-
Nivaldo da Costa Pereira
Belo e importante texto. Parabéns ao Autor. Machado de Assiz vai além de seu tempo como escritor maior.
-
André Luiz
Excelente texto.
-
Acacio J K Caldeira
Carolina, portuguesa, foi a grande paixão de Machado de Assis. O Bruxo escrevia de manhã e à tarde trabalhava nos empregos. Então, a musa revisava os textos do marido. Qual a influência dessa mulher no aspecto formal da obra machadiana? Prosódia e sintaxe?
-
LEONARDO HERCULANO
Bem interessante o texto. Escrito com maestria, lastro cultural e sabedoria. Imenso Machado! Apesar das condições adversas em que nasceu fez da literatura uma cabeça de ponte.
-
José Cardoso
Ele era filho de um mulato com uma imigrante dos açores. Nesse sentido foi bem típico da mestiçagem brasileira. Entendo que o objetivo do colunista é chamar a atenção para sua ancestralidade africana, muitas vezes recalcada pelo racismo estrutural. O próprio Machado se afastou da madrasta negra quando se tornou um escritor de sucesso e ganhou "respeitabilidade burguesa".
-
Daisy Santos
Machado, Machado, Machado de Assis sempre! Extraordinária escrita.
-
Agostinho de Almeida Moreira Moreira
O autor do texto foi comedido. Não deixou escapar nenhuma novidade do biografado, mas é compreensível. Afinal, o livro precisa ser vendido.
-
José Ronaldo Cassiano de Castro
Importante, sempre, lembrar do Machadão. Que tal, também, falar um pouco de Lima Barreto para a moçada de hoje?
-
LEONARDO HERCULANO
Ótima ideia!
-
-
Sueli Fernandes Martins
Que texto! Parabéns!
-
Andréa Cristacemos
Excelente texto, parabéns! Quanto ao maior escritor que o Brasil já produziu, todo reconhecimento é pouco. Gênio, sim, mas gênio real, no fictício como jogadores de futebol, corredores de fórmula 1 e tantos outros jênios criados pela mídia.
-
Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho
Jogador de futebol não precisa estudar. Mata aula desde crianca, para jogar futebol. E o endeusamento da mídia atrai os jovens do Brasil para a ignorância. Como dizia Heitor Villa Lobos, "Os brasileiros valorizam mais o pé do que a cabeça".
-
-
MARCELO PEREIRA DO NASCIMENTO
Acho importante lembrar e exaltar que Machado de Assis era negro, em um país tão racista. Mas tenho dúvidas se associar cor de pele em si à genialidade. Seria como associar Nelson Rodrigues a pele branca por si....
-
EMANOEL TAVARES COSTA
Maravilha de texto. Congratulações ao articulista. Mas o que a história de vida do inolvidável Machado de Assis nos revela é que o Ser transcendente manifesta-se em corpos variados e que a pele é simples revestimento corporal, pouco importando a sua cor. Preto (como de fato foi o seu corpo nesta encarnação), vermelho, amarelo, branco ou misturado, ali residia a mais brilhante mente nascida no Brasil. Amo Machado de Assis
-
bernardo boechat
Espero que o livro tenha sido tão bem escrito quanto o texto que vc produziu acima. Parabéns pelo artigo E sim, a negritude e origem humilde de Machado são partes essencial da mistura que fez dele um escritor genial!
-
Giovani Ferreira Vargas
Papo brabo! Credo!
-
MARCIO VAZ FERNANDES
Não compreendi seu desconforto.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.