Elio Gaspari > Intervenção americana na Venezuela está mais parecida com desastre do Iraque Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Faltou você dizer por que. Até agora está dando tudo certo, a impressão que dá é que o paÃs estava entrando em colapso e que a invasão foi negociada.
O pais nao estava entrando em colapso. Para os noventa por cento em situacao de pobreza, ele colapsou há onze anos.
O petróleo só vai mudar de dono, o povo venezuelano continuará de fora.
Acho que foi diferente. No Iraque mudou pra pior, mas na Venezuela não mudou nada. Maduro era apenas um fantoche dos milicos e Diosdado Cabello, o sistema continuou.
Ladrão de petróleo
Li a frase e discordo . Nâo prossegui.
Tem nada a ver com Iraque.
IncrÃvel como ainda há cretinos que teimem em defender um ditador sanguinário como Maduro.
Sinto horror e nojo de ditaduras e ditadores. Que Maduro colha os frutos de sua tirania. Na sequência, que Trump também entre na fila dos que têm um encontro marcado com a Justiça.
Os yankees levaram uma tunda nos arrozais do Vietnam e nos desetos do Iraque. Pelo jeito estão a fim de levar outra nas selvas da Venezuela ...
É mesmo? E essa opinião destrambelhada tem base no que?
Vi uma Venezuelana definir a situacao hoje. Ela disse Eu sofria violencia domestica todos os dias. Gritava e ninguem me ajudava. Os vizinhos achavam um absurdo, mas ninguem nunca fez nada. Tinha ate um ex presidiario que dava os parabens pro meu marido no elevador. Um dia, o dono da cobertura entrou, arrancou ele de la e me libertou. Os vizinhos se interessaram e começaram a gritar Cuidado! Ele vai roubar seu televisor! Que roube. E onde estavam vocês ontem, enquanto eu era espancada?
Hoje tambem vi um outro Venezuelano dizendo Ta, mas o por que voces acham que a China, Cuba e a Russia estavam aqui? Pela receita da Arepa?
Ué, e o que isso tem a ver com o Maduro? Coisas como essa acontecem em qualquer lugar do mundo, inclusive no Brasil ou EUA. Que comentário bizarro.
Vamos lá: EUA derrubaram Sadam Hussein e tomou conta do petróleo do paÃs. Como tá o Iraque hoje? EUA, com a OTAN, derrubaram Muammar Gaddafi e começou a briga pelo petróleo no paÃs. Como está a LÃbia hoje? A situação é complexa: o remédio pode ser pior que a doença.
Tanto trabalho para digitar essa bobagem. Credo !
Se as coisas fossem tão simples assim, era muito bom. Quem analisa faz com base na História. O dia seguinte sempre vai ser uma maravilha.
Trump acusou Maduro de narcotraficante pra roubar o petróleo venezuelano, e agora já diz que se a vice não "colaborar " será ainda pior.. vai acusar ela de que?
Tua suposição já virou verdade?
Onde quer que os EUA tenham colocado as patas foi assim. Invadem, matam, destroem o que podem, pegam o que lhes interessa e depois vão embora arrotando vitória (e distribuindo medalhas para os mortos e mutilados de seu paÃs que foram "defender a democracia"), deixando que o paÃs arrasado se vire. São a maior ameaça ao mundo atual, mesmo que a histórica arrogância e infantilidade ridÃcula não lhes permita aceitar isso.
Alex, não se deixe abater por certos comentários. Tem gente que não lê jornais, revistas, livros, sobretudo de história, enfim, a ignorância em estado bruto, mas comparece aqui para tentar desqualificar os outros.
Mentira descarada. Onde vemos tanta destruição é onde há a tal "esquerda" do Foro de SP!
A questão não é defender Maduro ou seu governo mas sim ficar em silêncio enquanto o projeto de imperador Trump executa tudo o que foi planejado com o silêncio do mundo democrático primeiro bombardeia barcos e acusa de transporte de drogas depois acusa Maduro de lÃder do narcotráfico e ninguém contesta e pra finalizar o plano bombardeia e sequestra o presidente de um paÃs tudo muito bem orquestrado e pra finalizar declara vamos administrar o petróleo que é a maior reserva de petróleo do mundo
Romulo, vai dormir pra parar de passar vergonha.. Credo
Então tá tudo certo o Maduro fraudar as eleições? Sério mesmo?
Não importa quem seja maduro ou verde. É roubo. Ladrões.
Se fosse um assassinato, seria aquele tipo de crime que a investigação descobre que não houve arrombamento, que os "seguranças" da vÃtima pareciam conhecer o assassino, pois reação não houve. E que a fuga dos "bandidos" pareceu ser facilitada... Quase uma invasão de dentro para fora! O resto é bravata.
Não foi só no Iraque. SaÃram com ua mão na frente e outra atrás, no Iraque, no Afganistão, no Vietnã.
O autor desconhece que o Maduro é considerado um narcotraficante e será julgado por esse crime. Ele capturado por ser narcotraficante.
É serio mesmo?? Ah, então nada a ver com o petróleo do paÃs, não é? Ufa!!! (kkkkkkk...)
Como é fácil manipular as mentes ingênuas...
Mané, até o Trump dizer isso a bozolandia nunca disse.
Não se sabe se é, mas se trampe falou o que não era passa a ser para justificar seus crimes.
Eis aà uma informação de um agente da CIA e será também o juiz.
Em relação à prisão de Manuel Noriega, pelo menos é assim que a história oficial costuma contar: operação fulminante, ditador algemado, bandeira tremulando vitoriosa e, claro, a palavra que encerra qualquer debate apressado: sucesso. Sucesso para quem, exatamente, quase nunca é a pergunta seguinte. Naquele fim de Guerra Fria, os Estados Unidos precisavam de um enredo limpo: a URSS cambaleava, o Muro de Berlim tinha acabado de cair, e era importante reafirmar que o xerife do Ocidente continuava.
Antigamente , mais precisamente no século XIX , os EUA compraram a Flórida , Califórnia , Novo México etc , não se esquecendo do Alasca que compraram da Rússia , hoje, os EUA para “ saldar” uma dÃvida com a Venezuela , referente ao investimento feito no sec XX em instalações petrolÃferas , busca com “ juros e correção “ o valor que acha devido, só que usa como justificativa a intervenção na Venezuela, de ser o Maduro um narcotraficante , e com isto, usurpa do petróleo e seus recursos naturais.
Governarão a Venezuela enquanto houver riquezas que é do interesse deles. O povo? Alguém acredita no amor ao próximo americano?
Existe risco que isto ocorra no paÃs?
Observem como um STF altivo e o rigor de Ministros como Alexandre de Moraes preservam a democracia. Ao punir golpistas, a Corte evita o caos e garante até ao nosso 'proto-Chaves' a dignidade do devido processo legal na PF. Se a Venezuela tivesse preservado a independência de sua Corte Constitucional, o mundo seria mais seguro. Instituições fortes não apenas corrigem o presente; elas blindam o futuro contra o autoritarismo.
Captura, intervenção, sempre tive tanta admiração pelo Elio Gaspari mas não dá pra passar a mão pra esse tipo de linguagem que legitima a ação americana. Trata-se de um ataque a um paÃs soberano e posterior sequestro do presidente cuja motivação, como sempre foi para os EUA, é se apropriar das riquezas naturais da Venezuela, nada a ver com democracia ou sofrimento do povo.
IncrÃvel como ainda há quem acredite que foi sequestrado por ser narcotraficante. O petróleo não tem importância , não é? De resto, se há tanta preocupação como as drogas, por que não cuidam das fronteiras e dos atuais chefões de Chicago, Los Angeles e outros focos de distribuição e consumo?
Ditador, sr. Augusto, ditador!
Ele foi capturado por ser narcotraficante, e será julgado por isso.
A lmprensa brasileira em peso apoia o gen ocidio paIestlno e é contra a invasão da Venezuela. É muita hlpocrisia. Trump não faz justiça, apenas visa negócios. Como ele quer fazer de Gaza um grande balneário.
Trump prendeu um narcotraficante dos grandes.
Conjecturas Elio, a única coisa certa é que o Maduro já era , o resto só o tempo responderá.
Um assalto a mão armada com fuzis, helicópteros, submarinos, aviões variados, navios de guerra...em seu discurso nem ficou vermelho ao dizer que controlariam (roubariam) o petróleo dos venezuelanos. Bem vindos a nova era da tirania e se esse homem não for parado, a terceira guerra está logo ali.
Guerra essa que provavelmente será travada na Lua, com algumas batalhas em Marte! Cheirou o que, cara-pálida?
Leonardo, quem ganhou foi vc, né? Tremendo Zéruela.
Perdeu mané agora chora..
Essa operação foi combinada. Maduro será perdoado e o governo venezuelano, uma nova ditadura , fará acordo com os EUA.
Não delira. Natal e ano novo já se foram.
Não é uma hipótese tão descabida.
Elio tendo de preencher a coluna, fala bobagem.
Trump está preocupado é com petróleo. Se direitos humanos fosse sua preocupação não teria colaborado por o genocÃdio em Gaza.
Acho que ao descartar seus atuais aliados(Corina e González)para assumir o governo da Venezuela,os EUA,agem com racionalidade e pragmatismo. Hoje, a Venezuela é um grande abacaxi. Jogá-lo no colo de aliados não é uma boa. Por enquanto, é melhor deixar essa bomba relógio no colo de quem a produziu. O paÃs está sucateado e polarizado. Para começar a normalizar-se demorará no mÃnimo 3 anos. O regime ainda continuará no poder, porém, sob a tutela americana, até ser defenestrado de vez.
Pode explicar o porque do pais está sucateado?
Relatos do Mundo Encantado de Nárnia!
E eu esperando um texto com 500 palavras, li uma postagem do X.
O que diria madame Natasha sobre a "captura" de Maduro? Ele foi sequestrado pelos piratas do caribe.
O recado é o seguinte queremos a China fora do nosso quintal tem politicos festejando tem ate um que foi pego com saco de dinheiro que diz que foi a venda de uma coleção de chifre que vendeu.A pergunta é o agro vai perder seu maior comprador.
Que bom que a resistência aos avanços do Trump é liderada por uma mulher. Ele deve tá pê da vida.
Qual foi o critério utilizado pelo colunista para rotular como um sucesso a invasão ao Panamá? Seria o crescimento da capacidade de lavagem de dinheiro a serviço de corruptos ao redor do mundo sob o olhar complacente de Washington? Ou acha que foi pela democracia?
O que tem de colunista mongolóide falando bobagem sobre geopolÃtica é uma grandeza. Que esse tipo medÃocre seja tido como um grande jornalista diz muito sobre a nossa miséria intelectual
Este comentário diz muito sobre a miséria intelectual de parte dos leitores da Folha!
Os EUA, a "maior democracia do mundo" nunca se incomodou com ditadores ou monarcas é claro desde que sejam seus aliados. E quando democracias lhes incomodam como nos anos 60 na América do Sul eles organizam e incentivam ditaduras militares como aconteceu no Brasil,Chile,Uruguai,Argentina e no Paraguai. Como também esquecem que nos anos 60 a cocaÃna era modismo nos EUA, o que querem na Venezuela é só o petróleo a droga foi só a desculpa.
A esse respeito, recomendo um vÃdeo do economista José Kobori sobre a situação da Venezuela e da atuação dos EUA. Trump perdoou polÃticos latinos condenados por narcotráfico e blindou outros com ligação com traficantes para depois usar essa desculpa esfarrapada de "narcoterrorismo" do Maduro. Fora os terroristas fomentados pelos EUA e suas ligações com ditaduras amigas, a exemplo da Arábia Saudita. Tem que ter estrume no lugar de massa cinzenta para acreditar nesse conto da carochinha.
Bem lembrado João. A Arábia Saudita é a maior ditadura do Oriente Médio e uma das maiores do mundo, no entanto é aliada dos EUA, que, diga-se de passagem, nunca criticaram o regime e seus governantes.
Que texto mais raso! Isto que você afirma merece uma dissertação.
A operação em si foi um sucesso até maior que a captura do Noriega. Um show de eficiência. Mas a queda do Maduro não significa automaticamente o desmonte do regime bolivariano. É diferente do Assad, cujo domÃnio familiar por décadas era sinônimo da ditadura sÃria. Pode ter sido um brilhantismo tático sem ser um ganho estratégico.
Seu comentário é melhor do que a coluna. O Elio parece estar palpitando fora do domÃnio dele.
Só os esquerdistas brasileiros estão contra a queda do ditador maduro, o povo venezuelano sai as ruas brindando a democracia trazida pelas mãos do estadista trump
Todos os democratas são a favor da queda do Maduro Como também todos os democratas são contra a invasão de qualquer estado soberano,isto não é atitude de estadista mas sim de criminoso usurpador atrás do petróleo venezuelano. Trump não é estadista e muito menos democrata ou já esqueceram a invasão do Capitólio negando o resultado das urnas.
Você ou tem a visão enviesada ou é cego de uma vista. Todos os comentários e crÃticas, inclusive dos jornalistas, relaciona-se com a ação dos EUA na Venezuela, e não a queda do maduro em si.
Só os direitistas brasileiros não compreenderam que não importa Maduro e sim a forma pela qual o ditador Trump resolveu roubar petróleo da Venezuela, o que nada tem a ver com democracia. Just business, eleitor de bolso!
O senhor defende o roubo de um paÃs pelo outro, então, quando for assaltado, não venha aqui reclamar, pois terá sido bem feito, mané golpista.
Você que é o intindido explica aà porque o istadista nada faz na Coreia do Norte.
No Iraque form as tais de armas quÃmicas, nunca encontradas. Na Venezuela o narcotráfico, não comprovado até agora.
Quem será o proximo? Colombia, Groenlandia, Canadá ou Brasil?
Colômbia, Brasil, Canadá e Groelândia, nesta ordem...! Obrigado pela dica, Pelissaro.
Groenlândia é um "sitting suco", alvo facÃlimo, mas se Trump não teme uma briga generalizada com a Europa, o resto do governo sim.
"Ou Brasil" não, caro Mario - e o Brasil... Argentina que já é deles porque se deu de graça.
Boa pergunta. Eu apstaria em nenhum outro paÃs, Cuba e Colombia, nesta ordem. Quase o mundo todo está criticando, há criticas internas nos EUA, o recado já foi dado, agora precisa (tentar) administrar a Venezuela, enfim, há uma chance razoável de parar por aÃ, pelo menos por um bom tempo
Exatamente, Elio. Quando li a notÃcia ontem só me vinha à cabeça este nome: Saddam Hussein. Já vimos esse filme.
Talvez agora fique claro o que é o Imperialismo, palavra desacreditada pela direita e extrema direita! Nesta última intervenção e sequestro, é uma combinação de colonialismo com imperialismo. Irão surrupiar as riquezas da Venezuela. O estilo do imperador narcisista do norte é de transformar genocÃdio e pilhagem em resort, claro, para os ultra bilionários!
O Iraque não foi um desastre e caso venezuelano tem nada ver com Iraque. Sabe nada inocente!
Veja a situação do Iraque após a intervenção americana: Desgovernado, guerras internas, povo na miséria. Isto não é um desastre? E a relação de semelhança com a Venezuela deve-se a forma como os EUA atuaram e aos motivos que levaram a esta ação. Creio que quem "sabe nada" é você. Procure ler livros ( e não redes sociais) para aprender um pouco mais.
É só observar no modus operandi. Sabe nada, inocente!
Milhões de civis iraquianos mortos e uma guerra cÃvil que até hoje não se resolveu - mané golpista.
Por suas palavras percebe-se que é um grande conhecedor de geopolÃtica, com as suas fontes vindas dos grupos de whatsapps.
Você queria "lacrar", mas só postou uma grande bobagem. Seguramente é um bolsonazista.
No Iraque ressurgiram as disputas sectárias e étnicas. A propósito, isso vem de há séculos e não são estrangeiros que resolverão. Sabe nada inocente!
O Iraque ainda é um desastre. Realmente não foi, é. A retirada de um ditador enfraquecido por sanções longas seguida do expurgo de elites e empoderamento de tÃteres ineptos, tem TUDO a ver com o que prevê na Venezuela
Maduro está em prisão preventiva! Kkkk
Na verdade o autocrata Maduro foi capturado ilegalmente. O nome disso é sequestro. Mas isso está no projeto de poder da extrema direita.
Por que você não fez matéria contundente quando Maduro não aceitou o resultado das urnas? Esquerdista só aparece para atacar liberdades.
O senhor acha lindo um paÃs roubar o outro, assim, quando for assaltado, não venha aqui reclamar, pois terá sido bem feito.
Sobrenome diz tudo, adora um imperialista.
Liberdade de invadir um paÃs e roubar seu petróleo? Hahaha! Este jornal denunciou de várias formas a fraude. Vc é que gosta de subserviência ao ditador da América do Norte, patriota.
Como vc é pouco inteligente se nao tem de proveitoso prs escrever se contenha.
Cada um com seus problemas, a Venezuela é um paÃs independente, o povo é que tem que resolver ,sapo de fora não chia .
Por que você não fez comentário contundente quando Maduro não aceitou o resultado das urnas? Facista só aparece para atacar liberdades.
Ditadores sanguinarios e corruptos devem ser eliminados.
No Brasil, temos um genocida e corrupto preso.
Um aspirante à isto está preso em BrasÃlia. Será que você simpatiza com ele?
Isso. Inclusive Trump.
Isto Bruno deve valer para um ex tenente que virou capitão qdo foi expulso do exército
Acertou. Creio que você deve estar de acordo também sobre os golpistas daqui!
Será que o ditado "há males que vêm para bem" cabe nessa ilegalidade do grande irmão?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > Intervenção americana na Venezuela está mais parecida com desastre do Iraque Voltar
Comente este texto