Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    É verdade que o Supremo deve dar o exemplo. Mas, vejamos que tipo de exemplo. Em 2009, o STF decidiu que a profissão de jornalista pode ser exercida por qualquer cidadão, independente de formação universitária. O argumento foi de que a profissão tinha sido regulamentada pelo regime militar para afastar dos meios de comunicação intelectuais, políticos e artistas que se opunham a ele.

    Responda
  2. Maria Lúcia Bergami

    Quem é o S/T/M para falar em ética? Caso Evaldo, 270 tiros e nenhum condenado pelo STM. De qual ética S/T/M fala qdo tem um monte de militares que paeticiparam de golpe de Estado. Claro que o Supremo tem que rever condutas, mas STM não fica atrás, não. Comece por essa lei absurda e indecente de morte ficta.

    Responda
  3. josé SOARES

    Espero sinceramente que essa Ministra seja mesmo um ponto fora da curva do historicamente nefasto e corporativista STM. E que também imprima definitivamente um Código de Ética e de Democracia ao tribunal que ora preside.

    Responda
  4. Luciano Napoleão de Souza

    E o que os impedirá de não obedecer o código de ética? Não obedecem nem a constituição.

    Responda
  5. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Interessante, STF não quer código de ética? Por quê? Temem o quê? Acho patognomônico do poderosos aqui pensarem que podem tudo sem dar satisfação. São apenas servidores públicos, não senhores feudais. Os privilégios excessivos dos magistrados chamam atenção pela extremo desacordo com a realidade da população que servem. Na verdade são servidos com regalias desnecessárias. A justiça é injusta nos mais alto nível. Não há bom exemplo de onde deveria vir. Isso tem repercussão na sociedade inteira.

    Responda
    1. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      Se fosse mais um aumento de salário já teria sido aprovado

    2. Algacir Jesus Martins

      O texto diz: "A presidente do STM (Superior Tribunal Militar), Maria Elizabeth Rocha, defendeu nesta segunda-feira (15) o código de ética para magistrados que tem sido proposto pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Edson Fachin."

  6. Vilarino Escobar da Costa

    Superior Tribunal Militar , uma excrescência do regime militar e que é totalmente desnecessário! Veja que só dois estados possuem tribunais militares regional , São Paulo e Rio Grande do Sul! Perdemos uma grande oportunidade na Constituinte de por fim a esses órgãos obsoletos . Até entende-se que naquele momento , vindo de um processo de transição de final de ditadura, seria bem difícil extinguí-los !

    Responda
  7. Gilberto P Santos

    A presidente do STM está corretíssima. Não é só necessário: deveria ser obrigatório submeter os togados ao código de ética evitando expô-los a condutas questionáveis, fragilizando a instituição. Mas não apenas a Justiça, pois também o Legislativo e o Executivo deveriam servir de exemplo ao andar de baixo.

    Responda
  8. neli faria

    Norma sem sanção , disse o professor Arruda Alvim , é despicienda. Ministro ganha bem para não receber de particular nem muito obrigado. As excelências deveriam dar o exemplo para todos os magistrados e população . Que país os senhores querem deixar para as futuras gerações? Um país da vantagem em tudo? Construam um novo país , excelências! Chega de aplicar o odioso princípio: o Brasil existe apenas para sustentar políticos e poderosos. Ajudem a construir uma nação.

    Responda
  9. Reinaldo Silva

    Concordo que o STF deva ter um "código de ética", extensivo as Forças Armadas, que deveriam formar, educar e fiscalizar os militares no país. O STM nunca deu nenhum exemplo. Ao longo da sua existência protegeu todos os crimes de golpes de estado desde a República. O STM irá punir os atuais militares golpistas?. Vamos ver se dará o exemplo, que cobra do STF. No meu entender a sua fala foi para agradar os militares: "se o STF não tem um "código de ética", porque nós do STM vamos ter?.

    Responda
  10. André Luiz

    O melhor código de ética para o Supremo seria a sua extinção pura e simples. É uma Instituição que caducou e não deu certo em nossa atual República. Um conselho de juristas poderia elaborar um novo tribunal constitucional, moralizado e avesso a política partidária, com um rigoroso código de ética para seus integrantes. O modelo seria debatido pelos representantes do povo e submetido a um plebiscito democrático. Todos os atuais ministros seriam aposentados compulsoriamente .

    Responda
  11. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Concordo plenamente, se quer respeito pela sociedade é preciso ter exemplos

    Responda