Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Emerson Alves

    esse trump é muito c u z ao, folgaaaa do kkkk, manda o petro tomar cuidado, q f d p... kkkk

    Responda
  2. Paolo Valerio Caporuscio

    Sempre a mesma enquete de assuntos geo-politicos onde abrange conflitos, a posição do brasil é sempre a mesma : zé do muro, frouxo, anão e ignorante em temas mundiais.

    Responda
  3. Rubens Ventura

    Com a covardia que impera no mundo, ao governo brasileiro tem de agir com cautela, não temos forças armadas para intervir, nosso submarino atômico há 20 anos é construído, vivemos ainda nos tempos da conversa, Trump trouxe a agressão, assim fica mais difícil

    Responda
  4. STELLA TAVARES PACCE

    O Brasil precisa de uma reforma do exército que possibilite a proteção da soberania latino-americana e brasileira. Hoje não há tanto o que fazer, visto que uma parcela da força armada brasileira apoiou o golpe de 8/1. A parcela que não apoiou, abandonou o barco justamente por não ter apoio dos EUA. O trabalho deve ser feito cotidiana e continuamente, para que tanto as ideias golpistas quanto as ideias vendidas pelo imperialismo não enraizem em nosso solo.

    Responda
  5. Robson Nogueira

    O Brasil precisa ter coragem de articular um grupo de países para a assinatura de uma queixa na ONU. Tragam os diplomatas de volta e considerem o Estados Unidos ( e querendo unir mais) um país hostil!

    Responda
  6. Décio Estevão Do Nascimento

    Infelizmente não temos mais uma coerência na diplomacia brasileira, tão importante no passado. Hoje vale a cor do agressor ou do agredido. "URSS" agredindo a Ucrânia pode. EUA agredindo Venezuela não pode. Os dois casos deveriam ser criticados pelo Brasil à luz da Carta da ONU. Na realidade, somos insignificantes na diplomacia internacional, não somos protagonistas nem em assuntos da nossa região.

    Responda
    1. José Antonio Sales

      Estive pesquisando e tentando encontrar depoimentos do governo brasileiro defendendo a invasão da Ucrânia pela URSS e não achei nenhum registro. Onde você encontrou essa informação do governo brasileiro apoiando a ocupação da Ucrânia,??

  7. Ramiro Grivot

    O Brasil deve não apenas repudiar a invasão e o sequestro de Maduro, mas se articular com os Brics, o sul global e o povo venezuelano, a resistência diplomâtica, e a resistência não violenta e popular ao inimigo invasor. Viva o bravo povo venezuelano!

    Responda
  8. NACIB HETTI

    O posicionamento do Brasil é aproveitar para vender petróleo para a China.

    Responda
  9. MARIA STELA C MORATO

    O Brasil deve repudir interferência estrangeira em qualquer país.

    Responda
  10. Marcos Araujo

    O Brasil deve repudiar com veemência a invasão de um país soberano sem no entanto defender o ditador Maduro

    Responda
  11. Nelson Vidal Gomes

    O único posicionamento sério e confiável do Brasil, que não irá se confundir com a obsessão de Lula em se reeleger, será o de defender perante o Conserto das Nações, a realização- o quanto antes- de eleições livres e democráticas na Venezuela. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      *"Concerto das Nações". Namastê!

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Em que canal do TikTok passou isso?

  12. Zelis Pereira Furlan

    Teve um post estranho do departamento de guerra a 15 min. Dizendo que estão tentando novamente matar Bolsonaro e se isso acontecer não sobrará nada no Brasil.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Em que canal do TikTok passou isso?

  13. GIOVANE F CARVALHO

    Melhor ficar quieto pra não falar besteira.

    Responda
  14. Mérope Bernacchi

    O Brasil deve se posicionar com clareza contra a intervenção militar dos EUA na Venezuela. Independentemente do caráter autoritário de Nicolás Maduro e das fraudes eleitorais, bombardeio e captura de um chefe de Estado violam o direito internacional. Isso é fato. Repudiar a ação americana não significa defender Maduro. A cautela diplomática exige condenar a intervenção, sem legitimar o regime venezuelano nem aceitar que uma potência estrangeira atue como polícia regional.

    Responda
  15. josé SOARES

    O ditador da Venezuela caiu. Mas quem usa o poderio da força, faz pirataria , mente sobre narcotráfico, entra em outro país e sem qualquer diálogo prévio, sequestra seu presidente , viola as leis internacionais, todas essas violências para possuir o petróleo alheio , o que é senão um perigoso ditador?

    Responda
  16. Anna Amélia Meule

    O que passa na Venezuela não pode ter foco em Maduro, e sim no império do norte atualmente sob o comando de um pedófilo. Portanto, sugiro que as posições favoráveis ou contrárias a Maduro sejam todas deixadas de lado. Caso contrário, o laranjão continua com vantagem. O Brasil deve ter a mesma posiçãod a Colômbia, que é repudir o primeiro bombardeamento de uma capital sul-americana e estar disposto a pegar nas armas para defender a região.

    Responda
  17. Henrique Cruvinel

    Não concordo com as ações dos EUA, pois violaram abertamente leis internacionais, independentemente de quem esteja envolvido. Entendo, porém, que a posição do governo brasileiro deve ser cautelosa para evitar que isso vire uma campanha política e dê espaço para a extrema direita, colocando em risco a popularidade do Lula em pleno ano eleitoral.

    Responda
  18. Manoel Bolonha

    Em que pese o rapto de Maduro, ditador, mentiroso e que fraldou a ultima eleição, não se pode admitir o gesto do imperador dos EUA que deve ter algum distúrbio mental. O Brasil, simplesmente, tem que ser contra.

    Responda
  19. Manoel Bolonha

    Em que pese o rapto de Maduro, ditador, mentiroso e que fraldou a ultima eleição, não se pode admitir o gesto do imperador dos EUA que deve ter algum distúrbio mental. O Brasil, simplesmente, tem que ser contra.

    Responda
  20. Joao Pinheiro

    O menino mais forte do recreio gosta de vociferar e distribuir bordadas nos mais fracos a seu bel prazer. Ninguém mexe com ele por medo de apanhar também. É preciso reconhecer que Trump é esse menino e muito pouco se pode fazer para enfrentá-lo. Por isso, creio que o Brasil deva repudiar os ataques de Trump à soberania dos outros paises, porém sem abrir mão da diplomacia, sob pena de vir a fazer parte da lista de alvos do menino tirano.

    Responda
  21. julio c s barbosa

    penso que se desse atenção ao Brasil seria muito mais positivo. o presidente é muito chegado a ser notícia na imprensa internacional.

    Responda
  22. Sueli das Graças V G Souza

    Deve condenar a ação dos EUA, pois vai contra todas as leis e tratados internacionais, um país não deve desrespeitar a soberania de outro país. Trump não esta preocupado com o povo nem com a democracia da Venezuela, o que ele quer é petróleo e ouro, além de demonstrar poder.

    Responda
  23. TEREZINHA RACHID OZORIO DA FONSECA

    Não se acovardar nunca!. Dizer o que tem que ser dito de maneira incisiva dentro de parâmentros do direito internacional, em defesa da soberania e da união da América Latina e principalmente da América do Sul.

    Responda
  24. José Carlos Silva

    O Presidente Lula é muito sábio e muito bem assessorado. Saberá tomar a decisão correta na defesa da soberania de todos os países envolvidos nessa contenda.

    Responda
  25. Beatriz R Alvares

    Trump comporta-se como um tirano. Ele tem poderio militar e infelizmente pouquíssima oposição no seu país. É extremamente preocupante. Neste momento o governo brasileiro precisa ter muita cautela. Nao bater de frente com Trump e aguardar para ver o que irá ocorrer. O que tinha de dizer e fazer já foi feito.

    Responda
  26. Ramiro Grivot

    Estruturar, com os países do sul global, uma resistência popular e não violenta, de modo que o país se torne economicamente viável e ingovernável pelo invasorsor estrangeiro. O inimigo deve se afogar no mar bravio que incitou.

    Responda
  27. Benedito Claudio Pacifico

    O Brasil não deve ser pronunciar sobre o destino de Maduro , mas deve defender a soberania das nações e o papel da ONU no cenário mundial.

    Responda
  28. Antonio Benedito Alves da Silva

    Ficar neutro e falar pouco para não fustigar o imperador...

    Responda
    1. josé SOARES

      Mas não se dobrar a ele, como não se dobrou no caso das tarifas.

  29. Laudgilson Fernandes

    O Brasil como participante da ONU nunca iria concordar com a intervenção de um páis sobre a soberania de outro. O xerife imperador do mundo se acha no direito de usar sua força e faz dos paises do terceiro mundo o seu quintal. Infelizmente, como por aqui na nação Tupiniquim não falta gente sem nehum valor de brasilidade, se comportam como vira-latas que são e aceitam as botas e as bolas do trump, felizes como portadores de adornos na testa, assim como o genocida agora preso, o é.

    Responda
  30. Dimas Floriani

    Insistir na questão da soberania nacional, tripudiada pelos EUA e apoiados por setores da direita e do conjunto da ultradireita daqui, da Argentina e Chile. Enfatizar sem trégua a importância da democracia e denunciar as manobras do neocolonialismo para se apoderar dos recursos estratégicos dos países, como acontece agora com a Venezuela. O Brasil deve insistir em favor de uma transição democrática na Venezuela, com eleições limpas e auditadas pela Comunidade Internacional.

    Responda
  31. Zelis Pereira Furlan

    Os canhotos têm que ir pra lá. Sem luz,sem comida um verdadeiro inferno.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Zelis, nao seja ingenua, talvez desinformada. A única coisa que Trump deseja da Venezuela é o petróleo. Já descartou a Maria,Corina. Está pouco se lixando para a democracia na Venezuela. Este discursinho sobre Maduro queba extrema direita faz desconsidera a gravidade do que foi feito Nao se trata de Maduro mas de invadir seu país e roubar seu petróleo.

  32. jose luiz de castro

    Canhoteiros sendo Canhoteiros. Essa conversa de que o governo não reconheceu as eleições não cola. Não reconheceu mas nunca condenou o regime do ditador, sendo conivente com a miséria da população vizinha. Os registros da recepção de Rei para o ditador estão aí para provar. Vão enganar outros...

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Seja mais claro. Texto confuso.

  33. Luiz Henrique Moreira

    O Brasil, como maior potência política e econômica da América do Sul, errou ao não adotar um posicionamento inequívoco quando Nicolás Maduro fraudou e usurpou o processo eleitoral, sufocando a vontade popular e excluindo a oposição legítima. O silêncio — ou a ambiguidade diplomática — foi interpretado como conivência.

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Trump nao invadiu a Venezuela por isso. Ele pouco se importa,com democracia. Quer o petróleo venezuelano. É apenas isto.

  34. Giovanni Rea

    Acredito que seja uma excelente oportunidade para que o Brasil mostre sua capacidade de opor ao imperialismo americano. Desejo que o Lule convoque o Foro de São Paulo para formar a mais poderosa armada revolucionária do Mundo e derrote o EUA e mostre ao Mundo quem é o Brasil de verdade ao declarar guerra aos imperialistas.

    Responda
  35. José Antonio Sales

    O governo brasileiro tem que continuar agindo como vem fazendo: o governo Lula não reconheceu até hoje, a vitória do Maduro. O governo Lula não aprovou a entrada da Venezuela no Mercosul, enquanto Maduro não apresentasse as atas das eleições. E agora tem que ser contra esse golpe para derrubar outro golpe.

    Responda
  36. Zelis Pereira Furlan

    Faz igual ao MST foram na frente da embaixada dos EUA e estão sendo processados

    Responda
  37. Raymundo Itareru

    a posição do Brasil deve ser a que está tendo, a diplomacia brasileira está sendo impecável. o Brasil não apoia a violação da soberania, e não somos sabujos dos americanos, tem um grupelho de extrema direita que usa boné MAGA e estendem bandeira americana em comemoração a independência do Brasil, falando isso lá fora ninguém acredita. essa é a extrema direita dos trópicos

    Responda
  38. jose celso righi righi

    O neocolonialismo está aí a todo vapor, as instituições internacionais estão aí só de fachada, prevalece a lei do mais forte. Quem vai segurar a nova geopolítica, uma vez que as potências econômicas e militares já definiram suas áreas de influências, aos pobres mortais resta só espernear.

    Responda
  39. José Augusto Bernabé

    A Mídia esquerdista e seus insanos jornalistas se debruçando totalmente nas notícias da Venezuela vitimizando o Maduro confessam definitivamente que as esquerdas brasileiras e nosso judiciário são tão podres como ele, tudo aqui é manipulado ou fraudado sempre pra favovecer os corruptos que podem pagar caríssimos Escritórios de advocacia. Alguém aí me desmente?

    Responda
    1. Beatriz R Alvares

      Eu desminto você, José. A questão fundamental nao é o Maduro. É os EUA invadirem a Venezuela para roubar seu petróleo. Maduro é apenas uma desculpinha para distrair os desinformados enquanto o petróleo de lá é roubado.

    2. José Antonio Sales

      Já li esse mesmo texto em outro artigo. Você só copia e cola? É um barnabé mesmo.

    3. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Não adianta espernear, la#caio, seu chefe continua na jhaula, teu choro é livre.

  40. noel neves

    A diplomacia brasileira deve saber em primeiro lugar, que tipo de acordo foi tratado entre Delcy e Marco Rubio. A partir daí tomar o seu posicionamento.

    Responda
  41. ricardo caselli moni

    Posicionamento é pete desmentir que recebeu de maduro papel do STF , PF e TCU investigar . Se maduro mandou para Kirchner com certeza mandou para Pete

    Responda
    1. José Antonio Sales

      Parece que você é um daqueles especialistas no papel da sandália na política...

    2. ricardo caselli moni

      Se ficar demonstrado impeachment do cara

  42. Paulo R Justo

    O devido silêncio.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Prima : Posicionamento é pete desmentir que recebeu de maduro papel do STF , PF e TCU investigar . Se maduro mandou para Kirchner com certeza mandou para Pete

  43. Bruno Conte

    O Brasil, como país fronteiriço e diretamente afetado pela crise venezuelana, não pode se esconder em abstrações diplomáticas. Temos informações e experiência concreta que podem contribuir para um julgamento justo de Nicolás Maduro. Uma democracia não pode relativizar regimes autoritários em nome da soberania. O posicionamento responsável é claro: repudiar ditaduras, evitar escaladas militares e apoiar ativamente uma transição democrática, pacífica e soberana na Venezuela.

    Responda
    1. Antonio Valdir Reis

      Perfeito Bruno. A posição brasileira me parece boa até então, exceto por não ter se posicionando a favor da retomada democrática.

  44. Lorenzo Lopes

    Como o maior país na América do Sul, tanto em termos de extensão quanto financeiro, deveríamos sentir vergonha de não possuímos or meios de defender os nossos vizinhos e a nós mesmos. Tanto de forças estrangeiras quanto de ditadores sanguinários como foi Maduro. Direito Internacional nenhum impede que os poderosos façam do mundo seu brinquedo, somente pressão econômica e militar, e nós, Brasil, não possuímos ambas.

    Responda
  45. José Moreira

    Neutralidade.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Primeiro : Posicionamento é pete desmentir que recebeu de maduro papel do STF , PF e TCU investigar . Se maduro mandou para Kirchner com certeza mandou para Pete

  46. Isaias Soares de Souza

    Trump traduz o que há de pior no ser humano. É corrupto. Cometeu crimes sexuais contra menores, sonegou impostos à pátria que a declara, invade, rouba e sequestra um outro pais, violando a soberania e ignorando o Direito Internacional e, se não bastasse, tem apoio de deputados evangelicos brasileiros, que invoca a invasão ao nosso país. Aonde está a ONU? Os demais países que não o boicotam? A justiça americana que fecha os olhos para tudo isso?

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      E o pete vai desmentir que recebeu de maduro ? papel do STF , PF e TCU investigar . Se maduro mandou para Kirchner com certeza mandou para Pete

  47. Jose Olinda Braga

    O posicionamento deve ser de absoluto rechaço à pirataria internacional. O mundo corre o sério risco de naturalizar a pilhagem internacional promovida por impérios-xerifes, como ato legítimo e desejável, ao sabor da ideologia da vez.

    Responda
  48. Zelis Pereira Furlan

    A pauta que foi pela madrugada foi o Brasil um país onde a corrupção impera. Veja o que saiu ontem do ex Petrobras saiu o nome do Toffoli.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Todos sabemos que depois do caso da RMNR ganho em 6 X que o Toffoli e Moraes foram no tst é desabilitaram todo o sistema . Foi de graça ? Expliquem

  49. Zelis Pereira Furlan

    Ex-gerente da Petrobras resgata R$ 26,5 mi retidos pela Lava Jato após decisão de Toffoli. Essa vai ser a próxima pauta nos EUA país corrupto. Já deve estar no Google.

    Responda
  50. Sergio Caldas

    Como nação deve condenar moderadamente a invasão, deixar para o Itamaraty a tarefa de manter a interlocução com os EUA, afastar-se de Maduro totalmente, ele é tóxico e uma figura perigosa. Não tecer juízo de valor sobre a personalidade imperial de Trump, ele é vingativo e lunático. Esperar a poeira baixar.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      E o pete vai desmentir que recebeu de maduro ? papel do STF , PF e TCU investigar . Se maduro mandou para Kirchner com certeza mandou para Pete