Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. LEONARDO de Castro

    Os senhores da América Latina, dos quais havemos de nos libertar, são os imperialismos do cambaleante EUA e da cada vez mais decadente Europa. Ler essa o que essa mulher escreve dói os olhos e desidrata a mente. Dá dor de cabeça.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      É realmente sintomático a Fo i ha anunciar timidamente que a ninguem bate o lula ontem e colocar hoje esta fas cis ta Yanke despejando vomito sobre o colonialismo do seculo 18. A mulher é sem nocao e desprovida de bem senso, mas a fo i ha assinando embaixo é triste.

  2. Felipe Araújo Braga

    Olhar o que para o Norte, minha senhora? Vamos copiar a segregação racial dos EUA? Vamos copiar a liberdade deles de não ter o SUS e ter gente morrendo na pandemia para não buscar um hospital e endividar a família? Vamos copiar a liberdade de se endividar uma vida toda para estudar em uma universidade pública? Vamos copiar o genocídio indígena é a destruição das florestas?

    Responda
  3. Lorena Almeida Pardelhas

    Alguns assinantes foram tão , digamos, contundentes e divertidos , com uma pontinha de maldade, que me fizeram rir. Me senti alforriada e desobrigada de responder a sra Deirdre. Obrigada.

    Responda
  4. José Roberto Pereira

    Essa teve orgasmos múltiplos com o post do Milei. Imagine quando as bombas começarem a cair em Caracas, irá ao delírio. Bacurau neles! Com requinte especial de crueldade nos Guaidós e Marías Guaidócas.

    Responda
  5. Sucram Onateac Onatec

    Que absurdo! A Folha abre espaço para defender o supremacismo norte-americano na América Latina. Tira essa bru xa daí. Mulher branca supremacista. Por ca! Pu ta!

    Responda
  6. Maria Lopes

    A senhora conhece o Brasil? Conhece a América Latina? Duvido. Fumou alguma substância alucinógena? Tantos disparates juntos são um tanto espantosos em uma liberal RANDômica.

    Responda
  7. Amauri Alves Wensko

    Sim, liberdade. Aham. Senta lá, Deirdre.

    Responda
  8. THIAGO PEREIRA

    Artigo indecente e torpe. Quando fala de mão-de-obra, omite quem escravizou e quem explorou servos. Omite também o ideário imperialista dos EUA e as ações de Trump segundo uma ideia de dominação da América Latina. O importante para a autora é a submissão de países da América Latina aos interesses do país de origem dela.

    Responda
  9. SWITLANA NOWIKOW

    Nojento, dona Deidre! Mais uma lambe botas do senhor que se acha dono das Américas

    Responda
  10. Claudio Alves Nunes

    Impressionante, porém não difere muito dos editoriais desse jornal

    Responda
  11. Thiago dos Santos Molina

    Será que ela lê nossos comentários como partindo de seres com "o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor", como escreveu Jorge Furtado no roteiro de Ilha das Flores. Quem assistir ao documentário, Deirdre, percebe que, do "Norte", a América Lat inteira é tratada com essa Ilha no Guaíba. A quarta libertação talvez seja a do Sul Global contra a leucocracia enraizada na mentalidade de nossos governos. Ao invés de olharmos para o norte, olhe para o sudeste da América Latina.

    Responda
  12. Pedro Narciso

    Não impressiona uma estadunidense ideologicamente senil escrever um panfleto colonialista nojento como esse. O que impressiona é um jornal brasileiro publicar.

    Responda
    1. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      em tempo, prezo e respeito o liberalismo enquanto ideologia, mas jamais o fanatismo que essa triste figura exibe tão orgulhosamente

    2. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      esse comentário é perfeito e deveria estar fixado em primeiro lugar em todos os textos dessa extremista liberal e jurássica

  13. Zelis Pereira Furlan

    Verdade o ditador está com os dias contados.

    Responda
    1. Robson Oliveira oliveira

      Acorda estao querendo trocar o ditador por um escravorata do seculo X

  14. OSCAR SALAZAR JUNIOR

    Estas libertações são emocionantes. Mas queria sua opinião sobre a doutrina Monroe, em fase de exumação pelo governo Trump.

    Responda
  15. santina rodrigues de oliveira

    Eh chocante o viés colonizado dessa análise, Deirdre. Mas lembre-se, minha cara: os ventos do norte não movem moinhos! Um Salve aos Secos&Molhados!

    Responda
  16. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Ultrapassada, jurássica, não merece análise. Continue na sua concha.

    Responda
  17. ALCEU NADER

    Patético, o que já foi dito. Em que mundo vive essa senhora?

    Responda
  18. Ronaldo Luis Gonçalves

    Corina, flerta com uma guerra civil financiada por uma nação estrangeira, para ter o seu ego massageado.

    Responda
  19. Jorge Severo

    Essa Corina ganha o Nobel da Paz apoiando a guerra dos EUA contra a Venezuela. Patético. Nenhuma novidade sobre o viés político do Prêmio, pois até o Kissinger, que ajudou a colocar o Pinochet no poder o ganhou. Farsa.

    Responda
  20. Andre Rypl

    Ufa, achei que ela iria falar da desigualdade, da demofobia, da apropriação do Estado pelas elites e a espoliação generalizada. Mas, não, continua sendo a Deirdre do liberalismo de livro-texto, desconectado da realidade das nações. Ufa!

    Responda
  21. Marcos Araujo

    Quem será que vai nos libertar dos grilhões do Estado? O Ciro Nogueira? Kkkkkkk

    Responda
  22. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Libertação? Cara Profa. McCloskey, o seu país só está interessado no ouro negro que a Venezuela tem, nada mais. Nunca deu a mínima para a liberdade na América Latina, ou qualquer outro lugar. Também gostaria que os venezuelanos ficassem livres do chavismo, mas não nas mãos dos yankees. Venezuela para os venezuelanos. Olhe para o espelho, Profa., e veja se consegue sair da sua bolha de "liberalismo" que não resolve nada.

    Responda
  23. JOSE ANTONIO

    Análise muito rasa de quem parece não entender do que está falando. Incrível essa decadência da FSP

    Responda
  24. IRINEU LIBRENZA

    A Sra. antes de pregar a liberdade para quem quer que seja deveria fazê- em seu país que hoje é uma ditadura comandada por um ser perto do qual Calígula é um anjo. E Marco Rúbio seu Incitatus.

    Responda
  25. Reinaldo Silva

    Deixa de mentira Deirdre! Sabemos de sua posição ideológica pró imperialismo americano. Não foram os noruegueses que escolheram o escrachado "prêmio da paz" para uma aliada dos Estados Unidos. Foi estratégia trumpista, cuja intenção está sendo usada com o objetivo de se apropriar da maior reserva de petróleo do mundo, e estabelecer na região uma base militar geopolítica de vigilância total da América Latina. Você Deirdre é representante dessa latrina imperialista. Mentirosa e vendida.

    Responda
  26. Paulo Favero

    Isto é uma ameaça, sra?

    Responda
  27. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Quando louva a "libertação dos doentes mentais do asilos-depósitos", a autora parece esquecer, de propósito, que entre esses libertos existem muitos que constituem perigo real para as vidas daqueles que lhes estão próximos.

    Responda
  28. Anna Paula Taroni

    Entende nadica de nada da América Latina.

    Responda
    1. Jackson Torquato de Sá

      Depois que ela disse que D Pedro II foi "libertador de escravos" ficou claro que ela interpreta a história à sua maneira. Uma maneira bem particular e bastante rasa.

  29. Daniel Choma

    Os EUA dizerem que querem libertar a América Latina (saqueando seus recursos naturais com ajuda de políticos marionetes), até vá, essa mentira é repetida há muito tempo e lhes faz se sentirem menos culpados com a vilania. Agora, ler uma colunista na Folha delirando com isso é triste... Chega a dar dó, da autora e principalmente dos leitores.

    Responda
  30. Raymundo Itareru

    essa Maria Corize não passa de uma entreguista miserável, e golpista. a extrema direita da Venezuela se assemelha a do Brasil são sabujos dos americanos, vejam que o governador de um dos estado mais im

    Responda
  31. Raymundo Itareru

    essa Maria Corize não passa de uma entreguista miserável, e golpista. a extrema direita da Venezuela se assemelha a do Brasil são sabujos dp

    Responda
  32. Alceu Natali

    Os EUA shit their pants quando têm que enfrentar a Rússia e a China. Então, para espantar seus medos, eles provocam e atacam os fracos e indefesos: Gaza, Irã, Venezuela, Panamá, Groenlândia and so on.

    Responda
  33. jarbas cabral

    Esse texto é didático em mostrar que as bandeiras identitárias podem e são defendidas por gente sem nenhuma consciência social, gente de direita mesmo, como essa senhora.

    Responda
  34. Aderval Rossetto

    Suma estadudinese! Suma apologia aos EUA!

    Responda
  35. Marcos Benassi

    Tia Auntie, faltou uma "libertação", que pra senhora não parece relevante - também porque ainda não ocorreu, reconheçamos, está em curso. Digo de países colonizados pararem de ter o colonizador como referência moral e cultural. Inda mais porque este, em específico, incentivou ou produziu diretamente dezenas de ditaduras no continente, faz 2OOanos. E agora vem a senhora dar pinta, porque o ditador do momento não interessa ao seu país? O maduro é horrível, mas vocês também o são, dá licença...

    Responda
  36. Josimar Soares

    Essa escola de Chicago produz ogros, como o nada saudoso Paulo Guedes, que pregam a volta ao passado. Acredito que se conseguissem ressuscitar Thatcher e Reagan, fariam uma festa. Só pros barões, é claro, e o povão que se phôd4!

    Responda
  37. Samuel Fagundes

    Ok, parte do show, boa encenação. Esse lance de "defender a democracia" ja deu. Mesmo vocês, estadunidenses, não vivem mais hoje em uma democracia plena. Essa cortina de fumaça para saquear a Venezuela tem que ser mais bem feita.

    Responda