Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ALVARO ROSSAN B PRIETO SILVA

    Acho tão engraçado que colunistas de jornal tem Trump em alta conta. Ainda que ele esteja mais para Arara do que para papagaio só sabe repetir em frases curtas aquilo que Ratcliffe, Walter, Rubio e um punhado de magnatas o treinam pra dizer

    Responda
  2. André Silva de Oliveira

    Trump é iliberal e, portanto, autoritário. O caso venezuelano evidenciou sua verdadeira natureza política.

    Responda
  3. Maria Lopes

    Hélio deve saber que em dois mil e dezesseis, três mil e oitocentas psicólogos e psiquiatras publicaram manifesto alertando contra eleger o agente laranja pelo perigo que oferecia. Em anos seguintes, mesma coisa, com acréscimo de livro sobre o tema. É sabido entre profissionais de saúde mental que o sujeito é totalmente “unfit for office”. Basta procurar, Google dá os detalhes.

    Responda
    1. Ivan Linares -- Recife - PE

      O que mais se pode dizer de um sujeito que começou essa história de candidato a presidente apenas porque colocaram uma outra apresentadora na tevê em outro programa que se tornou o maior salário da emissora, desbancando o que ele ganhava no "O Aprendiz"?

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, essa lembrança foi aguda e ardida! Não li senão trechos do livrinho, mas eram deliciosos no desmascaramento do estado mental-afetivo do sujeito. Por mais que fossem trágicos, os achados foram hilariantes.

    3. Maria Lopes

      The Dangerous Case of Donald Trump: 27 Psychiatrists and Mental Health Experts Assess a President. Psiquiatras fizeram reuniões com membros do Congresso alertando que o comportamento de Trump seria cada vez mais paranoico e delirante. Em dois mil e dezoito. Era sabido, e está à vista de todos.

  4. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Trump ep6 o pirata do caribe e ditador se ine a ditadores

    Responda
  5. Armando MOURA

    Um imperador Nero Calígula, tinha um crush pela própria filha adolescente, esta degradação moral dos poderes são sinais do fim do império.

    Responda
    1. Ivan Linares -- Recife - PE

      Rapaz, pelo que já li, Calígula era um cara normal, ainda que seu reinado tenha sido exttemamente tumultuado na política. Essa história de loucura foi invenção de seus opositores, pós-morte, pra pavimentar o caminho para seu sucessor, Cláudio, aumentando sua aceitação pelo povo.

  6. José Eduardo de Oliveira

    Adolf H. começou assim e deu no que deu. Mas se a coisa funciona desse formato, duas pequenas sugestões, uma, a turma de covardes se reúne aí, e reivindicam os eua para eles, como o DTfon tem feito. duas, finjam de mortos e comprem mais vaselina ou óleo de peroba.

    Responda
  7. Anete Araujo Guedes

    Trata-se de im por regras aos fracos e oprimidos. A mão invisível, tornou-se visível. Sem pudor. Abandonaram os bastidores. Atuam no centro do palco mundial. Respeitam países que possuem armas nucleares. Durante a lavajato, o almirante Othon foi condenado por se responsável pelo desenvolvimento de uma tecnologia para enriquecimento de urânio, que permitiria que o Brasil se tornasse independente por dominar toda a cadeia produtiva de energia nuclear.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Tô até estranhando a "esperteza Burrra" da Axia, ex-eletrobras, em querer devolver a eletronuclear, pra não ter que cumprir obrigações e investimentos. Não era uma ótima hora de fazer uma lucrativa PPP com o governo federal, pensando no horizonte de 1Oou15anos, e capacitar-se no ciclo de enriquecimento de isótopos nucleares? Nossa alta grana especulativa é realmente ruim de negócio: lucro já! e somente isso. Se trabalhassem, ao invés de só predar, teriam uma área toda deles para ganhar fortunas.

  8. Paulo César de Oliveira

    Não se pode dizer que Trump esteja errado. A anarquia que se instalou na Líbia e no Iraque são um bom exemplo do que acontece quando se derruba um ditador sem colocar nada no lugar. Ademais, entregar o poder para os opositores acarretaria um sério risco de perseguição e violência contra os chavistas. Melhor fazer as coisas com mais calma. Se Delcy Rodriguez soltar os opositores presos e entregar o desejado petróleo já está bom, para começar.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Perfeito. Não se pode dizer que você não seja um humanista, colega Paulo; que pena que torce pros marcianos, mas é detalhe.

  9. Emilio Bazzani

    O Helio com H pensa que Trump age sozinho. Tem uma equipa em sintonia e o partido Republicano. O poderio bélico foi não foi criado por ele. O que faz, é ser transparente, diferente dos outros presidentes.

    Responda
  10. omar assaf

    Quanto cuidado nas palavras Sr Hélio . Se fosse um árabe e ainda muçulmano as palavras seriam bem diferentes né.

    Responda
  11. Paulo T Muzy

    Trump foi bem estudado pela linguista e tradutora francesa Bèrengére Viennot. em seu magnifico e curto LA Langue de TRump. Viennot trabalhava como tradutora de um discurso a um público frances desse senhor, em seu primeiro mandato. A partir da quase inviabilidade de traduzi-lo resolver analisar seu uso da lingua. A referencia clássica no tema é Klemperer, LTI - Linguagem do Terceiro Reich, com excelente tradução portuguesa. VAle conferir

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, prezado Paulo, achei que era artigo e quebrei a cara na porta: é livro de 200páginas... Ah, que fazer com o desânimo de enfrentá-las tantas? Entretanto, na mesma busca, encontrei uma resenha do Los Angeles review of books que é capaz de trazer o cerne das idéias, que provavelmente me dará um bom gosto da dona Viennot. Muito grato!

    2. Marcos Benassi

      Ôôô, Paulo, acho que vou preferir a dona Viennot, por ser curta: minha coragem intelectual anda num nível tão próximo ao do chão que, falá pocê, nem o fato de ser em português me traz ânimo pra algo mais parrudo. Agradeço muitíssimo pela dica.

  12. Celso Balloti

    Havia Putin, havia Netanyahu e outros menos notados, o mundo complicado e ameaçado como há decadas não se via, mas o povo mais ignorante entre todos aqueles do chamado primeiro mundo achou que não era suficiente e jogou Trump no ventilador.

    Responda
  13. Galdino Formiga

    Faltou conteúdo lógico ao artigo.

    Responda
  14. juarez ferreira clemente

    Você é inteligente e culto e faz uma análise tão vazia das ações de Trump na Venezuela. O que ele fez merece ser criticado não forma lateral que você faz, Hélio. Seja mais intenso na sua análise sobre uma ação que rompe todas as regras do multiculturalismo. Você é inteligente, por favor não faça eu ler você com tanta decepção.

    Responda
    1. Antonio Mauricio

      A análise não foi vazia. Ela, inclusive, alerta para um Trump conveniente e contraditório. Será se a sua insatisfação está em não ver as suas próprias convicções no texto alheio?

  15. Marcos Benassi

    Eita, sô, tenho zero curiosidade, sequer como objeto científico, acerca do Laranjão - indisfarçado horror e óia lá. Se o movimento DestroTrópico mundial pode representar algo a ser compreendido para lidar com o futuro, o TrAmp parece-me só uma peça operacional, contextualmente poderosíssima, mas nada além. Tem enorme serventia na difusão das desideias psicopáticas do grupo, na galvanização semi-encefálica das ruas, sem dúvida. Títere perigosíssimo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Óia, Leonilda do Céu, não é que o sêo Gaspari lembra-nos, em seu texto de hoje, do negocião que pode ser a tomada de Cuba, no que tange aos bízineis "realstate" do Laranjão? É, devo convir que, juntando Gggaaza e Cuba, dá uns bons bilhões de doletas no bolso do King-Kong Cítrico; juntando isso com as propinas advindas das outras três grandes áreas de negócio, mmmmm... el-Rey sai muitíssimo bem na fita, no mínimo.

    2. Marcos Benassi

      Poi Zé, minha cara Leonilda e Carlos, a observação dos fenômenos que você faz é precisa, ele é especializado em desprezo ao outro e em galvanizar ódio grupal. Mas fá-lo com o apoio e em benefício de indústrias das quais não participa (ou só tangencialmente): como já disse um esperto e corajoso político, é um "escroque do Brooklin", pppiicareta da construção civil. Biguitéquis, "Defesa" (guerra e morte) e petróleo são quem lucra e manda, mexendo pauzinhos na estrutura executiva, legislativa e jud

    3. Carlos Pouças

      Leonilda, excelente!

    4. Leonilda Pereira Simoes

      Não é só peça, é alguém que forjou a estratégia da mentira acima de tudo, o ódio como força propulsora depois da decepção e da raiva por ter perdido o segundo mandato para Biden. Tanto que não para de falar no ex-presidente, agora muito doente, talvez em fase terminal. Não respeita nada, doença, fragilidade, ataca como um trator e acha a maior graça na desgraça alheia. Promove o esgarçamento de tudo, lei, humanidade, respeito à soberania do território alheio.

  16. Carlos Alberto Peixoto de Figueiredo Junior

    Psiquiatra seria melhor!

    Responda
  17. Alexandre Pereira

    Enviar Corina para o abatedouro? Hélio, precisa aprender a olhar o tabuleiro por cima. Vamos ver como se desdobra. Uma coisa é certa, a intervenção não foi para resolver os problemas da Venezuela. Se melhorar, será um spin-off…

    Responda
  18. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Deve ser por essa razão que o santo bateu com o do Lula? Um ideólogo sem convicção reconhece um outro.

    Responda
    1. joão moreira

      Sou simpatizante do Lula mas concordo plenamente

    2. Leonilda Pereira Simoes

      O laranjão é tudo de pior, mas ideólogo está longe de seus interesses. O que ele quer e ser rei. Tanto que a oposição nas ruas tem o lema No Kings.

    3. Marcos Benassi

      Análise meta-dérmica: temos agora a derme, a epiderme e a pós-derme, que nem contato básico com a realidade têm. Não deixa de ser inovador.

  19. Francisco Paulo Almeida

    A mensagem é clara: o Brasil precisa de uma Força Armada de qualidade. Isso implica o fim das “viúvas fake”, o fim das promoções por antiguidade — que devem ocorrer exclusivamente por merecimento, mediante cursos de qualificação —, o fim das filhas que já nascem aposentadas sem nunca terem trabalhado e, sobretudo, a realização de uma auditoria independente para apurar como e onde é gasto o nosso dinheiro público.

    Responda
    1. Carlos Pouças

      O nível das forças armadas brasileira se mede pela capacidade pensante de seus generais: pazzuelo, Heleno, mourão, etc., que se iguala à do sargento pincel dos trapalhões. Nenhum exército do mundo se dispõe a desafiar, nem mesmo o "Tramp".

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Até o país conseguir ter militares como seria o ideal, o laranjão pode invadir à vontade, porque eles tem o exército mais poderoso do mundo e pode usá-lo para qualquer fim. E está usando agora na Venezuela, para controlar o petróleo. Com todos os armamentos, jatos militares de última geração, porta-aviões gigantescos, bombas que penetram em rochas até 10 km , não têm outro exército que possa resistir. Talvez o russo um pouco, o chinês, de resto, nenhum outro.

    3. Luciano Napoleão de Souza

      Sim, Francisco. A reforma do estado brasileiro deveria ser assunto mais importante a estar se tratando. O que vc relata das FFAA ocorre em todos os poderes da república. É mamata, falcatrua, roubo de toda sorte. Haja vista o poder judiciário em que os magistrado estão chafurdando em dinheiro público.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Será que precisamos de forças armadas?

  20. Ayrton Ribeiro Torres Filho

    Além de cientistas políticos, psicólogos e neurologistas, eu acrescentaria exorcistas.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Psicólogo não adianta, tem de ser uma banca enorme só de psiquiatras de peso. E não vai adiantar nada.

    2. Marcos Benassi

      Hahahahah, prezado, agradeço pela gargalhada noturna, coisa rara. Hahahahah!

    3. ERMELINDA SANTANA MATOS

      Morri de rir de "...acrescentaria exorcistas " , pq faz todo sentido , o laranjão feioso tá com diabo no corpo .

  21. José Ricardo da Silveira

    Não há necessidade de qualquer estudo neurológico, psicológico ou psiquiátrico do Trump. Tal com Stalin, Adolf, Tamerlão, Átila ele é um megalomaníaco psicopata, disposto a fazer de tudo para satisfazer seu incomensurável ego. Ele não é imoral, senão amoral.

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      É misantropo que circula no mundo desprezando todos, sem exceção, sociopata também, um sociopata que contraditoriamente gosta de multidões, mas só para aplaudí-lo. Agora detesta a Maria Corina, que acha que roubou o Nobel da Paz dele. Se ela não tivesse ganho talvez voltasse como pr da Venezuela. O Donald Jennifer Trump é perigoso para todos, até para supostos amigos.

    2. Jair Pereira

      Caro José, concordo contigo, aliás no Brasil temos um "Trump" com estas características que prende inimigos, solta amigos, advoga para banqueiros amigos e parsas, persegue opositores e tem ego equivalente a Trump e faz tudo isso em nome da Soberania e da Democracia relativa.

  22. MARCIO OLIVEIRA

    Estou pagando pra ver Trump manter uma estrutura de esquerda para se apropriar e manipular a Venezuela. Será épico ver todos ficando ainda mais confusos do que já estamos.

    Responda
    1. MARCIO OLIVEIRA

      Francisco, concordo com você, mas não vejo os bravos e valorosos bolivarianos fazendo algo muito diferente, só que nesse caso, explorando o próprio povo venezuelano.

    2. Francisco Paulo Almeida

      O interesse do “laranjão” é o mesmo que os Estados Unidos tiveram durante toda a sua história: explorar as riquezas de um país, instalando governantes submissos aos seus interesses, e impedir que o povo tenha acesso a uma educação de qualidade, pois isso implica o desenvolvimento da consciência de classe.

  23. Luciano Napoleão de Souza

    A FSP poderia dividir sua militância de redação e escalar alguns para cobrir o escândalo do banco Master que está pegando fogo. Ou será que o jornal aceitou a propina que estavam oferecendo para criar narrativas favoráveis ao banco? Não é de se duvidar.

    Responda
  24. Waltovânio Vasconcelos

    Menos os 4 mosqueteiros Governadores Trumpistas, eles ainda acreditam que Trump irá salvá-los....

    Responda
  25. Murilo Belezia

    Uncle Donald parece o cover de um bigodinho de 100 anos atrás que não se importava com leis, apenas com suas idéias e propósitos, Ao realizar a anexação da Venezuela, lembrou o Anchluss realizado pelo seu inspirador e por isso o chamei de novo Führer. Mas alguem do jornal não gostou e não exitou em aplicar a censura. Mas isso não muda a opinião dos que condenam o método e suas consequências nefastas.

    Responda
  26. Jorge silva

    Está tudo falhando. Os mecanismos unilaterais criados no pós 2 guerra para impedir violacões territoriais falhou. Os sistemas de freios contra lideres populistas autoritários falhou. Estamos a merçê da força militar e fakes. Qualquer lider poderá acordar de mau humor e decidir a pretestos falsos ou inventados ou por nao se alinhar com a politica do país invadir outro pais retirar o presidente e tomar pra si suas riquezas. Não evoluímos nada desde sempre vence o mais forte

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Não é bem "qualquer líder".Quem resolver com qualquer pretexto dominar outro país tem de ter uma força militar como a dos EUA. Aí, só Putin e Xi Jinping podem acordar nervosinhos e invadir outro país ou região. E eles agora estão felizes da vida com a enlouquecida do laranjão destrambelhado porque podem fazer a mesma coisa com a Ucrânia e Taiwan. Está liberada a volta à época do expansionismo, da colonização de países que interessam aos ladrões para extrair riquezas e só deixar terra arrasada.

  27. Acacio J K Caldeira

    Ótimo artigo.

    Responda
  28. Samy Duarte

    O Trump é apenas a representação literal do que pensa a maioria americana. Os interesses dos EUA acima de tudo, não importando os meios para conseguir. Os EUA estão pouco se lixando para ditaduras ou democracias. O que importa é a América encher os bolsos.

    Responda
    1. Celia Moura

      Concordo plenamente. A maioria dos ianques pensa exatamente como o laranjão. Os EUA sempre se acharam xerifes do mundo e sempre se serviram dele como quiseram. Esse Papinho de democracia e liberdade é só cascata...

  29. MARCO ANTONIO ZANFRA

    E por que não por psiquiatras?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Proctologistas!

  30. Joao Cellos

    E o que dizer da extrema-direita adoradora dele aqui no Brasil? Esse absurdo inclui até governadores.

    Responda
  31. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Caro Hélio acreditar que o agente laranja é democrata ou reconhece uma democracia é acreditar em coelhinho da páscoa.

    Responda
  32. neli faria

    Amo ler biografias. Mesmo de quem não gosto, ao término pego uma simpatia. O trump. Desde seu surgimento para a mídia, lá pelos anos 1970, tinha uma grande admiração por ele. Há uns seis anos li a sua biografia.Ao término tomei um menoscabo sideral.No primeiro mandato escrevi aqui e ali: o mais latino-americano de todos os presidentes dos EUA:se acha mais importante do que o País, oportunista e fanfarrão, em duzentos e tantos anos de democracia. E o povo o elegeu pela segunda vez.Pobre EUA!

    Responda
    1. neli faria

      Carlos: por isso sou contra infinitas reeleições para o mesmo cargo. O cara ser eleito quatro , cinco mandatos e ficar lá, como um dois de paus? Impede a renovação de políticos.

    2. Carlos Pouças

      Perfeita, sua interpretação do "Tramp". Aliás, o povo brasileiro também precisa aprender a votar. Não tem cabimento, deputados que só pensam em propinas sugeridas por meio de emendas parlamentares