Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sérgio Ferreira de Azevedo

    Muito boa a conclusão do Hélio: ao mesmo tempo em que faz a alegria dos rentistas (Selic alta), o governo mantém seu eleitorado e ao mesmo tampo faz política social com as costumeiras bondades em vésperas de ano eleitoral. Como criticar o Galípolo? E é bom ressalvar que as bondades eleitoreiras não são privilégio da esquerda ou da direita, são de todos os políticos. O problema pode ser minimizado com o fim da reeleição.

    Responda
  2. Paulo Silva Barbosa

    A verdade é são estes políticos divorciados das cruéis realidades que afetam a qualidade de vida dos cidadãos comuns e jogam a ideologia partidária para não realizar praticamente nada.

    Responda
  3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Sessenta e um bi do orçamento nas mãos dos deputados e senadores. E tem gente q acha q tem jeito.

    Responda
  4. NORIVAL SUTTI

    Oh, Benassi, você sempre tão loquaz nos outros espaços deste jornal vai sentir preguiça logo agora, quando mais precisamos de sua sapiência. Diga aí, com todas as letras, o tanto que nos foi sonegado nesse artigo... por favor!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, Norival, tem colega aí, que nem o Ivo e o Frederico, que nos trazem, objetivamente, muito mais do que posso fazer. Minhas questões são mais gerais: trata-se, com má-vontade (maior ou menor, nem creio que o Hélio seja dos que mais a têm), das ações do Luloverno, com receitas prontas que até o FMI já considera ultrapassadas, um fiscalismo mais Realista do que o Rei, tratando um país como se uma casa fosse. Um país não é uma família em sua residência, é coisa de outra natureza.

  5. José Cardoso

    Se a administradora financiasse nosso condomínio indefinidamente seria difícil para o síndico dizer que não há dinheiro para modernizar o elevador, o PC de luz, renovar a fachada, colocar um moderno sistema de câmeras, mesmo com inadimplência. E o síndico que não fizesse tudo isso seria criticado e substituído por um menos "pão duro".

    Responda
  6. Luiz fonseca

    A baixa cobertura é exclusivamente de esgoto, a água encanada/tratada já alcança cerca de 95% da população.

    Responda
  7. Marcos Benassi

    Putz, segunda vez no dia que me bate uma preguiça... Só posso dizer, meu caro, que há aspectos razoáveis nessa crítica; todavia, há tanto que não é dito, e tanto viés exuda do ponto de vista expresso no texto, que é demais pra um comentário. Abdico da tarefa, deve haver quem tenha feito - e ainda faça - melhor do que eu. Dá não.

    Responda
  8. THIAGO LOPES DE AMORIM

    Como o BC é independente agora, a crítica não faz muito sentido.

    Responda
  9. Markus Nascimento

    O único interesse de longo prazo desses caras, PT ou outro partido qualquer dessa sopa de letrinhas que temos, é se manter no poder. Qualquer outra coisa é irrelevante.

    Responda
  10. JONES DARI GOETTERT

    Tudo isso só para bater no Lula, Hélio?

    Responda
  11. Nerisvaldo José Santos

    Fica a dica para o Lula: nomear alguns comentaristas econômicos para o seu próximo governo. Assim, ele deve errar menos.

    Responda
  12. Adenor Dias

    O problema dos comentaristas de economia, é que todos te a receita do bolo, mas se nega a por a mão na massa.

    Responda
  13. Ivo Mutzenberg

    Há ferramentas interessantes disponíveis para controlar a gestão pública. A lei 4320/64 orienta a elaboração geral dos orçamentos; as leis de diretrizes orçamentárias especificam anualmente os gastos; a lei complementar 101/2000 estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal; a lei complementar 64/1990 estabelece casos e inelegibilidade. Cabe às instâncias de controle conter o ímpeto dos governantes. Simples assim.

    Responda
  14. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Quando Adam Smith aludiu à mão invisível que parecia resultar de milhões de decisões absolutamente egoístas, mas que tinham o efeito conjunto de equilibrar-se no longo prazo, o mesmo acontece com esses políticos que agem em causa própria? Claro que não. A política é essencialmente diferente da economia, pois ações políticas destrutivas / ideológicas não implicam a falência do agente político. A irresponsabilidade e a demagogia engatilham reeleições em série.

    Responda
    1. Ivo Mutzenberg

      Há um conjunto normativo bem interessante para controle dos agentes públicos: lei 4320, lc 64, lc 101 e ldo's. Basta aplicar.

  15. Guilherme Werlich

    Excelente artigo. Hélio é como Havaianas: pode comprar que não tem erro, nem partido.

    Responda
  16. Joao Marcos Nabuco

    O fim da possibilidade de reeleição pode ser a solução.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Para ontem.

    2. alderijo bonache

      Eu acho que o pior dos males do país foi sobre este estado de coisa que resultou na famigerada REELEIÇão com a cara no poder. Voltamos a outra época das sesmarias e seus efeitos deletérios.

  17. Carlos Mello

    Quem tentou comprar reeleição a todo custo foi o Bolsonaro com seu fiel escudeiro charlatão Paulo Guedes. Um pouquinho de esforço e afinidade com a verdade ajuda de vez em quando.

    Responda
    1. alderijo bonache

      Figuras trágicas.

    2. alderijo bonache

      Acho que o pior presidente que tivemos foi o infame FHC, pois comprou tudo de porteira fechada., hoje vaga como um zumbi, ninguem mais o vê, tornou-se um renegado.

  18. roberto foz filho

    Sugerir ajustes cobrando a conta integral do andar de baixo é solução para quem?

    Responda
  19. Paulo de Cardoso

    Região rica em minérios e pobre em carvão mineral deixa de extrair os metais de seus minérios, que a impede de fabricar máquinas, todas metálicas. Tem de compor uma economia que importe carvão ou exporte seu minério bruto, se exporte aos países detentores de carvão mineral!. Força à importação, ou aluguel, de máquinas agrícolas e industriais todas metálicas de alto custo e diminuir o lucro. E monte indústrias alugadas dos compradores...a lucratividade cai e as finanças pioram para nós.

    Responda
  20. PAULO CURY

    O Helio nao atrapalha, deixa eu ganhar uns trocados na renda fixa O paiis? Este é feito de tofolis,lulas sostenes e não vai a lugar algum

    Responda
  21. MARCIO OLIVEIRA

    Excelente texto pra espaço tão exíguo... Fica a provocação: por que a China, que não é democrática e não precisa se preocupar com o "curtoprazismo eleitoreiro" está voando e literalmente conquistando o mundo?

    Responda
  22. Roberto de Aguiar Peixoto

    Matéria paga pelo conselho editorial da folha e que o escriba, concordando, assina

    Responda