Mundo > Oposição na Venezuela teme próximas ações de Trump e recorre à Constituição para pressionar por eleições Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
É correto afirmar que Jair Bolsonaro e Nicolás Maduro, apesar de se apresentarem em polos ideológicos opostos, compartilharam um mesmo objetivo estratégico:reduzir ou eliminar os freios institucionais ao poder Executivo, aparelhando ou neutralizando o Judiciário, os órgãos de controle e os mecanismos de fiscalização democrática, com vistas à manutenção e concentração do poder. Isso não é uma opinião — é uma categoria analÃtica conhecida.
Parece que China, Rússia, Irã, Ãndia contornaram o sistema de pagamentos atrelado ao dólar e usado inicialmente pelos EUA para sabotar a economia de muitos paÃses e os colocar na miséria- uma das maneiras que faz uso - . A Venezuela vai poder vender petróleo sem a tutela americana. Opa!!!
Agora tem uma coisa que chegou no limite né: conversar ou discutir geopolÃtica com quem corta chinelo não dá
Surpresa zero. Ele só quer resolver o problema dos amiguinhos das empresas petrolÃferas americanas. Só isso! A direita bugou!
Trump não tem amigos estrangeiros, tem interesses próprios acima até dos interesses de seu paÃs. Oposição venezuelana percebeu isso, só bolsominions não percebem, mesmo Trump achando bolsonaro um perdedor, os fanáticos ainda acreditam em seu Ãdolo de barro. Os estadunidenses são experts em abandonar os aliados, vide os aliados abandonados no Vietnã do Sul, foi derrotado na selva, abandonou os aliados no Afeganistão e deixou os radicais talebans retomarem.
Nunca pensei ver gente defendendo intervenção de potencia estrangeira ao Pais, sera dificil entender que trump ,manda um recado ao resto do continente que o Pais que nao se sujeitar aos americanos podera ser o proximo. Gente ele bombardeou um Pais soberano e sequestrou o presidente, e tem gente defendendo isso . Quem retiira um presidente é o povo. Amanha ele não gosta do presidente eleito, inventa uma historia e impoem sua administração ao Pais pra todos, direita e esquerda
Quem decide e pode retirar um governo é o povo, e não uma potencia estrangeira que arruma um pretexto invade um Pais soberano e sequestra um presidente. Hoje é o maduro que é um,,;.. mas pque não os lideres da arabia saudita e outros, isso abre um prescedente trump so esta vendo a temperatura do mundo e ja ameaçou outras nações, hitler fez exatamente isso, e so qdo ele invadiu a polonia as potencias acordaram,
Maduro pode ter se tornado refém dos cubanos por meio de sua própria segurança. A situação teria se agravado quando ele passou a sondar a Rússia em busca de exÃlio. Para Cuba, manter influência (ou controle indireto) sobre o aparato de segurança venezuelano é vital, dada a dependência do petróleo do paÃs para renda e energia. Nesse contexto, o foco de instabilidade não seriam as forças regulares ou oposição fragmentada, mas os coletivos chavistas sob controle de cubanos e iranianos.
Como diria Maquiavel no Cap. XIII do 'Il Principe': "(...) o maior perigo com os mercenários reside na sua covardia e relutância em lutar, mas com os auxiliares o perigo reside na sua coragem, pois estão todos unidos e devem obediência uns aos outros."
A oposição venezuelana, seja ela de direita ou não, está aprendendo como os USA tratam quem não é mais interessante aos seus interesses. Lembrem-se disso ao votar em outubro.
A velha oligarquia petroleira, sócia do capital estrangeiro perdeu credibilidade e o Pato laranja sabe disso, usa retórica confusa tentando dividir os bolivarianos, a imprensa subserviente propagandeia o que interessa ao imperialismo, sequestro vira captura, tudo para justificar a inaceitável ação predatória do império !
Exato!
A extrema-direita brasileira e a oposição venezuelana padecem dos mesmos defeitos: são entreguistas, cujo projeto de paÃs é viver de joelhos para os EUA. E na primeira oportunidade são golpeados pelas costas. Não cansam de se humilhar. O problema é que tentam arrastar todo um paÃs junto...
Adoram ser cuspidos na cara, parecem personagens de Nelson Rodrigues.
Pois é! Não aprendem...
Bateu tambor, de novo e de novo, ai a entidade veio mesmo, e agora? Não vai mais embora, parabens... aos batuqueiros venezuelanos. Não existe heróis, nem salvadores. Um ontra maior aparece para saudade de todos do seu espancador habitual.
Aqui no Brasil setores da direita e extrema direita comemoraram a queda de Maduro com a intervenção de Trump e se recusam a assumir que Trump é um ditador por invadir e manter o regime. Não há dúvida que Lula nestas eleições fará o povo lembrar que houve uma intervenção, mas não houve novas eleições. Trump é apenas uma extensão da ditadura militar na Venezuela.
Nunca pensei ver gente defendendo intervenção de potencia estrangeira ao Pais, sera dificil entender que trump ,manda um recado ao resto do continente que o Pais que nao se sujeitar aos americanos podera ser o proximo. Gente ele bombardeou um Pais soberano e sequestrou o presidente, e tem gente defendendo isso. Quem retiira um presidente é o povo. Amanha ele não gosta do presidente eleito, inventa uma historia e impoem sua administração ao Pais pra todos, direita e esquerda
Medinho da justiça? Esquerdoença é fogo...
A nossa esquerda, pede, que bolsonaro fique preso ,por uma tentativas de golpe. .. e que maduro ,seja solto ,apesar de ter dado um golpe..
Quem fala " meu rey deve ser nordestino...kkkk
Meu Rey maduro era um Bolsonaro a esquerda. Ele fez o que o Bolsonaro queria fazer: desmontou o STF venezuelano e encheu de militares no governo. Que parte vc nao entendeu?
Bolsonarista sempre deturpa tudo . Desde quando esquerda é a favor deste ditador? Quem gosta de autocratas é a direita com seu apoio histórico a inúmeras ditaduras sobretudo na América Latina. Não conhece história?
Acredito que o Tio Sam fez trabalho mal feito esta Delcy é uma aproveitadora a situação e cachorro não larga o osso de jeito nenhum, ela será a continuidade do sistema corrupto e ditatorial Venezuelano. Impeachmente já nesta desonesta;
Caro leitor Claudio Lourenço Rocha, não estou defendendo os EUA estou criticando o governo Chavista, onde o candidato surrupiou a eleição que perdeu claramente, não vou perder tempo para esclarecer meu ponto de vista e se meu candidado "cefalópode"(Lula) vier a ajudá-lo mudarei meu voto para a direita.
Nunca pensei ver gente defendendo intervenção de potencia estrangeira ao Pais, sera dificil entender que trump manda um recado ao resto do continente que o Pais que nao se sujeitar aos americanos podera ser o proximo. Gente ele bombardeou um Pais soberano e sequestrou o presidente, e tem gente defendendo isso. Quem retiira um presidente é o povo. Amanha ele não gosta do presidente eleito, inventa uma historia e impoem sua administração ao Pais pra todos, direita e esquerda
A sapiência popular nos ensina que quem abraça o demônio acaba no inferno ...
Alguem acha que trump vai se meter em uma guerra por conta de democracia? Que ele se importa com os tribunais e forças armadas estão com o governo atual chavista? Ele só quer um governo ajoelhado, não importa quem seja, só que o obedeça, entregue as reservas petroliferas e que saia da influencia da China e Russia.
Esse é o ponto, caro Alexandre. Mas quem cantou hino nacional pra pneu e fez sinal com lanterna de celular pedindo intervenção militar extraterrestre na frente de quartéis, além de acreditar numa grande quantidade de vÃdeos toscamente falsificados com "verdades" sobre o PT, Lula, comunismo etc não tem capacidade cognitiva pra entender. São os bo çais (e os k-nalhas) que deliram com o sociopata Pato Donald Laranjão.
Corina is so naïf.
Trump vai conseguir o impossÃvel: unir esquerda e direita da Venezuela. Quebrando o paÃs, 100% do povo venezuelano vai o di ar o imperialismo americano e os tra idor es que o apoiarem. Maduro vai acabar voltando nos braços do povo.
EUA está ca ga ndo pela democracia, drogas ou direitos polÃticos e civis. Trump foi bem claro, não quer a ninguém entre as reservas de petróleo e minerais e os empresários americanos. Em troca do que? De náo serem levados para fazer companhia ao Maduro. Aliás, para ter sucesso neste tipo de colonianismo, quanto mais autocrata for o governo local, melhor.
Não sei de onde esse povo tirou que Trump "depôs" Maduro. Ele sequestrou o ditador para poder controlar o petróleo e deixou tudo como antes. No discurso depois da ação, não falou uma única vez em democracia. Só falou em petróleo. Umas 15 vezes.
O cenário mais correto seria dar posse ao verdadeiro vencedor da eleição. Mas isso certamente não se dará sem interferência militar americana. Invasão custaria vidas humanas dos dois lados, mas seria um absurdo os EUA sacrificar vidas de seus soldados por um paÃs que se acostumou com uma ditadura. A saÃda deve ser negociada mesmo. Vamos aos fatos com lucidez.
Nenhum paÃs tem o direito de dar posse aos governantes de outro paÃs. A ONU foi clara ontem. Somente dois paÃses apoiaram a invasão, o resto condenou o ato como um atentado ao direito internacional. Somente os venezuelanos devem decidir seu destino.
Em 72 horas é sexta feira, vamos ver o que acontecerá
Quem diria que essa invasão reforçaria o Chavismo, kkkkkkkkkkk
O imperialismo precisa de ditaduras. As democracias não se submetem ao poder de bullies.
Está tudo armado, ficam os generais e acertados com Trump e a oposição fica com o Nobel da consolação. Claro, o petróleo com EUA.
Tem que perguntar à familia que fugiu a pé, com fome, e hoje sofre com o odio a estrangeiros se apoia a queda de Maduro. Alguns formadores de opinião ficam horrorizados com a invasão. Uma grande maioria nada falou quando os EUA invadiram o Paquistão para matar Bin Laden, invadiram o Iraque. lsraeI invadiu e já tomou as terras paIestlnas, e muitos ainda dizem, "tem direito a se defender"...
A oposição se perdeu nesse teatro. Corina pq choras?
Corina, pq choras? Não seja um covarde na frente de um computador no conforto de sua casa.
Em tempo, Maduro colocou em prática o sonho de Bolsonaro : Um Supremo sabujo,subserviente e omisso. Ainda assim, existem dois nomes no STF que votam sempre de acordo com os interesses da famÃlia Bolsonaro.
Texto sem pé nem cabeça. Trump sequer falou sobre democracia até agora no contexto dessa intervenção, só falou de interesses econômicos. Mas é claro que o arauto da direita autoritária na Folha iria apoiar. Sua coluna envelhece rápido e muito mal.
Essa mulher marcou a desmoralização do prêmio Nobel, acabou com a credibilidade de uma instituição até então respeitada internacionalmente. Agora, sua própria esperança, seu porto seguro dentro do fascismo, a desautoriza. Essa Corina não deve valer a comida que come.
Foi ela quem decidiu para quem dar o prêmio ? Devagar com a misoginia !
A mÃdia brasileira deveria ser contratada como assessoria de imprensa de Trump. O bufão laranja deixou claro seu único interesse : o petróleo, mesmo assim se fala em captura e se relativiza o sequestro e a manutenção do sistema anterior.
Tem os caras de pau que vão defender o Maduro.
Até onde li aqui, ninguém o defendeu, golpe/ditadura é com sua turma
Trump nem liga pode a ONU falar oposição falar. Quem sustenta a ONU é os EUA.
Quando o governante não respeita as regras constitucionais de seu paÃs e ainda desrespeita as regras constitucionais de outro paÃs, ele é o que ? Dittador.
Deve ser o primeiro caso de invasão em nome da democracia em que se reconhece que a oposição não tem apoio popular, e tampouco se convoca eleições de imediato.
"Trump, meu herói!", rsrsrsrsrs
Provavelmente Trump pensará em instaurar uma nova Ditadura, desta vez que seja simpática aos interesses dele e da América First. A famosa "Ditadura do Bem".
Abriram as portas para o ladrão e agora querem que ele saia sem levar nada. Foi muita ingenuidade dessa turma.
A ação de Trump na Venezuela nada tem a ver com a democracia. Basta ver que o regime continua de pé e Maduro é acusado de ligação com o narcotráfico e não de repressão politica. Trump que frear a presença da China na AL e desviar a atenção dos problemas domésticos, sobretudo o caso Epstein.
Mas não era a Direita que estava comemorando a invasão da maior "democracia" do mundo para salvar o paÃs?
Não há como comentar o caos. Onde não existe respeito as leis internacionais de convivencia. Onde o que vale é a força militar e o interesse as reservas de recursos naturais do outro pais. Onde não há lógica e coerência. Estamos na fase do vale tudo. Hoje quem bate palmas pelos USA amanhã será proxima vÃtima.
Artigo perfeito, mostrando o que eh possÃvel frente a este regime e frente ao populista T.
É estarrecedor como essa gente ainda acredita que os USA almejam levar liberdade e democracia a algum lugar. Eles é que devem estar abusando da suposta coca Venezuelana.
Não há como comentarvo caos. Onde não existe respeito as leis internacionais de convivencia. Onde obque vale é a força militar.e interesse as reservas de recursos naturais do outro pais. Onde não há lógica e coerência. Estamos na fase do vale tudo. Hoje quw bate palmas pelos USA amanhã será proxima vÃtima.
Os atos vindos de imposições ditatoriais começam por derrubar os participantes mais fracos. É ponto central do Manual do Golpe: Ao atingir o objetivo, um grupo mais forte aniquila outros para ter o caminho livre. Ninguém pode se dizer a salvo devido ao temperamento imprevisÃvel do Godfather King Donald, seja na Venezuela ou entre os golpistas patriotários.
Qualquer hora o pato Donald Trump abre o bico pra dizer que do Brasil ele quer é a Amazônia, a maior fonte de água doce do mundo, alegando diversos motivos "justos". Motivos para alegar é o que não falta, aliás muito mais plausÃveis do que os motivos que alega em relação à Venezuela.
Presidente da República foi se ques trado pelos EUA numa operação de guerra não autorizada pelo senado ame ricano. A vice interagiu com rus sia, chi na, i rã. Reações estratégicas foram implementadas em tempo recorde. Petro dó lar em situação difÃcil agora. Há muito mais informações internacionais que não circulam na fo lha s p
Vale ler no Brasil 2quatrosete: Jeffrey Sachs denuncia histórico de intervenções dos EUA e defende soberania da Venezuela na ONU. É aterrador tudo de absurdo que os eua já fez contra o mundo.
O ditador Trump. Bora começar a usar.
Que o episódio que vemos na Venezuela sirva de lição aos adeptos da seita bolsonarista. Não existe acordo com Trump, existe conveniência e oportunidade para ele implementar sua agenda de terror e ódio contra tudo que não é espelho. Nesse sentido ele é igual a Bolsonaro. Egocêntrico, egoista, arrogante, irresponsável, perverso, assassino, golpista e genocida. Não se iludam no que ele é capaz de fazer no Brasil se tiver oportunidade. Bolsonaro foi seu brinquedinho e teste de nossa democracia.
balela...grande operação do Trump..libertou o povo venezuelano! o resto eh papinho de pe tra lha da....se for chorar manda audio!
Rinaldo, você falou uma coisa certa, mas é mais fácil você convencer um poste a atravessar a rua do que convencer um bolsonarista de que existe um mundo real.
É o fim das ilusões sobre democracia, direitos humanos, sustentabilidade, direito internacional . É a era do vale tudo . É o fim da “ falsa democracia” .
tem que pegar os apoiadores do regime de maduro..isso sim!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mundo > Oposição na Venezuela teme próximas ações de Trump e recorre à Constituição para pressionar por eleições Voltar
Comente este texto