Wilson Gomes > O cancelamento não é militância, mas uma violência política Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Roberto Mathias

    Eu fico com a pureza da reposta da Criança:"É a vida... é bonita...é bonita." Mas o coração adulto e adúltero(politicamente dizendo) rebate:"O Maniqueísmo Direita x Esquerda (independentemente do lado) continua estúpido, inócuo, inválido, irracional... só não é cancelado..." rá-rá-rá-rá

    Responda
  2. Ettore Fellini

    O cancelamento q importa ,não é este de eguinhos q são cancelados, pq disseram bobagens O cancelamentoq importa , e é violento ,é o de milhoes q nascem cancelados neste país CANCELADOS DE OPOrTUNIDADES, cancelados de escolas de qualidade , cancelados de uma vida sem ameaças de policia , de traficantes , cancelados de moradias decentes , cancelados de ter um salario decente Nascem pobres , e são cancelados de ascensão social

    Responda
    1. Elias Bonfim

      Isso não importa para o identitarismo. Até se fala em pobreza e desigualdade, mas a indignação maior ocorre quando um frase soa machista, racista, capacitista, etc., mesmo isolada de contexto, de histórico pessoal, etc.

  3. DANIEL WILLMER

    Penso que os editores deste jornal deveriam ler sua coluna, é só ver o editorial de hoje!

    Responda
  4. José Cardoso

    Entendo que o fenômeno equivale à construção e perda de reputação, o que existe há muito tempo. O que talvez afete mais o mundo das humanidades é que ele se caracteriza exatamente por ser formado por opiniões. A ciência é como a casa de tijolos do porquinho Prático. Já as humanidades são como a casa de palha ou de madeira, mais vulnerável aos sopros e ventos.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito Cardoso. A diferença é que a internet (ou as redes) permite a construção e destruição de reputações com enorme rapidez e com uma força, às vezes, que equivale a expulsá-la do convívio social. Mas isso não é fruto de uma conspiração deliberada, como quer fazer crer o colunista.

  5. Alberto Melis Bianconi

    O problema está mal colocado. Todos temos o direito de excluir pessoas ou produtos de nossas vidas: não quer ler Monteiro Lobato e denunciar seu racismo? Tem o seu direito. Não quer usar havaianas, ok também. Cancelar não é uma escolha. Eu não gosto do colunista, posso excluí-lo, posso argumentar que é uma péssima influência, mas não tenho o poder de cancelá-lo. O problema é que as posições individuais estão visíveis e provocam ondas de engajamento.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Esse meu comentário ficou muito aquém do que deveria. Em nome de uma ética superior do debate, o colunista quer cancelar a pauta identitária -- isso não soa muito parecido com o argumento do colunista?

    2. Alberto Melis Bianconi

      A propósito, costumo defender a relevância de Monteiro Lobato e prefiro as havaianas, mais ainda agora kkkkk.

  6. Maurício Guimarães

    Perfeito.

    Responda
  7. Eliana Atihe

    Bravissimo! A coragem do articulista deve lhe render alguns cancelamentos que apenas comprovarão a precisão cirúrgica do seu raciocínio. Não há, na essência, nenhuma diferença entre a retidão moralista da direita conservadora e a da esquerda liberal. Ambas são sintoma de má consciência, como dizia Nietsche acerca da sinistra figura do “ pregador”. Artigo impecável, embora não para os sem-pecado.

    Responda
    1. Elias Bonfim

      O colunista é uma das poucas vozes lúcidas da intelectualidade atual.

  8. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    O quadro descrito pelo colunista é aterrador. Será que muitos leitores acreditam nele ?

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Existem promotorias no ministério público especializadas e equipes em delegacias que investigam crimes virtuais contra a honra, difamação e injúria.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Que pessoas sofrem ondas de cancelamento? Com certeza. Mas não podemos nós opor ao direito de cada um de engajar-se como bem entender. Seria um absurdo.

  9. Luciano Napoleão de Souza

    Capacho.

    Responda
  10. carlos barros

    Fora Casares!

    Responda
  11. manoel Albuquerque

    Poderia listar uma série de pessoas de direita qie foram canceladas por direitistas pq não seguiram ou se submeteram a Familicia deste que estavam no poder. Concordo com a crítica ao cancelamento, mas reduzir a uma coisa de esquerda não procede mesmo...

    Responda
  12. Noel Carvalho

    Esse termo identitário. Pensem sobre isso, porque se tornou uma forma de desqualificar a luta de negros, muheres, indígenas etc. Ele esvaziou (ou quer esvaziar) a luta justa por equidade. Tenham calma, colunistas.

    Responda
  13. Silvio Donizetti da Silva

    o identitarismo tem ajudado mais a direita que a esquerda, Trump é um exemplo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Ajuda a direita porque Trump se opõe às pautas identitárias? Equivale dizer que o feminismo ajuda o machista e o antirracismo ajuda o racista.

  14. LIDIANE PEDROSO GONCALVES

    Identitários são sempre os outros. O homem branco que luta para manter seus inúmeros privilégios segue sendo tratado como neutro e como alguém que precisa ser educado com carinho.

    Responda
  15. Felipe Vasconcelos

    Wilson Gomes é um dos colunistas que pelo qual vale a pena assinar a Folha.

    Responda
  16. Helano Timbó

    Perfeito.

    Responda
  17. Dilson piccin

    Pelo que entendi o autor tenta taxar o cancelamento como algo quase que específico da esquerda. Porém, com os argumentos utilizados, o cancelamento pode ocorrer tanto na esquerda quanto na direita, a depender do grau de fanatismo.

    Responda
    1. Eliana Atihe

      Vc entendeu mal. Releia o artigo com atenção sek procurar nele as suas próprias opiniões.

  18. Rodrigo Flexa

    Com todo o respeito, mas generalizar não explica nada, que cada caso seja devidamente analisado em seu contexto.

    Responda
  19. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Certíssimo prof Wilson. Delegado da pc disse pra mim que "gente que não tem o que fazer" e ocorreu dentro de uma instituição pública de ensino. Dos desdobramentos que isso ia gerar pedi que não levasse adiante. Depois um amigo acionou a PF pra receber o diploma e pra não se escandalizarem mais levaram.

    Responda
  20. Acacio J K Caldeira

    Cancelamento é um tipo de poder. E como tal pode ser corrompido. Margaret Atwood

    Responda
  21. Fernando Alves

    A jumentalha da direita nem se envergonha do fato que quem vive praticando cancelamentos, como piada com o Charlie Kirk, Havaianas, etc, é a direita, e não a esquerda.

    Responda
  22. Fernando Alves

    Ué? Mas cancelamento não é liberdade de expressão de indivíduos? Por que é violência política e publicar mentiras todos os dias é 'liberdade de expressão ', ou defender genocídio, racismo, que seres humanos são abominações, etc, é tudo liberdade de expressão? Só um grupo de pessoas falar que não vai mais consumir o que uma celebridade faz é violência? Faça-me o favor.

    Responda
  23. Gustavo von Krüger

    É esquerda sendo esquerda. Trotsky, Lenin, Beria, Che Guevara...

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Liga pro Trump, golpista.

  24. Cesar Costa

    Excelente texto professor Wilson.

    Responda
  25. Alexandre Marcos Pereira

    É só trocar o cenário: da praça pública com pelourinho para a timeline com avatar. O mecanismo é o mesmo: alguém é escolhido como corpo exemplar, erguido ao centro do círculo, e a multidão, ao redor, cumpre o ritual de purificação pelo apedrejamento simbólico. Em vez de pedras, posts. Em vez de sangue, reputações estilhaçadas. Em vez de tribunal, trending topics. A cena tem sempre uma coreografia parecida. Primeiro, surge o print salvador, aquele frame cirurgicamente recortado de uma fala.

    Responda
  26. Nilton Silva

    E só quem perde é a esquerda moderada. 2026 taí.

    Responda
    1. Nilton Silva

      Assim espero, Mauricio, mas numa eleição tão concorrida como a que se avizinha, a tal militância poderia perder menos tempo destruindo reputações e se dedicar a algo mais produtivo. Usar as redes pra refutar as fake news bolsonaristas já seria um bom começo.

    2. Mauricio Soares

      Nilton, a esquerda moderada, os liberais de centro, e até um bom número da centro direita votará no PT. Que é um partido de centro esquerda.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Qual esquerda moderada? A que quer votar em Tarcísio?

    4. Rodrigo Flexa

      vai levar marmita pro me liante condenado, mané.

  27. Lorenzo Frigerio

    Perfeito. Estou surpreso que a Folha tenha publicado isso. Aguardemos a reação da esquerdalha "woke", a seguir.

    Responda
    1. Mauricio Soares

      A direitalha corrupta faz palhaççadas como essa agora das havaianas e é a esquerda que é woke?

    2. Rodrigo Flexa

      Golpista e defensor da ditadura reclamando de sei lá o quê. Vai estudar solda quente e fazer algo de útil na vida.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.