Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Eduardo de Oliveira

    o mal não morre nunca! sobretudo o mal encarnado nos políticos.

    Responda
  2. Evandro Botteon

    Dunker, excelente.

    Responda
  3. Sam Duart

    Se Bolsonaro é herói, então eu sou Jesus Cristo.

    Responda
    1. MARCOS FIDELIS DE CAMPOS CAMPOS

      Boa. Agora conta aquela outra ...

  4. Luiz Alves

    Herói no dicionário: indivíduo notabilizado por suas realizações, seus feitos guerreiros, coragem, abnegação, magnanimidade etc. Bolsonaro é o inverso disso tudo. Então ele é um Herói elevado a -1.

    Responda
  5. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Bolsonaro ainda não admitiu que perdeu ( mané ) e a frustração foi maior ainda quando seu exército disse não. Aí, ele cruzou os braços fez beicinhos como quem diz daqui ninguém me tira. Seria mais honesto e sensato aceitar e mostrar que é macho porque não há mal que dure para sempre. 2026 está logo aí e quem sabe ele volta a fazer tudo de novo porque brasileiro é muito bonzinho pra perdoar.

    Responda
  6. HUMBERTO FERREIRA DE JESUS

    Essa notícia está há três dias na primeira página, o que a folha espera com isso

    Responda
  7. PAULO PETRASKI

    O Bolsonarismo já existia décadas antes do Bolsonaro: juras a bandeira americana e crítica ao nosso país (viralatismo), ataque aos direitos trabalhistas, ataque ao bolsa família, sucesso de reconhecimento internacional pelo combate a miséria, ataques a grupos vulneráveis (indios, trans, homossexuais,etc), ataques a democracia, uso da mentira de forma sistemática, ataque a ciência. Tudo isso esta aí para ser lembrado e pesquisado nos jornais de antanho. Bozo só deu lugar a esses grupos.

    Responda
    1. João Roberto Camargo Pereira

      Não só o bolsonarismo, como também a bolsonarice que é a ampla falta de cognição.

  8. José Augusto Bernabé

    O Bolsonaro nunca foi herói de coisa nenhuma ele só foi o único político distante da Corrupção deslavada do PT, Herói mesmo será o Tarcísio o único que acabou com a Cracolândia depois de vinte anos e acabará sim com o Crime Organizado e com a Corrupção montada pelo PT nesses vinte anos de poder.

    Responda
    1. PAULO PETRASKI

      há há há há há há há há há há há há Barnabé o maior humorista da fsp

  9. Maria Alves

    De toga, de faixa presidencial ou na cadeira presidencial frágil do congresso nacional, lutam para serem reconhecidos como alfa enquanto as mulheres penam.

    Responda
  10. paulo cesar cruz

    Preciso ser honesto, parei no viril. Bolsonaro é propaganda enganosa desde sempre. Pra mim, o caso mais emblemático é a revolta daquele galinho afônico, que fala em moral sem nunca ter dado exemplo. O mesmo que vivia seu divórcio na mídia. Bolsonarista raiz é isso ,cobra dos outros aquilo que ele mesmo nunca fez. Bolsonarista de verdade se identifica com os valores morais que sobem ou descem como se fosse peixe na feira.

    Responda
  11. Luiz Almeida

    Até o meu cachorro late melhor que este psicanalista.

    Responda
    1. Joel Saar

      Falou o pós graduado em grupos de WhatsApp.... Rsss

    2. Luiz Almeida

      Latindo?

    3. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Golpismo detectado. Cuidado com a maneira como vai responder.

  12. Jane Santos

    Que canseira, todo dia mil reportagens sobre esse arruaceiro inútil . Nunca fez nada de bom pro país, logo será esquecido.

    Responda
  13. Antonio Melo

    Um cadáver político, mas cujo miasma ainda incomoda. A extrema direita com suas ignomínias sempre existirá e sempre precisará ser reprimida com investigações criminais, condenações judiciais e muita, muita, cadeia, cadeia. É a eterna luta civilizatória contra a barbárie.

    Responda
  14. Daisy Santos

    O viril no magistrado parece encarnar no uso legítimo da força da lei para todos em defesa de um bem maior coletivo. Em seu Jair, o viril encarna ou encarnou o uso da violência em sua dimensão simbólica e procedimental para manutenção de seus ideais, com avanço para o campo paramilitar.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Gostaria de lembrar que esta "iconização do magistrado" não se deveu a algum tipo de iniciativa do Alexandre de Moraes, mas foi um fenômeno social derivado da sua firmeza como magistrado. O povo estava acostumado com gente com o nível do Fux, um pusilânime, aí chega alguém que encara os poderosos, uma agradabilíssima surpresa.

    2. MARIO VAZQUEZ AMAYA

      Eu sou do direito e abomino a iconização do magistrado, para a qual a mídia, incluindo este jornal, contribui com força. Primeiro que ele faz parte de um colegiado, e suas decisões devem ser pautadas E ratificadas por ele, além de fundamentadas no que está previsto na lei. Segundo que é um princípio básico da administração pública que o cargo é o que importa, não a pessoa e seus vícios de opinião. Senão, a estrutura institucional se desmancha, o que é ótimo para golpistas e aventureiros.

  15. MATEUS VAZ DE S Sá

    O demonio jamais irá embora desta terra. Uma vez derrotado ressurge sob novas vestes. E o mesmo se pode dizer em relação ao bem. Quando tudo parece em paz e harmonia nova tempestade se aproxima. Assim é a vida e assim sempre será.

    Responda
  16. jose prado

    Vivo morto! Desorientado e canibalizado!

    Responda
  17. valdeci rezende borges

    kkkk "herói " kkkkk gente que isso. pobre gente que precisa de herói e que chega a considerar o bosto herói

    Responda
  18. mario costa carezzato

    Mas ficam as dúvidas: como se exerce um poder de forma matriarcal? E o exercício de poder “viril” não se diferencia entre Bolsonaro e Xandão, não só pelo discurso, mas também pela lei (ou falta de) que direciona o poder em cada um? Entendo que Xandão representa um poder legítimo, legal, já Bolsonaro buscou usurpar um poder, que não era legal.

    Responda
  19. DANIEL BRANDAO

    Ou seja, do ponto de vista psíquico, tanto na direita quanto na esquerda, é perpetuação do patriarcado. Lembro-me inclusive de um texto da Tati Bernardes aqui na Folha intitulado "Xandão, pega no meu cartão".

    Responda
    1. Zaira Freire de Almeida

      Ela precisa de um psicanalista. Tem tara por homens poderosos sem discernir se o que estão fazendo é certo ou errado.

  20. Francisco Marra

    Esqueceram de incluir um "in" do incomível do " mito soldador"

    Responda
  21. Neucir Valentim

    Boa análise, mas gostaria de ouvir um psiquiatra sobre a questão do Bolsonaro como um psicopata...

    Responda
  22. Manoel Bolonha

    Tão herói politico quanto foi Hitler que morreu mas o nazismo ainda circula por aí entre os fanáticos.

    Responda
  23. Gerlane Souza

    Parabéns! Excelente artigo, entrevista! Xandão é um herói de verdade!

    Responda
    1. Gerlane Souza

      "o ministro Alexandre de Moraes, do STF, também personifica o discurso do herói viril, dessa vez um "herói togado, mais silencioso e racional"."revista britânica Financial Times classificou Alexandre de Moraes como "herói" em sua lista das pessoas mais influentes de 2025, destacando sua defesa da democracia brasileira e nas tentativas de golpe, e os eventos de 8 de janeiro, sendo o único brasileiro na lista e elogiado por sua atuação firme contra extremismos..." Viva nosso Xandão!!!

    2. DANIEL BRANDAO

      Você não entendeu a entrevista...

  24. Andre Lago

    Bolsonaro tomou uma facada que praticamente destruiu seu instestino todo, já passou por 8 cirurgias, ele queria um discurso de virilidade? Que Zé Ruela. E um cara que conseguiu colocar o filho, mesmo com resistencias, pau a pau nas pesquisas do segundo turno, dizer que esse cara "morreu" é mais um desejo do que uma opinião balizada. Lamentável.

    Responda
  25. Enos Alves

    Ontem vimos, no Chile, a direita retornar ao poder. Os americanos e os argentinos já corrigiram as coisas por lá. Diante de tantas atrocidades que vimos nestes últimos tempos por aqui, tais como prejuízos generalizados nas Estatais, em 2026, certamente, a direita vai tomar conta de tudo aqui: Câmara, Senado, Governos Estaduais ....

    Responda
  26. marcelo pucciarelli

    O bolsonarismos não morreu mesmo...é so ler alguns comentários aqui... que lástima.

    Responda
  27. Eliana Atihe

    A dimensão profunda da psique, que tem poder de desencadear como de fazer refluir fenômenos da consciência coletiva como o bolsonarismo, ainda não foi tocada. Não falamos nos arquétipos e no inconsciente coletivo (aliás Deus livre e guarde o Drunker de admitir que Jung tem alguma relevância). Freud e Lacan o cancelariam. Sugiro a leitura de “Wotan” e “Depois da catástrofe”, artigos do grande psiquiatra suíço cujos 150 anos estão sendo celebrados numa mostra no MIS.

    Responda
  28. Bruno Sakiyama

    Escolher um psicanalista para fazer análises socioeconômicas parece uma piada de mal gosto. Psicanálise trata- se de pseudociências que vêem se extinguindo na maior parte dos paises em que as ciências são levadas à sério. Nessas discussões deveriam ser priorizadas análises de comportamentalistas. Esperamos que as pseudociências acabem no país e no mundo.

    Responda
  29. JHONATAN LEAL DA COSTA

    Acredito que o Dunker quis usar o termo psicanalítico “foracluído”, que vem de “foraclusão”, um mecanismo de defesa comum aos psicóticos. E não “ocluído”, como está no texto da reportagem.

    Responda
  30. Zaira Freire de Almeida

    Como alguém que persegue desafetos políticos com abuso de poder, censura, tira os bens dessas pessoas, bloqueia passaporte, salário, manda prender pelas opiniões pode ser considerado um herói? Eu acho que esse psicanalista tá precisando de um psicanalista. Silencioso? O cara faz discurso político o tempo inteiro, é só receber a oportunidade. Racional, um homem que parece que age com fígado e não com a letra da lei?

    Responda
    1. Bruno Sakiyama

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Bruno Sakiyama

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  31. JOSE RIBEIRO NASCIMENTO

    Bolsonaro foi levado ao poder por um grupo que queria dominar o país. Ele, Bolsonaro, até tentou executar o plano, mas não conseguiu pois um tal de Xandão e um tal de Lula, que estava preso, impediram.

    Responda
  32. jose camargo

    "expôs fragilidade ao destacar problemas de saúde que..." Matéria nojenta e calhorda. Não fez uma menção sequer à facada desferida por um militante de esquerda e nem às inúmeras cirurgias feitas por Bolsonaro em decorrência do atentado. E agora fará mais uma cirurgia. É muita sacanagem. Soltem o homem e vamos ver se ele morreu politicamente. Coloquem os dois, às 18HS, na Av Paulista e vamos ver o que acontece.

    Responda
    1. Everson Ferreira Martins

      Mas ele não está doente, frágil e debilitado? Como colocá-lo na Paulista para discursar? Se ele está bem para ir para a Paulista arrebanhar o gado, então está ótimo para cumprir a pena. Agora, se ele for mesmo para o palanque, ainda bem que nem precisará se esforçar para gritar muito alto, pois nas últimas manifestações eram meia dúzia de patriotas.

  33. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Como é que alguém incomível, imbrochável e imorrível, que passou incólume por uma gripezinha, vai se deixar abater por surto psiquiátrico ou hérnia inguinal ? Ninguém entende isso.

    Responda
  34. Luciano Napoleão de Souza

    Bolsonaro não morreu. Está sendo assassinado pelo regime.

    Responda
    1. mario costa carezzato

      Que bom! Eugénia saudável!

  35. Paulo Ribeiro

    Gostaria de saber o que me diferencia de outras pessoas, pois eu sempre achei o Bolsonaro uma aberração e jamais votaria nele; enquanto outras pessoas o amam, veneram e sentem piedade de alguém que é impiedoso, e péssimo exemplo de ser humano.

    Responda
    1. Andre Lago

      Gostaria de saber o que me diferencia de outras pessoas, pois eu sempre achei o Lula um aberração, e jamais votaria nele; enquanto outras pessoas o amam, veneram e sentem piedade de alguém que é impiedoso, e péssimo exemplo de ser humano.

    2. Anderson Pereira de Souza

      Talvez seja o mito do sebastianismo, a necessidade da chegada do salvador. Bolsonaro foi visto dessa forma mas, como todos os mitos, não suportou a realidade. Aguardemos o retorno do próximo Dom Sebastião.

  36. Raymundo Itareru

    pois é, abriu o hospício e sumiu, agora nós é que temos que lidar com os loucos, é preciso que alguém feche isso

    Responda
  37. Davi Pessoa Ferraz

    Discurso de virilidade falso: bolsonaro. Discurso de virilidade real: LULA.

    Responda
  38. Aparecida Alves

    O herói morreu, como diz Dunker, mas o discurso continua. Irônico ver Bolsonaro pedir empatia depois de rir das vítimas da covid.

    Responda
  39. Murilo Belezia

    Que gratificante aproveitar a entrevista para recheá-la de fotos do Golpista-em-Cárcere!! A boiada comovida agradece. A gentil disponibilidade do psiquiatra poderia ser utilizada para analisar integrantes da quadrilha familiar e de algumas notórias figuras do lado escuro das forças do atraso. Mas sem fotos, por favor, o estômago não dá conta....

    Responda
  40. Jose Feliciano

    Por mais que tente-se avaliar o alcance vil e perverso desse criminoso contumaz desde a sua escalada do exército ao poder público, nunca será possível abarcar tamanha ousadia desse obsessivo, hábil encantador do seu gado.

    Responda
  41. Murilo Belezia

    Que gratificante aproveitar a entrevista para recheá-la de fotos do Golpista-em-Cárcere!! A boiada comovida agradece. A gentil disponibilidade do psiquiatra poderia ser utilizada para analisar integrantes da quadrilha familiar e de algumas notórias figuras do lado escuro das forças do atraso. Mas sem fotos, por favor, o estômago não dá conta....

    Responda
  42. Zelis Pereira Furlan

    Coitado desse senhor amigo do Prerrogativas o próximo presidente é ele que fará

    Responda
  43. Rodolfo Coelho

    Interessante a perspectiva de tentar racionalizar Bolsonaro. As estratégias e ações empregadas revelam que ele é um desprovido e despreocupado que chegou a presidência.

    Responda
    1. Davi Pessoa Ferraz

      Eu ia escrever algo parecido. Mas depois que vi o comentário de Rodolfo Coelho, não precisei mais. Excelente comentário.