Dora Kramer > Esforço de Fachin será premiado Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Ligações espúrias entre julgador e julgado, benesses, penduricalhos, duas férias por ano, salários acima do teto, encontros do gilmalpalooza, Esfera, Lide, aposentadoria compulsória para larápios e CNJ conivente com o corporativismo etc. O sistema judiciário acha que vive em uma Versalhes tupiniquim e pode desrespeitar a população se colocando como uma casta superior. Ser de esquerda não significa ser cega. Constituição e ética sempre!

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Ôôô, dona Dora, tô convosca: tá o código deve ser editado, cuidado e respeitado. Assim como pra dePutas, que consideram éticas uma quantidade insubordinada de barbaridades de seus colegas; pras gentes comuns, a quem não custa uma mínima ética na interpretação da realidade e na convivência com seus concidadãos; pra jornalistas, que tantas vezes conduzem-se de modo mais próximo do Pulitzer histórico do que do prêmio de mesmo nome. Que o seu Fachin tenha toda boa sorte do mundo. Nóis, idem.

    Responda
  3. Orasil coelho pina

    Todo apoio ao nobre Ministro Fachin pela sua inciativa, e ao mesmo tempo sempre lembrar para o fim político destas nomeações e que seja estabelecido concurso público e controle de suas atividades e se Deus não achar muito, tempo de 15 a 20 anos de atuação e depois aposentadoria! OrasilCaiuá!

    Responda
  4. Paulo Silva Barbosa

    O esforço do Ministro Edson Fachin é mais que válido, justo, importante e urgente. Toda profissão é regulamentada e sem limites muitos julgam estar acima de todos e da lei. Que este Código de Ética venha por ordem e limites ações aonde interesses pessoais sobrepõem aos constitucionais.

    Responda
  5. Andréa Cristacemos

    O Poder Judiciário brasileiro é, desde sempre, talvez o mais cor rupto do mundo, além de ser o mais caro e mais corporativista. O código de ética, no caso, é somente um monte de artigos sem qualquer efeito prático. Ou alguém acha que aposentadoria compulsória é pena para cor ruptos criminosos?

    Responda
  6. NACIB HETTI

    De um modo geral o regulador é corrupto.

    Responda
  7. Murilo Belezia

    O esboço do Código de Ética já deveria estar circulando entre os ministros, para debate e aperfeiçoamento. O ministro Fachin queimou a largada e a midia rapidamente pegou o tema para seu engajamento nas eleições de 2026.

    Responda
  8. marco martins

    Esse código de ética vai proibir os ministros de ficarem milionários fazendo esquemas com banqueiros???

    Responda
  9. jose fior neto fior

    Fachin inventando asneiras. A Câmara dos Deputados tem uma comissão de ética, destinada a apurar irregularidades e composturas de seus pares e quais os resultados da atuação dessa comissão? ZERO. Hoje o legislativo abriga o sistema mais corrupto existente no país, inigualável em qualquer país do mundo. Ética em órgãos públicos? Ora, vá...

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Fior, meu caro, mas não tenho a mesma crença de que é asneira, pelo contrário: em existindo, pode-se buscar seu cumprimento. Os dePutas, que o têm, não o cumprem, nem sequer buscam qualquer aspecto de respeitabilidade, bom, podem eventualmente levar um crau. Sem ele, dificulta. Não é mau, não.

  10. jose fior neto fior

    Fachin inventando asneiras. A Câmara dos Deputados tem uma comissão de ética, destinada a apurar irregularidades e composturas de seus pares e quais os resultados da atuação dessa comissão? ZERO. Hoje o legislativo abriga o sistema mais corrupto existente no país, inigualável em qualquer país do mundo. Ética em órgãos públicos? Ora, vá...

    Responda
  11. Ivo Mutzenberg

    Perfeito! É preciso haver balizas para orientar a conduta dos ministros. "A Lei Complementar 35/79 (LOMAN) estabelece, principalmente em seu Art. 35, os deveres dos magistrados, que incluem conduta irrepreensível na vida pública e particular, imparcialidade, urbanidade, cumprimento dos prazos, e fiscalização dos subordinados"(google). Os ministros do STF são regidos por essa LC. Simples assim.

    Responda
  12. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    É duro lutar contra o entendimento sobre voo em jatinhos. Vai entrar no benefício dos ministros como verba indenizatória ou outra legalidade imoral. Parece que poucos querem prestar contas.

    Responda
  13. Alexandre Pereira

    Se São Fachin das causas perdidas conseguir derrubar as muralhas de Jericó e colocar ordem no Olimpo (para ser muito educado), além de milagreiro vai merecer uma festa de canonização em todas as religiões existentes.

    Responda
  14. MARIO LUCIO CAMARGOS

    Investiduras permanentes em órgãos colegiados de qualquer natureza: extinguir. Número de mandatos no Legislativo e no Executivo: limitar. Ou ficar uma sociedade cada vez mais impregnada da sentina dos anos 30, máxime se 'gastrodinâmica'.

    Responda
    1. Ivo Mutzenberg

      Perfeito! Proposta que deveria ser avaliada com carinho por quem detém poder para iniciar e conduzir proposta legislativa de origem popular.

    2. Ivo Mutzenberg

      Perfeito! É preciso haver balizas para orientar a conduta dos ministros. "A Lei Complementar 35/79 (LOMAN) estabelece, principalmente em seu Art. 35, os deveres dos magistrados, que incluem conduta irrepreensível na vida pública e particular, imparcialidade, urbanidade, cumprimento dos prazos, e fiscalização dos subordinados"(google). Os ministros do STF são regidos por essa LC. Simples assim.

    3. Alexandre Pereira

      Ótima proposta!! Abaixo as panelinhas!!

  15. Vinicius Branco

    Muito bom. Mais uma análise impecável da Dora.

    Responda
  16. jairo de luca

    Apoio pleno ao Ministro Fachin. Aguarda-se manifestação de apoio dos presidentes das cortes estaduais de justiça e dos chefes dos Ministérios Públicos do Brasil.

    Responda
  17. jose prado

    Se algum ministro descumprir o Código de Ética ou Regulamento, haverá punição? Quais?

    Responda
    1. jose fior neto fior

      As mesmas punições que é aplicada aos dignos deputados e senadores: NADA. E se for um magistrado, aposenta antes do tempo mínimo, com vencimentos integrais e vitalício.

  18. Alexandre Marcos Pereira

    Fachin terá seu esforço reconhecido talvez não agora, nem na próxima sessão administrativa, nem no café protocolar em que os ministros se entreolham com desconfiança por cima das xícaras. Mas terá. Porque na longa história das instituições, sempre chega o momento em que o óbvio ululante, a necessidade de regras claras para o exercício do poder, deixa de ser visto como afronta pessoal e passa a ser reconhecido como requisito mínimo de civilização. Édson Fachin resolveu cutucar a casa das víboras.

    Responda
  19. José Ricardo Braga

    Cosmético. - Um código de ética é uma iniciativa bonita, eu apoio, mas é difícil que seja suficiente. Seria uma espécie de declaração de boas intenções ? O código de ética vai recomendar evitar mudança de foro com o processo já perto de seu encerramento? Ou como é iniciativa de Fachin vai-se evitar o assunto? Enfim, parece mais uma iniciativa cosmético com o intuito de apagar os erros do passado com uma carta de boas intenções.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Favorecer a constituição, o código penal.

    2. José Ricardo Braga

      . título. Carta de Intenções.

    3. José Ricardo Braga

      i. Um código de ética elaborado pelo Supremo no mínimo deixaria dúvidas sobre proteções aos redatores, escamoteadas no texto. O Código de Ética institucionalizaria o quê? A melhor leitura para a iniciativa é como uma Carta de Intenções. Ah! E um Pito nos rebeldes !

    4. José Ricardo Braga

      ii. Deve-se ainda levar em consideração que Fachin é dos que mais defende o Judiciário em seus atos. Não é de direita, não é esquerda, mas sempre veste a camisa do Judiciário. Um exemplo - O processo de Lula foi um claro pedido de 'vista grossa' à nação, em nome do Judiciário. A desculpa, foro errado, nem Eremildo engole.

    5. José Ricardo Braga

      iii. Foi pra favorecer o Lula? Não. O Moro? Menos ainda... Então, que 'gol de mão' foi esse que Fachin fez? A instituição que fez coisa errada não foi avaliada pelo erro. Estes erros vão estar ao alcance do Código de Ética ou é para esquecer disso porque Justiça é assim...?

    6. José Ricardo Braga

      iv. É estranha a proposta de Fachin também noutro sentido. - Ninguém fala que é (mais uma) invasão 'legislativa' do Supremo, pois instituir códigos de relacionamento de grupos com a sociedade é algo que cabe ao Legislativo. No Legislativo, através do voto, diluem-se e anulam-se interesses, prevalece uma média deles.

    7. José Ricardo Braga

      v. Neste sentido, acho mais interessante a iniciativa de Gilmar de buscar no Legislativo a demanda do Impeachment. Assunto aliás totalmente correlato ao Código de Ética, e que trata do que interessa agora - limites legais de atuação, punições e ritos previstos. Faz isto com quem tem autoridade para regular isto, o Legislativo.

    8. José Ricardo Braga

      vi (fim). Não gosto da iniciativa de Fachin, mas apoio, tendo em vista o Legislativo que temos. Acho que começa por aí, mas não pára aí. Regular a relação entre uma Instituição e a sociedade é tarefa de fôlego que parece, Gilmar está mais adiantado nisso.

  20. José Costa

    Já que há aqueles que não são éticos de ofício, deve-se criar um código regulador. Não é desmoralizante, é necessário.

    Responda
  21. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    Fachin será premiado com várias adagas dos capas-pretas nas costas. Se for sério, mexeu no vespeiro dos Supremos, seus pares.

    Responda
  22. NACIB HETTI

    Código de ética para magistrados desmoraliza o sistema; Juiz deve ser honesto de ofício.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Todos estão sujeitos a um: a lei. Por que com suas majestades deveria ser diferente? A auto-regulação se mostrou insuficiente e condescendente. Tivesse o senado coluna vertebral, não seria necessário.

    2. Denis Kostrisch

      Mas um código de ética é justamente para isso. Não para criar honestidade, mas para que se possa separar objetivamente o joio do trigo.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.