Elio Gaspari > A bancada silenciosa do STF Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Essa história de código de ética para ministros do STF é pura hipocrisia e diversionismo. Qualquer funcionário público pode sofrer uma sindicância ou um processo administrativo disciplinar por qualquer falta e sofrer até demissão. E a Constituição já prevê o que fazer com ministros do STF sob suspeição. O que tá faltando não é código de ética e sim que o Senado cumpra sua obrigação constitucional conferida pelo povo. Não é código de ética que vai corrigir a já notória folia desses ministros.
Falar o que? Nem o Prerrogativas saiu na defesa.
Obrigada Sr. Élio. Não podemos nos calar.
No Brasil todo mundo exige respeito e ética do outro. Ele mesmo não precisa… só “os outros”.
A ética é imprescindÃvel em todos os sentidos, em todos os setores. Todo e qualquer indivÃduo tem a obrigação pela ética e pelo respeito. Eu penso que quem invade e quebra monumentos, obras e prédios públicos está deixando de ter respeito e ética. Da mesma forma que os deputados que aprovam uma lei para blindar a eles mesmos dos crimes que cometem não respeitam a ética. Como também o juiz que julga os criminosos precisam ser éticos e respeitar as leis.
Marcos, o golpe foi dado pela facção STF que descondenou o maior ladrão deste paÃs, cuja famÃlia está roubando mais ainda no INSS. Este foi o golpe da esquerda e querem continuar.
Por que esses ex-presidentes não criaram o código?
neli faria, disse tudo
José Lemos , fatos são fatos, mas vocês da extrema es1uerda, golpistas, não os aceitam. E o Lulinha? e os 90 milhões que a esposa do Imoral recebeu? Para vocês é tudo normal. Apoiam ditadores e terroristas, ladrões e traficantes. Feliz Natal
Gil Carlos, STF foi algo que a gente respeitava quando nem sabÃamos os nomes dos juÃzes. Hoje, são todos ligados à polÃtica e ao crime, como é o caso do Dino que roubou 8 milhões dos respiradores na época da Covid. Gilmar fatura alto com gilmarpaloosa e outros trambiques, Toffoli com sua esposa genial que advoga para as enroladas da Lava Jato e por último o ditador Moraes, cuja esposa tinha um contrato de 129 milhões dos quais já recebeu 90. Feliz Natl
Quando houve golpe da esquerda no Brasil? Aqui, a direita tem tudo, como em toda a parte: dinheiro, terra, trabalhadores semi-escravos, combatentes armados...
Sr José: aprenda. Numa Democracia os candidatos devem competir em igualdade de condições. O que lula faz com as propagandas autopromocional é um verdadeiro Golpe contra a democracia, sob o silêncio subalterno das autoridades eleitorais e das finanças.
Você acredita em tudo que escreveu ou só quer agradar a turma do golpe?
Falou tudo!
Também seria importante no meio jornalÃstico, quem sabe assim, diminui o número de fake news.
Excelente, Enio. Erosão institucional acelerada intra-muros que será difÃcil de se deter porque seus protagonistas veem a si próprios como cruzados da democracia com direito de ficar acima do bem e do mal.
Cada um dessea ex presidentes tiveram oportunidades, não implementaram o código por quê? O atual já está de saÃda. Só se manifestou no final do mandato. Por quê?
Moura Moura, tua bateria está descarregada…faça uma chupetinha!
Final de mandato? O Fachin? Acabou de tomar posse!
No Pais dos favores, sou a favor do Código de Condutas.
Código de ética pra todos, judiciário sim, mas legislativo precisa mais do que todos. Inclusive para impedir a infiltração de b_andidos e m_afiosos no meio polÃtico.
Parlamentares, por piores que sejam, não julgam nem condenam ninguém! Quem não PODE cometer crime algum JUIZ, especialmente se for supremo ministro!
Com respeito à liberdade de imprensa expressão máxima de uma sociedade democrática , acredito que apenas uma ação judicial bem fundamentada, observado o devido processo legal, possa expor os indÃcios e provas dos fatos alegados. Se essas graves acusações não forem comprovadas, prevejo indenizações milionárias aos prejudicados pelas leviandades perpetradas
Passando pano, petralha?
Dê nome aos bois Elio, coragem.
Por que qualquer funcionário público pego fazendo bobagens perde o cargo público e ministro do Supremo são intocáveis?
Louvo a ideia de se aprovar um código de conduta para o STF, assim como uma abordagem mais séria dos nossos colunistas polÃticos acerca do chamado centrão do Congresso Nacional. Por que esse espectro polÃtico existe? Por que não mostram a história de sua origem? Por que existe? E quais são os nomes de seus integrantes? Fica a dica.
STF é uma facção polÃtica e criminosa
Vc sempre pensou assim, meu caro Evandro? Ou é só agora, que os ministros estão pegando no pé dos Bolsonaros? Penso, sinceramente, que o Supremo tem que existir. Só precisa se aperfeiçoar, dentro de uma conduta correta.
Convenhamos, não é todo dia que a velha guarda desce do Olimpo togado para se meter no varejo da vida prática: regras para viagens, palestras, jatinhos, honorários e outras miudezas mundanas. Quando gente como Rosa Weber, Celso de Mello, Aires Britto, Marco Aurélio Mello e Carlos Velloso decidem escrever em conjunto, uma espécie de bilhete à posteridade dizendo é preciso um código, não é uma nota de rodapé: é um boletim médico da República. Do outro lado, a tal bancada que detesta a ideia.
Gilmar Mendes nem precisa de apresentações.
Código de conduta é a desmoralização do sistema. Juiz é obrigado a ser honesto de ofÃcio.
O supremo deixou de ser " supremo " no dia do tuite do general de cadeira de rodas, naquele momento o supremo teria que telo reprimido, fez o contrario se apequenou seguiu as ordens do general cadeirante e passou pano pra lava jato, moro dd e cia , deu nisso. Maktub
Bem antes, Jo, bem antes. O esgoto estourou mesmo no dia 17 de abril de 2016 quando do impeachment da presidente Dilma. Não tivemos mortos, mas poderÃamos chamar esse domingo de nosso "bloody sunday" (U2). De lá pra cá os golpes contra a democracia têm sido pontuais. O STF não é uma vestal, mas tem demonstrado proeminência na defesa do Estado Democrático de Direito. A imprensa entrou de cabeça na versão da Lavajato I e agora, em sua versão "vendetta" (Lavajato II) pela jornalista da Globo.
A comissão envia um relatório com seu candidato preferido ao Lord Chancellor (Ministro da Justiça). O Lord Chancellor pode aceitar, rejeitar ou pedir reavaliação. Uma vez aceita a recomendação, o nome é notificado ao Primeiro-Ministro e, em seguida, ao Rei, para nomeação formal.
Se um processo não está dando certo, é urgente mudá-lo. A escolha de Ministro da Suprema Corte no Reino Unido é baseado em mérito e menos polÃtico. Quando uma vaga surge, uma comissão de seleção ad hoc e independente é formada. A vaga é anunciada publicamente, e os candidatos (juÃzes de tribunais inferiores ou advogados com pelo menos 15 anos de experiência) passam por um processo de avaliação e entrevista.
Caro Elio,hj com o andar da charrete este STF está mais para as colunas sociais,que falta faz Ibrain Sued,que para análise consistente e realÃstica do prof.Conrado HM.
Parabéns Elio pelo artigo. Muito oportuno por tudo que estamos assistindo. Necessidade urgente de um código de ética. É uma vergonha o que está acontecendo.
Já que não vão seguir Capistrano e adquirirem vergonha na cara então pau neles
Qual era o código de conduta do STF de 1964 a 1985, mudo, inerte, atuando sob a batuta da omissão, enquanto civis eram torturados e mortos sob o sol. Qual era o código de ética dos juÃzes alemães durante a ascensão nazista? A postura do Ministro Alexandre de Moraes é um exemplo de defesa firme da democracia e dos direitos humanos. Omitir-se perante o arbÃtrio é o erro que a história nos ensina a nunca mais repetir aqui.
Com o máximo respeito à liberdade de imprensa — expressão máxima de uma sociedade democrática —, acredito que apenas uma ação judicial bem fundamentada, observado o devido processo legal, possa expor os indÃcios e provas dos fatos alegados. Se essas graves acusações não forem comprovadas, prevejo indenizações milionárias aos prejudicados pelas leviandades perpetradas
Amigo, não são bem estas as questões em pauta. O caso atual do tal banco escancara novos fatos. Não te causa, no mÃnimo, estranheza?
Para vc está ótimo, discÃpulos de Nicolas Maduro
Não vai funcionar. Nem a Constituição e nem o Regime Interno deu jeito. Os dois foram atropelados. A solução seria punitiva,com o impeachment de pelo menos 3 ministros. O Código de Conduta alemão baseia-se na auto contenção. Aqui não daria certo, porque prefere-se a estética da ética e não a sua prática. E como diria o próprio Capistrano de Abreu: Se não houver o primeiro,o resto é literatura.
Regimento interno...
São todos farsantes. Estão no STF para auxiliar os padrinhos polÃticos laddrões e enriquecer por fora. Usam a constituição como escudo para proteção própria. Isso não existe em lugar nenhum do planeta.
Elio sempre derrapando para ajudar a extrema-direita.
Foge totalmente ao texto.
Que bobagem.
Vc está confessando que a esquerda não tem vergonha na cara. É isso?
Ele é um perigoso direitista, está à direita até do Trump e do Milei!
Ex-presidentes são favoráveis porque não correm riscos!
Não. Porque foram e, muito provavelmente, continuam sendo Ãntegros.
Norma sem Sanção é despicienda, disse o imortal professor Arruda Alvin num curso que fiz na PUC,há uns40anos. Não há necessidade,porque qual sanção o descumpridor do Código estaria sujeito? Uma questão de bom senso o Servidor Público, ministro o é!, aceitar : caronas,mimos, nem mesmo no Natal. Por falar em Natal, não ganhei, como em todos os anos, desde a infância paupérrima, nada! E o STF deveria revogar a estapafúrdia decisão que julgou inconstitucional parte do art.144do CPC.
Amauri,feliz aniversário! Sorte, saúde,sucessos sempre e que Deus te abençoe permanentemente. Falta ética nesse paÃs.
Prezada Neli. Preciso concordar com vc, até porque somos de uma época em que preconizamos a ética, baseada nos ensinamentos de nossos pais, da educação escolar e até mesmo na fé cristã, talvez de nossos pais. Não precisamos assinar um documento declarando que somos honestos. O somos por natureza. No meio do caminho, pessoas desvirtuam-se. E por falar em Natal, eu sempre ganho presentes. Completo hj 72. Feliz Natal aos éticos!
Poder também tem que se submeter. E no caso do judiciário, deveria ser mais exemplo do que todos os outros. Absurdo completo não concordarem com uma iniciativa como esta.
Olha que no meio dos "silenciosos" estão os DOIS SUPREMOS BOLSONARISTAS. Ou 3, se contarmos o Homem-Da-Peruca-Roqueira. Cheios de moral na defesa de seu Messias, mas totalmente omissos no debate ético. Não dão um PIO. Nem se arriscam, os sujeitos.
Quem seriam os três absolutamente contra esse código, tem alguma ideia, petralha?
Está cada vez mais claro que o Moraes foi nomeado Ministro para manter as "negociatas" financeiras e beneficiar o Escritório de sua esposa, afinal, são cento e vinte milhões só em um Contrato, ele tem que ser afastado imediatamente e suas ações durante esse perÃodo totalmente anuladas e todo julgamento que ele participou voltar a ser julgado pelo plenário do STF não por turmas.
Sugiro a substituição pelo notório saber jurÃdico do Deputado Sóstenes Cavalcante, especialista em Direito Imobiliário.
Não haverá supressão da condenação do bozo. Desista dessa sandice.
Discordo. O Ministro Moraes foi uma das melhores indicações para o STF. Cumprimento o Presidente Michel Temer. Ele dignifica a magistratura, o Brasil deve muito a ele pelas eleições de vinte e dois. As suas decisões são perfeitas, nenhuma mácula. No Brasil, desde a Constituição do Império, a pena não passa da pessoa que delinquiu. Advogado fazer contrato não é ilÃcito. Só que expôs o Ministro.
O Fachin tem razão. Tem juiz roubando até garrafa de champanhe!
Todos os operadores do Direito tem obrigação de serem defensores da adoção de um código de conduta. Quem for contra não pode ser Ministro!
Prezado Elio, Tem um probleminha aÃ, de coerência, no seu texto. Fachin e Carmen Lúcia, ok. Quem são os outros três? Dino é pule de dez. E os outros dois? Fala aà duma vez. Se eles são a favor por que esconder-lhes os nomes?
Os três contrários claramente a esse código: Gilmar Mendes, Dias Toffoli e São Xandão! São os principais farofeiros!
O código é necessário, mas sem saudosismos do que nunca foi. A corte sempre teve os problemas que o código pretende inibir. No entanto, a visibilidade desses problemas ganhou cada vez mais espaço na mÃdia e alguns ministros ficaram menos tÃmidos para escancarar os seus conflitos. A tolerância dessas condutas que inclusive foram divulgadas com glamour pela mÃdia, quando disfarçadas de reuniões pretensamente acadêmicas, realizadas além mar, também ajudou a naturalizar os desvios éticos.
Muito bem observado, Gustavo!! Rimando: Gustavo pra deputado!!!
A declaração citada do Alexandre de Moraes, diante dos fatos recentes, soa como chacota!
Queres dizer a bancada malandragem do STF, careca boca de caçapa vampira brasileira Gordalhão boca de veludo...
Ótimo artigo
O Poder Judiciário brasileiro é, desde sempre, talvez o mais cor rupto do mundo, além de ser o mais caro e mais corporativista. O código de ética, no caso, é somente um monte de artigos sem qualquer efeito prático. Ou alguém acha que aposentadoria compulsória é pena para cor ruptos criminosos?
Para moralizar o sistema judiciário é preciso acabar com as indicações de ministros pelo presidente e aprovado pelos senadores. Os ministros são escolhidos a dedo pelo presidente para fazer exatamente o que eles fazem.
A luta do Ministro Fachin é quase inglória. Ele e Carmem Lúcia formam uma muito digna minoria, mas por estarem certos em sua luta, na minha opinião, estão em maioria de dois.
Se os ministros do STF respeitassem a constituição Lula não estaria na presidência do paÃs. Talvez estivesse preso ainda.
A CF não permite prisão em segunda instância. Cabe ao legislativo mudar. Tente!
Somos animais, antes de tudo, que desenvolveram a artimanha de projetar uma máscara social e esconder entre 4 paredes o Mr Hyde de cada um. Até inventamos deuses diversos. Os progressos custaram sangue de mutações disruptivas ao longo de milênios. Aonde vai dar...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A bancada silenciosa do STF Voltar
Comente este texto