Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Leite Leite

    Os pobres pagam pelos ricos, pelos malandros que fazem gato, pelos 60 milhões que recebem energia de graça e votam no Lula para o Lula continuar nos roubando. Quando será que os pobres vão acordar se dar conta de que este governo só nos assalta?

    Responda
    1. Luciana Lemes Silva

      Voce leu a matéria? O Lula vetou o aumento da conta de energia que o digníssimo congresso havia botado no bolso do povo.

  2. Isabel de Miranda Santos

    Meu pai criou o GCOI, precursor do ONS, e acho que nem ele entenderia por que quem gera sua própria energia durante o dia por meio de placas solares aumenta o custo da energia para quem não gera. Se o autor quer que consumidores mais abastados parem de usar placas, tem que explicar melhor esse mecanismo de injustiça energética.

    Responda
  3. everaldo camara

    O Brasil tem um problema que todo país gostaria de ter: energia sobrando. Cabe às autoridades pensarem “fora da caixa” para utilizar o excesso de geração nos horários de pico, como: baratear (ou zerar) o preço para a indústria e para quem não tem geração distribuída nos horários de excesso de geração, Incentivos tributários para quem não tem GD…. Parece mais sensato do que inibir a geração distribuída.

    Responda
  4. raul neto

    Congresso é completamente inimigo do povo. Incrível como elegeram tanta gente que rouba do pobre para dar aos ricos.

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Mudem a lei imediatamente, para sistemas de cogeração serem obrigados a pagar transmissão ou terem baterias!

    Responda
  6. Aderval Rossetto

    Sou a favor do imediato pagamento pelo uso do sistema de transmissão, mesmo tendo cogeração residencial! Mudem a lei. Empresários mamando nas tetas do pobre não é civilidade.

    Responda
  7. RAULAND BORBA BATISTA

    A Austrália resolveu isso como passe de mágica, o consumo de energia no horário das 10 horas as 14 horas e gratuito.

    Responda
  8. Marcelo Godoy

    Excesso de energia e custo absurdo da energia. Parece-me haver alguma anomalia na política energética da Terra de Vera Cruz...

    Responda
  9. Roberto Freire

    O texto é incompreensível.

    Responda
  10. Marcelo Weiss

    Matéria mal explicada. Se há excesso de geração, por que há cortes? Qual seria uma fórmula que ajudasse os mais pobres mas mantivesse o interesse em quem quer investir na instalação sola? O texto apenas fala de problemas, não explica o que acontece e não sugere soluções.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Sobrecarga no sistema....

  11. Vilarino Escobar da Costa

    Sou leigo no assunto , mas a primeira coisa que me vem a mente é que se temos excesso de geração o custo da energia deveria ser menor para todos...outra consequência é que não ficaríamos sujeitos a apagões ! Entendo que o excesso de geração pode causar sobrecarga na rede , mas o Operador Nacional do Sistema deve buscar soluções de forma a aproveitar toda a geração e também preservar os investimentos privados no setor ! O problema é de gestão, de forma a distribuir os benefícios para todos !

    Responda
    1. filipe nascimento

      Me parece que o texto não explica problemas contratuais com as concessionárias de geração tradicional de energia.