Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Raymundo Itareru

    porque você não fala por Lula e pelo governo? uma coisa é certeza Lula não é entreguista e golpista, você quer que ele arrume desavenças com Trump para seu candidato Chokito se dê bem, pode esperar. o cara de areia mmmi jadaa que fique com o boné MAGA

    Responda
    1. Max Morel

      O ita sempre em altíssimo nível, só que não.

  2. Hamilton Octavio de Souza

    Quem se considera de esquerda – socialista e comunista – evidentemente não apoia a truculência imperial do governo Trump. Mas também não pode apoiar o governo ditatorial de Maduro, que expulsou da Venezuela mais de 7 milhões de cidadãos daquele país. Ambos os governos contrariam princípios de sociedade justa, igualitária, livre, com soberania do povo e verdadeiramente democrática. Só os populistas se identificam e apoiam os autocratas.

    Responda
  3. Tadêu Santos

    O presidente Lula da Silva não comentou criticando a invasão da Ucrânia pela Rússia, enquanto que criticou a invasão dos EUA na soberania da Venezuela. A falha pode ser sua ou de seus questionáveis assessores diplomáticos. A conduta do Lula é terrivelmente ideológica, qdo o Putin é um autocrata quase ditador ñ mais de esquerda revolucionária e, o Maduro é um autocrata vestido de um cruel ditador, em uma farsa esquerda ideológica capitalista.

    Responda
  4. Ricardo Ferreira

    Mas a posição do Brasil, creio, tem que ser essa mesmo. Queria o quê? Há que se condenar a ação dos EUA, inédita na história, até onde sei, de sequestrar um chefe de Estado, e por outro, o ditador Maduro também não merece que se gaste energia e prestígio para defendê-lo. Quem criou essa situação anômala, foram esses dois doidos Maduro e Trump.

    Responda
  5. Nelson Vidal Gomes

    Por certo, como faz desde que começou a dar comida -com dinheiro público- para obter votos, mas não onde fazer cocô, nos legando 100 milhões sem saneamento básico, que leva à doenças de veiculação hídrica que, por incapacidade laborativa, trazem a fome e os votos de volta, Lula estará pensando na sua reeleição e não no Brasil e no bem do nosso povo. A diferença é que, neste caso, é difícil saber como defender seu próprio interesse, ou seja, o da reeleição pela qual é "obcecado". Namastê!

    Responda
    1. Nelson Vidal Gomes

      Fernando. Sim. Também reconheço no trabalho do Flávio Dino, algo de excelente nesse contexto do que estamos falando aqui. Um abraço.

    2. Fernando Nascimento

      Nelson, você não leu direito o que escrevi. Eu não disse que é competência exclusiva de prefeitos. Disse que um deputado da região, em contato com um prefeito, disponibiliza parte de suas emendas. E viabiliza um projeto, estudado pelo ministério da infraestrutura. Este é o caminho certo, oferecido por Flávio Dino.

    3. Nelson Vidal Gomes

      Essa "história" de que Saneamento Básico é de competência exclusivamente municipal, é uma falácia, é ou devia ser uma Política de Estado, de competência concorrente dos três entes federativos, tanto isso é verdade, que o órgão de maior expertise no país era a Fundação Nacional de Saúde ( Federal), extinta no atual governo do PEB- Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros ( nome fantasia PT). Namastê!

    4. Fernando Nascimento

      Tem algum político, que não trabalha para se reeleger? Dar o mínimo para quem precisa de verdade é ruim? Se teu candidato teu candidato é contra, que deixe explicito. Venha a público e diga: "Vou scabar com o bolsa familia e com todos projetos sociais.".

    5. Fernando Nascimento

      Na regulamentação das ementas parlamentares, para agir com transparência, Flávio Dino propôs ação conjunta com o executivo. Entre elas obras de saneamento básico. Responsabilidade dos prefeitos, que cuidam das cidades. Muitos recusaram temendo favorecer o executivo.

  6. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O que a colunista quer? Que ele aja como os governadores bolsonaristas?

    Responda
  7. Fernando Nascimento

    Presidente sendo criticado por agir de modo equilibrado. Qual a tua alternativa?

    Responda
  8. Mário Mendonça

    Engana-se a missivista, pois o ACORDO entre Lula e Trump já foi selado naquele encontro onde o IANQUE saiu cheio de elogios ao nosso presidente! Geopolitica não é para amadores.

    Responda
    1. Max Morel

      Sim, onde nós tivemos que entregar tudo de bandeja.

  9. José Eduardo de Oliveira

    um pé em la mierda otro em lo mud!

    Responda
  10. Anete Araujo Guedes

    O colonialismo nunca deixou de existir desde que o mundo é mundo. Trump o reafirmou e atualizou. Nenhum país pertencente ao seu território poderá manter relações econômicas com outras potências. E deve seguir, como sempre, no subdesenvolvimento. Países agrários e extrativistas. Abrindo suas fronteiras para o compartilhamento de suas riquezas naturais e minerais. America first. America Great Again. Foi por aí que o marreco agiu, para por fim às indústrias nacionais, expertise e tecnologia.

    Responda
  11. Francisco Marinho

    Quem não está na corda bamba é a direita fanfarrona e imbecil, que apoia a intromissão ilegal e violenta de um país sobre os destinos de outro país, não porque está preocupado com o sofrimento do povo, mas para surrupiar o petróleo e outras riquezas minerais. Trump é um aloprado sem freio. Hoje é a Venezuela, amanhã pode ser o Brasil. Os vendilhões do Brasil estão vibrando com essa possibilidade. Vão ser capachos, assim, na tonga da mironga do kabuletê!

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Francisco, colega prezado, será que você poderia considerar trocar a "tonga da mironga do kabuletê" pela rasteira "Justa que Latiu"? A 'bistituição visa somente preservar a memória do Toquinho e do Vinícius e a dignidade da obra fonográfica; a ideia, contudo, é a mesmíssima. Ah, sim, preserva também a herança da vida de trabalho do Vinícius na diplomacia, coisa que também está escassa e da qual não custa manter a integridade.

  12. Adenor Dias

    Com o homem feio da América do Norte querendo tomar até a Groelândia ,o mundo inteiro está na corda bamba. Eu pesei que os brasileiros eram ruim para votar, descobrir que os americanos são piores. Se por Trump e Bolsonaro no mesmo espaço, eles caga rodando e como merda. Não precisa nem ser psiquiatra para sabe que os dois são loucos.

    Responda
  13. Manoel Raimundo Alves

    E qual é a saída , sugestão a ser dada pela suposta “inteligente” colunista?

    Responda
  14. Henrique Marinho

    Populista caudilho ex-con no final da carreira é assim. Quanto mais mexe, mais fede. Vamos aguardar as delações do cumpanhero preso.

    Responda
    1. Ana Barbosa

      Impressionante a ignorância da direita brasileira, continuem assim que a esquerda vai ter vida longa.

  15. omar assaf

    Não li o artigo mas só vou responder pelo título . Quem se equilibra em corda bamba é esse jornal que desde o início desse ataque deveria chamar pelo nome . Ataque terrorista , esse é o nome do que aconteceu na Venezuela .

    Responda
  16. bagdassar minassian

    Equilibrar entre sobrevivência e ideologia na base do risco do"se correr o bicho pega e, se ficar, o bicho come." Não esquecer os subsolos da diplomacia com suas dinâmicas.

    Responda
  17. Luiz Lazzaron

    "Macaco velho não senta em galho podre...."

    Responda
  18. Luiz Lazzaron

    Wikipédia: "O Governo de Vichy foi o regime colaboracionista francês, liderado pelo Marechal Philippe Pétain, que governou a França a partir de 1940 após a derrota para a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial, estabelecendo sua sede na cidade de Vichy. Oficialmente independente, funcionava como um estado fantoche ..., colaborando ativamente com os nazistas...." E o Governo Delcy?

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, Luiz, sempre vai depender de quem, no futuro, tem a oportunidade de definir o discurso histórico. Se tudo der certo para o Laranjão, um historiador de Princeton pode editar, pela própria universidade, a versão "Delcy, heroína de seu país, contribuiu para que os EUA instalassem uma reluzente Petrocracia, ainda que opaca como óleo cru (ver posfácio), liberando o retorno de venezuelanos limpinhos ao país, a remoção dos restantes feios, sugismundos e pobres. Linda colôniade férias pra Americans

  19. jose camargo

    Será que já caiu a ficha de Maduro? Imagina a cena: o sujeito tá dormindo,com a mulher,em seu bunker,e de repente tudo vem abaixo: tiros, gritos,explosões de portas(até ontem inexpugnáveis)e em pouco tempo, ele e a mulher estão algemados e dentro de um avião a caminho da terra do tio Sam. Coisa de louco. Mesmo em se tratando de um psicopata, acho que a experiência não foi nada agradável.

    Responda
    1. Jose Norberto Souza

      Pois é. O que custa um visto americano. Cruzes.

  20. maria pereira

    Tao obcecada pela queda de Maduro, a articulista toma a parte pelo todo e inaugura a nova politica externa brasileira pelas lentes imperialistas. Gas pari é melhor que você no malabarismo de agradar dois senhores.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, Maria, prezada, maldade com o sêo Gaspari, hein? A assimetria é gritante.

  21. mario rey

    E vai cair da corda ..direto no colo dum bolsonarista...kkk

    Responda
  22. Raymundo Itareru

    Lula não tenta se equilibrar em ninguém, Lula defende os interesses do Brasil, e não pode desperdiçar aliança com ninguém

    Responda
  23. Marcos Benassi

    Dona Dora, se a senhora acha que a dona Delcy será pobrema, troca de profissão: vai ler cartas, onde o erro pouco importa um cliente não conhece o outro, é muito mais tranquilo. O Laranjão usará quem puder melhor servir ao interesse comercial dos EUA, e a "esquerda" venezuelana já tá comprada com o chefete.

    Responda
  24. Manoel Marcilio Sanches

    A corda é bamba mesmo. Se tem alguém que consegue se equilibrar, esse alguém é o Lula.

    Responda
    1. Rai Giovanni

      Esse Iitarareru já devia ter sido banido desse fórum há tempos não escreve nada digno de ser lido.

    2. Raymundo Itareru

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  25. Joao Pinheiro

    Defender a soberania da Venezuela é coisa que não dá mais para fazer. Dá muita impressão que a cúpula do governo estava comprometida com o sequestro de Maduro. O que falta é ver como ficará a relação entre o Brasil e os EUA de Trump.

    Responda