Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Adriana Flores

    Só de falar em sequestro de Maduro e ainda misturar o assunto com outra narrativa, a do genocídio em Gaza, já dá pra ver o quanto o Dr vive numa bolha esquerdista, míope e indiferente ao desespero do povo venezuelano. Suas letras são mortas, sua opinião não vale nada para quem mais importa - os venezuelanos.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "E não apostaria nada que a recompensa chinesa será bem, digamos, Taiwan..." Por mais que a Venezuela tenha a segunda maior reserva de petróleo do mundo, ele ainda pode ser comprado de outros países. O que Taiwan faz, somente a China agora também consegue fazer com eficiência: chips. Barato vai sair cara para os Yankees, e para todo o resto do mundo. Groenlândia é a próxima ao que tudo indica.

    Responda
  3. Jose Pessoa da Silva

    Desde o tempo do Chaves que confiscou as petroleira americana que eles estão no veneno agora juntou a fome com a vontade de comer pimba vamos pegar o Maduro e dar um recado China fiquem fora da AL ......E agora agro vai perder o principal parceiro.

    Responda
  4. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Uma combinação de perplexidade e pânico. É o que me domina neste momento. Passamos mais de meio século acreditando que os valores que embalaram as relações mundiais depois da segunda Guerra eram sólidas. Trump como um perdigueiro, com um faro apurado para tudo que há de pior, num piscar de olhos transformou tudo em pó. Só espero que ao fim do seu mandato reste alguma coisa do mundo que conhecemos para preservar no futuro... por enquanto, não há luz no fim do túnel.

    Responda
  5. Roberto Moreira da Silva

    Já que dizem que a política vai mudar , após a retirado do criminoso Maduro do poder, que sujava a imagem da América Latina, podíamos aproveitar e regularizar o poder no Brasil , onde onAcre elege com 10 votos o Sarney, e em São Paulo um deputado ou senador precisa de milhares de votos, ou seja, o cabresto dos” painho” Sarney a Lula comandam nossa democracia de capitanias , uma monarquia às avessas sem compromisso com o povo , onde o povo serve aos governos e muitos “ gostiam muicho “

    Responda
  6. Anete Araujo Guedes

    O recado está dado. Andem na linha traçada pelos EUA. Sabemos da existência de espionagens, escutas e traições. Descontentes, instalaram as ditaduras na AL. Presidente e lideranças foram afastados, presos, exilados ou mortos. A lava jato destruiu empresas, economia, expertise e economia. Almirante Othon foi condenado pelo desenvolvimento de uma tecnologia para enriquecimento de urânio, que permitiria que o país se tornasse independente por dominar toda a cadeia produtiva da energia nuclear.

    Responda
  7. Jaques James Calderaro

    A análise mais lúcida que li até agora. O Brasil sem armas nucleares não é nada. E desenvolvê-las agora ficou impossível. Restou ao resto do mundo não detentor de armas nucleares se unir. Assim, talvez, possamos mitigar os males aos quais ficamos totalmente vulneráveis.

    Responda
  8. Daisy Santos

    Trump ultrapassa a 'linha do inaceitável' em diferentes esferas de interesse geopolítico, para além de ignorar o que estabelece a ONU, o multilateralismo, avança pela força no campo da exploração do petróleo, razão do seu interesse, o que afronta também a agenda construída na COP 30 em relação ao abandono gradual dos combustíveis fósseis. O núcleo desse conflitos é o petróleo.

    Responda
  9. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Trump Epstein p pirata do Caribe, é aquele aluno que na escola usa da força física para mostrar quem.manda. lixo humano

    Responda
  10. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Trump Epstein p pirata do Caribe, é aquele aluno que na escola usa da força física para mostrar quem.manda. lixo humano

    Responda
  11. Anete Araujo Guedes

    Uma política de pura expressão de poder sempre foi exercida contra países periféricos que compõem a América, com exceção de Cuba. Terras mexicanas anexadas, para tornar a América grande para os americanos. Governos depostos, assassinados. Ditaduras impostas, sem os gastos dispendiosos que uma guerra impõe. Uma região condenada ao extrativismo, agropecuária e subdesenvolvimento. Foi para garantir esse status que a lava jato agiu, destruindo empresas nacionais de engenharia, economia e tecnologia.

    Responda
  12. Fabiana Menezes

    Parabéns pelo texto, Lucas. Mais do que nunca novas parcerias são vitais, os sinais e os fatos gritam por si. Depois de hoje, não duvido de mais nada. Nem de desafetos incumbentes que ao invés de sequestradas, faleçam, de repente. O vale tudo se consolidou.

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      Viche, Fabiana, você tem toda razão. Depois dessa anexação da Venezuela deixar de trazer pelo menos uma retórica contundente por parte das nações que importam no tabuleiro diplomático (União Europeia, China e Rússia), ficamos realmente à deriva, ao sabor dos humores de déspotas nada esclarecidos, especialmente Trump, Netanyahu, Miley e similares. Quem pensava que 2025 havia acabado terá de repensar ao vê-lo entranhado no ano que mal começou.

  13. Joao Pinheiro

    Há muito que os EUA se chamam de América, como se o país deles fosse tudo que se chama América, seja do norte, do sul ou central. Essa é a América que interessa ao Trump. Essa é a América que ele quer abarcar. Ele não traria a força militar que trouxe apenas para raptar Maduro e sua esposa. Quem ainda não se preocupou, já pode começar.

    Responda
  14. Darci de Oliveira

    A América Latina jamais deixou de ser um mero um quintal do imperialismo americano. Às vezes mais, às vezes menos. Agora sob o regime fascista de Trump, está sendo mais quintal do que nunca. Mas tem latino americanos que adoram isso. Inclusive presidentes de repúblicas, como o Milei da Argentina, por exemplo. Daí que quando os americanos nos chamam de "cucarachas " não podemos nem reclamar ...

    Responda
  15. Ettore Fellini

    Bem vindos a Barbarie O kapilalismo quebrou todas as barreiras Agora é vale tudo!! Se vc tem armas, poder ,pode tudoo .Pode assaltar , roubar , sequestrar Traficar DESDE Q tenha armas poder , influencia e as MÍdias vassalas ao seu lado. Os q não tem q se cuidem Se as midias do kapital estão do seu lado , fazendo propaganda com cara de verdade , com mascara de democraticas ,quem está contra? Tudo posso naquele q me abastece de armas. Bem vindos a BARBÁRIE

    Responda
  16. Vilarino Escobar da Costa

    Para Trump nunca foi sobre democracia , mas sim sobre business ! Em Gaza será um resort , na Ucrânia, as terras raras , e na Venezuela as petrolíferas norte-americanas !

    Responda
  17. Jair Pereira

    Coisa curiosa é que o Governo brasileiro estava preocupado com o Estado de Roraima onde venezuelanos poderia fugir em massa para o Brasil, e a Globo mandou logo Repórter para lá a fim de registrar a imigração em massa, mas a fronteira está vazia, e se duvidar semana que vem começam a voltar e vai gerar crise , e se isso acontecer o Paraná vai sofrer com mão de obra.

    Responda