Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Zelis Pereira Furlan

    Pior presidente de todos os tempos.

    Responda
  2. Zelis Pereira Furlan

    A mentira do Pochmann engana trouxa.

    Responda
  3. Gil Carlos Dias

    A FSP quer dizer é: o melhor candidato a Presidência da República.

    Responda
  4. Pedro Medeiros

    O maior Iva do mundo para pagar isto e privilégios dos 3 poderes ? Com mão de obra desqualificada e semianalfabeta ? Ninguém quer mais trabalhar, logo logo a fonte seca.

    Responda
  5. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    A Folha pensa errado novamente. Parte da premissa do combate a desigualdade para falar em focalização. Saudades do PSDB. Que tal focar em universalização.

    Responda
  6. Filipe Possa

    Os dados estão meio destorcidos, né? Se não considerar o aumento no número de apostendados, dizer que aumentou não significa nada. Assim como o dado de seguro desemprego q é obvio q ia aumentar, aumentou o número de pessoas empregadas, as pessoas ainda perdem e ganham empregos na base da piramide. Sem contar que não tá descontado o valor da inflação e mesmo do crescimento do salário mínimo. A Folha deveria lutar para expandir o gasto social, isso mantém o brasil em rumo certo.

    Responda
  7. ILSON ALVES RAMOS

    O que a Folha Pagbank pensa é tão importante quanto a vista enterrada de meu gato.

    Responda
  8. ALDO DE ALCANTARA MACHADO

    Poderia ter falado das benesses do legislativo,do judiciário e dos militares. Mas parece que o problema para a FS são só os benefícios sociais voltados aos pobres

    Responda
    1. vitor da Silva

      E os beneficiados pelos juros altos sobre a dívida pública? O governo paga aos bancos e rentistas, juros de valor equivalente aos benefícios que aposentados e trabalhadores recebem da Previdência

  9. Ivo Ferreira

    No governo do Bozo, o gado amarelo era contratado para mandar mensagens defendendo todas as atitudes do desequilibrado governante. Agora é a mesma política. Só que os contratados usam vermelho.

    Responda
  10. neli faria

    Desemprego em queda? E os Cicloboy? Motoboy? Péboy? Será que estão nesses empregos por que não querem? Pagamento de aposentadoria: quem recebe, contribuiu, e muito , para a Previdência. A Folha tem que criticar, mas, isso ninguém da Mídia faz, são os Gastos dos ,des,Governos Federal, Estadual e Municipal, em propagandas para iludir os incautos e lorpas. Esse sim é um dinheiro aplicado em benefício apenas dos Oportunistas.E a mídia silencia porque não sabe viver sem verbas públicas.

    Responda
  11. MARCIO Gionco

    É mais fácil um porco voar de costas do que o Lula ter responsabilidade fiscal. Isso tudo gera inflação que pega os mais pobres. E a petezada aplaudindo.

    Responda
  12. Raymundo de Lima Lima

    Há quem acha q bom mesmo édesemprego subir a 5,2. Superavit dBrasil baixar. Ótimo ver o Brasil continuar no mapa dfome/FAO. E o investimento dcapital estrangeiro no Br? Inflação boa mesmo era na ditadura militar, sempre subia, e a classe mérdia e rica ganhava muiiito com tal subida. Ruim um governo q instiga abrir processo para roubos no INSS,q começou no governo Temer ou Bolsonaro. Faz mal termos ministroSTF com 'cojones' p mandar investigar/julgar/condenar golpistas,exigir extradição dfujões.

    Responda
  13. Valter Luiz Peluque

    Mais um editorial de sempre: cortes sociais, arrocho nos salários... a velha ladainha da imprensa mainstrean.

    Responda
  14. CARLOS OLIVEIRA

    Bolsa banqueiro, deve! Bolsa agro, pode! Bolsa pobre, nunca! Bolsa desenvolvimento social, jamais! E daqui a uns meses veremos a FSP fazer campanha pro FB com o papo de que é moderado e necessário pra manter as contas em dia (as contas deles).

    Responda
  15. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Por acaso a FSP está propondo deixar de cuidar, redundantemente, dos mais vulneráveis? Qual seria o motivo de desvincular a abordagem do problema, daquelas despesas públicas que cuidam, redundantemente, dos mais abastados? Renúncia fiscal, o pagamento perverso do serviço da dívida pública que só beneficia banqueiros e especuladores? O roubo concretizado por meio de um spreading bancário como não há outro no planeta? Mas, não. O problema é investir nis pobres. Entendi.

    Responda
  16. Osvaldo Martins dos Santos

    Folha é porta voz do mercado, isso sem o mínimo pudor. Ignora de forma descarada os problemas sociais do país. A folha pensa o estado, como se fosse o clubes dos ricos e milionários.

    Responda
  17. José Carlos O Costa

    Que editorial mais enviesado. O que a Folha acha das despesas fiscais, das quais é uma beneficiária? Menos estado para o povo, mais subsídio, isenção fiscal para as elites.

    Responda
  18. Zelis Pereira Furlan

    Piada pronta

    Responda
  19. Darci de Oliveira

    Pelo jeito a Folha produz um editorial que no fundo defende a extinção do auxilio desemprego, uma conquista histórica da sociedade brasileira em prol dos trabalhadores, mas que contraria os interesses da Faria Lima. É isso Folha ?

    Responda
  20. Thais Maria Vinci de Mendonça Chaves

    Ah, com que então houve "expressiva alta de r

    Responda
  21. José Eduardo Campos

    A culpa é sempre do pobre.....

    Responda
  22. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Uma duvida: porque o jornal não discorre sobre o vídeo de Tarcísio, a Biruta? Tão patético. Mente sempre.

    Responda
  23. jarbas cabral

    Não é verdade que a pessoa pode receber na informalidade e ter o seguro desemprego. Se ela receber no Uber o seguro é cortado.

    Responda
  24. PAULO ROBERTO HASSE

    Está claro que o país será velho e pobre no futuro, resultado das políticas eleitoreiras da esquerda, o L lero-lero só pensa em reeleição.

    Responda
  25. RONALDO DE SOUSA BRITO JUNIOR

    Sobre o impacto dos altos juros na dívida pública, Folha não fala nada

    Responda
  26. Ettore Fellini

    1-Falacias e + falacias Folha. Economias avançadas gastam menos com beneficios Obvio Carece explicar Países emergentes gastam menos q o Br Claro pq Ñ avançaram em beneficios como o Br .Ñ servem como comparação Os beneficios no Br existem como contrapartida a uma classe dominante neoescravagista q paga salario insuf( 90% ganham ate 3500 reais)e fazem alta rotatividade de trabalahdores Por isto o desemprego cai mas o seguro Não.

    Responda
  27. Ricardo Lobo

    A taxa de desemprego bate recordes históricos no Brasil e o jornal "pensa" em desqualificar o governo. Vã tentativa, os canais de informação são bem mais amplos que o espectro da Folha de São Paulo. Não pensaram, dão as costas para as pesquisas para a eleição do ano que vem. Temos economia crescendo, PIB em alta, aumento nos indicadores de desenvolvimento humano, dólar e bolsa batendo recordes, isenção do IR nos salários até cinco mil reais, um salário a mais na renda do trabalhador.

    Responda
  28. Ricardo Lobo

    A taxa de desemprego bate recordes históricos no Brasil e o jornal "pensa" em desqualificar o governo. Vã tentativa, os canais de informação são bem mais amplos que o espectro da Folha de São Paulo. Não pensaram, dão as costas para as pesquisas para a eleição do ano que vem. Temos economia crescendo, PIB em alta, aumento nos indicadores de desenvolvimento humano, dólar e, bolsas batendo recordes, isenção do IR nos salários até cinco mil reais, um salário a mais na renda do trabalhador.

    Responda
  29. Ettore Fellini

    10 Hoje a FSP escancarou sua opção,è por tarcisio ou semelhante, è por ter um militarista q vai tratar pobres com policia ,cortar benefícios socias e privatizar o q restou de patrimônio Br A eleição do Lula nunca foi tão urgente tão necessária As direitas contam com um cartel poderoso de midias a seu favor,com máfias de políticos corruptos q compram votos de pobres com brindes e $$ ,e contam com empresários e corporações q pressionam seus empregados a votar na direita É contra isto q lutamos

    Responda
  30. Ettore Fellini

    9 O Brasil é campeão mundial!Não,Ñ em futebol como era no tempo q os milicos e as elites aproveitavam das Copas do mundo,para desviar as atenção das enormes desigualdades,fome e pobreza do Br.É campeão sim:5 em desigualdade ,7 mais violento do Mundo,o maior spread bancario do mundo 40 %,Um dos países com maior indice d suicidio ,Taxa d religiosos 91% uma das maiores do mundo,Alta taxa d violência contra mulheres,Alta taxa de morte d mulheres por proibição de aborto, Alta taxa moradores de rua

    Responda
  31. Armando MOURA

    quer dizer que o estagiário defende que não deve ter redutância, nao precisa ter duas refeições por dia, apenas uma. Se quiser comer duas vezes e náo tiver como fazer uma renda sem ter que trabalhar seis dias por semanas, quarenta e oito horas por dia, mas seis horas no transporte, que vá roubar ou assaltar. Será que náo é melhor aumentar a arrecadaçao com impostos sobre dividentos? Reduzir gastos com emendas de la droes?

    Responda
    1. Armando MOURA

      dividendos

  32. Luiz Sergio

    "Outro fator a inflar os gastos é a política do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de conceder reajustes acima da inflação para o salário mínimo, ao qual estão vinculados benefícios trabalhistas, previdenciários e assistenciais.". O pensamento desse Jornal: aos do dinheiro tudo, aos pobres nada.

    Responda
  33. Mario Donizete Pelissaro

    Esse governo Lula dá um show com todos os indicadores batendo record. A exuberancia dos numeros que vão da queda do desemprego ao PIB que cresce acima do previsto, são motivos de satisfacao, orgulho e otimismo. As pesquisas recentes mostram que a sensacao de que o Brasil vai melhorar ainda mais em 2026 é de 70%. Mas, por falta de argumento, a FSP agora comeca uma nova ladainha...

    Responda
  34. Nerisvaldo José Santos

    Conclusão: governo está no caminho certo. Precisa corrigir alguns desvios de rota.

    Responda
  35. Thiago Santos Costa

    Folha, sua matéria deveria ser levada para ouvidoria, induzir o leitor a acreditar que o seguro desemprego cresce pq querem ganhar uma segunda renda, é no mínimo leviano "Você perde o Seguro-Desemprego por renda se conseguir qualquer fonte de renda suficiente para sua subsistência, como novo emprego (formal ou informal), atividade como autônomo/MEI (acima de um salário-mínimo), ou outro benefício previdenciário incompatível (exceto pensão por morte/auxílio-acidente)"

    Responda
  36. Ettore Fellini

    8 pq assino a Folha ? è um espaço barato para expor minhas analises e incomode a quem incomodar ( tem muito xingamento de fascistas Se incomodo eles estou certo )Agrade a quem agradar ,faço disto um trabalho de desmistificação , desconstrução das falácias das mídias vassalas do grande kapital

    Responda
  37. Ettore Fellini

    7 A Folha é um jornal feito por classes medias para classes medias A Folha sabe q classe media raciocina com o umbigo são egocentrados e ela explora isto Ela sabe q nas classes medias o perfil politico ,na maioria, é direita ,extrem direita e socias democratas (os rosas) Então ela junta seus interesses de grande midia e empresa financeira e foca suas criticas analises, ganhando leitores , assinantes e patrocinadores ,em defesa do grande Kapital

    Responda
  38. Ettore Fellini

    5 O lucro dos grandes bancos em 2024 foi record 108 bi Em 2025 tbm terão record de lucros Como conseguem isto ?Adoecendo trabalhadores ,pagando salarios insuficientes , forçando horas extras,controlam o sist financeiro e forçam alta de juros Tem taxa de spread mais alta do mundo( 40%) e isto não é problema para a Folha Agora benefícios socias são !!Entende se isto pq a Folha- pagbank tem interesses e lucros com o spread e juros altos

    Responda
  39. Ettore Fellini

    4 Um dos papeis da mídias vassalas do Kapital é fazer este jogo de desviar a atenção das causas e focar criticas no governo .O q escondem são os verdadeiros responsáveis por esta calamidade de desigualdade chamada Brasil Nunca culpam empresários ,corporaçoes e desviam suas critica para o governo Os governos do Br (pelo menos o LULa ) tentam amenizar esta situação de péssimas condições salarias e de trabalho q alimentam as desigualdades cujos responsáveis são as classes dominantes

    Responda
  40. José Morato

    Aposentadorias acima do teto já foram resolvidas na reforma. Quando falecerem os últimos, não existirá mais. Só existe pra militar, que a Folha não critica. E o mais legal é a fala - país é muito desigual, as políticas sociais têm que cuidar dos pobres, só não podemos, claro, é dar dinheiro para os pobres. Talquei.

    Responda
  41. Ettore Fellini

    3 o $ dos beneficios socias circulam na economia ,compram roupas,comida e voltam sob forma de impostos Bem diferente são os gastos em subsidios , em emendas parlamentares ,em proteçao de setores do mercado Estes $$ empresas acabam fazendo caixa 2 ,desviam para paraisos fiscais e espoliam o país Mas A Folha tem muita preocupaçao com os pobres deste país Ela se preocupa muito com os gastos q eles dão para o governo Diferente seria se preocupassem com as causas de tanta pobreza

    Responda
  42. Ettore Fellini

    2 Além da alta rotatividade de trabalhadores as classes dominantes usam o INSS para colocar trabalhadores em modo espera, ou para afastar trab q acham "indesejados" , sem q eles tenham q desembolsar Como sei disto ? Para saber coisas sobre o BR ,Folha de SP , não basta fontes e estatísticas é preciso conhecer de perto o sofrimento desta desigualdade , q o editorial mesmo admite, absurda neste país .

    Responda
  43. maria araujo

    FSP, inexplicavelmente, a des peito do crescimento do PIB, da inflação dentro da meta, das baixas taxas do desemprego, do funcionamento exemplar da PF, das mostras incríveis de acerto do BC, provenientes de sua acertada independência, da paz social, já que previram até civil wear se Bozo fosse pre so, com tudo isso, a FSP insiste em ter pâ nico do Lula four.

    Responda
  44. Antônio Augusto Soares

    Depois de anos, FSP nada menciona do ex e seus descendentes. É inédito, sensacional, porém fiquei sem espaço específico para comentar. Então usei o editorial, que nada têm a ver com o assunto.

    Responda
  45. Ettore Fellini

    Falácias e + falacias Folha Economias avançadas gastam menos com seguro desemprego Obvio Carece explicar Países emergentes gastam menos q o BR. Nem todos avançaram em benefícios socias como o BR .Não servem como base de comparação.Benficio socias, em um pais tão desigual, existem como contrapartida de uma classe dominante neoescravagista q paga salarios insuf (90% do Br ganham ate 3500 reias )e fazem alta rotatividade de trabalhadores Por isto o desemprego cai mas o seguro Não

    Responda
  46. maria araujo

    A FSP começou ontem a largada para o apoio massivo à direita num ponto bem específico: o combate ao aumento real do salário mínimo. Ontem, chamou um Specialized para falar que o problema do ajuste fiscal seria resolvido se o salário mínimo fosse reajustado abaixo da inflação. Hoje, nessa matéria sem pé nem cabeça, criticaram de novo o SM. Cabeças de ervilhas não pensam que o PIB cresce graças a isso também, mas insistem no egoísmo secular das elites, od eiam pobres.

    Responda
  47. Raymundo Itareru

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  48. fernando Marques

    O Desemprego em massa que virá nos próximos anos deverá pedir muito mais subsidios do governo. As IAs acabarão com 80% das vagas de emprego, quem diz isto é o Elon Musk e a sua fábrica de carros, Tesla, demitirá milhares neste 2026. Até 2030, milhões serão descartáveis e o Governo é que terá que sustentá-los com uma RBU. Temos que dar ao Governo mais margem para gastar e discutir isto urgentemente. Os milhões investidos nas IAs são para substituir o trabalho humano, este é nosso futuro.

    Responda
  49. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    O país do espertos. O exemplo vem de cima. Quem pode logo se arroga uma vantagem com nome pomposo. Trabalha com a família ao redor recebendo benefícios indiretos. Quando o pobre deixa emprego formal pra receber seu subsídio eleitoreiro imita os bacanas. Aqui o individualismo e extrativismo social são o exemplo viral do alto da cadeia. É sem esperança nesse século.

    Responda
  50. Marcilio Ramos Neto

    Investir na população gera mais retorno ao Brasil do que investir nos setores "que mais empregam", simplesmente porque os trabalhadores, assalariados, os desempregados e os assistidos por programas sociais, gastam seu rico dinheirinho aqui mesmo e fazem girar a roda da economia. Por outro lado, os setores quemais empregam", não contratam, desviam o incentivo do governo com lucros e dividendos e fazem a cabeça da mídia hereditária que repete o mantra que o problema do país são os pobres.

    Responda