesa" da tal de Democracia foi só o Boi de Piranha da Corrupção.

    Responda
  7. Eduardo Maia

    Claro! O grande problema do STF é defender a democracia. Isso tirou a chance de um novo golpe e uma nova dita dura . Não é por menos que os defensores de gol pistas de 1964 e de 2023 estejam “chiando” tanto. Viva a democracia!

    Responda
  8. Evando de Abreu

    Mário, torcendo para nossos patriotas em sua pacífica manifestação contra as urnas sem recibo. E o Lulinha? será se vai comparecer à CPMI, junto com Frei Beto?

    Responda
  9. Evando de Abreu

    MARIO , torcendo para nossos patriotas em sua pacífica manifestação contra as urnas sem recibo. E o Lulinha? será se vai comparecer à CPMI, junto com Frei Beto?

    Responda
  10. Elvis Pfutzenreuter

    Defender uma democracia chez Odorico Paraguassu?

    Responda
  11. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Quando se fala em STF, sempre é bom lembrar que em 2009 essa corte decidiu que jornalista não precisa de formação universitária, porque tal exigência teria a finalidade de "afastar dos meios de comunicação intelectuais, políticos e artistas que se opunham ao regime militar".

    Responda
  12. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo.

    Responda
  13. Dalmo de Souza Amorim Junior

    A lei existe para limitar a ação dessa corte desmoralizada. O que falta é um Fachin que enfrente os problemáticos defensores da democracia de ocasião.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      O problema é que não se pode defender a democracia liberal com medidas iliberais, mas foi o que fez, em larga medida, o STF - basta lembrar o inquérito perpétuo das fake news (alguém pode acabar com as mentiras?). O próprio STF provocou a corrosão da sua legitimidade.

  14. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Não existe lei penal responsabilizando alguém pelo que faz um parente, de modo que a implicação de Lula no fecho do artigo parece puro populismo, sem nada a ver com Direito. Por outro lado, a politização do STF significa a destruição da corte. Precisamos restringir a competência jurídica da corte constitucional para haver um tribunal exclusivo para crimes políticos. Este deveria ser o TSE, mas sua composição mista não ajuda. Há corrupção aberta no STJ e a imprensa não vai atrás.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      A lei existe para limitar a ação dessa corte desmoralizada. O que falta é um Fachin que enfrente os problemáticos defensores da democracia de ocasião.

  15. José Cardoso

    Boa análise histórica.

    Responda
  16. Rodrigo Jacobauskas

    Ninguém está acima da lei, muito menos os funcionários públicos ministros do STF. O Senado tem obrigação de fiscalizar a atuação dos ministros, e não tem como deixar essa obrigação na mão do PGR somente. Todos os poderes precisam de freios e contrapesos, assim é a democracia.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      É isso! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. André Silva de Oliveira

      Boa, Rodrigo!

    3. JOSIAS AVILA

      Nem juiz de uma comarquinha qualquer do interior se condidera funcionário público...quanto mais nossos supremos ministros!

    4. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Com um Senado igualmente ou ainda mais podre, não adianta muito.

  17. Nelson Vidal Gomes

    Uma das maiores culpadas por esse estado de coisas, é a imprensa, que crítica, mas não se engaja numa "Cruzada Nacional" junto ao Congresso Nacional, para reformar através de EC o STF nos 4 pilares: composição,critérios de nomeação, prazo de mandato e ,sobretudo, competência exclusiva para a interpretação do Direito Constitucional Controvertido, cuja ausência de determinação constitucional expressa tem lhe dado a condição de "quarta instância" no sistema do duplo grau de jurisdição. Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Não fosse a imprensa não teríamos a manifestação dos 100 mil , que foi a semente da redemocratização. É tão evidente que a imprensa não tem poder jurídico - formal como o tem de fato. Que Deus nos ilumine!

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Imprensa não é um quarto poder político e não tem a prerrogativa e influir no processo. Por sua vez, o atual congresso é totalmente incapaz de votar qualquer EC que seja de boa-fé, quanto mais de regular o poder vizinho.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Desequilibrando o sistema de Checks and Balances. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus!

  18. Valdir Machado

    O projeto da extrema-direita era anular o STF e ficar com pista livre para eternizar a ralé no poder (vide Rússia, Hungria, Venezuela, Cuba, Bielorússia e outros). Não deu certo. Tentaram o golpe de 8 de janeiro. Não deu certo. Mas seu projeto avança lentamente, tomando prefeitura, estados, legislativos, escolas e igrejas. Ainda bem que nasci nos anos 60. Bons dias!

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Valdir, quando o PT acusou o Judiciário de lawfare (como, aliás, o colunista lembrou), o partido estava fortalecendo aquele ramo de poder!?

  19. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    O tal "combate à corrupção" feito pelo STF terminou com a "descondenação" de um réu condenado por corrupção. E a "defesa da democracia" não se sabe como vai terminar.

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Perfeito! É isso! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Você preferia estar lambendo a sola de um coturno neste momento, não é? Pode confessar, sua dignidade já ficou pelo caminho antes do comentário.

  20. Evando de Abreu

    Qual democracia? Estamos em uma ditadura da Facção STF e executivo

    Responda
    1. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      O que você estava fazendo na tarde de 8 de janeiro de 2023?

  21. Milton Fagundes

    O real motivo para o "desgaste" do STF, é o fato de estar conduzindo 80 inquéritos que estão apurando os desvios de deputados com as chamadas Emendas Impositivas.

    Responda
  22. Jorge Larangeira

    É verdade que o STF vem acumulando desgaste reputacional e perda de credibilidade em razão do excesso de protagonismo e da arbitrariedade de diversas decisões. Até recentemente, muitos desses excessos ainda podiam ser relativizados pelo argumento de que a Corte atuava como um bastião na defesa da democracia. O eventual acobertamento do escândalo do Banco Master, contudo, jogará por terra o que resta de credibilidade institucional do STF.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Pelo contrário, é o STF que se salva no mar de lama de Brasília.

  23. Nelson Vidal Gomes

    Se tivéssemos a cultura da renuncia pelo bem comum ou do país Collor o teria feito, Lula e Dilma respectivamente pelo Mensalão, Petrolão e Pedalão e Hugo Mota o faria agora após a "esculhambação" da Câmara dos Deputados, os Ministros Toffoli e Moraes por causa do sigilo do processo do Banco Master, mas também nos transformamos num "poveco" que concebeu Lula e Bolsonaro como líderes, ou seja, cabendo todos numa "caixa de fósforo", quem subirá ao palco para dar um basta?! Que Deus nos ilumine!

    Responda
  24. Luciano Napoleão de Souza

    A militância de redação acha que todos os leitores são alienados de assinatura grátis. Acha que todos vivem em Nárnia e não está enxergando a ditadura que se abateu sobre o Brasil, formada pelo STF de Moraes e pelo PT de Lula com amplo apoio da velha imprensa vendida.

    Responda
  25. João Pederiva

    O caso Master parece tensional governadores e legisladores de oposição e 1 ministro do Stf indicado em governos petistas

    Responda
  26. Leonardo Trindade

    A gente tem que pescar as frases certas pra entender onde o texto que chegar. "Centrão mais assertivo" = projetos para reduzir penas de pessoas já condenadas; PL para impedir a PF de investigar, manutenção de mandatos se deputados condenados... Bem assertivo, viu.

    Responda
  27. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Mesma confusão de sempre. Que país bagunçado e sem direção moral. É um bando de extrativistas sociais com privilégios monárquicos. E ainda tem gente que culpa os portugueses ou os poderosos do século XIX. Encarem a situação. O problema está aí entre os vivos aqui. Sem métodos de governança modernos, estratégia de longo prazo e vergonha na cara estamos condenados a nos lamentar com repetição de escândalos. Tem esculhambação estrutural aqui.

    Responda
  28. Zelis Pereira Furlan

    Corrupção. Kkkkkkkkkkkk

    Responda
  29. Peter Janos Wechsler

    Deduz-se da boa parte dos comentários que o STF, para garantir a manutenção de um estado de direito democrático, teria o direito de ultrapassar os limites legais para conseguir seu intento.. O fim justificaria os meios.

    Responda
  30. Rai Giovanni

    Nenhum indicado por Bolsonaro era seu amigo, advogado pessoal ou tinha carreira política. E nenhuma tomou nenhuma decisão monocratica de caráter político. Que fique bem claro né jornalista militante.

    Responda
    1. Francisco Neto

      Alô, Terra Plana, câmbio, o Kassio era amigo dos filhos do Bozo e o "terrivelmente evangélico" seu ministro. Kassio deu decisão monocrática para templos funcionarem e espalharem vírus na pandemia.

    2. jose carlos toledo junior

      Kkkkkkkkkkk. Tenha vergonha na cara.

    3. Marcos Benassi

      Foi lobotomia?

  31. Alexandre Pereira

    Uma corte constitucional que extrapola suas atribuições e desrespeita aquilo que deveria proteger, cedo ou tarde tropeça na própria toga. Bem verdade, não é de hoje que não escapa à degradação observada nos demais poderes. A falência moral da nossa quase-república está estampada em brasília, se é que algum dia alguma moral existiu. A falta de arcabouço republicano patrocina o avanço de mazelas, sob o verniz da rigorosa punição dos batons. O resto, é conveniente silêncio.

    Responda
  32. Henrique Marinho

    Combate à corrupção? Kkkk

    Responda
  33. Carlos Alberto Komora Vieira

    Quer dizer, Marcus, que se vc chegar a reitor na UFPE e surgirem casos de desvios de verbas de projetos, vc será culpado de tudo? Tire sua toga de direita antes de apedrejar.

    Responda
  34. Marcos Benassi

    Eita, Marcus, é necessário escolher, haveria muito o que discutir. Não compreendo a diminuição do "risco bolsonarista": pra um formalista, o que ocorre no legislabóstico no momento é a "batalha da democracia"; quem quer que observe o "conteúdo" aprovado e empurrado goela abaixo do país, com evidentes riscos presentes e futuros, fica de cabelo em pé. As candidaturas Bozolóides, ou provenientes da fossa aberta pelo "movimento", vão do ridículo ao terrorífico. Continuamos defronte ao abismo terrapl

    Responda
  35. adilson pedroso

    A principal ação do STF para a defesa da democracia é livrar bandidos da cadeia, anular provas e impedir a investigação de criminosos!

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Mais um othariu que vota em qualquer um que fala em corrupção e faz posição de honesto. Votou no bozó. Kkkkkkkkkkkkk.

  36. Roberto Moreira da Silva

    Comunidade judaica no Brasil e no mundo comemora nestes 8 dias de 14 a 22 de dezembro neste ano , a vitória da luz sobre as trevas,,e como o mundo e o Brasil precisa !! O Chile já contribuiu com a largada da vitória da luz sobre as trevas, que avance para o Brasil , Venezuela etc… Um doce Hanucá ao povo de Israel e todo mundo

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Olha o naipe dessa pobre caricatura.

  37. Renato Alves do Valle

    "padrão personalistico de nomeações sob o governo do PT e Bolsonaro " Gilmar Mendes (Fernando Henrique Cardoso), Marco Aurélio Melo(Fernando Collor)e Alexandre de Moraes( Michel Temer) não entram nesta conta? Além disso o PT indicou Joaquim Barbosa , Fachim, Carmen Lucia, Luiz Fux , Rosa Weber, Teori Zavascky, Luiz Roberto Barroso , Cezar Peluso , Menezes Direito, Ayres Brito e Eros Grau. O STf não "escolheu" trocar a luta anticorrupção pela defesa da democracia, um PGR domesticado fez isto.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Bem colocado, mas ao menos alguns não escolheram parentes, advogados do partido ou advogados, não? Sabe-se lá a razão, mas ao menos mantiveram alguma distância. De uns tempos para cá, a coisa ficou mais desavergonhada.

  38. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Alguém acredita nesse STF? .. sim , os ban di dos

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Conhecido possuído do espaço. Teve tempo que tive dó

  39. André Luiz

    É só sair uma matéria investigativa sobre o governo, a anistia judicial a Lula e o provavel favorecimento no STF (vide artigo do jornalista Hélio Gaspari) que vários patrulheiros, a soldo do PT, começam a gritar nos comentários. Até parece a China, onde o Partido fica monitorando as opiniões alheias. Pronto! Agora podem vociferar seus venenos e ódios partidários...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Matéria investigativa? O sr,André não tem a menor ideia do significado das palavras que usa. kkkk Nem Elio Gaspari (sem H) faz jornalismo investigativo.

    2. Marcos Benassi

      Juta chatice, hein? A provocação final, digo. O conteúdo, por deplorável, a gente passa reto.

  40. Nelson de Paula

    O texto alude ao STF escolhendo a batalha que passou a travar: foi da luta contra a corrupção para a defesa da democracia. Não houve essa escolha, a defesa da democracia é que se tornou primordial ante o governo destruidor de Bolsonaro.

    Responda
    1. Ary Dantas oliveira Junior

      ...mas bem antes da "defesa da democrscia" enterrou de vez a LJ. O time nao justifica seu comentário...

  41. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Esse mar de lama não poupará nenhum dos poderes,haja água e rodo para limpar essa república.

    Responda
  42. gerson christmann

    Com todo respeito ao colunista nunca houve "anistia judiciária" ao presidente Lula. O que houve foi o reconhecimento do STF do seu erro em permitir os abusos da lava jato e a prisão ilegal após condenação em segunda instância sem o trânsito em julgado da sentença.

    Responda
    1. Antonio Barros

      Informe-se sobre o voto do ministro Fachin, que tirou Lula da prisão. Foi questão de jurisdição do processo, competência da Vara onde deveria tramitar a ação, Curitiba, Brasília ou Rio de Janeiro, sede da Petrobras. O colunista está certo e você, errado.

  43. Paulo Roberto Taveira

    Ainda se escreverá muito a respeito dos juízes hoje dando as decisões.

    Responda
  44. Ary Dantas oliveira Junior

    ..e foi esse s.t.f que sepultou a maior operação de combate à corrupção da história desse país...

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Sim, foi esse mesmo STF e, quando liquidou a Lava Jato, abriu os Portões do Hades para a classe política predatória retornar com mais força ainda. O caso Master tem lá suas conexões políticas que o diligente ministro Toffoli, o carona de voos internacionais, colocou sob sigilo. Que tal?

    2. jose carlos toledo junior

      Mais um otharium que vota em qualquer um que faz posição de honesto. Ironia. Votou no bozó, o homem que começou se vendendo por café frio, aprendeu e ensinou peculato para todos os filhos, corrompeu e desmoralizou todos filhos e esposas, terminou com ministros vendendo barras de ouro aceitando presentes ridículos de árabes pela privatização de petróleo, que depois vendeu nos Estados Unidos, e lavando mais de cinquenta milhoes por meio de "doações".