Hélio Schwartsman > Maduro não vale uma missa, mas sistema de regras sem força bruta vale Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Leva um mousse de chocolate para ele. Vergonha com 43 jornalistas presos porque não vai lá.
Viola nada Obama sem autorização do congresso invadiu vários paÃses deixou milhões de mortos.
O regime bolivariano é indefensável não por falta de boas intenções proclamadas nos palanques, nem pela retórica bonita sobre povo, soberania e justiça social. Ele é indefensável pelo balanço final, aquele que não aparece nos discursos, mas está na conta de luz que não chega, na prateleira vazia do mercado, no passaporte carimbado de quem partiu para nunca mais voltar. Está, sobretudo, naquilo que não se mede em estatÃsticas: a sensação de ter sido traÃdo por uma promessa de futuro.
Aqui no Brasil ,os Pit Bulls da esquerda,postos no STF,especialmente Moraes ,Tofolli,Gilmar e Dino prendem,ameaçam, torturam,chantageiam em completa desobediência ao estado democrático de direito e nunca ouvi de qualquer dos articulustas da folha um único reclamo sobre as quebras constantes do "sistema de regras". Há que se ter isenção e coerencia !
Esse nÃvel de surto que você apresenta, está alem dos argumentos e requer medicação. Mas aviso: Xandão instalou microfones na sua casa e está ouvindo tudo que você fala.
Moraes, juiz preferido do Temer, e Gilmar, amigo do peito de FHC, são de esquerda? Olhe agora, rapaz, tem comunistas dentro do seu armário também!
Análise errada hein. O regime segue. Tirar Maduro foi apenas para parecer que Trump ganhou algo. Quer petróleo
Oportunistas e golpistas patriotários deliram com a brutalidade da intervenção, o Anschluss do novo Führer, a quem faltava uma guerra no currÃculo de empresário bilionário. Os césares e seus generais desfilavam pelas ruas de Roma com os cativos das guerras expansionistas. Donald-Führer faz diferente: manipula e corrompe o sistema judiciário ao mesmo tempo que exibe os dois patéticos cativos. Cá entre nós, que juiz porreta, hein! Já o devolveram à cripta?
Intervenções espetaculares como a que levou à prisão do Maduro são raras. E a retórica cÃnica do Trump é uma novidade. Mas grandes potências interferindo nas menores sempre foi a regra.
Em “O preço da Justiça”, de Voltaire, tem um trecho que diz: “A lei transformou-se numa faca de dois gumes que degola tanto o inocente quanto o culpado. Assim, o que devia ser a salvaguarda das nações transformou-se tão amiúde em seu flagelo que alguns chegaram a perguntar se a melhor das legislações não consistiria em não se ter nenhuma.” Não tem ONU, não tem Conselho de Segurança, não tem Direito Internacional. Tem a lei do mais forte.
Senhor Hélio, aprecio muito suas ideias, mas comparar a invasão da Ucrânia, uma democracia, por Putin com a derrocada de um ditador tirano como o Maduro por Trump, tem enorme diferença! OrasilDemocraciaRepublicana!
Não na essência. Por mais que o Maduro merece a forca, não é papel do Agente Laranja empunhar a corda. Agora pergunto: a Venezuela já virou uma democracia?
No direito internacional as regras são feitas para serem violadas. Deste Roma.
O mundo está mudando muito e as leis atuais não são mais funcionais. O voto direto é facilmente manipulado e por isto elegemos aqui Color,Lula,Dilma e Bolsonaro, péssimos candidatos. A soberania sem policiamento não vale nada. Quem polÃcia o STF? Ou o Maduro? ou Cuba? O que faz a ONU? Foram conceitos válidos, mas hoje tudo precisa mudar. Novas regras, nova democracia , novo cenário. Vamos pensar nas mudanças e implementa-las. Desapego a regras passadas .
Dá-nos um "spoiler" do que tens em mente. Parece-me que estás muito atinado no assunto
Hélio, foi ao ponto central da questão, ou seja, Putin e Trump trabalham para colocar abaixo a ordem liberal internacional. Trump violou a lei internacional com a intervenção em Caracas e Maduro atropelou a soberania do próprio povo quando fraudou as eleições majoritárias.
A próxima a ser violada chama-se Taiwan. Pode anotar.
A Venezuela e sua capital Caracas, para quem não sabe, já foi um importante entreposto entre o Brasil e Estados Unidos , quando os aviões tinham pouca autonomia de voo e faziam uma escala técnica na capital venezuelana. Dá mesma forma, Dakar nas rotas para a Europa. Nessas escalas, os passageiros desciam do avião e podiam circular pelo aeroporto, para comprar alguma lembrança ou apenas esticar as pernas.
Chega de hipocrisia dos comentaristas da FSP. Eles não são politicos para colocar os pés em duas canoas.para agradar o eleitorado. Aplaudem a derrubada do Maduro mas criticam o método utilizado. Que Trump violou as leis internacionais para atingir seus objetivos não resta duvidas mas não fez nada diferente de Netanyahu no massacre dos palestinos de Gaza, de diferente de Putin na invasão da Ucrânia e nada diferente do que fará o presidente da China para reanexar Taiwan. Impor regras para quem ?
Acusações genéricas ao chavismo e desconsideração das sanções estadunidenses como fator de empobrecimento dos paÃses que não rezam a cartilha deles. Está errado.
Sistema de regras que não vale para a PaIestlna.
Exatamente. Palestina, Ucrânia e, agora, Venezuela são amostras do sistema ruindo. Quem vem depois? Taiwan? Noruega?
Arrancar um ditador à força não me incomoda. Ja que na diplomacia não funciona, que seja usado o peso dos canhões. Talvez se em 1970 tivessem baixado aqui para retirar o Médici, muitos estudantes não teriam sido torturados e morthos. O problema é fazer isso para roubar o Petróleo alheio descaradamente. Ai qq tipo de defesa cai por terra.
Parabens pela coluna! E uma aula de bom senso e sensatez, o que parece faltar nesses dias de polarização estupida e inconsequente, inclusive por parte de alguns colunistas!
"É a própria realidade que está sob ataque." Boa sÃntese do que está acontecendo.
Perfeito o colunista! DifÃcil imaginar e aceitar num mundo civilizado, que alguém relativize direitos e soberania! Nicolas Maduro e um ditador, fato! Mas leis e regras internacionais tem que ser respeitadas, ou então estabeleçamos a barbárie e selvageria, onde o mais forte subjuga os mais fracos! E jornalistas e politicos bolsonaristas não enxergam que nada esta acima do estado democrático de direito! E a falacia de que se esta defendo o ditador, mentira, o que se defende e o respeito as leis!
Respondendo ao RaÃ: o povo encontra a forma. No Brasil, nós conseguimos acabar com a ditadura militar. Não há mal que sempre dure.
Qual a solução pra tirar Maduro do poder?
Concordo com o colunista. Lembro que quando Chavez investiu contra o principal canal de TV venezuelano na época e o fechou, vi que a ditadura se instalava e lamentei. Mas o que Trump fez é muito pior, embora seja a prática americana, portanto sem surpresa. Pior para o mundo inteiro.
Lula é tão ou mais criminoso que Maduro. A diferença é que o nosso ladrão recebe proteção da velha e porca imprensa.
Pergunta aos psiquiatras de plantão: por que tantas pessoas em sofrimento psÃquico evidente se identificam com a extrema direita?
A diferença entre Lula e Maduro é que o primeiro é apenas mentiroso e o segundo é tambem engraçado. A velha e porca imprensa representa apenas os interesses de seus controladores e fara a propaganda governamental disfarçada de noticia se for bem remunerada.
Lula Iadrão, roubou meu coração.
Cuidado rapazinho,overdose de cloroquina faz mal, veja o mito como está.
Poupe-nos de delÃrios, por favor.
...o nome explica: é um napoleão mesmo... pare de cheirar cola, isso acaba com os poucos neurônios que ainda tens...
No tabuleiro internacional falta a China invadir Taiwan para que cada um dos poderosos moste os seus "dentes" ao mundo. Enquanto a humanidade agir como parte (até pequena) das outras espécies animais, onde o respeito é imposto pelo medo e pela força, não nos é digno de nos intitularmos "seres humanos". Nosso aprendizado é uma PA de razão fracionária.
Ainda que as preliminares do artigo estejam corretas quanto ao embrutecimento do regime, o articulista se esqueceu da desigualdade econômica pré-Chaves, tampouco lembrou-se do bloqueio econômico imposto por Trump à Venezuela, razão do arrocho econômico naquele paÃs. Tudo isso não desculpa Maduro na seu autoritarismo e na incompetência polÃtica, mas não pode deixar de ser incorporado ao pacote de crÃticas quando se trata da pobreza da população.
A direita também foi incompetente, se recusou a participar as eleições. Maduro aproveitou para fazer 1OO% do congresso.
Maduro não vale uma missa. Trump não vale um sacristão ( que o sacristão me perdoe a comparação).
Hélio (não vou tentar escrever seu sobrenome. A chance de erro é de 110%), pelo meu modo de ver o mundo — bem diferente do seu —, costumo divergir mais do que convergir quando leio seus textos. O de hoje, porém, me faz mais convergir que divergir. “Grandes coisas”, dirão alguns, uma vez que reconheço que ninguém me reconheceria na fila do pão.
Tendência inaugurada por putin, confirmada por bibi, consolidada por trump, com o provável concurso próximo de xi... tão precário e assustador que beira o cômico!
A Folha precisa de colunistas q ignoram o q escrevem para fazer valer seu objetivo de Marketing do status quo.Para fazer valer sua ideologia d defesa do modelo USA como "democracia modelar " e com isto defender os interesses USA com cara d bom mocismo são "Democratas,pro liberdade"O q sabe de vdd este colunista alem do q leu nas midias USA?O q sabe qdo fala da crise economica lá desviando as sançoes violenta, o isolamento q o imperio impos Por isso vemos inumeras pessoas repetindo Fazem eco
...."quando se converteu em autocracia....daà o gogo da ema. Nenhum regime funciona fora da democracia. A dos USA com Tramp tá no mesmo balaio - quem viver verá.
Ganha a Venezuela e perde o mundo. É o velho ditado: para matar o rato, tocou fogo na casa. E muitas das casas vizinhas aplaudem enquanto o fogo arde só precisando de um sopro para queimar a vizinhança.
Posso “roubartilhar”? A figura do fogo foi realmente uma grande sacada. Dou-lhe um ultimato (rsrs): se, em 30min, você não me responder, vou entender que estou autorizado a divulgar sua obra de arte em quatro linhas.
Ô Bernadé, por falar em podre, já te olhaste no espelho? Gostou do que viu? Pior prá ti.
Xiiiiii, bota incerto e inseguro nisso, caro Hélio. Eu, que tô mais perto do desmanche do que linha de montagem - se durar mais uns vintanos na superfÃcie do planeta é lucro - acho horrÃvel, mas tenho o benefÃcio de já ter vivido bons anos livre de ditadura. O DumBão do Bozo faiô, regozijemo-nos. Infelizmente, esses arrogantes déspotas semi-teocráticos (tô incluindo o Putin e sua igreja Ortodoxa no balaio) tão com tudo e mais umas bombinha nuclear embalsamadas, tá difÃcil. Não recomendo prole.
O fracasso do Direito Internacional, conquistado a duras penas pela civilização, criará um mundo de "Walking dead" verdadeiros mortos vivos a vagar pelo mundo sem garantias, sem direitos, que sejam minimamente respeitados, os olhos azuis e cabelos loiros se espalharão organizando preconceitos em ditaduras do pensamento e a raça branca seguirá seu rumo de dominação brutal (vide Hitler) perpetuando de vez o que houve no periodo da libertação dos escravos no Brasil, com milhões sem "eira nem beira
A MÃdia esquerdista e seus insanos jornalistas se debruçando totalmente nas notÃcias da Venezuela vitimizando o Maduro confessam definitivamente que as esquerdas brasileiras e nosso judiciário são tão podres como ele, tudo aqui é manipulado ou fraudado sempre pra favovecer os corruptos que podem pagar carÃssimos Escritórios de advocacia. Alguém aà me desmente?
Vou pedir pra fazer uma novena, reza um terço, nos últimos casos uma extrema unção pra ver se o sinhô acorda, seu José.
Cada vez mais surtado. O bom é que não sou psiquiatra, nem enfermeiro!
Vixe. Nem tem como, "num é, Terta? ".
Luiz, eu vi um vÃdeo verdadeiramente falsificado por IA que mostrava o psiqui do barná sendo socorrido. Não há certeza, mas parece que ele acabou tomando o haloperidol que era originalmente destinado ao paciente. Descuidado, ingeriu a dose fortÃssima do nosso coleguinha, e precisou de cuidados. Cogita-se, de acordo com a falsoverdade digital, dar merecida licença-premio ao profissional. Hahahahah!
É verdade, Bernabé. A defesa apaixonada que o Hélio fez do Maduro é um absurdo. Agora toma aqui o seu Haldol e vai descansar um pouco. PS: algum psiquiatra pode ajudar esse senhor com esses pensamentos obsessivos?
Hahahahah, eu, hein? Percar meu tempo co'Tio barná? Nemfú.
Para de chorar em piblico essa ladainha ja deu,tchau
As nações precisam articular sanções para impor as regras.
Se internamente não houver uma resistência a esse presidente fronteiriço ele vai continuar brincando de war e alimentando réplicas. Se a ONU não for reformada com mais gente participando do Conselho de Segurança vai seguir descredibilizada. Se os governos insistirem em não descredibilizarem regimes ilegÃtimos, o conjunto da obra continuará a receita do fracasso. A última conjuntura desse tipo foi na 1 Guerra Mundial e ela alimentou a segunda, pouco tempo depois.
Hélio com H fala fala. EUA fez o serviço depois do mundo ficar dizendo que Maduro era ditador, presidente ilegitimo, sentados. Agora querem definir o que deve ser feito. E o custo da frota americana e risco da operação assumido por Trump? Trump manda.
esse robo é bem esquisito é um patriota mas ta louco para o trumpa vir colonizar o Brasil, resolve, se vc é patriota ou entreguista nao da para ser os dois
Certo. Mas resolveu o problema? Ou temos a Maduro de saias, que não convoca eleição, e cuja única diferença eh que vai aumentar a exploração de petróleo, levando o preço pra baixo.
Vixe.
Helio vc não vale o que come quando apoia a narrativa ocidental
Hollywood tratou várias vezes do tema do ditador maluco e intratável que assume o poder em um paÃseco qualquer e ameaça o mundo do alto de sua loucura. Virou realidade.
Luar sobre Parador, o filme, tem coisas bem malucas. Pelo me lembro.
Hahahahah, e como. Viva Chaplin e Adenoid Hynkel! Hahahahah!
Se as leis internacionais não conseguem proteger uma população vulnerável de um ditador terrÃvel, então qual o valor delas? Parece que essas leis internacionais perpetuaram os desmandos e arbitrariedades de Maduro. Leis essas que protegem os mais fortes e penalizam o povo impotente.
Durante as eleições americanas, Martin Wolff (Financial Times) alertava para o que estava na "cuca" do homem que poderia se tornar o mais poderoso do globo terrestre. Ele se tornou, e, hoje, conhecemos o conteúdo da sua mente excentricida.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Maduro não vale uma missa, mas sistema de regras sem força bruta vale Voltar
Comente este texto