Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ronaldo Gjuilherme Benvenga

    P.T. Barnum tinha razão. Nasce um otário a cada minuto.

    Responda
  2. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

    Afirmo com conhecimento de causa que a vulnerabilidade emocional pode ser o maior perigo enfrentado pelo ser humano. É como uma viagem de narcóticos. Uma espécie de ausência do próprio corpo. Quem nunca experimentou não é capaz de dimensionar. Algo precisa ser feito a esse respeito por pessoas capacitadas, sérias e responsáveis. Além da família, crianças precisam aprender na escola sobre os perigos de determinadas interações sociais. O mundo é selvagem.

    Responda
  3. Thais Cisi Peliello

    A própria família, foi isso mesmo? Que crueldade!!

    Responda
  4. Raimundo Carvalho

    Virou até diversão, pra mim, fazer golpistas acreditarem que estou caindo na lábia deles.

    Responda
  5. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    Ao contrário da conclusão da autora, solidão pode ser oportunidade de golpe. O texto cita vários casos do gênero. E eles vão continuar a acontecer porque a solidão vai continuar a acometer pessoas adultas, independentemente de gênero, idade, raça, cor ou opção sexual.

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Acho que vou inaugurar uma nova carreira, trabalhando com o letramento digital para velhos: sobra-me habilidade, didática docente, amor pela velhice. Posso fazer um dinheirinho e evitar que os e as incaut@s caiam com tanta facilidade em pppiicaretagens. Tenho a impressão de que é capaz de funcionar.

    Responda
    1. Vera Queiroz

      Caro Benassi, a idosa aqui subscreve in totum vossa ideia de letramento para nossa gangue, posso até - who knows - ajudar no apoio logístico, tipo secretariar como nos tempos áureos da gioventú - hahaha. Abraço, e segue o bonde.

    2. Marcos Benassi

      Infelizmente, Paula, usarei meu desconjuntado linguajar, apreciado por muitos, para me comunicar com velhos e novos: não tenho a mínima obrigação sequer de me esforçar na direção da nova ortografia. Sinto (mentira, mas vá lá) não dar a menor pelota para sua indelicada objeção, que pena.

    3. PAULA FARIA

      Já será um grande avanço se usar o vernáculo ao se comunicar com eles.

  7. José Eduardo de Oliveira

    Os machos não contam, mas quantos já não caíram no golpe da Angelina Jolie?

    Responda
  8. ANDRE BICUDO LARRUBIA

    Concordo em número, gênero e grau que letramento digital é importante. E para todos, pois sequestro sentimental não mira apenas idosos. A série de podcasts "Scam, Inc" da The Economist joga um holofote em uma estrutura de crime organizado que vai muito, mas muito além do clique aqui e faz um pix e mira gente solitária e não apenas idosos.

    Responda
  9. Adenor Dias

    Eu nunca cair no golpe do amor, porque eu nunca amei, nem fui amado. E também não tenho cem mil para apostar num amor a distância. As meninas da rua dos Andradas é bem mais garantido e mais baratinhas também.

    Responda
  10. fabio saraiva moura

    Mas a mulher de Erechim tem 55 anos, idosa???

    Responda
  11. omar assaf

    Outro tipo perigoso de estelionato é o da informação , é um tipo de crime que poucos percebem mas que faz um grande estrago . Bom dia mpj .

    Responda
  12. jose camargo

    Acho que tem pouco a ver com solidão ou analfabetismo digital. Não sei como explicar,mas tem gente que parece fadada a cair em golpes. Faltou informar que muita gente esclarecida anda caindo em golpe por aí.Será que aquele vigarista, interpretado por Tarcísio Meira, na novela "Duas caras", tinha razão? Os vigaristas merecem cadeia,mas algumas vítimas merecem um chacoalhão,um puxão de orelhas.

    Responda
    1. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

      Vulnerabilidade emocional. Quem não a experimentou não dimensiona o risco. Existe um nível de miséria subjetiva que expõe algumas pessoas ao inimaginável. É triste mas é real.

  13. Adalto Fonseca Júnior

    Mais uma versão do elas são boas X eles são maus da seita maniqueísta. Não que não exista esta forma estúpida de tirar proveito da fragilidade do próximo, existe, o problema é o maniqueísmo da abordagem e a abordagem em formato de seita que o feminismo made in Brazil/FSP tem adotado. Merecemos mais do que isto.

    Responda
    1. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

      É apenas um dado estatístico. Ou acontece mais contra as mulheres ou elas denunciam mais. Pelo menos são essas ocorrências que chegam ao conhecimento público.

    2. Gabo Franca

      Exato, Adauto, todos os golpistas são homens, todas as vitimas sao mulheres, segundo a infeliz jornalista. Maniqueismo totalmente fora da realidade. É triste ler essas bobagens em um grande jornal, que merece um feminismo mais inteligente e menos sensacionalista. Texto em nível de rede social...

    3. Maria Lopes

      Não há nada na matéria que indique o que vc critica. No caso mencionado, foi uma encenação da própria família da vítima. No tipo de golpe do amor, nao se sabe nem o genro de quem o aplica. A coluna fala da solidão das pessoas, em geral mulheres, vítimas desse crime. Parece que o viés é seu mesmo, é bem é o único por aqui.

  14. Gabo Franca

    Mariliz fala como se apenas homens praticassem esses golpes quando, talvez, haja mais mulheres do que homens envolvidos nesses crimes. Quem tem paciência pra esse feminismo tão comercial quanto sem noção da folha, que distorce a realidade para enquadrar tudo em gêneros? Eu não...

    Responda
    1. Gabo Franca

      "Informação" totalmente ideológica, sem fontes... É o ve lho a chismo.

    2. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

      Acontece menos com os homens, e o pouco que acontece, eles não denunciam. Não é comum que um homem admita ter sido ludibriado por uma mulher.

  15. Emanuel Mello

    Acho que tem que se dar mal mesmo

    Responda
    1. Gabo Franca

      Esses que se acham espertos sofrem mais quando caem... Ah, a miséria humana.

  16. Ieda Lima

    Idosos tem sido vítimas de abusos há muito tempo, desde da venda de produtos milagrosos para dores em canais de televisão com programação voltada para essa faixa etária, até as novas formas virtuais. A solidão e o etarismo a que estão sujeitos os nossos idosos é muito triste.

    Responda
    1. Ieda Lima

      Ao que parece os órgãos que deveriam se preocupar com nossos idosos estão muito ocupados com outros temas.

  17. Bob Pereira

    Esses golpes são tão absurdos, que, sinceramente, as vítimas parecem ter sérios problemas cognitivos.

    Responda
    1. Geraldo Yamassaka

      Só parecem BP ? Vamos no popular ?

  18. Marcus Acquaviva

    Estelionato é crime e quem o pratica é bandido, e essa discussão nem deve haver. Mas adulto(a) cair nessa de namorar atores notoriamente consagrados e multimilonários, aí é dose também...

    Responda
    1. DIRCE MARIA DE JESUS BARBOSA

      Não depende da idade. Só especialistas para nos ajudar a entender porque alguém acredita que, em todo o planeta, uma celebridade decidiu escolher aquele mísero mortal anônimo para resolver todos os seus problemas. Só pode ser uma patologia. Essa pessoa precisa de ajuda profissional.

  19. Nelson Antonio Juncioni

    Depois ainda perguntam como tem gente que acredita no Bolsonaro

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Hahahahah, dedo no'zóio!

  20. ROSANGELA SILVESTRIN

    Controles nas Big techs é necessário. E responsabilizá-las

    Responda
    1. Maria Lopes

      A Meta/Facebook incluiu no orçamento um percentual que sabem ter origem em fraudes e divulgação de fakenews. Tão bandidos quanto. E chamam isso de garantir a liberdade de expressão.!