Opinião > Volta da Venezuela à democracia é cercada de incerteza Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Os editoriais estão cada vez melhores se o intuito for bajulação, nenhum senso de civilidade além da sabujice corriqueira. Esquerda continental foi uma colocação que mostra uma falta de inteligência atroz. Como se a direita continental fosse o suprasumo do humanismo e patriotismo. O melhor deste, que já foi um grande jornal, são os comentários. Na maioria das vezes os comentários, e análises, são melhores que os textos.
Após décadas a Venezuela tem chances de ser democracia de fato , e vão descobrir os milhares de mortos, torturados pelo ditador Maduro, que nunca mais saia da prisão na terra e depois queime no inferno por tanto sofrimento causado
Até parece que o Trump esta preocupado com a democracia venezuelana. Já sabemos que, de acordo com um relatório da CIA, era mais interessante manter a mesma cúpula de governo na Venezuela.
A Venezuela tem uma vantagem em relação ao Iraque, Afeganistão ou SÃria. Alguma tradição de eleições periódicas. E vizinhos democráticos.
Bem ou mal só Trump poderia desmantelar a ditadura venezuelana, é só olharmos paras as ditaduras vizinhas como Cuba e Nicarágua, são quase eternas! Errado são outros governantes que adulavam o ditador Maduro! OrasilBorborema!
E os que adulam os teocratas da Arábia Saudita
Sai a ditadura chavista, entra a ditadura trumpista.
Vai acostumando! Essa é a denocradura Rúbio Trumpista adorada TarcÃsio e asseclas!
E será que a FSP realmente pensa, reflete e raciocina? Se fizesse isto certamente o texto seria outro. E a pesquisa sobre a opinião dos leitores sobre o fato diria que ele foi sequestrado.
Sim, a Folha endossa o nazifascismo do século 21 que Trump tenta emplacar, com toda a devastação polÃtica e ambiental que isso tem a gerar. Um jornal que nunca esquece seu lado na luta de classes, a despeito de falsos pruridos e simulacros de respeito à s regras
Trump legÃtima a invasão em outros paÃses , como a Rússia na Ucrânia, Israel em Gaza, China em Taiwan. E quem está sujeito à s tais invasões, sem um motivo palpável, são os paÃses subdesenvolvidos, os que vivem sob a tutela dos que possuem poder e armas nucleares. Os ultradireitistas brasileiros aplaudem.
Não, Ribas. Eu frequento mais o RJ ou então as montanhas de Minas.
Dra. Anete. Eu aqui em meu cantinho fiquei sabendo que tem uns meus conterrâneos mineiros aà que estão programando uma invasão no EspÃrito Santo. Especialmente na cidade de Guarapari. Por acaso a Dra. sabe de alguma coisa.?
Ah, mas têm um ou outro cachorro de madame (também não se excluem alguns vira-latas) que gosta da ideia de tutela, carÃssima Anete. Já ouvi menção semelhante a isso, hoje mesmo.
A Folha acha que engana quem ao trabalhar com a ideia de fato consumado? Primeiro que isso é falso, segundo que é inaceitável. Mas trata-se do cinismo liberal de endossar ditaduras fascistas e imperialistas e depois querer aplainar o campo a partir do padrão autoritário estabelecido pelos seus colegas de pensamento econômico
Editorial grotesco, movido a ódio ideológico fascista e supremacista, ideologias concretas do jornal apoiador de 64. Empilha mentiras sobre o processo histórico local e naturaliza o banditismo extremo da maior ditadura dessa história, os EUA. Trump pôs fim ao direito internacional, age como um colonizador assassino do século 18, coloca uma ameaça de guerra brutal sobre a América latina toda. Mas a Folha, autoritária que é, tá aceitando debater sob tais bases completamente ditatoriais e coloniais
A manutenção da Delcy é a continuação da ditadura do Maduro. Se os EUA 'permitir' a posse do Gonzáles Urrutia, a opinião mundial 'poderá até concordar' com o ataque que sequestrou o ditador Maduro, devolvendo a democracia à Venezuela, inclusive com direito a explorar a maior reserva de petróleo, de uma forma terrivelmente liberal capitalista...
Uma única palavra define tudo o que foi feito por esse ocupante da Casa Branca: inaceitável. E a imprensa brasileira, se tivesse algum interesse na soberania dos paÃses, incluindo a do Brasil, deveria aprender isso. Trump inovou na tradição dos EUA de desrespeitarem a soberania dos paÃses em prol de seus interesses: sequestrou Maduro. Se fosse com Chaves, contra quem os EUA patrocinaram várias tentativas de golpe de Estado, Trump teria se dado mal e estaria de top raspado a essa altura.
Donald, autocrata por natureza, democrata por contingência, garantiu acesso à s reservas petrolÃferas e fechou com o Chavismo. O resto é lero-lero.
Curtegrosso!
O desfecho dessa situação será o mesmo do ocorrido no Brasil, após a ditadura. Um pacto entre as elites, com exclusão do povo, para seguir mantendo o paÃs sob a tutela dos militares e eua. Pensemos na condenação, realizada pela lava jato, do almirante Othon. O responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia para enriquecimento de urânio, que permitiria que o paÃs se tornasse independente por dominar toda a cadeia produtiva da energia nuclear. Atualizaram e fortaleceram o neo-colonialismo.
data venia, pelos menos agora existe 'uma incerteza'. Antes com Maduro, Cuba, China, Russia.... era impossivel. Mas o Trump foi lá e fez. Querem sempre achar solução sem dar o crédito para o Trump que mobiizou a frota com gastos altissimos e mudou a bagaça!!
Você é nazista
Olha! O relógio parado da Foice acertou a hora uma vez! Então a Foice acusa a esquerda continental - para evitar citar diretamente seu ladrão de estimação - de aplaudir a ditadura sanguinária Chavista?
Tu é nazista
Nem uma palavra sobre o apoio de Trump à continuidade de um governo ditatorial ilegÃtimo? Seria você um apoiador de ditaduras?
A incerteza à volta da democracia se dá evidentemente com a posse da vice de Maduro , porquanto não há nenhuma evidência que esta e seus asseclas irão dar inÃcio a uma transição democrática, pelo contrário, várias prisões de jornalistas demonstram que violações e desrespeito aos direitos humanos ( tônica do regime), continuam e pelo visto , sem nenhum sinal de abertura para uma transição democrática.
Não fossem as sanções americanas e europeias, a economia do paÃs não estria tão ruim. Por outro lado, o chavismo perdeu a oportunidade de industrializar o paÃs, através de uma planificação econômica em relação aos setores principais. Assim, o paÃs produziria a maior parte dos bens de que necessita. O restante seria adquirido da China, Rússia e Brasil.
Pode-se especular sobre as motivações de Trump? O que foi que o editorialista não ouviu ou entendeu da fala do próprio?
Hahahahah, né não? O PorCo Editoriá recusa-se a expressar o entendimento essencial: mau-caratismo.
Falam como se a intenção americana fosse levar democracia a aquele paÃs quando a própria América anda com a sua por um fio. É muita ingenuidade ou má fé do jornal.
Os dias passam , a situação piora e não se lê um editorial que não seja mais ou menos. O ideal , aliás, seria a imprensa brasileira , como uma só voz , erguer se contra o crime sem justificativa praticado pelo déspota do norte. Mas isso só em sonho.
A imprensa oligárquica brasileira é fascista e supremacista branca. O resto é conversa mole. Esse editorial é endosso aos projetos de ditadura fascista do século 21, que os neoliberais tem ensaiado com frequência no Brasil mas até aqui não conseguiram emplacar. Mas conseguiram oligarquizar o sistema representativo e instalar um programa econômico autoritário e segregacionista
E tão óbvio que a única preocupação na invasão americana foi o petróleo, que fazem contorcionismo pra tentar a qualquer custo legitimar a violação ao direito internacional! E segue o regime, os EUA conseguiram o petróleo e o povo venezuelano? Enfim...
A Venezuela agora irá virar uma ditadura chavista de extrema direita, totalmente subserviente ao governo americano. Os Venezuelanos exilados, que comemoraram a queda do abjeto Maduro, continuarão no exÃlio, infelizmente.
Ôôô, caro Raul, se me permitir um pequeno ajuste, veja aÃ: acho complicada essa qualificação de "chavismo destro", uma vez que o Chávez tinha não somente legitimidade popular, mas sustentava sua polÃtica sobre um conjunto ideológico que tinha consistência e história - do qual se pode discordar, até veementemente, mas havia, que o maduro esculhambou na cara dura, transformando em evidente ditadura. Talvez "madurismo de direita" coubesse melhor. Ou TrAmpo-eixcrotice, pouco importa a matriz ideológ
O problema é a "esquerda continental", e não a invasão da Venezuela em busca do sequestro de petróleo e a violação ao direito internacional, segundo a FSP! Procuram legitimar a qualquer custo a arbitrariedade de Donald Trump!! Impressionante! Realmente para alguns, o direito internacional e relativo, dependendo de quem o viole!
A MÃdia esquerdista e seus insanos jornalistas se debruçando totalmente nas notÃcias da Venezuela vitimizando o Maduro confessam definitivamente que as esquerdas brasileiras e nosso judiciário são tão podres como ele, tudo aqui é manipulado ou fraudado sempre pra favovecer os corruptos que podem pagar carÃssimos Escritórios de advocacia. Alguém aà me desmente?
Hahahahah, hilariante! Barná, vosmecê é um assombro, mizifi: o mais paciente e fleumático de nossos colegas, quem diria, teve a pachorra de desferir-lhe delicado tabefe. Sem desmenti-lo, como você pediu. Um Lorde, Magalhães! Hahahahah!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Até a invasão do bom-senso - maiomêno, mas tava servindo - editorial pelo último parágrafo, a coisa até que ia adiante. Tá, com desprezo ao Chávez, ele mesmo legÃtimo; chamando "especulativa" a descrição da barbárie TrAmpoDestra, explÃcita em palavras e atos, inequÃvoca e observável sem um mÃsero mol de especulação; dando mole à Nobel da Pax Destrofrênica, laureada por conta do invasor. Mas, minimamente, é texto que defende a legalidade, o que não é pouca coisa nesse momento infeliz. Tá.
Marcos, respondendo ao seu comentário. As conquistas via desenvolvimento acontecem, mas logo são derrubadas, como foi o recente caso da lava jato. A independência viria mesmo com o domÃnio da cadeia produtiva de energia nuclear.
Situação repete a Romênia quando Nicolae Ceaucesco foi derrubado. Toda a estrutura abaixo dele continuou no poder. A Venezuela pós Maduro seguirá chavista, que é uma instituição consolidada. Donald nada conseguirá naquilo que diz, considerando, é claro, que o que fala faz sentido.
Trump não está nem um pouco preocupado com a democracia e muito menos com a população venezuelana, que pena, há anos, com os embargos econômicos impostos ao seu paÃs. O que ele quer é um presidente que se ajoelhe aos seus pés, se possÃvel usando o boné vermelho, Make America Great Again, e entregue o controle do petróleo.
Quem falou que Trump está preocupado com democracia e com o narcotráfico? Trata-se do atual mote, como foi no passado com o comunismo, Deus, pátria e famÃlia, para invadir paÃses, ou atuando nos bastidores, ou através de guerras fabricadas, ou pura e simplesmente pela via da invasão e sequestro do presidente. O que está em jogo é o controle do petróleo, que permitirá o restabelecimento da hegemonia dos eua sob o mundo.
Ahhhh, mas "Deus, pátria e famÃlia" é mais bonitinho, né não? *Adeus, PatrÃcia e EmÃlia!* Hahahahah!
E assim as democracias vão morrendo enquanto existirem ditadores de estimação. Trump invade a Venezuela de Maduro, mas ganha avião do ditador esquartejador da Arábia e tem relações dúbias com Putin e King Jon-un da Coreia do Norte, o último tem bomba nuclear, mas não tem petróleo, então é só um personagem p o Imperador Donald Citrus Augustus. Dizem que a vice-presidente da Venezuela já ganhou seu boné MAGA.
Hahahahah, Debie, tô rindo aqui juntodistante da colega Lorena. MagnÃfico! Hahahahah!
Debie, Citrus Augustus é um achado. Adorei. Rindo aqui.
Na verdade a açao de Trump é pelos interesses de retomar o domÃnio da América Latina para os EUA. Não importa qual regime polÃtico exista nesses paÃses, desde que sejam alinhados com os EUA.
A situação é delicada. Os esquerdinhas que falam em autodeterminação dos povos, mas se esquecem que em uma ditadura isso não existe, salvo em uma guerra civil. Isso seria muito pior para o paÃs. Também falam em violação do direito internacional, mas se esquecem que a China e a Rússia apoiam Maduro e vetariam qualquer intervenção. Isto posto, a extração de Maduro pode ser benéfica, desde que haja um novo governo que consiga trazer prosperidade ao paÃs, mesmo que seja abertamente pró-EUA.
E se esse novo governo for uma ditadura ilegÃtima, tal como a atual? Vale, desde q seja pro-EUA?
... como, assim, democracia se a ditadura continua intacta. Só Maduro foi saÃdo. Mais uma variante do"mudar para que continue como antes." Tão comum e frequente na América Latina.
Neste caso a América Latina não tem nada a ver com essa situação - invasão e sequestro -. Tudo está na conta do vilão laranja, que parece saÃdo do universo Batman.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Volta da Venezuela à democracia é cercada de incerteza Voltar
Comente este texto