Hélio Schwartsman > Faça a América doente de novo Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Como alguém coloca uma topeira dessas em um cargo desses? DifÃcil de entender.
É a extrema-direita.... O que esperar deles?
Fizemos o mesmo aqui com o Bozo, que é muito maus toupeira.
"É ela que Kennedy e sua turma estão, por falta de visão, empenhados em destruir." Deve ser uma mistura de falta de visão com serem sacripantas mesmo.
Nunca foi fácil para a ciência. O Galileu tinha que convencer que a nossa terra firme girava em torno de si mesma feito um pião, e esse pião ainda girava em torno do Sol. Tudo por causa do movimento de uns pontinhos luminosos perto de Júpiter, só visÃveis com uma luneta? A dificuldade é sempre persuadir as pessoas de que sua percepção imediata pode ser enganosa, e aceitar corrigi-la pela razão.
Estamos vivendo tempos obscuros, tempos da anticiência, mas tem um fato difÃcil de negar a favor da vacinação: Na pandemia passada, a espanhola, ainda não tinha vacinas e perdemos um quarto da população, caso não tivessem, à s pressas, criado a vacina para esta recente pandemia, o Brasil poderia ter perdido cinquenta milhões de vidas! OrasilCiência!
Os americanos devem estar se regozijando com essa notÃcia, pois elegeram essa plataforma de governo. Não podem e nem devem reclamar quando seus filhinhos começarem a morrer de doenças evitáveis com vacinas. Têm que ficar quietinhos vendo os pimpolhos partindo dessa para melhor.
poizé, antigamente, por muito menos, eles davam uma vacina letal com espoleta e boa mira, num Kennedy essa estirpe. e eu pensava que brasileiro é que não sabia votar...
Mmmmm... Sei não, meu caro, é aquela coisa: é epistemologicamente simples atribuir ao outro "falta de visão"; mais complexo, tortuoso e, por que não, doloroso, buscar entender e aceitar o que é que aquela visão tem como objetivo. Um impenitente mau-caráter como eu, batendo o olho nessa fita, acaba por crer que os TrAmpoDestros desejam matar um monte de pobre sem ter de assumir o ônus, sabe? É a pobretalha que morre numa dessas, melhora a estética do paÃs e não atrapalha biguitéquis. Tudo limpim.
Boa compadre! Aproveito prá desejar a você e todas e todos desta ágora, um ano pleno de realizações.
Hoje eu já tenho duvida até na ciência. Com um povo que acredita em lobisomem, até a ciência se tornou charlatã.
Isso porque você não viu os programas sobre ets e agroglifos no History chanel. Picaretagem da melhor qualidade. Prá enganar bobos de todas as espécies.
Os americanos tem a cota de besteiras deles pra perpetrar, e olha que eles são bons nisso. Pra mim, a grande novidade é que o mundo, Brasil inclusive, parou de importar automaticamente essas ideias de jirico, além de que temos os nossos babões prontos a comprar essas ideias de graça, mas isso hoje não pega por aqui.
Estados Unidos : o paÃs representante supremo da necropolitica , externa e internamente
Quem tem que resolver isso são os americanos! Os imigrantes, se estiverem com medo, voltem...se puderem! Se não puderem, rezem!
Considerando que tenho dois defeitos de fábrica, cego e cucaracha, não precisarão se preocupar comigo. Se um dia aparecer por lá, será por convite de alguma universidade deles prá ir num pé e voltar correndo noutro, porque sei que não sou benvindo.
Nos EUA, assim como na maioria dos paÃses da América, só não são imigrantes ou descendentes destes, os amerÃndios e o negros (os quais foram sequestrados dos seus locais de origem). Essa xenofobia dos racistas estadunidenses é, estupidamente, sem sentido.
Como uma pessoa pode ter tanta falta de capacidade cognitiva como o sr. Prado?
Bem: se as vacinas salvam vidas, talvez o Kennedy Junior esteja empenhado na redução da população humana. Menos gente, menos recursos a serem gastos. Imaginee: menos crianças, menos bagunsa nas festas infantis. A felicidade de vinicius, que compreendia as razões do velho Herodis. Atenção: contém ironia.
Tô convosquÃssimo, nem havia percebido, compadre. Tirar a vacina e impulsionar uma indústria pseudo-alimentÃcia que abre as portas pra tudo que é sÃndrome natural e artificial, são formas muitÃssimo eficazes de eliminar gente indesejada. Ao invés de cuidados e Pilates, violência e Herodes. Funciona bem pacarái.
Obrigado pela correção gente. O ataque ao vernáculo foi involuntário.
Bagunça
E ataques ao vernáculo, boas intenções à parte.
Mentira viu gente tem vacinas em todas as escolas o posto é permanente.
Nem entendeu a matéria. Melhor deixar pra lá
Assim que o governo parar de recomendar , as vacinas sumirão dos postos de saúde. E a população carente, que não pode pagar por elas, deixarão de vacinar os filhos, o que, somando-se aos reta R dados anti vacina, trarão de volta doenças já controladas.
Não se está falando, ainda quanto à disponibilidade delas, mas sim quanto à sua recomendação, ou não, pelo governo federal. Quando o governo federal deixar de recomendar, provavelmente vão parar de comprar, mas isso ainda demora.
Lendo alguns comentários parece que já tem muita gente doente, hein? A igno-rância se alastra muito rápido. Queria ver quanto tempo esse povo ia durar se não tivessem tomado vacina na infância.
Errado afirmar que Kennedy e sua turma são anti-vaxxers por falta de visão. Confrontar a intervenção humana no que deve ser estritamente controlado por deus é um dos pilares do cristofascismo fundamentalista. Essa é a visão cristofascista essencial: humanos não podem rivalizar com o divino. Vale para educação pública, saúde pública, economia, guerras, clima, energia, democracia, direitos civis, aborto, judiciário. Se tem o dedo humano, será destruÃdo. Só vale o dedo de deus.
Não consegui entender o termo "cristofascismo". Sou agnóstico, mas respeito os fundamentos do cristianismo: o qual prega a solidariedade entre os humanos.
Olha que a antivacina começou com uns hips, que pensavam que estavam à esquerda da esquerda.
Nada absolutamente nada justifica vacina de hepatite em recém nascido. Nenhum de nós tomamos. Vocês por acaso já viram a lista de noventa (noventa) vacinas aplicadas nas crianças americanas . Quais de vocês é vacinado contra hepatite b . Por que os bebezinhos brasileiros estão tomando isso ao nascer . Qual o Ãndice de hepatite B nas cidades brasileiras . E americanas . Vacinas causam autismo. E isso é provado. Eu sou autista e não tenho uma vida maravilhosa a ponto de desejar o mesmo aos bebês.
Cara Fernanda, lendo suas ideias, entendi porque é que houve uma fieira imensa de réplicas. Enfim, não creio que elas adiantem alguma coisa em especÃfico, mas é necessário confrontar pseudo-ciência.
Quanta ignorancia, Fernanda! Este argumento segundo o qual as vacinas causam autismo foi completamente refutado por estudos sérios e o médico(?) responsável pela publicação perdeu sua licença. Informe-se mais , seja menos bolsonarista e respeite seus semelhantes. Vai fazer bem pra você ...
Várias referências ao caso de Andrew Wakefield, o médico que publicou o estudo fraudulento correlacionando vacina trÃplice viral e autismo. O governo britânico cassou a licença dele, que aliás jamais se desculpou. Ele reside atualmente nos Estados Unidos, patrocinado por movimentos de extrema-direita como porta-voz da fraude que assombra e confunde centenas de milhões de mães. A HBO tem um bom documentário a respeito.
O triste é saber que anti vacina pode votar. Por isso Trump e Bozo são eleitos. Eu amo o "está provado" Galera da extrema-direita acho que compartilhar um zap é "está provado". Rimos, mas no fundo é triste, estamos indo pro fundo do poço
Ah, está provado que vacinas causam autismo? Santa ignorância, batman.
Fernanda, quantos dedos tem aqui?
Cara, quanta cloroquina, a terra é plana e assim até o infinito.
Estimada Fernanda: só brasileiro, que aceita qualquer coisa? Assita ao vÃdeo do Michael Moore, (Firenhigt onze de setembro; não sei se escrevi certo; Termina com uma mãezinha lendo uma carta do filhotinho, que estava invadindo o Iraque. Ele acreditava que não haveria combates.
Vacinas causam autismo? O autor do artigo, que originou toda esta confusão, já se retratou, mas agora Inês está reencarnada.
Se alguém disse que se autismo foi causado por uma vacina estão mentindo para você.
Quem, robozinho, toma 90 vacinas na vida? Tomou cloroquina? Acesse um livro de óbitos de 1900, veja do que morriam em sua maioria as pessoas daquela época, depois volte aqui e tente repetir com convicção suas trumpices ou bozices.
O médico que fez alusão de vacina estar relacionada ao autismo tinha interesse financeiro e foi desmascarado e perdeu o diploma de médico A mentira infelizmente viralizou!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Verdade João, já tomou sua vacina de hepatite A e B (interrogação). Envia seu cartão de vacinas, fiquei curiosa. Meu email é só adicionar hot...il. abs, querido.
A Folha não deixa colocar interrogação. Os leitores não tem o direito de pensar e perguntar. Brasileiros são condicionados a aceitar todo e qualquer absurdo. Infelizmente, e muito provavelmente, o colunista recebe para escrever idiossincrasias.
Haahahahahahahahaha anti vacina é realmente a pior doença mental existente.
Ter RFK Jr com tuas ideias e crenças como secretario de saude se Trump é ainda mais assustador quando levamos em conta a quantidade de gente que concorda com ele, aqui e lá, como podemos ver pela leitura de varios singelos comentarios desta coluna.
Era pra ser "RFK Jr com suas ideias e crencas como secretario de saude de Trump"
"Um incauto até poderia se sentir tentado a abraçar o argumento." Exato. O argumento do colunista ignora diferenças abissais entre EUA e Europa. A Europa escolheu ser o museu de alta qualidade do mundo, enquanto os EUA continuam sendo o Laboratório do Mundo. Este laboratório não é para quem prefere viver na dependência do Estado. É um modelo para quem não tem medo de arriscar e começar do zero quantas vezes for necessário. Na Europa,o fracasso é mal visto. Nos EUA, é um "diploma."
Joia, vamos arriscar do zero pelo simples simbolismo libertário da vez. Na sequência, abolir o cinto de segurança no trânsito, deixar de usar antibiótico, fumar e beber na gravidez. Kkkkk
Estimada Fernanda: quando cheguei para ser interno no Instituto Benjamin Constant a primeira coisa que fizeram foi me aplicar uma vacina. Sou teracrÃtico do internamento, mas gosto daquela atitude.
Se fosse assim não haveria tanta gente, que invade escolas para matar crianças e se suicidar ou ser suicidada. Esta invasão é exatamente a confissão de fracasso.
Como é glorioso morrer em nome de um conceito abstrato de liberdade! Só que não.
Bebês americanos hoje tomam noventa vacinas. É absurdo o que estão fazendo com o povo americano. E o Brasil está copiando.
Você sonha com um EUA que não existe.
Qualquer pessoa com um mÃnimo de ceticismo cietÃfico se dá conta de que boa parte das atuais recomendações vacinais não passam de lobby, comercio e mercantilização da saúde. Algumas são sim necessárias (por exemplo a da poliomelite), outras não fazem o menor sentido (por exemplo a da Hepatite B, que é uma DST, para recém-nascidos). Isso para não falar a da covid, que além de sempre estar desatualizada contra as variantes circulantes, para bebês e crianças gera mais riscos que benefÃcios!
Daniel, é amargo, mas ôva o Tiago.
Para usufruir do ceticismo cientÃfico é mandatário primeiro fazer o dever de casa que você não fez: se informar em fontes seguras sobre um assunto antes de falar bobagens. Mães com hepatite B podem contaminar os filhos no momento do nascimento. Vacina contra gripe e covid diminuem as chances de quadros graves e fatais.
Ceticismo cientÃfico é altamente dependente de leitura de qualidade. Comece lendo fontes seguras a razão de bebês receberem vacina contra hepatite B. A vacina da gripe e a da COVID reduzem a chance de quadros graves. Existe muito material sobre isso. Gaste um tempo com isso e não fale bobagens aqui.
Vacinas não geram riscos e sim benefÃcios. Com elas, se conseguiu derrotar a covid. Vamos aprender com a História e evitar sofrimento.
A história de Galileu e as luas de Jupiter é uma lenda. Simplesmente nunca esteve em discussão com a inquisição essa questão
Mas a terra gira ou não giera em torno do sol? O vosso mestre Olavo de Carvalho lamentava no Imbecil coletivo que não fizessem um churrasquinho do Galileu, como foi feito de Giordano Bruno. Segundo o campineiro fizeram uma pizza para não churruscar o homem.
Já está muito doente! Olha quem elegeram.
É preciso entender como surge o movimento antivacina e por quais razões, e como ele se desenvolve, se enfraquece e ressurge com tudo, numa análise histórica que compreenda as suas nuances. Assim as campanhas de conscientização das vacinas serão mais eficientes, nas escolas, redes sociais e imprensa tradicional.
Mas na Flat Earth nao será necessário vacinar porque não haverá mais contaminantes depois que Trump e sua KKK sem capuz expulsar todos os imigrantes pois restará apenas a raça ariana pura, forte e soberana. É, a gente já sabe onde isso vai dar.
Afetação de cultura e conhecimento! Fraco!
Eis um empregado da indústria farmacêutica escrevendo colunas. Não tem vergonha. Sempre encontra uma razão para mentir defendendo seus interesses. Já divulgou para seu público que RFK Jr está apoiando cientista que descobriu a cura do câncer, mas o Trump, com a indústria farmacêutica estão podando. Procure por Dr Patrick Soon-Shiong. E tente falar q vc tem mais competência e conhecimento para entender de câncer também.
Se a máfia da indústria farmac~eutica está comprando leitores eu me coloco à venda, pois ando precisando de um cascalho, contém ironia.
Sites especializados da indústria farmacêutica? Pessoal sem noção mesmo...
Os sites especializados dizem que ele produziu medicamentos que aumentam a sobrevida em alguns tipos de câncer. Não tem vergonha de postar abobrinhas para tentar justificar o injustificável?
Precisa assistir o vÃdeo. Câncer é causado por falha do sistema imunológico. Corpo humano produz células cancerÃgenas o tempo todo e as T cells as matam. Fatores externos como alimentação e outros hábitos inibem estas T cells. Dr Patrick desenvolveu um bioshield que fortalece as T cells e recupera até câncer terminal. Ele já é o médico mais rico do planeta (70 anos).
Viajando na maionese. Câncer é um termo genérico usado para centenas de doenças diferentes. O Dr. Patrick cura todas? É mais fácil o Sargento Garcia prender o Zorro!
Olha o nÃvel do público que lê este colunista... Se não sabem falar inglês para entender o vÃdeo do Dr Patrick, dá para por Português no Closed Caption. Desprezar evidência empÃrica com palavras vazias não adianta. Pelo jeito a máfia da indústria farmacêutica está comprando leitores e comentaristas também.
Não basta ser pateta, tem de exibir publicamente... Só para falar de câncer, não existe "o câncer", existem sim várias doenças que requerem tratamentos diversos para se alcançar uma cura. Portanto, aquele que fala em "cura do câncer" não sabe o que diz, como parece ser seu caso, ou é um charlatão, como esse tal doutor que cita. E aposto que você é bolsonazista...
Vergonha mesmo é ler teu comentário negacionista. Óbvio que existem diversos contextos em que a indústria farmacêutica apostou simplesmente no lucro. Entretanto, a necessidade de imunizante para o controle de inúmeras doenças não é o exemplo disso. Pare de seguir o Dr fulano e consuma ciência baseada em evidências.
depois me fala qual episódio do Arquivo X é esse que vc viu. Gostaria de ver também!
Brilhante artigo! Bravo!
Não merece o sobrenome que usa.
Pensamos o mesmo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Faça a América doente de novo Voltar
Comente este texto