Poder > Direita se confundiu com extrema direita e precisa de autocrítica para superar crise, diz historiador Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    A Direita, no passado, significava a defesa do Patronato, do Patriarcado, de uma Família Pastoral e antiga, de uma estabilidade de cemitério. Agora é como aquela arma escondida em Casa, no Carro, no Trabalho, que pode ser usada inesperadamente, como ameaça impendente. Rastilho de terror e medo, destino de rebanho solto no Planalto Central do Brasil.

    Responda
  2. noel neves

    Aconteceu que a direita saiu do armário. Sempre acharam que socialista era comunista. E acharam que o golpista ia dar certo. Caíram do bur ro!

    Responda
  3. noel neves

    Aconteceu a saída do "armário" da direita que sempre achou que o ser socialista era comunista. E aí resolveram mostrar a face achando que o golpista ia vigar. Caíram do burro KKK!

    Responda
  4. Rai Giovanni

    Ler os comentários aqui é como presenciar discussão nos DAs de humanas das federais. Uns escrevem umas sandices de rir e o pior logo vem outro apoiar esse pessoal parece que vive em Narnia . Assino esse jornal só pra tentar entender esse clubinho de petista militante que estão a soldo pra defender o partido em redes sociais. Como disse o Guru deles num discurso pro Maduro é preciso construir a narrativa correta.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Tá bravo, liga pro Trump e pede ajuda, perdeu , mané.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Fica a dica: não há clubinho de petista militante. Essa ilusão sua vem de classificar qualquer um que se oponha à ultradireita como petista. Pior ainda: vem de pensar que só existem dois campos, e que o espectro ideológico não possui nuances. Outro erro: pensar polarização quando não há dois polos ativos de orientação exatamente contrária e com a mesma intensidade. Se você entender vetores em matemática pode transpor isso e entender o que eu escrevi.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Não há compreensão correta possível ao partir de premissas incorretas, exceto se o universo de solução do problema for tão reduzido que promova uma coincidência entre sua conclusão e solução real. Como dizem, até relógio quebrado pode estar com a hora correta. Se você chegar a uma conclusão correta, será apenas por sorte, muita sorte.

    4. Ricardo Botto

      Continue tentando, quem sabe um dia você chega lá.

  5. michel nahas filho

    Eu, libertário, portanto de Direita, mas não conservador, espero a utopia de termos um candidato de direita libertário de verdade, não como o fake Milei. Libertário é de direita, pois não quer o Estado se metendo na vida das pessoas, quer econômica, quer nos costumes. Usar maconha, decidir acabar com sua própria vida, casar com uma ou mais pessoas, do mesmo sexo ou não, abortar, portar armas, não apoiar paternalismos são problemas de cada um, queremos o Estado longe, e mínimo.

    Responda
    1. michel nahas filho

      Ricardo, veja, por exemplo, as posições do (agora ex) senador Ron Paul, e o atual senador (seu filho) Rand Paul. Talvez você entenda o que é ser libertário, e o porquê deles serem do partido Republicano, não do Democrata. Pra mim é uma equação muito simples: Os de Direita prezam mais a Liberdade, do que a Igualdade (ou pelo menos deveriam). Ser conservador, ou não, é uma outra pergunta. Taxar pessoas de direita, portanto, de automaticamente conservadoras é pura ignorância política.

    2. Valter Luiz Peluque

      Apoiei errado. Ia clicar em resposta. Não existe contemplação libertária que dê conta da liberdade total. Sempre haverá uma contradição dentro da liberdade simplesmente porque a verdade absoluta é uma quimera e o ser humano é complexo. Dito assim, liberalismo econômico é diferente de liberalismo comportamental/cultural. A direita é, sempre foi uma parcela que entende normal a exploração do outro. Nada mais que isso.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Olha, partindo de seus exemplos de definição do que é ser libertário, creio que haja libertários em todos os espectros políticos. As pessoas não são estereótipos e possuem uma variedade de nuances. Eu valorizo algumas pautas que são importantes para liberais, como limites da intervenção estatal na economia, mas não abro mão de defender que o bem estar social e a pesquisa de vacinas sejam atividades com participação do Estado. As pessoas são mais diversas do que você imagina. Paradoxais até.

    4. Ricardo Botto

      Michel, você está mais confuso que sopa de letrinhas.

  6. jose camargo

    "O campo conservador se deixou levar pela radicalização, passou a adotar a linguagem da extrema direita." Parei de ler aqui. Não dá pra levar a sério alguém que confunde radicalização com vergonha na cara,com despertar para o que é realmente certo e deve ser feito custe o que custar,doa a quem doer.

    Responda
    1. Rodrigo Flexa

      Liga pro Trump e pede ajuda, mané, lugar de golpista é na cadeia.

    2. Humberto Giovine

      O seu comentário comprova a tese do professor, acrescentando-se a isto, a total ignorância e ausência de senso crítico, ao ter bolsonaro e o bolsonarismo como referência.

    3. Marcelo Silva Ferreira

      Espero que seu comentário chame a atenção das autoridades.

    4. Marcelo Silva Ferreira

      Que você é um "textbook extremist" seu comentário já deixa bem claro: "custe o que custar, doa a quem doer". Quando uma pessoa escreve algo assim, sabemos que existe potencial para violência extrema. Você é tudo que a sociedade não precisa.

    5. Marcelo Silva Ferreira

      Só que faltou você estabelecer quem dita o que é o certo. O Fuehrer incomível está preso, não poderá liderar suas tropas. Quem é sua fonte absoluta da verdade agora ?

    6. Marcelo Silva Ferreira

      Acho a atitude perfeita no seu caso, e mostra claramente a origem do teor dos seus comentários recorrentes. Você quer levar a discussão para o campo da moralidade. Estratégia manjada demais da ultradireita. Retirar o mental, o objetivo, o aspecto acadêmico e levar para o campo maleável, subjetivo das emoções. As lições de Goebbels perduram e são transmitidas sem citar a fonte original.

  7. Acacio J K Caldeira

    Ótima entrevista. Autocrítica das direitas, sugere o competente historiador entrevistado. Ocorre que a identidade das direitas está fundamentada na mentira, nas fake News e no cinismo como modo de vida. É um projeto político inegociável.

    Responda
    1. Sergio Albuquerque

      Que diferença há com relação à esquerda? Ou será que só há anjos, honestos e ilibados político na esquerda? Os anos Lula e Dilma estão esquecidos? As confissões da Lava-jato e a corrupção do PT foram mentirosas?

  8. Dionisio DeBarros

    Direita e extrema direita se confundiram não. Sempre foram a mesma coisa (ruim).

    Responda
  9. Rai Giovanni

    Os comentários aqui são de extremistas de esquerda que o articulista nega existência. Os posts demonstram que o fórum da fsp é uma bolha Lulo petista que fala como se fossem a Express da população brasileira. Esquecem que estão num clubinho fechado de petista falando entre si.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Até mesmo o fato de se atrever a usar o termo extrema esquerda mostra claramente que você é despreparado para essa conversa. Não há membros da extrema esquerda na seção de comentários porque eles jamais assinariam a Folha.

    2. Marcelo Silva Ferreira

      Giovanni, você faz afirmações que és incapaz de provar. , porque não são reais. O que existe é uma rejeição estabelecida à ultradireita, e a prova disso é o resultado da última eleição presidencial. Entretanto, não há extrema esquerda relevante e articulada no Brasil. Os números mostram que a esquerda é majoritariamente democrática. Os fatos políticos e a tentativa de golpe provam que a ultradireita é não-democrática. Então o embate não é esquerda x direita. É democracia versus golpismo.

    3. Luiz Gustavo Amorim

      Esse coitado parece a senhora do filme de Adeus, Lenin. O mundo em que ele vive já se foi há muito tempo.

  10. Carlos Santos

    Lendo os comentários, percebe-se que há muita gente inteligente no país, gente que lê e entende o que se passa por trás das cortinas do poder mesmo com algumas opiniões enviesadas. Então, me pergunto, porquê temos lulas e bolsonaros disputando o lugar máximo de poder do Estado? Não conseguimos uma coisinha melhor? Porque nomes mais palatáveis não se apresentam?

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      No Brasil, votar é como fazer controle de danos. Foram poucas as eleições em que eu optei pos candidatos com os quais eu tinha ressonância total. Candidatos humanistas e que colocassem o população como o centro de suas políticas. Muitas vezes me vi tentando evitar uma catástrofe maior. Quando Bolsonaro foi eleito eu percebi que nem sempre é possível evitar esse mal maior.

    2. Luiz Candido Borges

      Talvez porque não existam...

  11. Alison Sales

    Uma pequena correção: Direita se confundiu com fas_cis_mo e precisa ser extirpada.

    Responda
  12. Carlos Eduardo Cunha

    O autor tem razão só falar da aproximação de nomes e pensamentos da direita liberal, fonte do progresso e do bom viver no mundo inteiro com o bolsonarismo militarista . Isto é muito frustrante , mas entendemos que a razão está na reação a forças retrógradas e não confiáveis que estão colocando Lula no poder autocrático. No pós Lula veremos a direita democrática se concentrando nos seus próprios elevados ideais desapegados do poder. Que seja em 26.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Cunha, não há rejeição à Lula que justifique abraçar o autoritarismo. Quem é democrático jamais vota em alguém com o discurso de que jamais o Brasil terá sucesso através de meios democráticos. Você usa o termo autocrático mas não sabe o significado. Lula não governa por decreto. E a direita democrática que você cita, não existe mais. Foi diluída por ter medo de do contraditório e se tornou inimiga da democracia. Basta ver o PSDB. Ele exemplifica claramente este processo.

    2. Luiz Candido Borges

      Carlos Eduardo, falar em "direita democrática com elevados ideais desapegados do poder" é um completo delírio! Tal coisa nunca existiu neste país de tradição escravista e até mesmo a "direita civilizada", gente como Carlos Lacerda, por exemplo, estava quase extinta em doismil18, sumindo de vez a partir de então. Este é o problema apontado no artigo.

  13. Von Rho

    O fascista é um liberal assustado. São bons de discurso, mas ruins de voto, então, quando a crise aperta, fecham os olhos e abrem espaço para Bolsonaro, Medici, Pinochet, Hitler, Mussolini.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      É o que eu comento em alguns artigos do grande liberal João Pereira Coutinho: o Liberalismo é uma maravilha enquanto está tudo sob controle; quando há o risco de perdê-lo, ele sempre apela para o Fascismo para por as coisas em seu devido lugar...

  14. ALEXANDRE TORRES

    E foi exatamente depois dos abusos cometidos pelos "revolucionários" franceses que se sentavam a esquerda do parlamento (corrupção, tirania, torturas, Danton e Robespierre, como ex.) e a decapitação de dezenas de parlamentares que sentavam a direita, além de centenas de excelentes cidadãos (Lavoisier, como ex.) que nada fizeram de errado é que esta divisão simplista ficou desmoralizada. Chama-se maniqueísmo, este tipo de simplificação.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Torres, seu comentário não merece correção, mas não entendi porque você colocou revolucionários entre aspas. Afinal, a convenção é que os articuladores de uma revolução sejam chamados de revolucionários. Poderia elaborar melhor a presença das aspas, por favor ?

    2. Eduardo Rocha

      Gostei da lembrança sobre "decapitação de dezenas de parlamentares que sentavam à direita". Bons tempos.

  15. Armando MOURA

    Com o país devastado por desigualdades e preconceitos que geram violência e miséria, não haveria um único motivo para alguém votar em partidos de direita. A desigualdade tem que ser combatida com políticas afirmativas e oferta de progressão social pela qualificação em institutos de ensino, oferta de saúde, moradia e mobilidade. A segurança deve ter seus meios controlados por inteligência e priorizar a prevenção e não a repressão, que é a prioridade da direita.

    Responda
  16. Ricardo Achilles

    Tenho muitos amigos de direita. Gente boa, séria, honesta. Quando falam de política o nome predominante nas conversas é Lula, e não Bolsonaro, Marçal, Michele, Flávio, etc.... Vivem por Lula um ressentimento que beira o ódio, provavelmente fruto de anos sendo submetidos a propaganda de destruição da imagem do líder esquerdista. Movidos por esse ódio, estão dispostos a votar e entregar o Brasil na mão de qualquer aventureiro (ex. Michele ou Marçal). Tristes trópicos.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Achilles, seus amigos de direita não existem mais. Foram radicalizados para a ultradireita. Qualquer um que seja capaz de votar em alguém que tem como argumento que o Brasil não pode melhorar por meios democráticos, assina e aprova o extremismo e o golpismo. Se você analisar objetivamente, é isso. Eu escolhi cortar relações com alguns amigos com os quais convivi durante a maior parte de minha vida, porque eles passaram a trabalhar para destruir, e não têm nada para colocar no lugar.

    2. Lilia Adão

      Perfeita, sua colocação Ricardo... é exatamente isso que vejo numa pessoa muito próxima que é da "direita"!!!

    3. Hercilio Silva

      O isentão quando apertado diz votar em bolsonaro. Mesmo que não diga diretamente.

  17. Ricardo Lobo

    Objetivamente a sociedade brasileira já demonstrou certo grau de amadurecimento na última eleição presidencial, rejeitou o extremismo de direita. Houve uma convergência para o centro, o que venceu foi uma proposta de governo de coalizão, com as forças políticas moderadas, esquerda e direita, representadas na chapa vitoriosa. Apesar das tentativas golpistas a democracia brasileira foi preservada. As pesquisas mostram que na próxima eleição, ano que vem, esse quadro se repetirá.

    Responda
  18. Hercilio Silva

    O centro e a direita brasileira viraram reféns da extrema direita. Hoje a extrema direita se confunde com o bolsonarismo. Sem romper continuará marginal. Rompendo pode perder eleições, não se ganha da noite para o dia. E é isso que não tem coragem. Sem isso o bolsonarismo radical vai dando de bandeja para a centro esquerda. Passou do ponto e ainda não aceita moderar. Em 2025 o bolsonarismo espantou apoiadores moderados e o mundo dos negócios.

    Responda
  19. Francisco Gonçalves

    Trocando em miúdo, a esquerda brasileira com certeza assumiu o discurso da direita e tomou conta. A direita virou extrema direita. Lógico que existe exceções, mas são poucas. O Lula compreendeu isso rapidamente e convidou o Alckmin para vice, venceu e vai vencer novamente .

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Esperto esse Lula Néh, desde a sua primeira eleição ele já tinha compreendido, com José Alencar de vice

  20. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Quando existe a radicalização da direita a história mostra que sempre aconteceram tragédias, exemplo não falta como o fanatismo da Alemanha nazista, a expressão mais nefasta da extrema direita populista. Violência institucionalizada, campos de concentração, genocídio baseado no racismo, perseguição política e religiosa, doutrinação das massas. Qualquer tipo de ditadura de estrema direita, extrema esquerda ou teocrática deve ser combatida com mais informação, democracia, transparência e leis.

    Responda
  21. ALEXANDRE TORRES

    Falar em direita ou esquerda depois da Revolução Francesa é piada. As palavras corretas seriam conservadores e progressistas e, no caso, extremamente conservadores e extremamente progressistas. Atribuir aos conservadores a liderança de Bolsonaro e cita-como exemplo, só pode ser atribuído ao desconhecimento total do movimento conservador, que vem aumentando seu poder em toda a America Latina (recentemente no Chole e um pouco antes na Argentina).

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Argentina, Chile e Usa não são resultados de uma virada conservadora, mas sim reacionária. O Maga, por exemplo, é um movimento voltado para o passado idealizado. Enquanto isso, a China olha para o futuro.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Mas foi justamente ali, na Revolução Francesa que surgiram esses termos: direita e esquerda

  22. TALVANIO JOSE DE OLIVEIRA

    Também acho. Hoje não existe direita e sim extrema direita. Até Aécio em sua tentativa de ressuscitar políticamente, fala e age como bolsonarista. Depois não entendem porque perdem para Lula.

    Responda
  23. Leda Corrêa

    Pesquisador do neofascismo e da extrema direita no Brasil, então o pesquisador deve ser especialista no governo autoritário de Getúlio Vargas, caso contrário a pesquisa desse senhor suscita suspeitas inconfessáveis aqui.

    Responda
    1. josé SOARES

      Ora Dona Leda, pesquisador não quer dizer que ele se vincule ao segmento ideológico que estuda.

  24. Aureo Busetto

    Fico a esperar que o jornalista entrevistador e, melhor ainda, o historiador entrevistado explicitem nominalmente o que são as tais "direitas" no Brasil, assim como seus vínculos ou não com congêneres no cenário político internacional. Tudo muito superficial e consabido, além do extremo localismo, salvo com tangencial referência ao tresloucado presidente de nosotros hermanos argentinos.

    Responda
  25. Henry Galbiatti

    Acho que a direita, ao sair do armário, percebeu que tem voz. Ficou anos calada nas gestões petistas e, agora, está colocando para fora tudo que não fez por anos. Como o representante maior da direita é da extrema direita, o bolsonarismo, há uma certa confusão ainda. É uma questão de tempo. Este processo ocorreu no PT que ao se tornar um partido de centro expulsou as correntes de esquerda que estavam no seu bojo.

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Galbiatti, eu concordo contigo sobre o PT. Acho impossível dizer que o ele hoje é de fato um partido de esquerda. Caso contrário o PSOL nem existiria. Mas às vezes eu prefiro deixar os nuances de lado quando comento, porque não há espaço e eu sou um prolixo incorrigível.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Prefiro dizer que Sufocou "as correntes de esquerda"

  26. Ricardo Knudsen

    A direita democrática sumiu, entregou-se ao neofascismo bozista. Quem busca apoio do Bozo pra se eleger aderou ao neofascismo. Quem quiser reinvindicar o título de direita democrática, precisa começar repudiando o bozismo e buscar um caminho independente, baseado no respeito estrito à democracia. Quem se associa a golpistas não tem credibilidade como democrata.

    Responda
    1. lino ramos

      E a direita para vencer fez uma frente com perfil incoerente: Liberal na economia, conservadora nos costumes. Nao se digladia porque convenceram a parte conservadora nos costumes, sob a proteção de Deus e seus pastores, que ha um inimigo mortal à familia tradicional e que devem bradar por liberdade sem saber que isso significa aniquilamento da protecao social e baixos salarios.

    2. lino ramos

      Na realidade a direita sempre foi avessa a qualquer melhoria que representasse uma aproximação da classe pobre à classe media e a tributação justa da classe rica. Votavam no PSDB porque nao tinham outra alternativa ate que surge Bolsonaro falando exatamente o que pensavam e desejavam: a manutençao da classe pobre com fome, a manutençao do Brasil como Pais periferico aos Estados Unidos, o Estado a servico da classe rica via baixa tributaçao e a privatizacao das empresas publicas rentaveis.

    3. José Valter Cipolla Aristides

      Ricardo, seu comentário foi perfeito.

  27. Ricardo Lobo

    Objetivamente a sociedade brasileira já demonstrou certo grau de amadurecimento nas última eleição presidencial, rejeitou o extremismo de direita. Houve uma convergência para o centro, o que venceu foi uma proposta de governo de coalizão, com as forças políticas moderadas, esquerda e direita, representadas na chapa vitoriosa. Apesar das tentativas golpistas a democracia brasileira foi preservada. As pesquisas mostram que na próxima eleição, ano que vem, esse quadro se repetirá.

    Responda
  28. Luciano Napoleão de Souza

    A auto-crítica deve se dirigir exclusivamente à velha imprensa, que tacha qualquer conservador como extremista, enquanto passa para esquerdista que assassina adversários políticos.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Só a dissonância cognitiva explica os comentários desse neandertal de extrema direita.

    2. JOSE RADA NETO

      Eis aqui um exemplo da extrema direita: carente de espelho e de cérebro.

    3. Luiz Carlos D Oliveira

      Apareceu Napo, ano novo ideias novas ??

  29. Carlos De Oliveira

    Não há confusão nenhuma. O problema da direita e que não tem candidato para concorrer. Se agarra na ideia bolsonarista de acabar com tudo que não coaduna com o extremismo. A esquerda embora também não tenha alternativas a Lula até o momento ainda conta com esse como obstáculo a chegada da extrema direita ao poder. A esquerda no Brasil e progressista. A direita precisa dialogar com a sociedade e se livrar do extremismo.. O problema da direita e a falta de coragem para romper com o bolsonarismo.

    Responda
    1. Leda Corrêa

      E a esquerda tem um homem senil e de reputação duvidosísssima, para ser educada.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      A direita aqui, nunca conseguiu a presidência no voto, sempre com golpes ou mutretas

    3. Maria Lúcia Bergami

      Excelente. Romper com o bolsonarismo como se o chefe da organização criminosa gol...pista não larga o osso podre?

  30. Jose Walter Da Mota Matos

    Nem a direita nem a extrema direita jamais fazem autocrítica, só atacam, disseminam mentiras, fakes, ódio, rancor e nao possuem propostas pra melhorar a política no País. Fatos. O resto é história.

    Responda
  31. Armando MOURA

    outro que acredita em bolso naris ta moderado, não existe isto, a disputa da direita é pelo poder, tomar decisões para beneficiar projetos pessoais e de grupos, todos são bem-vindos fa scis tas, neo na zis tas, sio nis tas, neoevangélicos, mili cias etc. Não há fronteiras entre a extre ma direi ta e a direi ta.

    Responda
  32. ademir sampaio de campos

    Bolsonarismo é uma doença psicossocial. Nada a ver com conservadorismo .. São incapazes de conviver na democracia.

    Responda
    1. Maria Lúcia Bergami

      Sofrível vc ouvir suas razões pela escolha do bolsonarismo. Frases feitas aprendidas do zapp e das redes, o famoso...E o Lula e o PT? Mistura de religião e regras morais, preconceitos abstratos que vão da tatuagem a homossexualidade( pior...homossexualismo). As razões de não gostar do PT é sempre o dinheiro que deu para o direito trabalhista do outro.

    2. Luciano Napoleão de Souza

      Deve estar se referindo a esquerda, né alienado?

  33. Ricardo Botto

    Tem que dar nome aos bois: Extrema direita é facista. Direita é reacionária. As duas não tem nada de conservador e nem de liberal. Nunca leram Russel Kirk para entender o que é a mentalidade conservadora.

    Responda
  34. Marcelo Galvao de Oliveira

    Semana passada um papagaio aprendeu a dizer: Extrema Direita. Imediatamente Já ganhou um diploma de jornalista.

    Responda
  35. hernando josé rocha franco

    Até aqui nos ajudou o teto baixo da extrema direita; de tão radicais, parece assustar a si mesmos.

    Responda
  36. NACIB HETTI

    Esquerda se confundiu com extrema esquerda e precisa de autocrítica para superar crise, digo eu.

    Responda
    1. Luiz Gustavo Amorim

      A pesquisa "O Brasil no Espelho" da Quaest trouxe uma conclusão quantitativa que já se fazia qualitativamente evidente: o brasileiro gosta de opinar, mas não de aprender e se informar. Eis um legitimo espécime.

    2. Jose Roberto de Souza

      O que a falta de uma boa escola e de uma formação com qualidade não faz com certas pessoas.

    3. JOSE RADA NETO

      Entao vc disse uma infantilidade. Tipo aqueles jogos de linguagem de adolescente que se acredita muito esperto!

    4. Celso Neri Junior

      Lamento, Nacib Hetti, mas Luiz Carlo D Oliveira está correto. PCO e PSTU, de fato, se encaixam no espectro político de extrema esquerda. O PT nada tem de extremo. Curioso é que no espectro da extrema direita, segundo analistas e cientistas políticos, o Partido Nova está mais radicalizado do que o próprio PL de Jair Bolsonaro.

    5. Luiz Carlos D Oliveira

      Partidos que representam a extrema esquerda no Brasil: PCO, PSTU, PCB e PCdoB, o PT é centro esquerda, apesar de ter em seu interior correntes de esquerda (pura)

    6. Maria Lúcia Bergami

      Plurais*

    7. Maria Lúcia Bergami

      Essa correlação dos lados (confirmo a polarização) não é verdadeira. Não somos a favor do comunismo, não somos ditadores ( Isso é para a extrema-direita). Somos ligados às políticas públicas sociais( direito de todos). Constituição nosso norte. Aceitamos as formas plural de pensamento, mas não abrimos mão da nossa liberdade.

  37. Marcos Medeiros

    Lula dois mil e vinte e seis para o Brasil continuar melhorando e livrando-se da extrema-direita que quase destruiu o país de vez, o resto é resto.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      e da extrema esquerda também,

  38. José Cardoso

    A visão do "sistema" como algo inerentemente corrompido é o combustível para o radicalismo anti sistema. O próprio PT representou isso durante os governos Sarney e FHC. Como ele virou parte do sistema, o radicalismo vem agora de outro espectro. A menos que surja uma figura como o Mandani na esquerda, isso não deve mudar.

    Responda
  39. Octavio Manoel Rodrigues de Barros

    O que impressiona é a normalização da extrema-direita pela imprensa como se esses neofascistas fizessem parte do arco democrático. Isso assusta.

    Responda
  40. Octavio Manoel Rodrigues de Barros

    Boa análise do professor Odilon !

    Responda
  41. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Votando ex presidiário que recebia presentes de empreiteira no sítio do amigo. Quem precisa de autocrítica? A nação inteira então. Não sobra ninguém de um lado nem do outro

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      O neandertal de extrema direita idolatra um miliciano psicopata, ladrão de joias e golpista, e ainda tem a pachorra de vir com essa conversa de defensor da ética.

    2. Antonio Emanuel Melo dos Santos

      Isso sem contar o esquema com as empreiteiras com 3% pro partido

    3. Maria Lúcia Bergami

      Nada contra vc escolher seu candidato, mas há um exagero doentio, exagero em narcisismo e exagero de ingerência/capacidade, seria dizer que tem uma única diretriz: poder, poder, poder. Não sabe e não quer aprender com o direito dos outros, logo afundou-se no próprio lodo. Tanta gnt boa da direita para selecionar, vc exagerou junto. Feliz Ano Novo.

    4. José Antonio Sales

      Tem também um ex presidente que recebia jóias.

  42. Ricardo José Tannus

    Orgulho por você, Odilon. Parabéns pela linda carreira. Lecionei história para você no ensino médio e hoje você me ensina, estou muito feliz.

    Responda
  43. Felipe Braga

    O questionamento do sistema eleitoral começou com o hoje desacreditado e corrupto Aécio Neves em dois mil e quatorze. Eu penso - tentando ser otimista - que a extrema direita não consegue governar a longo prazo um país com a nossa desigualdade - mas me assusta a popularidade de gente como Marçal: pequenos discursos dele, como mandando o jovem não estudar, não ir para a faculdade, fazem um estrago gigantesco na vida de um jovem periferico. É o mesmo discurso de Bolsonaro contra a vacina!

    Responda
  44. Raymundo Itareru

    a fsp poderia dizer para os leitores quais desses candidatos da oposição não são da extrema direita, nenhum. se todos dependem do apoio do golpista e extremista presidiário, logo se torna um deles. quem apoia anistia para golpistas é de extrema direita

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Marcelo essa anistia foi aprovada pela própria direita em reconhecimento aos erros do passado, pesquise e verá que Não houve tentativa de quebra de regime ou de democracia/ditadura foram exilados por "precaução

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Tipo a anistia que foi aprovada em 1979 que anistiou figuras como Jose Dirceu e Lula ? Estou de acordo.

    3. Rubens Ventura

      Bingo!

  45. Marcos Serra

    Mídia confundiu direita com extrema direita e precisa de autocrítica para superar crise, diz historiador.

    Responda
  46. AILTON SOUZA

    Parte da direita não se confundiu de forma alguma com a extrema direita pois apoiou o bolsonarismo e até o golpe com participação ativa onde nunca tiveram um projeto para o Brasil e o povo brasileiro e a única coisa que apresentaram foi a disseminação de ódio, calúnia, difamação, golpe de estado e fak news que resultou muita gente presa.

    Responda
  47. Mauro Sergio Correia

    Esse Odilon é Esquerdista de carteirinha.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      E você é estúpido e ignorante de carteirinha.

    2. JOSE RADA NETO

      Mauro: seu comentário ilustra perfeitamente a ausência de pensamento. A extrema direita se esbalda com isso..

    3. Maria Lúcia Bergami

      Por dedução é inteligente, visionário - a frente do seu tempo- esclarecido, até pq o passado constrõe o futuro. Usar a profissão, a missão, a pesquisa e ciência para estabelecer tendência política é tentar acertar o alvo com cano torto. Odilon é professor e para isso aprofundou estudos. Leu a história que a extrema-direita construiu e que a direita cooptou. Bem básico esse entendimento.

    4. ANDRE FONSECA

      Discuta as ideias do entrevistado, não corra para o fojo da simples etiquetagem... comunista, esquerdista etc., senhor Mauro. Ao agir argumentativamente assim o senhor mobiliza uma gramática no mínimo vicinal a da extrema direita, objeto de crítica da própria entrevista.

    5. Raymundo Itareru

      e Jesus é comunista

    6. marilza abrahão

      E você, também de direita, de carteirinha…

  48. Rubens Ventura

    Agora ficará mais difícil tirar esse ranço do bolsonarismo

    Responda
    1. Marcelo Silva Ferreira

      Tirar ? Impossível, não sobraria nada. A essência do bolsonarista é ser o núcleo da ultradireita no país.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.