Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Batista de Junior

    Trump deu um péssimo exemplo.

    Responda
  2. MARCIO OLIVEIRA

    Sendo apenas realista, cada vez mais me parece que possuir armas nucleares e meios para despacha-las para qualquer lugar do planeta em misseis balísticos, é não apenas desejável como imprescindível pra navegar nessa nova realidade.

    Responda
  3. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Trump parece meio errático,um dia diz uma coisa dia posterior muda o discurso, certeza só uma trocou a Maga pela Mega,tentando anexar a AL em peso ao comando americano.

    Responda
  4. Paulo Augusto

    Colocaram até o chapéu do Clube do Mickey nele.

    Responda
  5. jose prado

    Como está o estado de saúde dis americanos feridos na operação para capturar Maduro?

    Responda
  6. Roberto Solino

    É preciso ter em conta que essa ação na Venezuela foi mais um golpe de marketing (um "stunt", em inglês) do que qualquer coisa. Os EUA querem usar o sequestro de Maduro como propaganda de que a nova Doutrina Monroe já está em vigor que o Corolário Trump é real. Para esse "stunt", ele escolheu o alvo mais fácil: ninguém, em sã consciência, iria defender Maduro.

    Responda
    1. Roberto Solino

      /3 A ideia geral é intimidar (fazer bullying) os outros. Se os outros países ficarem com medo, vão se curvar aos desejos de Trump. Se resistirem, ele se acovarda, como sempre faz. Imagine se os EUA, com a população passando fome, vai querer sustentar uma guerra com a Venezuela, o México, a Colômbia e a Dinamarca, tudo ao mesmo tempo. Isso é impossível. Quantos soldados americanos morreriam? Na primeira dezena o povo iria para as ruas pedir a Congresso para parar Trump.

    2. Roberto Solino

      /2 Além disso, ao fazer acordo com gente dentro do círculo de poder venezuelano, ele facilitou a execução, com mínima letalidade (quase metade dos mortos eram, cubanos). Porém, o impacto midiático faz com que pareça que Trump é um machão, quando todo mundo sabe que ele é frouxo. Se Trump realmente quisesse provar sua doutrina, teria ocupado a Goenlândia, mas ele sabe que ali é mais difícil.

  7. Inês Souza

    Impressionante a distorção imposta pela Folha diariamente. O invasor de nações é "Líder", enquanto o "desobediente" Maduro, ditador. Alô, Ombudsman!! Tá merecendo um puxão de orelha, hein

    Responda
    1. Roberto Solino

      Thadeu, se a Folha reproduz a análise sem fazer ressalvas, a opinião é dela também.

    2. THADEU DE ALMEIDA CASCELLI

      Está análise é do Washington Post.

  8. Marcos Serra

    Vamos parar um pouco para pensar. Trump certo ou não, o fato que o maior responsável por sua prisão foi o próprio populista, egocêntrico, ditador e usurpador Maduro. Durante anos, oprimiu seu povo enriquecendo a elite do governo e levando miséria ao povo. "Tomou" a última eleição. Perseguiu, censurou, prendeu e assassinou opositores. Obteve o apoio de outros (Lule inclusive) ditadores que o estimularam a continuar assim. Alertado pelo Trump para renunciar, respondeu com dancinhas. Pagou para ver

    Responda
    1. Carlos Renato Aguiar

      Só uma pequena correção meu caro Marcos Serra : independente de voce gostar ou não do Lula , não pode dizer que ele é ditador, acho que você deveria ler e saber mais sobre o contexto histórico. Isso porque a imprensa não está censurada , as instituições funcionam normalmente . Abraço!

    2. Rodrigo Flexa

      O senhor acha lindo um país roubar o outro, assim, quando for assaltado, não venha aqui reclamar, porque terá sido bem feito - e em caso de guerra, lembre-se que traidores vão para o fuzilamento, o que será o seu caso.

  9. orlando gomes de freitas

    Avanços democráticos como o Direito Internacional e suas relações foram fortemente atacados pelas ações de Trump, que ignorou suas disposições e artigos, fechando os olhos para organismos internacionais como a ONU, deixando o mundo num grande "Walking dead" zanzando entre ataques cibernéticos, drones,tanques, navios e helicopteros poderosissismos.

    Responda
  10. GABRIEL SILVA

    EUA: a ditadura fascista do nosso tempo. O resto é lorota. Pelo mesmo critério, deveria intervir em uns 50 países. Ou se refundar.

    Responda
  11. Silvio Mendonca

    Eu me pergunto se essas CENTRAIS SINDICAIS, braço do PT, que defendem a tirania do governo Maduro, tem conhecimento do que ocorre na Venezuela e com seu povo e não se importam, ou se realmente são só bucha de canhão do PT.

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      E vc defendendo a tirania Trump. Quem tem mais de dois neurônios já entendeu qual é o jogo. E, no caso, não é democracia mas sim poder e dominação. Ou você também acha que os ianques foram, com azinhas brancas nas costas, libertar os venezuelanos de alguma coisa? Até pra ingenuidade tem limite.

  12. CARLOS SANTOS

    Roubo do petróleo e outros recursos minerais. Lá drão 10 Carado, este é o trump.

    Responda
  13. Armando MOURA

    maduro já estava podre, iria cair sozinho. Por isto foi importante tomar a frente deste processo e fazer acordos com os generais silvérios bolivarianos. impor a vontade política a outro país traz a tona Atila, Julio Cezar, Imperador Meiji, Napoleao, hi tler e Netanyahu. Este é o brutal risco nisto e nunca foi sustentável, as áreas dominadas passam por fortes efervescências sociais e politicas, ou seja violencia desmedida. O que os EUA têm para as reservas? O modelo é el salvador.

    Responda
    1. Armando MOURA

      faltou stalin na lista dos invasores

  14. Murilo Belezia

    As análises selecionadas até agora condenam em uma ou duas frases a invasão mas sempre contêm apoio explícito ou implícito para a ação do godfather King Don . Revelam apoio ao ignorar o destino do povo. e se preocupar com os desdobramentos geopolíticos.

    Responda
  15. Luiz Antonio Sypriano

    Como se fará para derrubar esse "líder" dita dor sá dico do imperialiamo estadunidense?

    Responda
  16. Rodrigo Izquierda

    Se nada sério for feito agora, estará declarado a temporada de aquisições. O fim disso ? Será o pior possível para o mundo infelizmente...

    Responda
  17. jose camargo

    "Se os Estados Unidos afirmam o direito de usar força militar para invadir e capturar líderes estrangeiros acusados de conduta criminosa, o que impede a China de reivindicar a mesma autoridade sobre a liderança de Taiwan? O que impede Vladimir Putin de usar uma justificativa semelhante para sequestrar o presidente da Ucrânia?" Essa comparação idiota só poderia vir da esquerda.

    Responda
    1. Fernando Fleury cecchi

      Qual a diferença robo amargo? ttrumpa é tão ou mais perigoso qto maduros,putins,aiatolas,alerj etc

    2. Ivaldo Brasil Junior

      É a mehor comparação porque os EUA estão agindo da mesma forma que seus "inimigos" Rússia e China. Em breve, teremos algo em Taiwan e em breve a guerra na Ucrânia não acabará. Não interessa mais esquerda e direita, interessa somente o poder (e o dinheiro, no caso de Trump).

  18. Ed Raschella

    Atenção Adoradores do Jair! Estamos com Trump. Os EUA precisa de nós. Vamos fazer PIX para o Exército americano. Será o preço de transformar a Venezuela num paraíso. Deus, Pátria e Quadrilha.

    Responda
    1. José Valter Cipolla Aristides

      Boa!! hahahahah hahahahah

  19. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Torço pra que os custos da recolonização da Venezuela pelos EUA se mostrem caros o bastante pra mexer com o bolso da população americana. Se eles começarem a sentir no próprio bolso, talvez se mobilizem pelo impeachment do tirano laranja. A Venezuela tem 1 milhão de km2 e 33 milhões de habitantes. Dominar esse território e tanta gente não vai sair barato ao contribuinte americano. E o lucro disso tudo serão pra muito poucos. Espero que internamente eles acordem e reajam contra Trump.

    Responda
    1. altair moraes

      Já estão gastando, mantendo uma frota enorme na Venezuela.

    2. jose camargo

      Vc acha mesmo que os EUA vão gastar um dólar furado com a Venezuela?

  20. Marcos Antonio Vasconcelos da Silva

    Espero q muita gente na população dos EUA acorde e veja que esTrumpício está usando as forças armadas e recursos públicos do país pra finalidades privadas, que é entregar o petróleo e outras riquezas do território venezuelano a acionistas ricos das empresas beneficiadas, sendo ele próprio, provavelmente, um desses grandes acionistas. Os custos da recolonização da Veneluela pelos EUA serão públicos, mas os lucros serão privados. Não beneficiarão a todos nos EUA, mas apenas ao imperador e amigos.

    Responda
  21. Ugo Maia Andrade

    Derrubaram Sadam Hussein para terem acesso ao petróleo do Iraque e promoverem mudanças no Oriente médio, mas o que promoveram foi o surgimento do Estado Islâmico, cujas sementes o regime iraquiano combatia. Arrogância, prepotência e ignorância das dinâmicas regionais vêm sempre em primeiro lugar para os yankees.

    Responda