-
José Cardoso
A experiência de El Salvador aponta na direção contrária. Parece que 2% da população do país está presa. Como nossa constituição proíbe a pena de morte, esse parece ser o caminho.
-
Alexandre Pereira
Você já paga, Leandro, para manter os malfeitores livres, garantindo o direito deles oprimirem a população, inclusive da comunidade em que moram, mesmo sendo condomínios de luxo, ainda que você ache que só pobre é bandido.
-
José Cardoso
Marcus, também sou a favor da pena de morte, mas a constituição veda em cláusula pétrea. Não dá para seguir o modelo chines por aqui.
-
José Cardoso
Gabo, o índice de homicídios em El Salvador caiu de mais de 30 para 2 por cem mil habitantes por ano. Uns mil jovens deixam de ser mortos estupidamente todo ano. Isso é política pública relevante, não dá para enterrar a cabeça na areia feito avestruz.
-
Gabo Franca
Sim, você esta certo, direção oposta. O jornalista é um democrata humanista e propõe raciocínios idem. E a "experiência" de El Salvador que você mencionou é fascista de extrema direita e prende gente inocente sem julgamento. Nada a ver mesmo.
-
Marcus Acquaviva
Para que prender quem não tem mais jeito? Pena de morte com processo sumário. Quem matou/sequestrou/traficou/estuprou não mais fará essas coisas, e os que vão substituir os mortos vão morrer mesmo, de um jeito ou de outro. Isso seria o ideal. Direitos humanos apenas para humanos direitos.
-
José Cardoso
Leandro, uma coisa não impede a outra. Melhorar o ensino é sempre necessário. Mas as prisões estão em estado lastimável, e precisam de melhoria e ampliação em larga escala.
-
Leandro Piva
É mesmo? E quem vai pagar pra manter essas pessoas presas? Não seria melhor investir em educação de excelência pra q os cidadãos não sejam dragados pelo crime?
-
Alexandre Pereira
Sim. Prender o criminoso é dar liberdade às pessoas comuns. Só aloprados, coniventes ou cúmplices não entendem isso.
-
-
Luiz Candido Borges
Lá vem o Hélio novamente com sua visão distorcida de "fazer o bem sem olhar a quem", até mesmo para os que fizeram imenso mal. Sua base argumentativa são os erros do nosso sistema carcerário, mas nem pensar em 1) descriminalizar a maior fonte de encarcerados, as drogas, começando pelas mais leves; 2) investir em presídios minimamente humanizados; 3) verificar quem está preso sem condenação ou penas já cumpridas e liberá-los imediatamente. Tudo isso dá trabalho e não discursos bonitinhos.
-
Raymundo de Lima Lima
Talvez o texto d Hélio provoca: a. se as prisões de sempre não ressocializam apenados, será q haverá tenologia para acabar com prisões e realmente ressocializar? b.Se governos d diversos matizes até hoje não levaram a sério como-punir-e-ressocializar criminosos; se especialistas nunca se interessaram realmente com estes dispositivo penal; E se a população prefere vingança à justiça, e outra parte se lixa pra criminosos presos, então, continuaremos sem solução para esta parte da humanidade.
-
Orasil coelho pina
Tem crimes tão hediondos, como assassinar os pais, e ou assassinatos em série, que só a pena de morte seria a mais adequada forma de excluir os cruéis delinquentes da sociedade! OrasilRepúblicaDemocrática!
-
Silvio Cabral
Agora explica El Salvador pra gente.
-
Leandro Piva
A realidade, Alexandre, é q encarcerar e torturar pessoas é varrer pra debaixo do tapete a causa da degradação moral, q é a desigualdade, o preconceito, a falta de educação de qualidade e de oportunidades de trabalho digno e devidamente remunerado.
-
Alexandre Pereira
Com os cidadãos comuns andando pelas ruas sem preocupação Leandro? Sugiro que vá até lá para perguntar às pessoas o que pensam ao invés de projetar sua superioridade moral sobre outros países. Uma dica: Bukele tem cerca de 90% de aprovação. Nem tudo é condomínio fechado, camarada, alguns têm que viver a realidade.
-
Leandro Piva
Um país com um grande depósito de pessoas sem oportunidades sendo torturadas e isoladas da sociedade. Campo de concentração padrão Auschwitz.
-
-
Marcus Acquaviva
Piada, né? Pena de morte ou prisão com trabalho forçado, isso sim.
-
Fernando Monteiro
Outro bolsominion sádico que precisa de tratamento psiquiátrico... Kkkkkkkkk...
-
-
Ricardo Ferreira
É cada ideia sr Hélio. Parto de outro princípio, não vejo a prisão como local de ressocialização, e sim como de punição. Criminosos via de regra são pessoas incapazes de viver em sociedade, e na maioria das vezes gerando risco para as pessoas normais. Oras, por que eu colocaria uma pessoa que respeita as leis em risco para privilegiar o infrator? Concordo com a ideia anglo-saxã de usar a prisão como um local para segregar o criminoso, salvando a sociedade deste.
-
Leandro Piva
Alexandre, por que no Japão, na Noruega e na Suíça os jovens se tornam trabalhadores e não criminosos? Tenho certeza q não é em função do encarceramento em massa.
-
Alexandre Pereira
Não tem bossas taxas de criminalidade, Leandro. Para de igualar delinquentes a trabalhadores.
-
Leandro Piva
É uma solução simplista q ignora a causa do problema. Japão, Noruega e Suíça não promovem encarceramento em massa.
-
-
MARCO ANTONIO ZANFRA
"É só assegurar que os criminosos não tenham acesso a ferros de solda"... e sejam um tantinho mais inteligentes do que uns e outros!
-
Alexandre Pereira
Só resolve parte dos que estão no andar de cima, coladinhos com sua santidade.
-
-
Nilton Silva
Muitos crimes merecem mesmo prisão sem direito a visitas íntimas, saidões e progressões penais. Pros outros até dá pra negociar.
-
Marcos Benassi
Poi Zé, caro Hélio, a "tecnologia" de maior eficácia ainda parece ser os miolos funcionais: repensemos a lógica do aprisionamento, que encarcera moleque preto pobre vendendo marofa e pino de cocaína ruim. Isso daí já deve dar conta de uns 25%dos encarceramentos. É muita cana pra demasiada coisa irrelevante; é muito pouca atenção ao que transforma o trabalho criminoso em algo atraente, e na criação de alternativas a esses atrativos. E é muita gente encarcerada sem sentença, o absurdo-mor.
-
Marcus Acquaviva
Seo Benassi, o Almeidinha está aqui falando "mata logo, porque quem matou não vai mais matar, e quem vai substituir esses que morreram iria entrar para o crime de qualquer forma e logo morrerão também".
-
-
Laurenio Sombra
A discussão é interessante, mas ainda longe do contexto de disputa em torno das prisões. Se o problema é "pessoas que têm condutas antissociais", ele não se aplica a parte significativa dos presos. Grande parte praticou pequenos furtos, vendia drogas ou tinha apenas posse delas. Não há medidas mais leves contra eles (ou simples descriminalização, em alguns casos) por razões bem mais sórdidas.
-
Paulo César de Oliveira
A última frase completamente dispensável por que demonstra o viés contra Bolsonaro e faz com que o observador distante, racional e imparcial seja rebaixado nível de um militante partidário. Também desinforma o leitor porque esquentar uma tornozeleira com ferro de soldar não serve para remover o dispositivo. Muito mais eficaz usar um faca reforçada, uma serra manual ou uma prosaica tesoura de poda.
-
Gil Carlos Dias
É evidente que o problema não está no modelo prisional, mas na forma de aplicação da lei, que faz vistas grossas para as acusações contra os fomentadores do crime organizado: os gravatinhas infiltrados nas cúpulas, sobretudo, do judiciário, do MP e do legislativo.
-
Alysson Santos de Castro
Sim. Há tecnologias para acabar com as prisões. O problema é mais cultural que busca por eficiência.
-
CARLOS ALEXANDRE PERGER
Podemos perceber a presença do panóptico de Michel Foucault no seu texto, Hélio. Bravo.
-
joão moreira
Texto infeliz. Produzido, provavelmente, sob os efeitos etílicos do natal, mesmo sendo o escriba um remanescente do Velho Testanento.
-
Raymundo de Lima Lima
Que tal escrever um texto melhor, seu JOão? Antes, sugiro pelo menos ler Vigiar e Punir, d M.Foucault.
-
-
Sergio Sergio
Muito infeliz e infantil o comentário. Principalmente vindo de um jornalista. Assunto sério é para jornalista sério. Triste Folha.
-
filipe nascimento
O colunista poderia assistir à série "Black Mirror" para ver que seria muito mais barato manter condenados sentadinhos durante toda a pena, com os cérebros conectados constantemente a um computador submetendo-os a um tipo de "sonho lúcido" educativo. Custos com tecnologia, mas nenhum custo de combate a rebeliões.
-
Marco Antônio M de Oliveira
Quando criminosos legislam não há real interesse em coibir a criminalidade.
-
Francisco Neto
O problema da teoria é a realidade.
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Helio é patético, defender multas até para homicidas é prova da sua completa incapacidade para o mundo real. Feito sob medida para viver na torre de marfim é completamente inutil para a vida pratica. Deus proteja as mulheres que dependem desse banana
-
Décio Ceballos
Muito interessante na agropecuária as tecnologias para confinamento digital de animais. Coleiras integradas a sistemas de IA e GPS para delimitar o pastoreio via "cercas" invisíveis. Seria simples, via "coleira" similar, delimitar benefícios (pastoreios), tais como telefone celular, pagamentos, dirigir um veículo etc. Claro poder-se-ia induzir um ruido irritante solicitando o retorno ao espaço devido.
-
Ettore Fellini
4 Os países com menos desigualdades tem menos criminosos,tem menos religiosos e + pessoas com formação superior Será coincidencia?NÃoo .Estudos mostram q ha relaçao d causa e efeito entre estes fatores O Br é uma tragédia Há clara intenção das classes dominantes em manter o povo acorrentado em condiçoes precarias d moradias , educaçãoHá clara intenção em investir pesado em repressão aos marginais q a própria soc é usina de produçao Politicos militaristas ganham forte apoio das elites para manter
-
Alexandre Pereira
A esmagadora maioria trabalha, vive honestamente e quer ver os malandros em cana, pois são diretamente afetados por eles. A usina é desumana, mas o marginal não é o principal produto, mas ferramenta de alguns partidos. Retórica é bom sentado no ar condicionado e com o vinhozinho servido pelo mordomo, situação dos maiores marginais do país, esses armas de destruição em massa. A fila do pão? Essa não tolera a bandidagem.
-
-
Ettore Fellini
3 há tecnologia para acabar com igrejas tbm Para isto é preciso dim desiguladades , investir pesado em educaçao de qualidade ,impedir q midias propaguem e lucrem com divulgaçao das crendices como faz a china Lá só 7% da populaçao são religiosos No japao pouco mais de 12% na Holanda 8 % Mas o BR tem 66% catolicos ,26 % evangelicos portanto 92% são relighiosos O Br sempre é ultimo em mudanças talvez no sec 22 comecem a diminuir a empulhação religiosa
-
Ettore Fellini
2 Na Holanda em 2024 foram fechados 19 presídios por falta de criminosos e com investimento em trabalho comunitário e monitoramento eletrônico Mas como o Br sempre é um dos últimos píises em mudanças:um dos últimos a terminar com escravidão,terminar com monarquia, terminar com a ditadura, terminar com 44 horas de trab semanais( lista é longa e não cabe) Provavelmente será um dos últimos a fechar o ultimo presidio Esta era irá acabar qdo os países evoluírem,dim desigualdades e com avanço tech
-
Ettore Fellini
1 Ha varias formas de diminuir e ate futuramente abolir prisoes Claro q devemos pensar a partir de países adiantados e não como o BR .Aqui tem se uma populaçao atrasada ,conservadora alem de ser o quinto país em desigualdades , o q o torna uma usina de produçao de criminosos acelerada Se pensarmos na Holanda, isto é quase uma realidade Lá prisoes estão sendo desativadas ( assim como igrejas /é outro mundo)A criminalidade esta diminuindo com uma politica de descriminalizar drogas
-
Alexandre Marcos Pereira
A fórmula abolicionista é sedutora, dessas que cabem em slide de PowerPoint e em fio de Twitter com emoji sorridente no final. Em vez de grades, tornozeleiras. Em vez de cela superlotada, sofá da sala. Em vez de guarita com sentinela, aplicativo com geolocalização. A modernidade se apresentaria , assim, como uma espécie de iFood da punição: a sanção vai até você, no conforto de seu lar, com direito a entrega rápida e acompanhamento de dados em tempo real. O problema é a realidade.
-
Albert BRASIL
Helio desconsidera o diagnóstico de personalidade antisocial, de psicopata ( não entendo como um homem com o seu nivel cultural comete rste erro). O psicopata é a versão contemporânea do "mal em si". . O homem mau fará o mal enquanto estiver livre. A prisão não se presta à tal "ressocialização". O homem mau não tem cura. Pelo menos por algum tempo , ficamos livres da sua maldade
-
Leandro Piva
Alexandre, você quer tratar consequências ignorando as causas.
-
Alexandre Pereira
E os homens bons, Leandro? Por que sujeitá-los aquilo que você não tolera?
-
Leandro Piva
O mais engraçado é q quanto mais desigual o país, mais "homens maus" existem. Pq será q não se vê tantos homens mais no Japão ou na Noruega?
-
-
Gustavo Adolfo Sierra Romero
Reflexão séria e espirituosa. Encerramento ironicamente perfeito.
-
Alexandre Pereira
O mundo de Bob é lindo!! A prisão é uma satisfação à vitima e à sociedade. Ressocialização deve ser conjugada para ser efetiva após a pena. Sistema caro? Ineficiente? Em alguns aspectos, mas satisfaz à vitima e à sociedade. No mais, a ineficiência vai muito além da prisão em si, pois, como na Revolução dos Bichos, alguns tem mais direitos que outros. Constituição? Tem preço interpretativo político e social, depende irrestritamente do bom humor de Delfos.
-
Leandro Piva
Enquanto os pretos e pobres continuarem a viver em uma sociedade sem perspectiva de futuro descente, continuarão sendo presa fácil do crime organizado. Sim, a maior parte dos criminosos é vítima de sua condição social, e a maior prova disso é q quanto menor é a desigualdade de um país, menos encarcerados ele tem. Q o Estado gaste o dinheiro dos meus impostos com educação de qualidade, não com campos de concentração.
-
Alexandre Pereira
PS: o último discursinho desse tipo foi o de sua santidade vitimizando traficantes. Só políticos e a alta burguesia se dão a esse luxo. Quer saber o quanto vale? Pergunte nas comunidades. Viver à parte do restante da sociedade leva a esse tipo de delírio, ao menos no caso da torre de marfim. Já o sujeito santo rsrsrs, só mais do mesmo.
-
Alexandre Pereira
Leandro, ladrões de galinha não podem ter o mesmo tratamento de assassinos, estupradores, traficantes e, por que não dizer, corruptos (esses, assassinos em massa), mas não devem ser igualados à enorme maioria que trabalha de sol a sol, que passam longe da criminalidade, conclusão do seu reducionismo. Não é o Rolex, a moto importada, mas o celular a prestação e a 125 a perder de vista, o colar de valor sentimental (que leva à agressão e morte). É feio? Dê uma voltinha fora do condomínio.
-
Leandro Piva
Não há selvageria maior q trancafiar pretos e pobres q não tiveram uma boa familia, uma boa escola e uma boa oportunidade de emprego. O bandido é a primeira vítima da nossa hipócrita visão de mundo, q separa o homem bom do homem mau, ignorando q quanto maior a desigualdade de um país, maiores são os índices de delinquência. Não, jovem, jamais compactuarei com o punitivismo simplista e inútil.
-
Alexandre Pereira
Leandro, quando você for a vítima, volte para discutir. Isso se o mundo de Bob não nos lançar na selvageria da justiça com as próprias mãos, aparentemente o sonho de consumo de suas majestades.
-
Leandro Piva
A prisão é uma "satisfação à vítima e à sociedade", cara, ineficiente e q devolve à sociedade um criminoso pior do q era antes. Ótimo, com certeza...
-
-
Murilo Belezia
As ditaduras de todos os tempos e tendências sempre enfrentaram com imaginação esse dilema. Uma das mais criativas foi a ditadura argentina, que sedava os prisioneiros, os colocava em aviões que sobrevoavam o mar de onde eram despejados a 2, 3 km.de altitude. Lá, todos os cabeças foram presos, aqui resultou no Golpista e no quase desmanche da democracia.
-
jose camargo
"...já que é nas penitenciárias que elas recrutam seus membros." Recrutam porque o estado é comparsa. Têm acesso a celulares e drogas porque o sistema permite, já que é sócio do crime. No filme Lúcio Flávio,o passageiro da agonia,o personagem começa a denunciar a corrupção no sistema carcerário. Um cidadão se levanta e vai em direção à porta de saída. E ele grita: "Estão pensando que fugir de presídio com muros de 6 m de altura é fácil? Perguntem a esse cara que tá saindo."
-
Robson Oliveira oliveira
Vc vem perguntar para os leitores???? Pergunte ao Bolsonaro!!!!!
-
Joao Pinheiro
Se colocar explosivos em tornozeleiras e braceleiras e colares eletrônicos, talvez funcione. Pisou fora da risca, explodiu. Só uma ideia.
-
Leandro Piva
É uma ideia fantástica para o dia de Natal...
-
MARCIO OLIVEIRA
Aqui vai vai minha humilde contribuição para o tema. Penso que colocar explosivos pode acabar machucando inocentes, mas nada impede de a tornozeleira possuir um teaser elétrico embarcado. Ela poderia emitir três descargas de 20s cada no caso de alguém usar um ferro de solta na tornozeleira, por exemplo.
-
-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Caro Hélio gostei da última frase, agora vendo como o crime em tds instância progride no Brasil, acho que essas medidas serão burladas antes de uma década.
-
Francisco Paulo Almeida
O empresário não compreende que, quando um ex-sentenciado pede emprego, não quer roubar; está apenas tentando se afastar do mundo do crime. Recusar essa oportunidade só contribui para aumentar o número daqueles que retornam à atividade criminosa.
-
Geraldo Lourenço Brita
Outra solução, esta definitiva: perdoar o criminoso não apenas sete vezes mas sete vezes setenta e sete. Amar o inimigo, não apenas quem nos quer bem. Distribuir todo nosso patrimônio aos pobres, nivelando a todos num mesmo patamar distributivo. Fazer deste reino morada também para jesus. Feliz Natal...! Somos todos irmãos em Cristo.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.