Equilíbrio e Saúde > 'Sem prevenção, nenhum país suportará o tsunami de câncer que virá', diz diretora de agência da OMS Voltar
Comente este texto
Leia Mais
aproveitar momentos em casa com tudo natv Indico um rapaz que configura sua SmartTV acessÃvel. ele esta no google ( natv de sua casa )
Essa turminha da OMS estudou com o Hamas. Adora um terror .
Combatem o Tabaco e liberaram a maconha até determinados gramas. E estão lutando para legalizar a Canabis Sativa. Não dá pra entender, onde está o interesse ou a falta dele.
Tive ca na me. Descobri com autoexame. Meus exames, us e mamografia estavam em dia, menos de um ano. Fiz cirurgia, quimioterapia, radioterapia, tamoxifeno cinco anos e estou aqui. Ca tem cura, o que não tem é o preconceito em relação a doença. Minha defunta mãe, então viva, teve ca num pulmão, no outro com enfisema. Fumou mais de sessenta anos.
Nenhuma palavra sobre os agrotóxicos, de que este paÃs é campeão mundial? Impressionante.
Além das importantes medidas sugeridas, seria interessante ministrar uma disciplina semanal com o tema "saúde pública" na primeira série do ginasial ou no sexto ano. Ajudaria na difusão de informação sobre o tema/problema.
Tá mais que na hora de voltar a fiscalização contra o tabaco em lugares proibidos. Tem muita gente fumando sem ser fumante.
Tem que falar também contra os microplásticos na água e na comida.
Epidemiologista diz que: "nenhum sistema de saúde suportará custos apenas detectando e tratando a câncer". De fato , entregar a saúde nas mãos daqueles que só visam o lucro sem se preocupar com a preservação foi o maior erro. Lembrando que o Titanic começou a fazer água no casco e depois subiu para o andar de cima.
Parece que no mundo há uma crença por parte da indústria tabagista de que o cigarro, num futuro breve, deixará de ser consumido, visto que praticamente todos os fabricantes tem outra atividade, algumas até alimentÃcia, sendo a fumageira secundária. A Souza Cruz é uma das únicas do mundo que só produz cigarros.
Nenhuma observação sobre os agrotóxicos que no Brasil se liberam abundantemente. Muito que já foram proibidos na Europa por aqui são amplamente utilizados.
Médicos são missionários. Vivem evangelizando os pacientes. Até meados do século XX, o problema era a falta de conhecimento. Hoje só não se cuida quem não quer. A não ser que seja proibida a fabricação de produtos cancerÃgenos, o ser humano continuará a desafiar a morte e pagar o preço.
Livre arbÃtrio, os governos querem nos tutelar.
E estas substâncias estão não so nos produtos. Estão na água que consumimos. Não tem como escapar.
Estão na água que consumimos? Você tem evidência disso? Então nem siga as 17 ações citadas, já que não adianta nada porque você vai ter câncer só de beber água.
O tabaco é maléfico. Mas os pesticidas , principalmente os que já foram banidos em outros paÃses e consumidos livremente ou de forma cland3stina são muito piores. Tipo Glifosato, Pentaclorofenol e outros.
Tenho quase 60 anos e todos os amigos de adolescência que fumavam, ou morreram, alguns lutando contra câncer, outro mais felizes apenas problema serio de saúde, não tem ninguém saudável.
"Brasileira, naturalizada sueca e finlandesa, ela é autora de mais de mil artigos cientÃficos publicados em revistas internacionais revisadas por pares." Parei aqui. Ela tem 59 Anos. Se ela publicou o primeiro artigo quando tinha um ano, ao longo da vida deu uma média de 16,94 artigos por ano e 1,41 por mês. Acho que tem coisa errada aÃ.
Em muitos desses artigos ela contribuiu com certeza. Públicou em grupo com outros autores.
O vÃcio do cigarro é grande causador de câncer, e disso todos sabemos há muito tempo. Mas nenhuma palavra sobre os danos causados pelos agrotóxicos? No Brasil se utiliza nos produtos agrÃcolas venenos proibidos no mundo todo. E a indústria alimentÃcia, com sua comida que sacia a fome mas não alimenta, cheia de conservantes comprovadamente cancerÃgenos? Muiti parcial a visão damessa especialista.
José Camargo, se vc tivesse habilidade para fazer essa pergunta ao google, veria que eu estou certo. Mas seu caso provavelmente é de negacionismo/desinformação deliberados, onde a realidade deve ser mascarada.
Seria a recomendação número cinco da lista, alimentação saudável. Numa entrevista como essa não dá para abordar tudo.
Pensei o mesmo, só há uma fala 'há outros fatores', mostranso q o tabaco não é o único vilão.
"No Brasil se utiliza nos produtos agrÃcolas venenos proibidos no mundo todo." Isso não é verdade. Pare de se informar somente pela velha mÃdia.
Sem dúvida parcial. Maconha, cocaÃna etc nenhuma proibição, aliás muitas recomendações .
18a ação- Vote para manter longe de qualquer ministério polÃticos como Tereza Cristina e Ricardo Salles, que deixarão sua comida cada vez mais envenenada liberando agrotóxicos pesados.
Faltou dizer que a Universidade de Pelotas eh Federal. A universidade publica forma cidadoes condcientes e preparados r faz pesquisa, ao contrario das outras
Observação sobre a resposta a pergunta Por que então as sociedades e os governos não adotam essa agenda? A resposta diz sobre "substância aditiva". O q é aditivo/a? A Folha deve assimilar orientação d Ombudsman, explicando ao leitor sobre a palavra adição ou adicção. Adicto vem d latim Addictum/ resumindo: pessoa q perdeu sua identidade, virou escravo, dependente, no caso:dependente ou escravo d drogas. Textos com clareza, luz, faz bem.
Policia e as secretarias municipais de saúde devem fiscalizar lojas q vendem produtos importados,chineses e afins, qualquer um pode comprar cigarros eletrônicos. E se a pessoa quer ser respeitada no seu suposto direito a ser-escravo-d-vicio, q quando ficar doente Não use o dinheiro público do SUS. Os direita-populistas q optam por libertinagem pessoal devem arcar com sua irresponsabilidade.
Faltou dizer que a Universidade de Pelotas eh FEDERAL. So a escola publica faz pesquisa e forma alunos conscientes e preparados. so contrario das partxxxulares
Olha, informação sobre os males que o cigarro comum e os eletrônicos fazem já vem da época que minha vó era moça! Rs... Então a manutenção desse hábito só pode se dar a partir de uma deficiência intelectual. Não há que culpar governos ou empresas. O usuário é responsável por si. Como dizia a rainha dos baixinhos: "Não é charme, é bobeira; Pra quê esse cigarro na mão? Boca foi feita pra dar beijinhos; Com gostinho de paixão..."
Maria Lopes, a gestão José Serra só deu o pontapé inicial nessa Campanha. A iniciativa e sua elaboração, como o do projeto dos genéricos, ocorreu na gestão Adib Jatene.
Tomara que fosse assim, quem ia dirigir bêbado? ou matar mulher pq levou um fora? Infelizmente o ser humano se diz racional e se auto diferencia dos outros animais com base nisso, a racionalidade; que como sabemos é uma tremenda falácia. Logo, fumar e usar vape, tb está neste bloco: "me engana que eu gosto" ou somos racionais.
O que v. afirma é contra as evidências. O Brasil só melhorou no que toca a tabaco com a gestão do José Serra no M da Saúde, campanha maciça e proibição de fumar em ambientes fechados; proibição de propaganda. Ignorar a ação insidiosa da propaganda é trabalhar para as empresas de fumo. Pior adição. Falo por experiência. Ainda Edith viva porque consegui parar a tempo.
Se morrer de câncer não será engraçado
Uma cientista altamente qualificada dá o alerta, baseada em evidências incontestáveis. Mas o tio do zap negacionista diz que coibir a indústria do tabaco é "tirar a liberdade das pessoas"...
uma 18 medida :comprovado pela OMS q alimentos embutidos como salsicha, presunto , bacon etc são cancerÃgenos 19 medida : evite alimentos ultraprocessados , refrigerantes , alimentos industrializados em geral 20 medida : evite a combinaçao plasticos e aliemntos Atualmete a maioria das embalagens q antes eram de papel foram substituÃdas por plásticos UtensÃlios de cozinha com plasticos 21 medida :evite tecidos,tipo microfibra,poliesterNo Br não temos + cobertores de lã só microfibra
Mais uma tira nete que acha que uma causa justa lhe dá direito a suprimir liberdade das pessoas. Ainda bem que ninguém mais ouve a oms, principalmente apos o fiasco da covid. Um antro de para sitas burocráticos
O que esperar de um sujeito que vem aqui diariamente defender Jair Bolsonaro? Que ele se sensibilize com currÃculos? Que ache algum sentido na vida em sociedade? Que acredite em organizações multilaterais? O que ele sabe fazer é ser essa caixa de ressonância dessas bobagens que ele, pobre coitado, acredita por absoluta falta de uma cognição mÃnima. É vÃtima.
quanta ignorância em 1 único parágrafo, vc deve ser recordista mundial. Só obtusolóide não percebe as consequências sociais e a gravidade do assunto, uma pressão de custos brutal no SUS e sistema de saúde em geral que com certeza não será atendida; tudo por conta da falta de visão em geral e pressão econômica de alguns grupos. Se não acredita, manda ver no vape.
Você parece ter se ofendido com as informações de uma cientista com currÃculo cientÃfico impecável. Não culpe a mensageira. E se dor fumante, não exponha os próximos à fumaça, minha mãe teve sérios problemas pulmonares por isso.
No mÃnimo contraditório um jornal como a Folha de São Paulo, que até ontem recebia patrocino de uma empresa de cigarros para financiar o seu programa de trainee de jornalismo, fazer uma matéria sobre os malefÃcios do lobby desse setor na saúde pública. Espero que façam uma autocrÃtica.
Se existe contradição ou não eu não sei dizer, mas o enorme valor informativo coletivo e individual é inquestionável e o senhor até deveria reconhecer e explicitar esse aspecto extremanente relevante. Poderia tb se interrogar por que esse jornal não teria se curvado aos interesses de certos patrocinadores. Bom dia.
Ha dez anos projetamos que câncer seria a primeira causa de morte no Brasil em 2030, quando eu trabalhava no ministério da saúde. Demos muitos alertas e ninguém escutou. Perdemos muito tempo, a tendência de aumento das mortes está traçada, não é reversÃvel até 2030. Mas da para fazer alguma coisa para as futuras gerações.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > 'Sem prevenção, nenhum país suportará o tsunami de câncer que virá', diz diretora de agência da OMS Voltar
Comente este texto