-
Marcelo de Souza
O nome da coluna devia mudar, porque claramente a Falha de S Paulo não pensa e esse texto foi escrito por um acéfalo. A Falha ficou com inveja do estadinho que fez um escrotorial contra o salário mínimo e agora solta essa pérola. Se depender dos jornalões a Lei Áurea é revogada
-
luis augusto batista couto
lembrem de uma coisa.na revolução inustrial, crianças trabalhavam ganhando uma miseria. quando elas foram proibidas de trabalhar, os empresarios foram contra pois as maquinas eram projetadas para as dimensoes das maoes das crianças. era mentira. quando em 1962 o decimo terceiro foi criado, os empresarios diziam que o pais iria quebrar, era mentira. o fgts enfrentou resistencia, vale transporte também. a participação nos lucros das empresas foi a maior briga na decada de 80. pensem bem.
-
Gabriel Pereira
Eu recomendo que vocês voltem a 2017, e leiam os editoriais "Algum alento", "Guerrilha trabalhista" e "Vale o acordado". A Folha, em 2017, foi uma entusiasta da Reforma Trabalhista, vendendo-a ao público com promessas tão ou mais audaciosas e igualmente carentes de garantias empíricas prévias. Passados oito anos, os resultados são amplamente reconhecidos como frustrantes. Não houve um salto de produtividade, o emprego formal não decolou de forma estrutural, e a precarização só aumentou.
-
Roberto Martins
Questionei ao editor a mudança de perfil da Folha. Antes atenta às necessárias transformações sociais, como nas "Diretas", hj atua d modo oposto. No futuro, esse editorial será exibido como apoio da Folha ao retrocesso, vide a capa de O Globo contra a criação do salário mínimo. Ademais, chamar um senador como P. Paim de "decano da demagogia" soa como militância. Triste para um jornal q, segundo me respondeu o editor, prefere subsidiar a decisão de leitores com "informação precisa e distanciada".
-
flávio paes
Eu também sou a favor de acabar com o 6x1 e tb acabar com a informalidade, pela ordem de injustiça viria primeiro a informalidade. Só que se começar pelo6x1, vai aumentar a informalidade criando o que já disseram uns mais iguais que outros perante a lei. Como o assunto é incomodo melhor fazer que não acontece no Brasil.
-
Valdir Costa
Robson sem noção não vai a mercado , shoppings ,lojas Full time. O fato de você não ter capacidade de ser imprescindível gera uma agressividade permissiva . O seu governo está levando monopólio como Correios e Petrobras dentre muitas para o buraco. Tem um empréstimo da China de bilhões com garantia da empresa e seu controle. Pombos não gostam de ler aleatoriamente só gostam de direitos. Os deveres fica para outra ocasião né ?
-
Vinicius Branco
O que eh mais interessante nisso tudo eh que a esquerda eh tão incompetente que não consegue sequer ter um veiculo de imprensa para noticiar o que lhe interessa. A investida na tv foi desastrosa, e só serviu como cabide de emprego na TV Brasil, cujo índice de audiência eh zero.
-
GILBERTO ROSA FRANZ
É triste ver um jornal que apoia sempre os patrões, na época da reforma trabalhistas também teve editorial a favor, seria a salvação do emprego e melhores salários, um engodo. Reforma que só favoreceu as empresas. Agora que o governo defende o fim da escala 6x1, mais uma vez o jornal se posicionar contra os trabalhadores. É vergonhoso.
-
Rodrigo Flexa
A folha sempre defendeu tomar dos pobres para dar aos ricos, é assim que funciona a cabeça do patrão banqueiro e escravocrata.
-
Rodrigo Flexa
O que gostaria de ver era o patrão banqueiro e golpista vivendo com salário mínimo, a demagogia da família Frias é um abuso.
-
Robson Oliveira oliveira
Quem ofentdeu todos os brasileiros trabalhadores é este esditorial retrogardo, preconceituoso , mentiroso e escravovrata. se liga
-
Robson Oliveira oliveira
OI vinicius, quem é voce pra defender os escravocratas patroes da f o i a, puxa saco ou bot. 1- nao precisa ser genio pra saber que se trabalhamos menos, mais gente trabalha. 2. sobre a bobagem que a folha fala de informalidade.. O Brasil e um pais com altissimo grau de informalizacao devido aos patroes nao querer pagar impostos. Falar qué fantasia ( mentira ) a reducao de jornada,e porque a f o ia defende interessses dos patroes anunciantes.
-
Vinicius Branco
Abuso sao os seus comentários sem pe nem cabeça. Ofender os outros eh mole. Difícil eh enfrentar o contraditório, por falta de argumentos.
-
-
Rodrigo Flexa
A Folha é a favor da volta da escravidão, um jornal de banqueiros contra o povo brasileiro.
-
Rodrigo Flexa
Liga pro Trump, mané golpista, logo abaixo.
-
Valdir Costa
Flecha me denunciou porque eu disse que você engole flecha ? É só um trocadilho. Pombo nervoso pode enfartar na velhice.
-
Rodrigo Flexa
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Valdir Costa
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Enio Bezerra Soares
Também acho um absurdo essa tal de Lei Áurea!
-
Lucas Seibel Silva
Fechamos o ano com um dos editoriais mais asquerosos já lidos neste jornal.
-
gleison leocadio
A fsp quer competir com o "estado de São paulo" com o editorial mais pérfido deste final de ano? É isso, ou foi uma "jogada ensaiada" ? Lá critica o aumento do salário mínimo e aqui a adequação da jornada de trabalho?
-
eusebio luis pinto neto
Se toca Folha, se atualiza estás muito arcaica, em que século estás?
-
Robson Oliveira oliveira
Seculo V !!!
-
-
Wagner Passos Garcia
Interessante como a história se repete. Na década de vinte, do século passado, um editorial do jornal O Estado de São Paulo associava a redução da jornada para oito horas à "desorganização da produção" e à influência de "ideologias estrangeiras subversivas". Pouco depois, o Correio da Manhã, no Rio de Janeiro, respaldava os temores dos lojistas e industriais quanto à perda de produtividade do país diante dos privilégios dos trabalhadores, como a jornada de oito horas é as férias, por exemplo.
-
João Jaime de Carvalho Almeida Filho
Para a FSP, se ainda houvesse escravidão estaria tudo ok, bom para economia.
-
RAULAND BORBA BATISTA
O mundo adotar a jornada de trabalho 5 X 2 (até as religiões abraanicas), a Islândia com sucesso 4 X 3 (86%), no futuro a folha vai virar revista semanal por falta de assunto.
-
PAULO PETRASKI
A fsp deve estar concorrendo com a familia bozo para ver quem ganha a competição dos mais ridiculos do universo. E olha, eu achava que nínguem superaria essa famiglia, mas agora...
-
Alcione Malheiros dos Santos
Folha está usando os mesmos argumentos usados quando foi criado o salário mínimo! E isto foi há muitas décadas! Antes de sair atacando, seria interessante esperar a experiência que está iniciando no Espírito Santo de não abertura, nos domingos, de supermercados e atacadistas. Aqui não há nenhuma fantasia! Tem diálogo!
-
Filipe Possa
Sempre que uma discussão altiva sobre redistribuição de renda, e condições trabalhista surge, a Folha faz questão de se posicionar ao lado dos "mercadores da dúvida". Vale buscar a referência, pois ao invés de enfrentar a questão de frente, raiz da nossa aberrante desigualdade de oportunidades e de subsistência, a Folha prefere lançar mão de argumentos fracos e dúvidas sem lastro na realidade. Esse editorial é um espelho.
-
julio cesar vilasboas teixeira
E fácil para essa turma que nasceu em berço de ouro escrever sobe a jornada de trabalho dos pobres mortais.
-
humberto cavalcanti
diziam a mesmíssima coisa quando da adoção obrigatória de carteira de trabalho para as empregadas domésticas (na nova linguagem , no eufemismo , "colaboradoras, secretárias", para mascarar a relação de classe, quem manda, quem obedece, para mascarar hierarquias econômicas)
-
Vinicius Branco
Lules promete fazer o milagre da multiplicação dos pães: redução de jornada sem custo para o empregador. Vai aumentar a informalidade, porque nem toda a empresa tem condição de arcar com esse custo, ou aumentar a inflação, porque esse custo será repassado no preço de produtos e serviços. Demagogia barata às vésperas das eleições.
-
Robson Oliveira oliveira
É pena o jornal ter que depender de leitore fal sos e mal informados para defender pontos de vista da Idade media, Se liga ta pensando o que, as pessoas por aqui tem cerebro e sabem ler.
-
Vinicius Branco
Petralha alerta e vigilante. Ofende e não explica nada, para variar.
-
Rodrigo Flexa
Vai estudar solda quente, golpista.
-
-
PAULO ROBERTO HASSE
A esquerda é apaixonada por pautas que prometam ganhar a vida com pouco esforço. Melhorar produtividade é pauta que eles odeiam.
-
Rodrigo Flexa
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Marcelo Masiero
Tava demorando. Lá vem a assessoria de imprensa da Faria Lima tentar jogar água no chope do trabalhador. Não falha! A Folha não toma vergonha. Impressionante!
-
Priscila Lago
A escala 5x2 não é uma fantasia que pretende criar empregos com uma canetada. O imperativo não é este, e a premissa do texto está equivocada. Trata-se de estender este critério de civilidade para a classe trabalhadora menos favorecida, alijada do descanso, do convívio familiar e do lazer por 6 dos 7 dias da semana. Quem escreveu não trabalha assim.
-
Valdir Costa
Funcionário público trabalha 5 dias por semana. Ineficientes e acomodados. Eu acho que o estado deve deixar o mercado se virar. Tem gente que produz em 10 dias 9 que outro demora 30. Aí o governo quer gerenciar a iniciativa privada ?
-
Robson Oliveira oliveira
Qualquer um que Entende e conhece historia sabe que se o Governo nao regulasse AS empresas ... voce se trablhasse . Estaria trabalhndo de domingo a domingo. Quer dizer que vc é um daqueles inocentes que acha que o Lobo mal tem que cuidar dos tres porquinhos111
-
-
José Cardoso
A única coisa de que discordo é que a redução de jornada venha por uma lei. Há uma quantidade enorme de formas de trabalho, e a jornada deve ser negociada pelas categorias de cada setor, e ir se consolidando pelo costume. Mas pessoalmente acho melhor trabalhar menos tempo. O Bertrand Russel já achava há quase cem anos que não era preciso trabalhar tanto para se levar uma vida satisfatória, com a tecnologia então existente.
-
João Pederiva
Realmente, cobrar dados da posição atacada e não os fornecer para a posição defendida parece contraditório, no mínimo, um veículo que se propõe a elucidar a opinião pública com neutralidade. A propósito, teriam sido empregados argumentos laborais semelhantes ao do editorial, no nosso passado, como na abolição da escravatura?
-
Florentino Fernandes Junior
O pais precisa é de mais trabalho mas a esquerda quer colocar na cabeça do povo q todo mundo é rei
-
Alexandre marcio
Pra você todo mundo e servo e subraca
-
Marcos Benassi
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Daniel Barbosa
Mais trabalho não significa trabalhar 12horas, sr. Eleitor de bolso! Pode-se dividir 12 por 3 e dar empregos a 3 pessoas, por exemplo, sabia?mas sua convicção colonialista não permite.
-
-
Florentino Fernandes Junior
Editorial q me orgulha de ser assinante, a fsp tem coragem, independencia e sensatez
-
Robson Oliveira oliveira
hahahaahaaaaaa aaaaaaa1 ainda bem que vc representa 1% dos comentarios
-
Daniel Barbosa
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Rivaldo Aguiar
Editorial vergonhoso! Sem fundamentação e vergonha na cara! Na verdade, os editorias da folha são bem sem graça, sem muito aprofundamento e rasos!
-
Daniel Barbosa
Que editorial mais cínico! Estudos técnicos? Vocês são incapazes de ter empatia com os trabalhadores super-explorados, essa é a verdade. Parece que a escravidão seria o sistema ideal para essa folha da Faria Lima. Aff...
-
Ubiratã Souza
Só faltou ao editorial da Folha informar sobre quais dados se ampara para pressupor que o projeto de lei gerará informalidade ou perda de renda. Há estudos de casos semelhantes? Se falta escrutínio técnico para o projeto de lei, falta também para a opinião jornalística, no caso.
-
Anete Araujo Guedes
O que mais querem vocês, se tudo já lhes damos, se sorrindo lhes tudo lhes entreguemos? Capitanias hereditárias, indenizações pela abolição da escravidão, isenções, auxílios, desonerações, privilégios, proventos acima do feto, desproporcionalidade ou calote no pagamento do imposto de renda, Arcabouço Fiscal, autonomia do BC em relação ao governo, e submetimento aos mercados. financeiros?
-
Anete Araujo Guedes
É o mote perfeito para vencerem as eleições, o antiaborto.
-
Anete Araujo Guedes
É a pressa meu amigo! Acima do teto, e um lhe a mais. Um feto acima da vida de um ser humano. Taí! É errando que a gente acerta.
-
Marcos Benassi
Hahahahah, Anete querida, vou contratar seu excelente descorretor, muito mais competente do que o meu: proventos "acima do feto" foi perfeito! Descreve, além da porção régia do funcionalismo de carreira, quaisquer pastores, dePutas e influenciadores que ganhem dinheiro com pautas moralóides antiaborto e correlatas, fazem mó grana em cima de feto. Seu descorretor acerterrou de modo impecável! Hahahahah!
-
Anete Araujo Guedes
Horas reduzidas de trabalho.
-
-
Luis Henrique Fellin
A desfaçatez é tão grande que chegam a dizer que legislar sobre regras trabalhistas é inócuo, já que na prática não se cumpre as leis. E assim se legitima a exploração econômica crua como um fato da vida, incontornável.
-
ANTONIO MATIAS F JUNIOR
Para a Folha, QUALQUER política voltada aos mais pobres, aos trabalhadores ou às minorias é desperdício de recurso público. Bom uso de recurso público é mamar deliciosamente na desoneração da folha de pagamento sem gerar nenhum emprego.
-
Raymundo Itareru
é claro que esse jornalzinho é contra a redução da jornada de trabalho, são escravagistas e o de iam os pobres e trabalhadores, acham que já existe direitos de mais, vamos dá a resposta para a elite golpista, nas urnas
-
Marcos Benassi
Por que denunciaram o comentário do colega? Era somente bobo e arrogante. E a phôia aceita, apaga, e tudo bem...
-
Marcos Benassi
Ôôô Max, entendo nádegas de Rui (suponho Barbosa), mas o Caymmi era comuns, não era não? E o Luís gama um baita d um abolicionista, em tempos em que isso era subversivo pa'dedéu. Salvo engano meu nessas lembranças, colega Raymundo tá perfeitamente na vibe.
-
Max Morel
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Anete Araujo Guedes
A economia é o centro da política. As grandes decisões da economia estão no centro nevrálgico da política. É desse processo que depende a vida material das cidadãos. O que se espera da política econômica é melhorar as condições de vida. Ao ser implementadas políticas neoliberais, a população começa a sentir o impacto. Eu posso eleger A ou B, que vai dar na mesma. Acabam votando contra a democracia. Metade da população deseja ser incluída, na perspectiva de por fim a essa abissal desigualdade soc
-
Sylvino Gomes
A burguesia é dona dos principais meios de comunicação. Impõe à vontade seu ponto de vista.
-
ANIBAL CARRION
A d. Folha mostrando exatamente pra quem serve, afinal como dizia uma personagem o povo que se exploda. Impressionante que o mesmo viés da fantasia e tais estudos etc nunca existem pra benesses do andar de cima, inclusive dela ou emendas secretas e seus amigos. Pra começar o povo deveria ter a mesma jornada e semana TQQ dos políticos e figurões pois a escravidão em tese acabou e o fim dos direitos e da política de aumento do salário mínimo é tudo o que não aceitamos. Gratidão Lula. Treze!!!
-
Marcos Benassi
Justo Veríssimo, do saudoso Chico Anysio!
-
-
Fausto Arroio
Editorial nocivo, tendencioso e totalmente desprovido de dados e informações. Apenas expõe a opinião distorcida do jornal. Que pena saber que a Folha continua insistindo nesse pensamento.
-
Anete Araujo Guedes
A distância entre a política e a população se dá por responder pouco à demanda da população. Ficando longe de encontrar meios para preservar a democracia, devido às politicas neo-liberais. Trata-se de um conjunto de políticas voltadas para o andar de cima, que opera subtraindo o controle econômico do Estado. A imposição do Arcabouço Fiscal visa retirar verbas do bem-estar soc. A independência do BC faz com que uma boa parte da política econômica não dependa mais do governo. É o banco que define.
-
Marcos Benassi
Com base no Boletim Fora-de-Focus, fazendo com que política monetária já não seja instrumento de Estado, mas sim, do "estado de coisas", eternamente...
-
-
josé cláudio do nascimento
Já há estudos vigorosos sobre redução da jornada. O editorial não argumenta bem nem cita dados para corroborar sua posição.
-
Rodrigo Veloso
Eis a visão do PATRÃO.
-
max ribas
Santa Margarete, Foyaphan: até mesmo eu escreveria algo melhorzinha na defesa dos donos da chibata kkkkk
-
max ribas
Melhorzinho
-
-
jose eduardo serrao
Nossa, misturou alhos com bugalhos e um duplo Twist carpado para justificar o apoio à manutenção do regime quase escravagista. Patrão escrevendo sobre trabalhador é como racista escrever sobre racismo.
-
RAULAND BORBA BATISTA
Para quem viveu a escravidão e vive. Quatro horas é uma eternidade.
-
Peter Janos Wechsler
Em muitos países está já em uso (às vezes experimental) o 4x3 com excelentes resultados e (eis a diferença) alta produtividade.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.