Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RENATO JANINE RIBEIR0

    Essa autora não diz coisa com coisa. Imagine, aplaudir uma entreguista. Sou contra Maduro, mas não é anexando a Venezuela a Trump e roubando seu petróleo que o país vizinho há de melhorar.

    Responda
  2. Sidney Costa

    Precisamos da libertação dos povos da América Central através da queda da ditadura Cubana!

    Responda
  3. Eduardo da Silva

    Aguardemos a morte do Maduro e consolidar-se o estrondoso sucesso argentino .

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Sim estrondoso... estou explodindo de tanto rir.

  4. bagdassar minassian

    ... é uma leitura liberal sobre mudanças ao longo da história moderna ocidental, na qual está encaixada a América Latina, o tal ‘quintal’ reivindicado por usucapião pelo seu Tio Sam, e deixa claro estarem nas mãos dos tais "Donos do Poder", cantados em prosa e verso. Hoje, são as tais 'zelites', tanto nacionais quanto as estrangeiras, presentes em economias internacionalizadas. Como seriam para a América Latina as perspectivas dos ‘novos donos’ liberais?

    Responda
  5. Darci de Oliveira

    OK. Vou ficar olhando para o Norte esperando a vinda de Trump e de suas forças armadas para nos libertar do imperialismo americano. Seria essa a brilhante conclusão da articulista ?

    Responda
  6. alexandre borja

    O Texto é bem contraditório, enumera vários processos de liberdade em diversos aspectos, mas finaliza inaltecendo uma intervenção estrangeira em outro país. De certo, a autora é daquelas que acredita que a Libia, Iraque e Afeganistão estão mehores do que outrora.

    Responda
  7. Paulo Silva Barbosa

    Pelo visto, a missiva é partidária explícita da Doutrina Monroe: "América para os americanos". A política do big stick em ação.

    Responda
  8. Paulo Roberto Coelho

    Provavelmente a tia não estudou mais nada depois das fatídicas aulas de OSPB nos anos de chumbo.

    Responda
  9. Thiago dos Santos Molina

    Será que ela lê nossos comentários como partindo de seres com "o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor", como escreveu Jorge Furtado no roteiro de Ilha das Flores. Quem assistir ao documentário, Deirdre, percebe que, do "Norte", a América Lat inteira é tratada com essa Ilha no Guaíba. A quarta libertação talvez seja a do Sul Global contra a leucocracia enraizada na mentalidade de nossos governos. Ao invés de olharmos para o norte, olhe para o sudeste da América Latina.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Os bots agora estao botando todo mund para correr.... meu deus socorro

    2. Paulo Araujo

      Sudeste? Está equivocado, caro missivista. Olhe para sudoeste, onde os países estão botando a esquerda corrupta para correr.!

  10. Marco Pereira

    É ridículo que um jornal brasileiro dê espaço para estadunidense defender suas intervenções militares imperialistas na América Latina a pretexto de defesa da "liberdade" (a qual anda bem combalida nos EUA). Já encontraram as armas químicas en levaram a democracia ao Iraque?

    Responda
  11. Tadeu Roberto Corbi

    Tia, a senhora se esquece que o tempo de América Latrina já passou, Passou desde qdo vc era uma jovem senhora, passou há no mínimo uns 60 anos. Hoje somos América Latina!!!

    Responda
    1. Tadeu Roberto Corbi

      Paulo Araujo. Pela sua resposta, vi que você nunca fez aquilo que me sugeriu fazer. Sua fonte de "estudos" é o zap do tiozão do churrasco.

    2. Paulo Araujo

      Vá estudar história, IM b e cil!

  12. Giulliano Roman

    A madame, obviamente, sente saudades dos tempos em que a América Latina servia de quintal chiqueiro para as travessuras dos multimilionários norte americanos.

    Responda
  13. Sergio Dias

    A quinta libertação é a América se ver livre do Tramp.

    Responda
  14. Romulo Araujo Fernandes

    O texto caminha bem até quase o final, mas termina desconexo. O Estado e seu poder na vida das pessoas existe inclusive nos EUA, onde é ele que dá poder a alguém sem capacidade como o atual mandatário de atacar minorias e destruir pilares da democracia que o elegeu. Venezuela precisa sim do fim da ditadura, agora, Colômbia?! Enfim, enxergamos o mundo do jeito que melhor nos agrada e quando ele desagrada, nos apegamos a desconexão cognitiva.

    Responda
  15. Roberto Garcia

    Muito interessante, mas valeria a pena a Sra escrever uma 2a parte desta coluna discorrendo um pouco mais sobre o ultimo paragrafo, quem são os nossos senhores estatais e quem nos livraria deles, como e a que preço. Porque , mesmo sendo critico do regime Venezuelano, essa solução que se configura para eles me parece meio assustadora demais.

    Responda
  16. MARCIO OLIVEIRA

    O texto até faz algum sentido, mas esperar salvação de algum outro lugar, ainda mais do norte, me parece uma insensatez...

    Responda
  17. DOMINGOS S VIO MAIA DE SOUSA

    Essa senhora padece do mesmo mal do Laranjao que preside o norte caótico . Mente de alcoólatra só pode ser . A FSP deveria exigir laudo psiquiátrico para esse tipo de colunista lixo .

    Responda
  18. Francisco Jose Longo

    Apenas mais uma neo-liberal falando asneiras. Quando o Laranja perder a maioria em 2026 ela cai junto. Varias organizações internacionais inclusive o Conselho de Paz norueguês protestaram cintra a escolha argumentando que as posições politicas de Corina (sanções econômicas e intervenção militar) não se alinham aos princípios do prêmio.

    Responda
  19. Marcelo Silva

    Minha pública está sendo censurada pela Folha sem nenhum motivo! Parece filtro ideológico...

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Publicação

  20. ALEXANDRE KERN

    Iânqui, gou rõmi!

    Responda
  21. Daisy Santos

    A colunista deveria ter a gentileza de citar as referências bibliográficas num texto historiográfico como este.

    Responda
  22. Dante Fernandes

    Sim, vamos entregar nosso petróleo para a Chevron para podermos ser livres Kkkkkkk

    Responda
  23. Marcelo Silva

    Viva Simon Bolivar, viva Guevara, viva Mojica e Lula! Fora Trump e o imperialismo que nos corroi há séculos! Esqueçam o norte decadente (EUA e Europa), o futuro está no Sul global: Ásia, África e América Latina, especialmente o BRICS!

    Responda
  24. Ricardo de Oliveira

    Nem perdi meu tempo lendo, basta o título. Nessas horas sempre me vem uma ideia na minha cabeça. Alguém vai nos libertar, puxa, isso parece muito bom! Mas aí eu penso, quem vai nos libertar do salvador? O Salvador pode ser os EUA, a extrema direita, enfim... Não está ótimo do jeito que está aqui no Brasil, com o povo livre para votar em eleicoes livres e honestas, seja na extrema direita, seja na esquerda ou numa terceira via?

    Responda
  25. Ivan Bastos

    Por que a/o sra/sr não usa seu teclado para combater o Laranjão que destrói seu país em vez de se preocupar com o distante Brasil, que está muito melhor que há quatro anos? É pelo dinheirinho que recebe da FSP ou da poderosa extrema-direita mundial?

    Responda
    1. Ivan Bastos

      E não venha o Brasil debater esses assuntos, pois aqui é um dos países em que a extrema-direita mais mata transexuais.

  26. Zelis Pereira Furlan

    Orgulho da Corina!

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      So mesmo um Bot para ser tao sem nocao

  27. Icaro Machado Prado

    Quem é essa fraquejada na fila do pão para falar alguma coisa para os brasileiros? Depois desse texto passei a nutrir simpatia por Maduro.

    Responda
  28. Florentino Fernandes Junior

    Belissimo texto e na verdade o relogio esta contamdo tic tac tic tac

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Para o impeachemand do trump ?

    2. Marcelo Silva

      São 72 horas eternamente renováveis! rsrs

    3. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      só mais 72h agora!

  29. Odalci José Pustai

    Conto de fadas para adultos com probleminhas de cognição. Felizmente, a maioria dos leitores da Folha não padece desse mal.

    Responda
  30. Sergio Dias

    Olhando pra esse Norte que está aí encontraremos a liberdade?

    Responda
  31. Airton Marangon

    Quanta besteira! Que textinho fuleiro.

    Responda
  32. Gilberto Rosa

    Esta senhora bem representa a decadência do império do caos, pior, nem pra escrever em algum jornal americano ela serve, só pra escrever na velhaca cucaracha golpista Folha. Deve ter sido o chicaguito Guedes quem colocou ela na Folha, só pode, naquela conversinhas com o Frias no instituto golpista Millenium.

    Responda
  33. Jose Marcelo Pan y Agua

    Muito bacana o texto, contraponto à mais de 90% do que a mídia divulga! Bons ares novos à Corina!

    Responda
    1. Jose Marcelo Pan y Agua

      Marcelo Silva, seu comentário ad-hominen indica o que é. Por menos Maduro´s e mais Corina´s!

    2. Marcelo Silva

      Se vc segue o Bozo e gosta de ser sugado de canudinho pelo Laranjão tá ótimo né!

  34. Gilberto Rosa

    Deirdre? Bob Fernandes tem o documentário no youtube: Como instituições dos EUA articularam financiaram avanço neoliberal no Brasil, ali aparece o instituto Millenium do Demétrio, Lygia Maria, Armínio, Guedes e outros, Student for Liberty do Joel, Mbl do Kim ex folha, Mises, lobystas no congresso, articulações para o golpe 16, tudo com dinheiro americano, público e privado, mais de 1bilhão. Nassif também denunciou instituto Millenium, cuja Folha é associada

    Responda
  35. Afonso Galvão

    Senhora articulista, falácia é um tipo de argumento que é enganoso, mentiroso, que compara posições que não são comparáveis. Trata-se de uma desonestidade intelectual. A senhora compara situações históricas de libertação com as posições do estado neo-liberal que exatamente escraviza maiorias ao defender a lógica do cada um por si e da meritocracia entre desiguais. Compara a Colômbia, uma democracia plena, com a ditadura de maduro. A senhora é uma lástima!

    Responda
  36. Amilton José da Silva Júnior

    Não tenho certeza o quanto a colega liberal está disposta ao debate, mas recomendo conhecer as posições dos "liberais" brasileiros sobre as libertações citadas no segundo parágrafo, liberdade sexual, saúde mental, igualdade de gênero, direitos do trabalhador etc. Acho que você pode se surpreender.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Sim estamos surpresos de ver uma materia sobre o colonialismo escravocrata do seculo 18 na folha em pleno século 21.

  37. Carlos Zalaf

    Uma vergonha enorme e histórica p/ a Folha de São Paulo. Em tempos em q deveria estar construindo editoriais de 1ª pág.contra iminente, anunciado e descarado ataque militar do “novo dono da Groenlândia e do mundo”na América Latina, publica coluna q basicamente defende a mencionada intervenção militar não só na Venezuela, mas tb na democrática Colômbia, sem deixar de insinuar algo p/ o Brasil. Finge q enaltecer a mulher, mas não cita q neste caso Corina se alinha a Trump e ao genocida Bibi!

    Responda
  38. Robson Oliveira oliveira

    Senhora, esqueca a quarta revolucao e va pros quintos...

    Responda
  39. Rafael Flávio Montanari Leme

    Ela ameaça a Colômbia? Uma democracia. Que mulher imperialista! Temos que nos libertar dessa mulher e do ditador do norte, isso sim.

    Responda
  40. Marcos Juciuski

    Essa "articulista" está claramente a serviço dos EUA e de Trump. Que vergonha FSP!!! Não renovarei minha assinatura.

    Responda
  41. Ricardo bento terres

    Essa senhora mistura alhos com bugalhos e acha que todo o leitor é bobo.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Quem acha que o leitor e bobo é quem deixou esta mumia paralitica de antes de cristo, escrever a materia aqui

  42. Carlos Zalaf

    A quarta libertação está s/ dúvidas entre as piores colunas q pude ler na vida. Além de confusa ao tentar relacionar eventos históricos complexos em 1/4 de pág, a profª. basicamente assume a mesma posição da laureada que fez o Nobel reforçar sua falta de credibilidade, e sugere a intervenção do “novo dono da Groenlândia e do mundo” na A. Latina.Agravante: vai além da Corina, assumida alinhada c/ Trump e c/ genocida Bibi, e pede a intervenção tb na democrática Colômbia, sem esquecer do Brasil!

    Responda
  43. Jarbas Pelodan

    Essa senhora é uma traidora da Venezuela, já garantiu a privatização da estatal de petróleo para os EUA e a entrega das riquezas do pais, tudo pelo poder. Por isso ganhou esse Nobel da paz completamente ridículo.

    Responda
  44. José Cardoso

    Se pelo menos os venezuelanos, (assim como os cubanos), perdessem sua liberdade mas tivessem progresso material (como os chineses)... Mas a extrema esquerda latino-americana é particularmente incompetente. É como um rei Midas ao inverso: pega ouro e o transforma em cascalho.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Manda o trump ir fazer embargo na china pra ver se ele tem coragem !!!

    2. José Cardoso

      Ah, o bloqueio, sim, sim, é claro... Como se Cuba não pudesse vender para a China, o maior mercado do mundo.

    3. Eloy Hilton Carvalho

      "Cego que não quer ver." Cuba diferentemente da China, não sofre embargos há meio século.

    4. Jarbas Pelodan

      Me explique o porque do bloqueio a Cuba até os dias de hoje? Como ter progresso sendo sabotado há mais de 50 anos?

  45. ALVIMAR FREIRE

    Triste ver pessoa tão desinformada quanto essa senhora. Então, a tal libertação pregada pela articulista, não pássa de entrega de 17% das reservas de gás e petróleo conhecidas do planeta ao tal irmão do norte, conforme já vaticinou aquela do prêmio fajuto nobel (quanta esculhambação). Não morro de amores pelo ditador Maduro, que já deveria ter sido defrenestado pelo povo venezuelano, mas não tenho dúvidas que este sairá de uma ditadura para outra, e, talvez até pior.

    Responda
  46. thales carvalho

    Essa peça de propaganda imperialista, que vê o Brasil e os demais países da América Latina como quintal de uma super potência em decadência, não deveria ter espaço em um jornal que pretende sério. A não ser que a Folha tenha decidido se inclinar à nova Doutrina Monroe encabeçada por Trump.

    Responda
  47. Wilson Soares

    A Lei Áurea de 1888 não seria aprovada pelo congresso de 2025. No mínimo, colocariam um "jabuti" mencionando que ser escravo de seus senhores é um direito inalienável de todo cidadão brasileiro.

    Responda
  48. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Professora, leia Fanon, abra a sua sensibilidade para o tema da colonialidade e pense nos novos amos, os trilhardários das big techs. Depois de meditar, construa uma tese que consiga sustentar de forma empolgada mais uma guerra pelo petróleo, agora na Venezuela. Pense nos mais de 80 mortos no Caribe, onde bucaneiros, a serviço da equipe de desvairados que conduz a decadência do império, roubam petróleo. Finalmente, fale sobre a relação dos trilhardários com o capacho do norte. Libertação?

    Responda
  49. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

    Em um comentário abaixo, o Pedro Narciso definiu perfeitamente essa senhora: "estadunidense ideologicamente senil"; Acrescento: tão radical e cega em sua ideologia quanto o que restou de comunistas e chavistas no continente, e tão arrogante e desinformada quanto qualquer americano médio. Quer dizer que a Colômbia é uma ditadura comunista, comparável à Venezuela, por ter elegido pela primeira vez na sua história um esquerdista? Trump está orgulhoso da senhora! Hora de se aposentar, vovó!

    Responda
  50. Daniel Barbosa

    Ai, dona, como a senhora não conhece o Brasil! O que a senhora acha que é "liberal" por aqui é o pessoal que prega justamente tudo ao contrário do que a senhora chama de "libertação": a extrema-direita (vulgo bolsonarismo) que atrela a ciência ao dogma religioso, o neopentecostalismo com seus dogmas fundamentando a política, perseguição aos homossexuais, o autoritarismo sobre os adolescentes e os doentes mentais, com um bando de gente querendo de volta os asilos-depósitos. Liberal, aqui, é o PT!

    Responda
    1. Daniel Barbosa

      A senhora conhece o brazil, mas não o Brasil. Aqui as ideias estão "fora do lugar", como disse Roberto Schwarz: o Partido Liberal é reacionário e defensor de ditadura militar; o Progressistas é direita conservadora; o Partido da Social Democracia Brasileira também se bandeou para a direita conservadora (com tons reacionários), o PSB nada tem de socialista, é centro-direita - e o PT, rotulado como "de esquerda" é, de fato, o partido da social-democracia brasileira.