Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. filipe moura lima

    Boa, como sempre

    Responda
  2. Andre Santos

    Ótimo artigo, Conrado Hubner brilhante como sempre. Só há um lapso no texto, ou então uma frase ambígua. Stanilaw Ponte Preta não é o Barão de Itararé. Este foi um grande humorista e jornalista, o também brilhante Apparício Torelly.

    Responda
  3. luiz augusto pessoa nogueira

    Que texto espetacular!!

    Responda
  4. Jorge Larangeira

    Mais uma coluna brilhante de Conrado, resgatando clássicos como o FEBEAPÁ para desferir uma condenação retumbante da magistocracia brasileira. A expressão “destinos do vira-latismo colonial, como Lisboa”, por si só, já vale o preço da assinatura. Mas o texto não se esgota no brilho retórico: Conrado também envia recados graves e precisos. “Ministro que fofoca e manda recado em off viola a ética judicial. Jornalista que publica fofoca anônima de ministro, viola a ética jornalística”.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Ah, caríssimo Conrado, só posso despedir-me deste ano e de seu status solteiro com um samba-canção corrupto, meio Maysa, meio Emicida: "Ah, nessa noite que chega. Um vento do mar, um bafo de ar(15será?). Um desalento que dá, deve ser impressão. O hábito do Não, desconfiança que dá. O que será que virá, um tempo melhor ou decepção? O Bozo em cana, muita investigação, será que virá? Nossa redenção, será que virá? Viraremos sabão, a redenção do sêbo, será que virá? A transformação, só Zeus saberá."

    Responda
    1. filipe moura lima

      Sou ignorado, mas admiro a escrita desses dois, faltando aqui o Alexandre.

    2. Marcos Benassi

      Zeus que te ôva Anete, e não esqueça também de minorar a chatice Bozolenta, que é treco que revira estômago. Viva a serralha e a escarola, verduras amargas que nos arranjam as entranhas.

    3. Anete Araujo Guedes

      Marcos, o ano que se avizinha, pelo que tudo indica, será muito mais tenebroso. Investigações da PF alcançando gente de terno e gravata, os chamados intocáveis, as trapaças e campanhas destrutivas frente a uma eleição que se avizinha, esse bozo que não sai de cena, as escolas cívico-militares de tar cisão, o candidato da elite financeira e da mídia.

  6. Jesus Silvestre

    Realmente, a justiça brasileira nunca teve um código de ética . É urgente cria-lo . Pra mim ela acertou foi na punição aos golpistas bolsonazistas .

    Responda
  7. Joao Braga

    País de filhos, pais e esposas Ronaldinhos! Tudo pelo social, de preferência com jatinhos, contratos milionários.... Se não achar nada, "use criatividade"!

    Responda
  8. Peter Janos Wechsler

    Estranho que os defensores do imperador Xandão tergiversam salientando seus feitos, mas ignoram solenemente o contrato bilionária de sua mulher para defender o Master.. É isso que o colunista entendeu por locupletar? Com Toffoli na retaguarda, não tem como dar errado.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Marcos. Estamos em sintonia. Do meu ponto de vista pessoal, a simples existência deste contrato (se comprovada) é um acinte e é totalmente antiético. Surpreende-me que não seja legalmente proibido como em outros países. Talvez até seja, mas o nosso magistério, incluindo Moraes, gosta de agir fora do rito.

    2. Marcos Benassi

      Cheira nada bem, meu caro, nada bem. Mas é aquela coisa: o "jornalismo" feito também tem um aroma péssimo. Mas é coisa que, em tempos de Republicanismo na berlinda, não pode passar em branco. Será ótemo se não houver nada de ilegal; será muitíssimo melhor se for uma lição vívida daquilo que não deve ser feito nem a paw, porque pega muito, extremamente maw.

    3. Peter Janos Wechsler

      Pois é, Marcos. Não é que publicaram o meu comentário impublicável. O assunto fede. Como disse um americano (me foge quem), todos têm seu preço. Dona Barci é uma simples bacharel formada pela Unip número cento e setenta no ranking da RUF e vai precisar do apoio do ilustre marido.

    4. Marcos Benassi

      Hahahahah, carma - com duplo sentido: tenha caipira calma e tolere nosso karma de leitores desta folha, objeto de sençurofrenia compulsiva. Batem um pouquinho na mensagem, mais dois choquelétrico, e já soltam.

    5. Peter Janos Wechsler

      Marcos. Respondi. mas a moderação achou que fui tosco e indelicado. Talvez chegue um dia.

    6. Peter Janos Wechsler

      Marcos. Concordo. Mas, esperava-se que Xandão negasse veementemente a existência deste contrato bilionário totalmente antiético.Toffoli acabou de legalizar o butim de um desvio repatriado da Petr obrás premiando o corrupto. Decretou sigilo sobre o Mas ter. O que virá? Mulher dele também defende infratores.

    7. Marcos Benassi

      Do comprovado, caro Peter, sabêmo-lo, tá registrado e auditável: os feitos Xandônicos foram muitos e louváveis. Do ainda especulativo, pode-se desconfiar, com razão, mas é prudente investigar antes de condenar. Tá perfeitamente em tempo, não carece de pressa alguma, só de firmeza.

  9. CARLOS TARDIVO

    Parabéns mais uma vez pelo excelente texto!

    Responda
  10. Joao Braga

    Não só os filhos são "Ronaldinhos", os pais também, e as esposas nem se fale... rsrs. Quem conserta isso tudo? O Senado! E quem conserta o Senado? Ahh... diriam, "o nosso eleitor" ! Mas será que o eleitor de Jacutinga tem ideia de quem vai de jatinhos ver jogos no exterior? Bem, então , o último que sair apaga a luz!!! E viva a impunidade!

    Responda
  11. Helio Cardoso

    A sociedade não pode esquecer daquela mãe favelada, preta e pobre que furtou um pote de margarina porque os filhos passavam fome e foi presa, e comparar com o juiz que roubou champanhe (mais de uma vez) e continua belo e solto. Seria o pirata mais o menos diplomado?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Muito pior, caríssimo: excessivamente diplomado, até. É tanto diproma que, bobeou, transubstanciam-se em ateroma, em pleno espírito de dogma cristão!

  12. ALEXANDRE KERN

    Maravilha de texto!

    Responda
  13. Anete Araujo Guedes

    O desejo de todo candidato a ditador e a destruição do Supremo. Todo o cuidado é pouco, nesses tempos de ascensão da ultradireita. Vem jornalista noticiando algo grave, em relação a Moraes, sem apresentar provas, sem revelar as fontes. A mídia, a farinha limpa e as FA, aplaudem. Quem sabe deixemos essas críticas para um outro tempo. Para que a população não embale no ódio/ressentimento, e passe a entoar a mesma proposta de bozo, o afastamento de ministros, para instalar um STF pra chamar de seu

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Arrã, tá, colega Adilson: se esse treco do Moraes comprovar-se fofoca, cê volta aqui e se retrata, no mínimo, pela indelicadeza? Nem digo do erro analítico, chamado assim por delicadeza minha. Ah, by the way, assim de leve, "em passant", tangencial mente: "foi eleita" por quem? Pela Bozoléia Quadrúpede que hoje deu de ser mais maleducada do que de costume? Espiga as costa, rapá, fica feio esse gingado alheio ao caminhar bípede.

    2. Anete Araujo Guedes

      *É pau, é pedra, é o fim do caminho. É um resto de toco, é um tanto de ódio, frustração e ressentimento.

    3. Anete Araujo Guedes

      * é a demolição do Supremo

    4. adilson pedroso

      Anete, foi eleita passadora de pano oficial do Lula e do Moraes!

  14. Anete Araujo Guedes

    2) Mesmo com toda fama, com toda lama, temos que reconhecer que Moraes, em concordância com seus pares, agiu com presteza e destemor durante o desgoverno bozo. Foi assim também antes, durante e após as eleições, impedindo que a extrema direita retornasse ao poder, e instaurasse no país uma outra ditadura. Temos que louvar o procedimento impecável durante o julgamento e condenação dos golpistas. Temo, que embarquemos, de mãos dadas com a mídia e farinha limpa, em um outro lavajatismo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tô convosco, comadre Anete, em sua tripla postagem Natalina, Santa Trindade Crítica, de clareza e bom-senso Crísticos. Pai, Filho e Espírito Ácido, amém.

  15. Fábio Salvador

    Brasileiro dominado por bandidos

    Responda
  16. Anete Araujo Guedes

    1) O sistema judiciário é merecedor de duras críticas. Viu o lavajatismo passar em sua janela e nada fez. Seguiu o embalo da mídia e o grito das ruas. Daí veio o afastamento de Dilma, a posse de um golpista, e a eleição de um desqualificado. O 1o pagou aos congressistas e à farinha limpa pelo apoio. O 2o para seguir impune com seus atos criminosos, entregou o poder e chave do cofre ao lira. Todos que participaram da operação lava jato não foram julgados e punidos.

    Responda
  17. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Gosto da forma po-éti-ca que você escreve, Conrado.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Com honra e glória hahahahah .

    2. Marcos Benassi

      Cê é muito educado, sô: o Conrado é difuder! Hahahahah!

  18. Hamilton Octavio de Souza

    Entre todos os absurdos reais relatados, merece destaque o trabalho de lavanderia oficial desempenhado pelo Toffoli, o maior anistiador venal que passou pelo STF. Vejam o caso: o cidadão roubou 26 milhões da Petrobras, depositou na Suíça, o MP suíço devolveu ao Brasil, a justiça brasileira manteve o bloqueio por 10 anos, e agora Toffoli liberou o dinheiro para o cidadão. Limpinho, legal, só para reafirmar que o crime compensa. Pelo menos na visão de alguns ministros do STF.

    Responda
  19. Alexandre Pereira

    “Ajuntamento de piratas mais ou menos diplomados” é sensacional e extremamente pertinente!! Síntese tão boa quanto a do Pondé, ao classificar nossos poderes como uma alternância de grupos delinquentes. Da república, nem o pó sobrará.

    Responda
  20. Alexandre Marcos Pereira

    A frase de Lima Barreto é uma ironia perfeita para o país dos piratas mais ou menos diplomados: até a literatura dos que denunciaram a pilhagem circula contrabandeada em telas rachadas, enquanto os grandes ladrões assinam contratos em papel timbrado e tomam café expresso em xícaras de porcelana institucional. A gente liga o rádio e ouve: operação da Polícia Federal, delação de não sei quem, vazamento de planilhas, planilhas de vazamentos. A voz do âncora já fala esquema com intimidade.

    Responda
  21. adilson pedroso

    Excelente artigo Conrado! E a petezada continua passando pano para o falso herói que diz ser defensor da democracia! Os carecas estão em alta: Careca do STF e Careca do INSS!

    Responda
  22. Vilarino Escobar da Costa

    Passou o ano atacando o Poder Judiciário Brasileiro...seria ressentimento !

    Responda
    1. Fábio Salvador

      É algo que milhões desejam fazer. País bacharelistico e corrupto.

    2. Alexandre Pereira

      Imerecidamente?

  23. SIMONS SILVA

    Caso seja aceito o Código de Ética para ministros do STF, sujiro que sejam feitos resumos plastificados, pra ler na piscina ou embaixo do chuveiro.

    Responda
  24. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    O STF está "formando maioria" para se desqualificar a cada escândalo. Ninguém os segura em 2026.

    Responda
  25. Markus Ferranty Ferranty

    Esse país além de ter perdido o rubor , perdeu-se a compostura !

    Responda
  26. ANTONIO Rezende

    Merece ser lembrada a constituição idealizada por Capistrano de Abreu. ART. 1o. Todo brasileiro é obrigado a ter vergonha na cara. Art 2o. Revigam -se as disposições em contrário.

    Responda
  27. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Prof.Conrado texto inspirado,nestes craques mencionados,Lima Barreto,Barão de Itararé e S.ponte preta só faltou a turma do pasquim,que certamente levariam o Oscar da galhofa quanto a jusporn.feliz Natal e que em 2026 não lhe falte inspiração.

    Responda
  28. Fatima Marinho

    A credibilidade da justiça é a principal questão que está em jogo. Não há justiça quando os que comem se cercam com muros altos com medo dos que não tem nada para comer.

    Responda
  29. Paulo Roberto Taveira

    A república acabou com o país, a nação, o povo! Já era!

    Responda