Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Max Morel

    Assim falou um lulopetista juramentado. Nada a declarar, nada de novo.

    Responda
  2. Manoel Marcilio Sanches

    Incluindo a regra 8: Não discutir com bolsonarista de qualquer tipo. Eles não respeitam nenhuma das 7 anteriores.

    Responda
  3. Marcos Benassi

    Hahahahah, Cersão Hilarião, é nóis. Não há como melhorar um bagúio explícito, honesto e anti-lôko como este. Só tenho a louvar vossa sapiência regrista. Assumo todas, fácil.

    Responda
  4. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Quem ganha 20 ou 30 salários mínimos por mês, realmente essa redução do IR é uma migalha. Já na base da pirâmide é mais dinheiro no bolso ou nas bets ou na igreja para quem paga o dízimo.

    Responda
  5. Paulo Augusto

    Comemorando as migalhas da isenção do IR.

    Responda
  6. José Antônio

    Oitavo: Não reeleger ou eleger mais ou menos uns 367 ´´Somos todos Cunha`` para a Câmara federal, uns 61 ´´Não vou bancar o pato`` para o Senado e nenhum carioca para governador de São Paulo.

    Responda
  7. Padia Lopes

    Não o acompanho tempo o suficiente para entender esse posicionamento liberal progressista defensor de controle das contas públicas. Queria entender como isso funcionaria na prática num país como o nosso.

    Responda
  8. Bruno Moura

    “E autor de PT uma história “…precisamos dizer mais nada, bem autoexplicativo.

    Responda
  9. Antonio Carlos Sá

    Obrigado, Celso!

    Responda
  10. José Cardoso

    "...guerrilha maoísta secreta sendo treinada na casa da Gleisi" Acho que o PT muito recentemente está rompendo com a extrema esquerda. Mas devemos nos lembrar que até um ano atrás o apoio ao Maduro era total: "Temos a certeza de que o Conselho Nacional Eleitoral, que apontou a vitória do presidente Nicolás Maduro, dará tratamento respeitoso para todos os recursos que receba, nos prazos e nos termos previstos na Constituição da República Bolivariana da Venezuela..." Lembram dessa nota do PT?

    Responda
    1. DANIELA Krause

      Pt na pratica nao é esquerda desde a eleição de 2003

    2. Leandro Junqueira Antoniasse

      PT rompendo com a extrema esquerda? Isso desde a fundação do Partido. Tenha bom senso e alguma honestidade, José.

  11. EDUARDO DE CARVALHO

    O que escapa à 99% da população brasileira é que na separação de poderes, cabe ao Judiciário a última palavra a respeito da validade e aplicação da lei (o resto é espuma). Autocontenção representa a percepção do judiciário de que, no caso em análise, o outro poder está tomando uma decisão condizente com a constituição. Não há de se falar em autocontenção quando o outro poder viola o espírito ou a norma/princípio constitucional. Quem determina o que é ou não é violação é o Judiciário.

    Responda
  12. Bruno Moura

    Você é pago para escrever isso?

    Responda
    1. Bruno Moura

      Temos um advogado aqui.

    2. EDUARDO DE CARVALHO

      Este é o seu "contra argumento"? (argumento ad hominem) Você também a pago para escrever isso?

  13. Anete Araujo Guedes

    A invasão na Venezuela veio escancarar como Trump agirá nas próximas eleições. Com auxílio dos sabujos, que se ajoelham aos seus pés, prometendo entregar tudo, para que os eua não percam sua soberania e poder de decisão perante o mundo, a troco de que eles sejam eleitos e permaneçam no poder. Assim seguiremos em paz, sendo o que sempre fomos, uma mera colônia subdesenvolvida e prestimosa. América Great Again!

    Responda
    1. Max Morel

      A Venezuela com Maduro e bolivarianos ia bem? era uma democracia? não havia presos políticos? não houve assassinat e estupr? não houve eleição fraudada? o povo venezuelano conseguia combater o Maduro e seus asseclas? Você acha que a Venezuela era uma democracia? Você acha que os presos políticos que não foram mortos estavam errados em tentar lutar contra o regime sangui nário? Veja se consegue pensar um pouco melhor. Trump é legal? claro que não, mas a coisa não podia ficar do jeito que estav

  14. Nerisvaldo José Santos

    A receita inescapável do bolo ideal.

    Responda
  15. NACIB HETTI

    Papo furado. A próxima eleição será igual aquela que passou; vale a grana das emendas. Somente 20% dos eleitores sabem em quem votaram para o Congresso; o resto foi pelo cabresto.

    Responda
    1. Anete Araujo Guedes

      Uma sabedoria invejável!

  16. CLAUDIA ROVERI

    Perfeito! Vou guardar e usar de guia contra politicamente obtusos e candidatos canastrões.

    Responda
  17. Milton Fagundes

    Genial, Celso Rocha de Bala. Vou tentar impor estas regras aos meus amigos(as).

    Responda
  18. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Excelente! A nelhor foi a "guerrilha maoista treinada secretamente na casa da Gleize." Afinal Tudo que não é bolsonarismo ganha o rótulo extrema-esquerda, coisa que nunca teve grande projeção em nosso país. Radicalismo verde-amarelo só na direita, dos integralistas ao Bolsonarismo em linha reta.

    Responda
  19. Jesus Silvestre

    A democracia é mesmo um regime maravilhoso. Permite q grande parte da direita submissa ao clã bolsonazista use seu nome para tentar impor a ditadura

    Responda
  20. Humberto Giovine

    Fantástico texto Celso. Primoroso, objetivo, direto, claro, e com endereços certos. Começou muito bem 2026!

    Responda
  21. Maurício Guimarães

    Disso tudo. Bem detalhadinho pra quem quiser entender.

    Responda
  22. DELMAR PHILIPPSEN

    Você só tem credibilidade entre a patota do pt, psol, pcdob e o bando dos parasitas do Estado. E quem apoia o ladrão CONDENADO POR UNANIMIDADE EM TODAS AS INSTÂNCIAS, já diz tudo sobre o cartáter da pessoa.

    Responda
    1. DANIELA Krause

      O carater de quem apoiou o bolsonaro em toda e qualquer instancia é revelador.

    2. CLAUDIA ROVERI

      Ele não foi condenado por unanimidade em todas as instâncias. Faltou a última, o STF, que viu erros grosseiros e anulou todos os processos por erros grosseiros. Eu ficaria atenta ao que vem dos porões do passado da 13 Vara de Curitiba se fosse você.

  23. Alberto Melis Bianconi

    O mundo não é justo! Mal conseguimos estabelecer algumas regras de convivência, as vezes de vigência precária, mas nos apegamos a regras de um debate civilizado, que é mais acadêmico que real. Quando o mais forte invade o mais fraco sob fogo, quando a representação no parlamento representa mais o crime organizado que qualquer outra coisa, já desfilando candidatos a presidente, e pouco se importando com a lógica ou a plausibilidade de suas acusações e argumentos, não estamos apenas nos enganando?

    Responda
  24. José Bernardo

    Excelente! Gostaria de saber que colegas seus na FSP, como Joel e Demétrio, leram a coluna, embora sem qualquer ilusão de que aceitariam ou aprenderiam qualquer coisa: bom senso e, mais ainda, humildade intelectual parecem artigos raríssimos no mercado...

    Responda
    1. Humberto Giovine

      E eu dou uma contribuição: quem dos "moderadores" de comentários, leram este artigo, Bernardo?!

    2. José Bernardo

      Acrescento aos colegas citados os editorialistas do jornal.

  25. Jayme Marques

    Celso, gosto da sua coluna e do podcast no qual você participa. Estou sentindo falta no entanto de qualquer comentário seu sobre o furo de reportagem de Malu Gaspar sobre Alexandre de Moraes e o Banco Central.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Sem querer defender o colunista, creio que esse assunto é um tanto prematuro para ser tratado, precisamos de mais informações e elas virão. Toffoli não poderá manter o sigilo indefinidamente e, se tiver culpa no cartório, não terá força para dobrar os outros atores envolvidos.

  26. Diego Rodrigues

    Boa!

    Responda
  27. Vital Romaneli Penha

    Nada dessas regras valem para as eleições de 2026, o que vale é o dinheiro bilionário do Fundo Partidário da direita a esquerda ,incluindo o centro.

    Responda
  28. Paulo César de Oliveira

    De fracasso o autor entende e até passa recibo: fracassado no plano A, prestou concurso para virar funcionário público trabalhando fora de sua formação. . Quanto a radicalismos, a direita brasileira nunca fez nada tão radical como as sentenças de catorze a dezessete anos para centenas de vândalos de direita que deveriam ter recebido seis meses de serviços comunitários por dano qualificado. O raciocínio sobre identitarismo é um non sequitur.

    Responda
    1. wagner da silva bento

      Trabalhando deveria vir entre aspas.

    2. Luiz Gustavo Amorim

      Já você, meu caro, é um vencedor. Faz do seu precioso tempo a defesa de um sujeito como Jair Bolsonaro, que mal sabe mastigar os alimentos, e ainda consegue em meio aos disparates habituais que alguns incautos o levem a sério. Gênio!

    3. Humberto Giovine

      Paulo. Você inicia seu comentário denegrindo o autor pelas suas qualificações. Pergunto: cite algum integrante desta extrema direita ou direita centrão, que possui condições intelectuais, culturais, e morais, para contestar este texto? E não que ele seja perfeito.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Quer mais radicalismo do que assassinar gente desarmada em nossas favelas? Isso é radicalismo. Os condenados sairão da cadeia bem antes do cumprimento das penas. As famílias dos mortos, (estes ao menos não sofrem) estão condenadas perpetuamente. Ainda quer mais radicalismo?

    5. Alberto Melis Bianconi

      Pior que blá, blá, blá. É viagem na maionese de quem está em pânico com fantasmas que mal entende. Mas mas compra pelo valor de face de uma imprensa chinfrim e golp(autocensura).

    6. Diego Rodrigues

      Bla bla bla

    7. Paulo César de Oliveira

      O ajuste fiscal tem de ser feito porque o aumento da dívida agrava o problema e aumenta o gasto com juros. Judiciário gasta um e meio por cento do Pib, enquanto o da França se vira com um terço disso. Só aí dá para cortar um por cento do PIB. Aposentadorias de militares e funcionários públicos que se aposentam com salário integral. Desvincular repasse para saúde e educação do total arrecadado. O que faltar, CPMF na alíquota necessária para fazer a relação dívida/pib começar a cair.

  29. Rodolpho Oliveira

    Celso nunca decepciona, é sempre bom ler suas colunas! Esse ano será divertido pra quem não leva a política tão a sério... se os tios do zap já se convenceram com o tic tac escrito de 2022, imagina agora com os videos de IA? Kkkkk será uma barbaridade... esperem e veremos!

    Responda