Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Orasil coelho pina

    Nós é que agradecemos a sua presença em nossas vidas! Fraterno Abraço OrasilSertanejo!

    Responda
  2. CARLOS ALEXANDRE PERGER

    Brilhe sempre, Mariliz. Simplicidade é lindo de ver. 26 com saúde paz amor e felicidades

    Responda
  3. Nerisvaldo José Santos

    Aos poucos, os erros acachapantes cometidos pelos brasileiros (trabalhadores que cortam o pau-brasil) serão corrigidos.

    Responda
  4. Nerisvaldo José Santos

    Aos poucos, os erros acachapantes metidos pelos brasileiros (trabalhadores que cortam o pau-brasil) serão corrigidos.

    Responda
  5. ALEXANDRE LEVORIN

    Muito bom, ótima tradução do que é a vida brasileira, fora das redes.

    Responda
  6. Nelson de Paula

    Parece-me que na América Latina há outros países com bons molhos. A Colômbia, por ex., tem Nobel, banhada pelo mar do Caribe, lá se permite a eutanásia. Veja aí Copacabana, conservadora, um reduto de votos bolsonaristas, até parece que os melhores cariocas já morreram.

    Responda
  7. Debora Mazza

    Adorei!

    Responda
  8. PAULA FARIA

    Pau comendo contra turista em Porto de Galinhas e no RJ, mas Mariliz escreve uma coluna como se o turismo nunca estivesse tão em alta. Para os famosos, né, talvez. Lembro que Lady Gaga não se atreveu a sair do Copacabana Palace quando veio ao Brasil ano passado. Fez o que eu faria. A propósito, de nada.

    Responda
    1. Fernanda Santos

      Lady Gaga não poderia pisar fora mesmo. Ia ter milhares de gente atrás dela.

  9. Marcos Benassi

    Mariliz, tudo isso é que nem "bom dia": a jornada tá começando, há tudo por acontecer; não é constatação, senão desejo. Como medida sanitária básica, faço minha sugestão: ignoro quem seja Rosalía, Brazilcore ou qualquer outro modismo, e garanto que traz palpável sossego. Não faço meique ou produção pra uso externo; minhas malas de viagem são maiomêno 3O% do tamanho de vintanos atrás. Tudo é mais simples, com exceção do pacote de remédios, aviltantemente complexo e caro. Desse, recomendo fugir.

    Responda
    1. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Despues, a gente que precisa de remédio. A catarinada se afogando no próprio veneno bolsonarista em não cuidar do meio ambiente, alagou tudo. Mas como nós tem mais sorte que juízo, a foia fez até matéria da posh e nós ó, são e salvo de vorta, "são" hmmm relativiza vai. Hahahahah.

    2. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Hahahahah Tá um santuário meu consagrado esse lugar. Só a sinfonia dos pássaros e as águas de oxum. Ó, o maique a gente faz com as sementes de urucum e faz aquele ritual dos maori sabe? Mostra a língua feito Rolling stones hahahahah . Axé! Saravá! E ó, aquele brinde!

    3. Marcos Benassi

      Hahahahah, ô joaquim, não será pra gente azeda como você gostar de mim. Prefiro o convite alegre e despretensioso do colega Perger pra que eu e a Amada unamo-nos a ele na Serra, no miolo Bozolóide, pra curtir um silêncio arduamente construído. Boto até pancake, só pra fazer-me digno da coisa!

    4. CARLOS ALEXANDRE PERGER

      Vem que têm vagas no sanatório aqui hahahahah. Ó, muita saúde longevidade paz amor din-din criatividade alegrias. Sério, és um ser grandioso demais que a mala pode até ter diminuído, mas esse pacote de alto astral e sabedoria que irradias.... Sem exceção, brilha muito. Feliz 26 pra vocês :)

    5. Marcos Benassi

      Zeus te ôva Fernanda, mas não tenho idêntica firmeza de crença: desconfio que somos poucos aqueles desconfiados com a modernidade que se nos apresenta tão bacana, libertadora, sem preconceitos e eticéteras. Não obstante, torço mesmo é pra que você esteja certa, especialmente em relação à farmacopéia: Jesus da Goiabeira, é muito remédio, e as mazelas nem são tantas.

    6. Fernanda Santos

      Isso. Sou assim, e somos maioria. Aleluia.

    7. Joaquim Rosa

      Não faz "meique". Porque não iria adiantar de nada. "Meique" prá quê, garrancho?

  10. Daniel Choma

    Pessoas viraram produtos e seus corpos meras embalagens instagramáveis. Monetizar ao infinito são as utopias do milênio, mesmo que para isso se recorra a estética do bizarro. Numa sociedade doente, o importante é viralizar.

    Responda
  11. Thais Cisi Peliello

    Produção para ir à praia é realmente algo muito cafona.

    Responda
  12. Cleomar Ribeiro

    ... nossas irmãs e irmãos do estrangeiro estão voando e pousando aqui para visitar os Sagrados e Mágicos Templos das Sagradas e Mágicas Terras das Américas!!!...

    Responda
  13. Gabo Franca

    Texto péssimo, um montoado de clichês antiquados. Parei no "aqui tudo é espontâneo, sexy, acessível e vem com gingado de fábrica." Blergh!!

    Responda
    1. Juan Barros

      Quando carrega-se dentro de si bílis, nenhum texto fica palatável, a não ser aqueles que irradiam o mesmo ranço e rancor. Morei 4 anos na Europa e fiz a melhor coisa voltando. Nosso povo, mesmo que ainda mal educado, é mais educado que o mais bem formado dos europeus. Aqui se vende de tudo, mas damos da mesma forma algo que ninguém vende: um coração aberto e fácil de adentrar e fazermos amizades. Um feliz 2026 para você Mariliz e também para os seus leitores ansiosos por destilar amargor...

    2. Ana Rosa Piabanha

      Concordo total, um molho azedo

  14. André Luiz Coelho Martins

    Mariliz, na verdade tudo isso que você apresenta de bom do Brasil, na verdade é o Rio de Janeiro. Também um pouco de Bahia, Pernambuco e Pará. Totalmente diferente dos Estados mais conservadores e sem graça, como os do Sul e do Centro-oeste do Brasil. Só faltou coragem de dizer isso, porque essas 2 Regiões são feitas de Estados bolsonarentos

    Responda
    1. Hélio Barbosa de MT

      Sério isso? Olha os caras que cariocas e paraenses elegem... Em tempo: sou pobre, não sou, porque não posso ser, bolsonarista. Nesse quesito ninguém se salva...

    2. MARCIO OLIVEIRA

      Uiiii.... Quanto preconceito gratuito e mal-humor... Vou te condenar a passar uma semana inteira na Faria Lima.

  15. Marco Antônio M de Oliveira

    Um certo deslumbramento típico da mobilidade social impede o brasileiro de entender que menos é mais. Daí preocupar-se com aparência até nos momentos de lazer e relaxamento.

    Responda
  16. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Mariliz P.J ótimo texto leve e bem humorado,um 2026 com muita saúde e vitórias.

    Responda
  17. Felipe Vasconcelos

    Ô Pereira Jorge, a jornalista Malu Gaspar está sofrendo ataques misóginos pelo seu trabalho, você, feminista, não vai defendê-la? Cadê a sororidade? E se fosse com a Patrícia Campos Mello, sua colega da Folha, ou com você, hein?

    Responda
    1. George Ricardo

      São pessoas que agem como você está agindo agora que definitivamente não tem a menor moral pra exigir retratação de ninguém, especialmente sobre feminismo. Nota-se o deboche na sua fala. Melhore.

    2. Maria Lopes

      Por que não defenda as mulheres que você entende como necessitando de apoio? Em vez de cobrar dos outros, faça você mesmo. Mas isto não é seu tipo, vc prefere atacar uma colunista que está fazendo o trabalho dela.